Review da prova de guitarra da Unicamp 2007

    Autor Mensagem
    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07


    Eae pessoal... Blz??? Bom, vejo mt gente ae comentando sobre provas de musica em tal conservatório, escola e eu queria só falar pra vcs como foi esses meus últimos 3 dias , nos quais eu estive pegando a estrada pra ir até Campinas (moro no interior, uma hora de viagem) fazer a prova de aptidão em Musica popular, no instrumentos guitarra

    1º Dia: Primeiro dia começou com a prova de instrumento, com o magnífico atraso de uma hora, já que meu horário era o primeiro das 11 e eu soh entrei as 12... Bom, fui até a sala onde tinha 2 krs la pra me avaliar, mt gente fina eles.. Plugaram minha guitarra num meteoro (tenho qse certeza q era o Classic Deluxe), ae ajustaram o volume, dps me explicaram como seria a prova: Começou com a musica q eu ia apresentar, que foi um chord melody de Wave – Tom Jobim.. Então, na hora q fui começar a tokar minha mão tava travada, n conseguia começar a tokar!!! Ae os kr me acalmaram e tal e consegui tokar, com alguns deslizes neh... fikei chateado pq a musika, no nosso quarto a gente toka certinho, chega na hr n vai.... Dps veio a parte de improvisação, na qual eu escolhia entre 4 playbacks lá e tinha a harmonia numa folha.. Akabei escolhendo um blues msm, em Bb, era o mais fácil pq os outros era jazz/samba, mais complicado, n quis arriscar... Fluiu bem o improviso, apesar de eu estranhar um poko o tom e fazer algo mais sem bends, pq eu n queria mostrar uma pegada mt Rock N Roll... Ae então veio uma leitura de ritmo/acordes, na qual tinha de ler cifras nos determinados ritmos... os ritmos eram samba, choro e frevo... no primeiro eu fui bem, tanto lendo os acordes como no ritmo, já nos outros 2 fui mais atencioso nos acordes, pq era mais rápido/complicado (mts inversões) e eu n domino o ritmo bem... Por fim, leitura a primeira vista de uma partitura... estava com medo dessa parte mas foi tranqüila, msm estando a clave no tom de A maior, pois o kr fez a pulsação lenta.... Terminando a prova recebi um boa sorte dos 2 jurados e vazei...

    2º Dia(23): 2 provas nesse dia, sendo q era uma classe com tds q faziam mpb: Estruturação, q eh teoria, uma prova mt igual ao dos anos anteriores, acho que eu me saí bem, apesar de ter caído algumas coisas um pouco chatas, como uma parada de cifragem moderna, sendo q havia clave de fá em alguns exercícios, o que enxeu um poko o sako... 2 horas após essa prova veio a prova de percepção, e nessa o bicho pego hehehehe... pra vcs terem uma idéia o pessoal ateh ria dos exercícios pq a maioria eram bem difíceis... nessa prova eu n me dei mt bem n, mas a maioria do pessoal tb sofreu d+... essa tb foi mt parecida com a do ano passado...

    3º dia(24): Bom, prova de percepção oral, outra prova bem dificil... A prova eh individual, dividida em ditados ritmicos e melódicos... Os rítmicos n eram difíceis, apesar de ter uma tercina mt doida em um deles....Agora os melódicos são de fuder, ateh pq foi bem pior do que o ano passado (pelo q eu vi em pdf)... Na prova do ano passado caiu vários intervalos pra cantar, sendo separados cada um em a, b, c... nesse ano foi td direto, como um ditado melódico, soh q sem tempo pra contar.... Mas essa parte ainda n foi a pior.... Virando a página tinham 3 melodias pra cantar, soh q tinha q seguir o tempo e falar a nota q vc canta... a primeira era em dó, ateh q n era difícil... o segundo era em dó tb, soh q em clave de fá e em 3/8, o que enxeu o sako... o terceiro era em A maior, mais complexo, com mts saltos, ou seja, bem ruim tb...

    Por fim, pelo que eu vi lá, a faculdade parece ser bem legal msm, tem mt gente bacana de vários lugares diferentes que, alem de tudo, tem o msm gosto musical, ou seja, uma experiência msm conversar com os krs lá, espero que eu converse durante + 4 anos e eh isso aew, qualquer dúvida to ae! :D

    Abraço!

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ae cara, bem legal esse review. boa sorte ae hein, tomara que voce passe :D

    Silas Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pow cara legal o Review.
    Mas la só tem d musica popular??

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    And the meek shall inherit the earth

    Vlw aew kr!

    Silas Hammett

    Eae? eh manow, pra guitarra eh soh esse curso, mas o programa dura 4 anos, ou seja, tem mt coisa alem disso, bem além... veja nesse link o programa de 2004:

    http://www.iar.unicamp.br/musica/guitarra/disciplinas/Programa_Curso_G uitarra.doc

    Abraço!

    Silas Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    _FrEd_
    Hmm vlw pela informaçao velho.
    Queria fazer uma facul q envoulvesse guitarra mas q fosse outro estilo =[

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Silas Hammett

    Se for Rock/Metal, talvez ateh tenha, mas bem pouco...

    lobz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    belo review, depopis psota se voce passou

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    lobz

    Vlw aí kr, soh pro pessoal ter uma noção msm...... soh posto se eu passar heheheh.... pra qm n sabe o curso de guitarra eh o mais concorrido, pelo menos em mpb, ja q eh o q tem + gente (36 pessoas)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    _FrEd_
    Putz kara lendo o seu review, me fez lembrar do quanto eu estudei teoria, provavelmente essas provas que você falou que era difícil (percepção, estruturação, ditados rítmicos e melódicos, etc) eu tiraria de letra, mas me preocupei tanto com a teoria e não estudei a prática e na prática sou fraco ...

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    _FrEd_
    Boa sorte man!


    se fosse eu eu tava fudido!!!!

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fernando de almeida

    Sinceramente precisa ser mestre pra fazer akeles exercicios de percepção, sao mt dificeis, a estruturação n eh mt dificil pq repete td ano certos exercicios... :D

    Rapha_krust...

    Brigadão kr! Vlw!

    eglem
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Oi!!!Eu vou prestar música popular-teclados esse ano vc sab onde tem o programa das aulas?
    Alguma dica pra mim^^
    Boa sorte Bjus

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review da prova de guitarra da Unicamp 2007