Defasar um humbucker com potenciômetro de tonalidade

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Não tenho muito tempo... se não der certo na primeira eu voltarei a usar a chavinha comutadora mesmo e deixo isso pro futuro.

Agora que eu vi que o potenciômetro que estou aqui é tipo B, de 250k... mesmo assim vou experimentar, acho que não vai explodir a guitarra hehehehe

Penta_Blues

Eu confundo defasar com splitar :p

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Acabei de fazer a ligação dos captadores com o esquema de defasar usando um potenciômetro de tone.

A boa notícia é que funciona.


Não testei o som, porque não instalei o escudo ainda, mas já verifiquei encostando um ferrinho nos captadores, bobina por bobina.

Agora vou instalar na guita e ver como fica o som, que é o que interessa. Depois eu posto aqui.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Instala logo esse negócio e grava uns sons aí pra gente!!! hehehehehehe
Qro principalmente um sample com o captador splitado em 86.085xpr2%! hauehuaehuhaeuhaeuhauhea

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
defasar é deixar as bobinas "fora de fase"
anular uma bobina pra que o humbucker trabalhe como single, pois a isso dou o nome de "splitar".
Tb fiquei nessa dúvida na hr de traduzir o texto.
Já vi gente q faz distinção entre defasar e splitar, outros não...
Achei melhor não usar o termo "splitar". Mas qualquer coisa, eu edito o negócio.

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Funcionou... e muito bem!!!

Do jeito que eu esperava... estava grilado em função do valor do potenciômetro e por ser tipo B.

Mas o mais importante é: numa ponta é humbucker full, mais ou menos no meio parece ter abaixado o volume (aquele papo de boost), e no fim apenas uma bobina.

O captador do meio (Malagoli Texas) também é bem legal. Quem gosta de som estalado, típica das Strato ou Tele, é uma boa pedida.

Se alguém quiser experimentar este recurso pode tentar, porque funciona.

Soulface

O captador splitado em 86.085xpr2% é muito difícil de chegar... eu consegui 85.998xpr2%

:p

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Sem contar que eu pintei o meu escudo de alumínio de preto, com tinta epoxi.... ficou cabuloso!!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa noite!!!

Soulface
Depois que vc traduziu o texto eu fiquei em dúvida se os "gringos" usam a palavra split para cancelar bobina e numa tradução literal a palavra signifique defasar. Mas pelo que vi no diagrama o significado vai mesmo para cancelar, pois ao girar o pot vc "fecha" o curto e cancela mesmo uma das bobinas.

LeandroPanucci
Eu emprego o termo defasar para indicar um tipo de ligação que inverta a polaridade de um dos caps. Mesmo trabalhando invertidos, ambos continuam funcionando, diferentemente do cancelamento onde uma das bobinas pára completamente. Este tipo de ligação, defasado, não deve dar certo num esquema gradual. Quanto ao esquema de cancelar acho que vai funcionar perfeitamente pois trata-se do mesmo princípio do funcionamento de um pot de volume onde, ao se girar o botão, vai se "fechando" o curto e eliminando o sinal.

E só me corrigindo, caps defasados cancelam frequencias graves, deixando os médios em evidência, ao contrário do que falei no post anterior.
Valeu!!!

YYuRii
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
O Malagoli Texas mesmo no meio deu aquele timbre estalado de strato ?

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Boa!!!
Mas me diz uma coisa...
Com esse esquema, esse "defasador" serve para todos os caps da guitarra né?!
Como ficam os q já são single.

Penta_Blues
Acho melhor mudar o termo lá mesmo.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Soulface

O que eu quis dizer é que esse blend deve funcionar quando o potenciômetro ficar com 70KOhms pra menos (se a bobina tiver 7K)
O Penta_Blues tá certo, é splitar e não defasar.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Fábio Seiji
Então um pot de 250K é até melhor do q 500K?

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa noite!!!

Fábio Seiji
Fala meu camarada!!!!
Notícias do Daniel?
Ainda bem não não falei besteira sobre ligação de caps...rsrsrs
Acho que não é possível defasar gradualmente um cap, ou pelo menos não imagino como pode ser feita uma inversão de forma progressiva. Talvez com um pot de balanço por ter o dobro de terminais possa haver uma forma de ligar os fios nos terminais de cima ao contrário dos de baixo.
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Penta_Blues

Eu não sabia qual era a diferença de um pra outro, achava que eram expressões diferentes pra mesma coisa. Valeu o toque!

YYuRii

Sim. Não é tão agudo porque tá no meio.

Fábio Seiji

O único modo que eu tenho pra fazer um blender é matando o outro tone... Eu tô pensando em fazer isso numa outra strato, só com singles.

Soulface

Eu só uso na ponte, que é um humbucker. Os outros são singles. O do braço é um single com duas bobinas sobrepostas, mas a de baixo só serve pra cancelar o ruído.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
A diferença de volume é muito grande à medida q vc vai "splitando"?

Vc tem aí o esquema pra fazer um blender tb?

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Boa noite!!!

Soulface
Vc tem aí o esquema pra fazer um blender tb?
Atravessando a tua pergunta, quantos pot's vc tem? Quais cap's vc quer misturar?
Dependendo que que vc pretende, eu tenho alguma coisa por aqui.
Valeu!!!

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Tenho uma guitarra com 2 humbuckers e 2 pots. Mas acho meio difícil de mexer nela pq os caps são EMG.
Mas eu tenho outra q é uma LP. 2 humbuckers, 2 volumes e 2 tones. Nessa dá pra fazer bastante coisa! hehehehe

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface
Se vc gostar de push/pull dá pra fazer miséria com esta LP...rs
Esta guitarra com EMG tem cap's ativos? O fato de ter apenas dois pot's limita muito as possibilidades.
Na LP vc não precisa de uma ligação específica pra dar Blend, pois ela já permite isso...
Valeu!!!

Soulface
Veterano
# dez/06 · Editado por: Soulface
· votar


Penta_Blues
Tem MSN?
Vamos trocar ums idéias aí então...

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface
Cara, eu tenho MSN, mas desde que instalei um firewall da Panda que eu não consigo mais abrir o Messenger...rs
Valeu!!!

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
aheuhaeuhaehauheuaheuhaeuhaueuaheuahueaea!!!

Bom, mas voltando ao assunto...
Se vc gostar de push/pull dá pra fazer miséria com esta LP...rs
OQ exatamente?

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface
Splitar num, defasar noutro, dar balanço num terceiro, variar a ligação em série ou paralelo...
Dá quase uma Variax de tantos timbres...rsrsrsrsrs
Valeu!!!

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Isso muito me interessa cara!
Ando estudando bastnte sobre construção de guitarras, mas essa parte elétrica ainda me complica um pouco.
Se vc tiver uns esquemas e puder me passar, eu agradeço e muito!

Fermc
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci

Cara grava um som mostrando isso aí!!!

Tipo, vai tocando e virando o botão pra gente ir vendo a diferença!! E depois vc grava com ele no máximo e depois coloca no mínimo de uma vez, pra ver o "contraste" no som!!

Tô curioso!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface
Eu tenho alguma coisa sim, mas acho interessante vc dar uma "filtrada" no que vc idealiza para os timbres que tua guitarra possuirá.
Como eu disse, as possibilidades são enormes. Vc pode defasar, pode cancelar, pode misturar, pode ligar em série, em paralelo, pode variar combinações, etc.
Dá uma direção pra gente discutir.
Valeu!!!

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Primeiro eu qria entender o resultado "timbrístico" q cada uma dessas opções apresentam.

Penta_Blues
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface
Cara, eu abri um tópico chamado Captadores Splitados e o nosso camarada Gasoline fez a gentileza de postar um arquivo com timbres de cap's splitados e defasados.
Dá uma olhadinha por lá e veja o que vc acha. Quanto aos outros tipos de ligação, eu posso passar pra vc um breve comentário do que acontece, mas o resultado sonoro é meio complicado de mostrar. Uma porque eu não tenho guitarras com todos os tipos de ligação e outra porque timbre é muito subjetivo pra explicar...
Valeu!!!

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Penta_Blues
Valeu cara!!!
Vou dar uma olhada nesse tópico q vc falou.
E os outros tipos de ligação, só os comentário já servem. Pra eu ter uma idéia mesmo.
Aí se der, eu faço aqui e gravo os resultados pra vc ver tb.

Deji
Veterano
# dez/06
· votar


a orange é splitado no tone, mas é push-push

Fabio Giavoni
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fabio Giavoni
· votar


Gasoline
vlw!
danilomagacho
LeandroPannuci
vcs podem sanar minha dúvida: suponha q vc feche o pot ao ponto de deixar a bobina splitada com 1%, vai ter hum ou não?

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fabio Giavoni

O que eu fiz não apresenta nenhum ruído, mesmo quando eu splito o humbucker. O meu escudo é de alumínio e isso ajuda bastante a minimizar o ruído.

Soulface

A diferença de volume é considerável. Eu não sei se em volumes elevados esta diferença fica menos evidente, mas em baixo volume, enquanto eu testei a diferença era mínima, podendo tocar uma base em segundo plano e depois vir com o humbucker full pra solos ou alguma coisa em primeiro plano.

Fermc

Eu pretendo gravar algo pra mostrar pra vocês. Não sei se foi por causa do meu cap ser tipo B (???), a graduação é quase que imperceptível, mas existe um meio termo entre o 0 e 10. Talvez com um potenciômetro de tone tipo A, que é o pot utilizado em guitarras, e de 500k essa graduação fique mais evidente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Defasar um humbucker com potenciômetro de tonalidade