Review / Guia: Encordoamentos

Autor Mensagem
Fermc
Veterano
# dez/06
· votar


Beatlemaniac

Sim, de fato o conheçimento teórico é muito mais fácil de se conseguir, do que o cara tocar bem!! Mas os dois são igualmente importantes...

Beatlemaniac
Veterano
# dez/06
· votar


Fermc
com certeza

Guitarrist
Veterano
# dez/06 · Editado por: Guitarrist
· votar


Galera, o que está aqui não é discussão sobre cordas oleosas...hahahaha.
Todo esse bate boca, foi por conta do "dagomacho" que disse que NUNCA viu, ou não entendeu o que é oleosidade em cordas. E veio com gracinhas sarcásticas! Isso já está mais do que explicado.

Esse guia, eu fiz apenas para aquelas pessoas que vão trocar o encordoamento de suas guitarras, e que gostariam de experimentar outras marcas! Só isso. De repente, com esse guia, o guitarrista pode tomar um pequeno atalho e economizar alguns reais, pois mesmo que a pessoa compre um DeanMarkley, existe o contra da durabilidade ser como as das outras e no entanto é bem mais caro! (Falo das de níquel). São pequenas dicas que podem ajudar ao músico fazer a melhor escolha custo/benefício para si mesmo!

Questão de quem toca bem, quem toca pouco, chega a ser rídiculo falar sobre isso aqui! Afinal, mesmo quem toca só de final de semana e apenas por hobbie, cedo ou tarde tem que trocar as cordas da sua guitarra! Isso é óbvio, não?!
Ouvido, experiência e oportunidade de ter experimentado e principalmente ter tido bons equipamentos em casa, é outro fator que conta muito e que me guiam bem ao saber do que estou falando aqui! Então tá aí minha opinião sobre as cordas que já experimentei! Se eu já tivesse essas informações antes, teria economizado no mínimo, um bom tempo!

ACRÉSCIMO:

- NIG (aquela padrão que vem numa caixinha preta escrito Nig em vermelho): Essa eu não gostei, além de também achar "seca" (entendam isso como quiserem! Não tem outro termo pra mim!), ela enferruja rápido demais! Som é magro, e em geral, é pior do que as Giannini na minha opinião! Inclusive na durabilidade.
Teve gente aqui que falou bem, ótimo. Mas na minha percepção é isso, e eu respeito a opinião de todos! Se fosse apenas pra economizar uns trocados eu pegaria logo então uma rouxinol que dura pra caramba, ou mesmo uma Fender que tem mais qualidade e hoje em dia se acha mais barato.

- ELIXIR: Eu ia fazer um tópico sobre estas futuramente, mas vi que seria até inútil, já que ela foi a mais comentada aqui. Durabilidade alta e bastante brilho. Mesmo depois de um bom tempo de uso, continua com boa qualidade sonora! Foi isso que li aqui.
Elas devem estar então na linha das Dean Markley Blue Steel se for exatamente isso que disseram e que re-escrevi acima. Me corrijam se estiver errado.
Do resto, todas as cordas foram testadas por mim, e as opiniões são inteiramente minhas, não li nem copiei nada de ninguém! (Exceto essa observação da Elixir, como eu disse, tirada deste tópico mesmo). E tenho certeza, que a grande maioria que experimentou ou vai experimentar concordam ou concordarão comigo.

É isso, saudações a todos!

Fox_scc
Veterano
# dez/06
· votar


Vejo vcs falando de encordoamento importado, ou nacional ruim tipo Giannini e Rouxinol, mas vejo poucos comentários sobre a NIG.

Já usei Giannini(tocável), Schelter(péssimo), Rouxinol, Fender, mas nenhum deles se compara a NIG.

Vou testar os D'addario, ErnieBall e Dean Markley, pois são os mais falados, para ver o qunato eles são melhores do que a NIG, mas acho difícil, que sejam tão melhores, que justifiquem pargar de R$5,00 a R$25,00 de diferênça.

Usei D'addario a vinte anos atras então não estou considerando, pois não lembro do resultado, sei que não era ruim, mas preciso usar novamente para poder fazer a comparação.

felipe_net10
Veterano
# dez/06 · Editado por: felipe_net10
· votar


Fox_scc

As NIG melhoraram muito de uns 2 anos pra ca, uma sonoridade melhor... dura a mesma coisa que a Daddario, eu uso de vez em quando a 0.10 deles o+ uso sempre a Daddario (pq a diferença de preço eh bem pouca.. e a qualidade é bem semelhante...) a NIG chega até a manter a oleosidade mais tempo que a Daddario.. hoje vale a pena... mais a uns 2 anos atrás era um mês e meio no maximo elas ficavam parecendo um plastico..., e olha que eu costumo tocar as cordas de 3 meses pra frente, a não ser q tenha q mexer na ponte, ou alguma regulagem que tenha que tirar as cordas...

iS_LaSh
Veterano
# dez/06
· votar


Caraca ... eu uso 2 Encordoamento

Olympia e Groovin = R$ 8,00 e R$ 7,00

Na minha humilde opinião não tem muito essa de "oliosidade" ou então "Brilho", acho que o lance é 1 semana cara ... Poe um encordoamento de 50 reais e um de 5, em uma semana na mão de um guitarrista que transpira muito nas mãos como eu e os 2 estão iguais ... Escuros e sem Brilho nas notas(Comparando com um encordoamento ZERO).

Semana passada que eu fui estourar uma corda do Groovin que tava com 2 semanas de uso comigo, As cordas estão Brilhando ainda porem nao tem o msm timbre de qnd estavam ZERAS

Finalizando,

Pra mim, se vc estiver começando a tocar, o interessante é Comprar esses encordoamentos baratos pois a manutenção é mais barata depois e vc nao desanima em estourar 1 corda e ter que comprar um encordoamento de 30 reais em média pra poder tocar de novo, e para os guitarristas mais experientes eu recomendo encordoamentos baratos e que vc possa trocar com maior frequencia ( de 2 em 2 semanas) que vc perde o timbre legal de corda nova porem ea é barata pra vc poder trocar depois ...

Fox_scc
Veterano
# dez/06
· votar


iS_LaSh,

as NIG eu pago R$13,40 e tem diferença muito grande na qualidade do som produzido por uma NIG e estas cordas mais baratas, com as Shelters eu não consigo tocar nem por uma semana, parece que tenho latas penduradas nas cordas.

iS_LaSh
Veterano
# dez/06
· votar


Fox_scc
Engraçado ... Ja usei essas cordas todas ai ... NIG, Fender 0.8, Ernie Ball, D´addario, GHS Boomers, etc.

A diferença que eu senti de Fato foi o preço cara ... Qnd eu usei o Ernie Ball Achei que seria do caralho ... Nao durou 2 semanas e pretejou tudo e perdeu o timbre ...

Eu hj uso essas cordas e nao tenho esse problema do famoso "Som de Lata"

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


eu naum curti esse topico...

ToRReSMo
Veterano
# dez/06
· votar


só de citar rouxinol no topico me enojol

[raptor]
Veterano
# dez/06
· votar


Parem de brigar seus porrinhas

Ora, se o cara criou um tópico e quis fazer um review das cordas ótimo, mas ficar tirando uma do cara ou ficar discordando só pra mostrar que é o bom... ah to cansado desse tipo de atitude aqui.

Fermc
Veterano
# dez/06
· votar


[raptor]

A "briga" à qual vc se refere, já parou... Vc que tá cutucando o negócio de novo...

Alex_Guitar
Veterano
# dez/06
· votar


Na minha opinião o fator de durabilidade das cordas está muito relacionado a taxa de ácido úrico das mãos em conjunto com a liga de aço utilizada para a confecção das cordas.
Deve ser por este motivo que algumas cordas duram mais com outras pessoas e com outras não.

Quanto ao quesito "confortabilidade", isso sim acredito que seja muito pessoal.
Existem jogos de cordas que evidenciam mais os médios e agudos, outros, os graves. E como sabemos, se na hora de tocar não agradar, é dinheiro jogado fora, pois a maioria dos guitarristas não se sentem confortáveis tocando com aquele som cheio de médio, ou em outra hipótese, muito "abafado" enchendo o saco...

Ainda falando sobre "confortabilidade", com toda certeza existe uma "aspereza" ao se deslizar os dedos pelas cordas em jogos diferentes.
Cabe a cada um daqui, aproveitar a "deixa" deste tópico excelente do Guitarrist e tirar as suas próprias conclusões.

Muito bom o tópico camarada !!!
Valeu pelo trabalhão aí de ter escrito tanta coisa para dar uma "luz" para pessoal que está meio em dúvida para a trocar as cordas de sua guitar por um outro jogo de corda "desconhecido".
Nos seus "reviews" concordei com todos os detalhes dos jogos de corda que já utilizei (é claro que não utilizei todos estes jogos, mas agora acho que já tenho outras opções) com exceção do review da corda Gianinni, que na minha opinião, estão melhorando e muito a qualidade das suas cordas atualmente (é claro que resguardada as devidas proporções para as melhores cordas do mercado...)

Parabéns pelo tópico camarada !!!
\o/

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Alex_Guitar

Valeu cara, obrigado mesmo!
Meu entuito era esse mesmo, só dar uma opinião e talvez uma ajuda. Sem levar em conta vários quesitos pessoais, como a taxa de ácido úrico no suor, muito bem lembrado por vc.

Valeu.

danilomagacho
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

É cara... isso com certeza faz diferença.

Eu uso D´Addario, sempre usei e gostei, já testei muitas outras mas não faz grande diferença, então acabo usando estas mais por neura mesmo.

Eu uso um enconrdoamento alguns meses, e quando tiro da guitarra ele ainda está razoável... claro que o timbre já era, mas fica pouco oxidado. Bastou deixar alguma outra pessoa tocar que geralmente oxida muito rápido.

Eu tenho as mãos muito secas, dificilmente ficam com suor, e sempre dou uma passada de pano nas cordas após tocar.

A única marca de encrdoamento que realmente me desagrada é a Ernie Ball... a maioria adora, mas eu acho muito maleável, gosto de cordas mais firmes. Também acho que ela perde o brilho do timbre mais rápido que as outras.

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


danilomagacho
Pois é, eu já testei a Ernie Ball e fiquei com as D'addario também! Quando são cordas tão semelhantes fica difícil de optar por uma ou por outra, mas é como foi dito aqui também, as cordas estando novas, a maioria (sendo das boas marcas ditas aqui) ficam praticamente iguais em timbre.
São duas cordas do mesmo nível, praticamente impossivél de dizer o que uma tem de melhor do que a outra. Achei as Ernie mais brilhantes, mas um pouco mais duras do que a Daddario, então preferi a maciez da segunda...rs. (Apesar de bem sútil essas diferenças).
Falows.

Guitarrist
Veterano
# jan/07
· votar


Limpador de guitarra! Nada mais é do que ÓLEO!!!

Ontem comprei o FAST-FRET da GHS, é aquele produto de passar nas cordas, pra limpar, evitar oxidação, e deixar as cordas mais escorregadias ou "lisas", como quando são novas.
Ele promete dar mais brilho no som, e é verdade. O fato é que ao passar, a pegada nas cordas fica como se elas fossem novas mesmo! Dá pra sentir aquela oleosidade natural delas, e fica mais vibrante. Comigo as cordas depois de 3 dias, não enferrujam, mas já perdem aquele som tipo "estalado" de cordas novas! Como esse produto, o timbre volta a parecer de encordoamento novo!

Aproveitei para escrever por conta da polêmica que deu aqui sobre oleosidade nas cordas, pois saiba que esse produto, nada mais é do que ÓLEO MINERAL BRANCO, não fala a composição, mas na própria embalagem do produto consta, WHITE MINERAL OIL!!! Só isso.
É até engraçado que na embalagem mesmo, nem se fala de LIMPEZA de cordas! E no anúncio das lojas só se fala em limpeza... Hehehehe
O que diz (em ingles), é que aumetna a durabilidade, deixa a tocabilidade mais rápida, dá mais sustain etc, como uma corda nova mesmo.

Ah, não deu pra testar ainda em relaçao a durabilidade, daqui algum tempo eu volto a postar aqui se valeu a pena. Mas em relaçao ao timbre, ela recupera bem sim! As cordas ficam com som de novas mesmo (pelo menos na primeira aplicação), e isso que é o importante!

Sniper
Veterano
# jan/07
· votar


Qto vcs pagam nas D'addario?

Catieiro
Veterano
# jun/13
· votar


Ernie ball! Ernie ball! Ernie ball! Ernie ball!
Elexir! Elexir! Elexir! Elexir!

lucas.hammett
Membro
# jun/13
· votar


Catieiro

eu dou o prêmio "Mão de Moça" pra quem nunca estourou uma Rouxinol

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review / Guia: Encordoamentos