Defasar um humbucker com potenciômetro de tonalidade

Autor Mensagem
Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
gostei da ideia, e como se gradativamente vc cancelasse a bobina do captador, bastante legal vou ver se faco isso aqui

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fisioterapeuta

Vai curtir.

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fisioterapeuta

Fiz outro escudo de alumínio, viu as fotos?

danilomagacho
Veterano
# dez/06
· votar


Hammer

Cara... uma coisa não tem absolutamente NADA a ver com a outra...

Comparando com automobilismo seria como se os caras estivessem falando sobre som automotivo e você chegasse perguntando se era a mesma coisa que colocar NOS no motor...

Eles estão distutindos sobre anular gradativamente uma das bobinas de um captador humbucker usando um potenciômetro e você está mostrando um link falando sobre um sistema de saddle e nut para corrigir a entonação... absolutamente nada a ver.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
nao vi nao man ond esta?

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
bateiu a duvida, qual fio do captador vai pr achave seletora????? pois e necessri opara poder selecionar o captador, no esquema nao vai nenhum pára achave

Jimi Halen Benitz
Veterano
# dez/06
· votar


Vai gravar alguma coisa?

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa tarde!!!

Fisioterapeuta
Cara, eu ainda não vi o esquema, mas imagino que o fio da bobina que splita sai do pot para a chave.
Valeu!!!

laemcasa
Veterano
# dez/06
· votar


Rapaziada, muito bom esse esquema de splitar caps usando o pot de tone! Não sei se postaram já o esquema, mas tá ae uma imagem visual do lance:

http://img182.imageshack.us/my.php?image=blendervl5.gif

Bem facinho de ser feito, olhando asim dá pra ver q vc fechando o pot vc aterra os 2 fios de uma bobina do HB (desligando ela) e deixando a outra bobina ligada, como se fosse um "single". O legal é q dá pra escolher quais das bobinas vc "aterra". Abraços.

laemcasa
Veterano
# dez/06
· votar


Ae, postei errado a figura!! Essa q eu coloquei aí mistura os caps da ponte e braço numa strato com 3 singles, pra ficar com as 7 posições básicas (ponte, ponte e meio, meio, braço e meio, braço...e com o pot fechado fica braço+ponte, braço+meio+ponte). Malz ae a falha, vou ver se acho a figura de splitar o HB....

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fisioterapeuta

No esquema, o fio que vai pra chave é o fio que está indo pro jack. É o fio "hot" do seu humbucker. No caso dos Di Marzio, este fio é o vermelho.

O cara colocou o fio indo direto pro jack de saída pra simplificar o esquema, generalizando. Então tu pega este fio e solda na primeira posição da chave, o outro fio (terra) você manda pra carcaça do potenciômetro.

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Desenhei um "esquemático" vagabundo no paint:

http://img255.imageshack.us/img255/3570/esquemticodefasarusandodg0.jpg


Por favor, não reparem na minha habilidade artística pra desenhar... sou um desenhista de vanguarda, bom, ninguém vai entender.... :P

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fisioterapeuta

Fotos do escudo:

http://img48.imageshack.us/img48/7071/01ob0.jpg

http://img48.imageshack.us/img48/3192/02uq7.jpg


Foto do Humbucker Spanich PAF que estou vendendo:
http://img48.imageshack.us/img48/4759/04wm6.jpg

danilomagacho
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci

Não gostei da forma como colocou... eu faria um pouco diferente.

Da forma como você fez, estaria aos poucos aterrando uma das bobinas, eu acho que ficaria melhor se fosse realmente splitando ele, no positivo.

Seria assim: O fio vermelho que você colocou na chave de 5 posições, coloca no conector superior do Pot de Tone (funciona como humbucker com o Pot aberto). Os fios verde e azul coloca no conector inferior (funcionando splitado) puxa um fio do conector central e liga na chave de 5 posições, onde estava o vermelho.

Com o Pot todo aberto ou fechado o resultado será o mesmo, mas nas posições intermediárias você estaria substituindo gradativamente a ligação em série pela splitada ao invéz de ir aterrando uma das bobinas.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
gostei do escudo bacana a veras, tava pensando eses dia satraz de comprar ais uma chapa de aluminio e fazer mais alguns...

depois eu posto se o esquema deu certo do cap

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
defasando desse geito ai, seu humb ficou com caracteristicas de single?? ou apenas cortou as frequencias graves deixando ele ais agudo e perdendo volume?

ficou funcional, ou e uma mudanca nao tao grande assim

e outra quanto vc quer no spanish?? quantos meses de uso?

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fisioterapeuta

Com este esquema, eu cancelo uma das bobinas mesmo, não sai som nenhum dela, e também não corto nenhuma freqüência. O humbucker funciona como humbucker, outrora somente uma bobina, e dependendo da posição do "defasador" uma das bobinas fica mais fraca, o que eu considero como um "meio termo" entre humbucker e single.

O outro tone funciona normalmente, pra todos.

Escudo de alumínio precisa de pelo menos um verniz, porque o suor ataca o alumínio e fica muito feio. Se você polir depois o escudo, você pode envernizá-lo, e ele fica como um alumínio anodizado em dourado, bem legal.

O Spanich eu não fiquei com ele nenhum ano na guitarra e só troquei porque o volume não batia com o humbucker de alto ganho da ponte (390mv), mas tem um timbre bem legal, equilibrado, típico dos PAFs... qualquer 100 merrecas leva ele, faço rolo também. É só me enviar um email (leandropanucci arrouba gmail.com) que a gente combina.



danilomagacho

Se eu não usar o fio vermelho na chave de seleção, vai ficar com fase invertida, não é?! Fiz isso uma vez e não curti, ficou agudo pra cacete.

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
mais uma pergunta ele e ponte ou braco??

pergunta crucial

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fisioterapeuta

Tanto faz. Eu usava no braço.

Medidas:

Distância entre os furos de fixação: 79mm,
Distância entre os polos: 9,2mm (bobina 2) e 9,8mm (bobina 1),
Dimensões da parte plástica (superior - face): 35,5mm x 67mm,
Altura da bobina: 16,5mm
Altura total do captador: 25,4mm
Cor: uma bobina preta e outra branca.
Polos ajustáveis: parafusos tipo allen M3 (chave 2,5mm)

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/06
· votar


entro em contato com vc depois com a proposta hehe
por acaso se sabe o site da spanish?

danilomagacho
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci

Mas o fio vermelho vai estar na chave, apenas vai passar pelo Pot antes de ir para a chave.

A diferença é que o pot vai mesclando uma ligação splitada com o som do humbucker, até ficar totalmente splitado, do jeito que você ligou ele vai apenas aterrando uma das bobinas.

A ligação que você fez é a mais simples e lógica, estou apenas sugerindo que experimente esta outra que ao meu ver deve fornecer timbres intermediários mais interessantes.

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fisioterapeuta

www.spanich.com.br

Tô indo viajar agora, só estou de volta na terça-feira. Feliz Ano Louco.

danilomagacho

Boa cara, valeu. E nem é muito trabalho. Farei isso assim que trocar de encordoamento. O que você me sujere é mandar o fio "hot" direto pro pot de volume, pra depois ir pra chave, no caso eu só faria isso com o humbucker, certo?!

Feliz Ano Louco!

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
ja volto?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


Penta_Blues
Fala meu camarada!!!!
Notícias do Daniel?
Ainda bem não não falei besteira sobre ligação de caps...rsrsrs
Acho que não é possível defasar gradualmente um cap, ou pelo menos não imagino como pode ser feita uma inversão de forma progressiva. Talvez com um pot de balanço por ter o dobro de terminais possa haver uma forma de ligar os fios nos terminais de cima ao contrário dos de baixo.
Valeu!!!


O Daniel tá bem, vou conversar com ele pra gente trabalhar junto nos projetos, definitivamente.
Pra defasar existem potenciômetros duplos (2 pots e 1 shaft), não sei se são esses que utilizam em balanço ou se é aqueles que tem a resitência máxima no meio e vai diminuindo pras pontas...

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

Fábio Seiji
...vou conversar com ele pra gente trabalhar junto nos projetos, definitivamente...
Promessa de ano novo hein?!...rs

Pra defasar existem potenciômetros duplos (2 pots e 1 shaft), não sei se são esses que utilizam em balanço...
Cara, o que eu uso aqui tem 06 terminais embaixo do pot (três em cima de três). Quando vc gira o pot para um lado, o contato com estes terminais gira em sentidos opostos, ou seja, quando vc gira o pot para a direita, o terminal de cima vai para a direita e o de baixo para a esquerda. Não sei se estou explicando direito pois não conheço bem o funcionamento dele, mas qualquer coisa te mando um pra vc "dissecar"...rs
Grande abraço a vc e ao Daniel
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Fisioterapeuta

Tamusaí :)

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
email pra vc abre la

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Fisioterapeuta

Fez a modificação na parte elétrica?

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
ainda nao, to pensando no que eu faco primeiro hehe mas quando fizer posto aqui

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/08
· votar


LeandroPanucci
ressuscitando o topico, acabei de terminar de fazer esta modificação, percebi q o som nao fica beeeem parecido com single, mas fica com mais agudos e mais brilho, so com o humbucker fica muito forte o humbucker no som limpo, ja com o pot aberto o som fica mais estalado mais limpo e mais brilhante...

quando der eu gravo uns samples mostrando a diferenca

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Defasar um humbucker com potenciômetro de tonalidade