alerta aos guitarristas: audição danificada

Autor Mensagem
sIAMESE
Veterano
# nov/06
· votar


Pois é, eu também uso um fone de ouvido pra tapar um pouco do som, porém, uso um fone bem pequeno do metronomo por baixo.

bulldog
Veterano
# nov/06
· votar


cara, nessa revista ai nao tinha nada escrito de como medir os decibeis?
Decibelímetro.

se bloquear o som com toquinho de algodão, tapa-ouvidos projetados, etc ajuda em algo
Algodão não. Protetores de ouvido sim. Podem diminuir cerca de 25/28 decibéis do ambiente. Só que você não vai ouvir com fidelidade aquilo que está tocando. Vai ouvir abafado.

Eu queria saber se o metronomo também estraga alguma coisa, pois ele fica apitando direto ali.
Pode danificar a audição sim. Mas usar um metrônomo não chega a ser algo tão crítico assim.

um mero aumento de volume de 3 decibéis dobra a intensidade do som.
Peraí... mas vamos reformular essa afirmação pra não ficar uma informação confusa:
Pra ganhar esses 3 decibéis você precisa DUPLICAR a potência RMS o que pode ser algo bem difícil em termos de música.
A diferença de um amp de 50 Watts RMS, por exemplo.
pra um de 100 Watts, é 3 decibéis.
Pra ganhar mais 3 decibéis você vai precisar DUPLICAR novamente essa potência.
Pedrone, Bertola, Adolphs, e outros "crânios" do fórum de amps, por favor me corrijam se eu estivedr falando besteira...

Crazy Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


A diferença de um amp de 50 Watts RMS, por exemplo.
pra um de 100 Watts, é 3 decibéis.
Pra ganhar mais 3 decibéis você vai precisar DUPLICAR novamente essa potência.

agora eu nao entendi mais nada... tipo: suponhamos que um amp de 50 watts rms, com o volume no talo, gere 70 decibeis, entao, seguindo o raciocinio de vcs, um com 100 watts rms so vai gera 73 decibeis? e um com 200 watts rms gera somente 76? sera que isso se aplica mesmo?

lembrando que os valores usados na minha comparação sao meramente ficticios...

flw ae!

rafaelcds
Veterano
# nov/06
· votar


INTERNET ExPLORER 7 INSTALADO. EBA

UGO_RJ
Veterano
# nov/06
· votar


qualquer musico tem audição fudida


um fato interessante:

uma vez quando eu fazia curso técnico no ensino médio, tivemos uma aula sobre frequência, dai o prefossor coloco um aparelho de som que emitia frequencias, cada pessoa escuta até uma certa frequencia diferente, os fudidos escutam até uns 18khz os "normais" até uns 23khz se não me engano...(não lembro certo os valores)...

eu mais outra menina que era baterista só escutamos até 12khz haahaha depois disso não escutamo mais nada

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


UGO_RJ
putz huahauhauh

por isso é importante fazer o exame de audição :)
eu não ouvi só a frequência mais aguda de todas no teste...
a moça me disse que é normal, mas sei lah, acho que eu tô ficando aleijado \o\

Homem Cueca
Veterano
# nov/06
· votar


mão muito lenta
Eu sei muito bem dessas consequencias...e não é por isso que eu vou parar de tocar rock/metal

Eu uso protetores de ouvido tambem!
^^

danilomagacho
Veterano
# nov/06
· votar


Para falar a verdade para vocês:

Cada um com seus problemas...

Eu sou obrigado a fazer audiometria todo ano, minha audição é perfeita e nunca apresentou alteração... eu escuto rock num puta volume, seja no som ou no fone de ouvido, e adoro botar meu amp valvulado no 10 pra ver ele crunchar... acho que meu ouvido é bem resistente... tenho pena de quem tem problema, mas, cada um com os seus, audição não é o meu!!!!

janick
Veterano
# nov/06
· votar



achei essa matéria numa revista antiga q eu tava vendo e achei interessante dividir com todos vcs.

Em sua procura incessante pelo perfeito timbre de guitarra, voce alguma vez já pensou que seu equipamento não soa tão bem porque sua audição foi danificada? Palestras sobre volume alto é a ultima coisa que guitarristas querem ouvir, mas lembre-se disto: seus ouvidos não vêm com garantia para toda a vida. Esta é a mensagem da H.E.A.R., fundada em 1988 pela musicista Kathy Peck e pelo médico de San Francisco, Flash Gordon. O site da H.E.A.R. alerta:
- 37% dos músicos de rock e 52% dos músicos eruditos, possuem perda de audição significativa.
- 8 horas é o tempo máximo q a audição pode ficar exposta, sem q haja prejuizo, a 85 decibéis - o nível de ruido de um tráfego na cidade. A má notícia é q a escala de decibéis é logaritmica, o q significa q um mero aumento de volume de 3 decibéis dobra a intensidade do som. Portanto, uma dose de quatro horas de som a 88 decibéis é quase o mesmo que 8 horas a 85. a 110 decibéis, o tempo máximo de exposição recomendado é de um minuto e meio. O volume da música ao vivo fica, geralmente, entre 90 e 130 decibéis.
-Guitarras gritantes não apenas danificam a audição. Estudos mostram q o volume excessivo pode alterar batimentos cardíacos, visão e tempo de reação.

tá dado o recado.
abraços.


Quem se importa.

danilomagacho
Veterano
# nov/06
· votar


Crazy Guitar
suponhamos que um amp de 50 watts rms, com o volume no talo, gere 70 decibeis, entao, seguindo o raciocinio de vcs, um com 100 watts rms so vai gera 73 decibeis? e um com 200 watts rms gera somente 76? sera que isso se aplica mesmo?

Isso mesmo, mas não se esqueça que um aumento de 3 decibéis vai te dar a sensação de ter o Dobro do Volume...

A afirmação que você fez vale se tivermos todo o resto do equipamento idêntico, incluindo falante.

Dá uma procurada no forum de amplificadores, tem um tópico muito bom sobre isto.

Crazy Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


danilomagacho
blz... vou procurar mesmo, porque agora eu confuso com relação aos decibeis... sei lah, acho que eh porque nao sei quantos watts precisa pra da 1 decibel, ai to achando meio estranho isso ali, de dobrar a potencia pra aumenta apenas 3 decibeis...

flw ae velho!

fer1
Veterano
# nov/06
· votar


pow, apesar de saber disso e de talvez se arrempender um dia a maior parte da galera que toca rock/metal vai continua tocando em volumes sempre mto altos (tpo eu)....foda, qm sabe um dia eu compro uns protetores auriculares...rrsrsrs

[raptor]
Veterano
# nov/06
· votar


Crazy Guitar
É isso mesmo, digamos que se um amp de 50w gera 70 dB, imagina se um amp de 200w (4 x mais) gerasse 280 dB, ninguém conseguiria saber nunca se ele chega mesmo no 11!!!!

Por isso tbm que ja vi amps pequenos (tipo 5w valvulados) gerarem um barulho do cacete. É que para espaços maiores esse som se perde.

Petrus_L
Veterano
# nov/06
· votar


para calcular o nivel sonoro (deciBéis) - beta é simples

Beta=10logI/Io

I=intensidade
onde Io=10 elevado a menos 12 w/m²

não me lembro bem, mas é algo nesse rumo

[raptor]
Veterano
# nov/06
· votar


Vejam q interessante essa tabela de decibéis:

dB Origem

194 limite teórico para uma onda sonora no ar; acima disso se torna uma onda de choque
180 explosão do vulcão Krakatoa a 1 milha no ar
160 tiro de rifle M1 Garand a 1 m
150 turbina de avião a 30 m
140 tiro de rifle de baixo calibre a 1m, ou motor de fórmula 1 a 1m
130 limite da dor; sirene de ambulância a 30 m
120 buzina de trem a 1 m, nesse ponto ocorre perfuração do tímpano
110 estádio de futebol ou moto-serra a 1 m
100 escopeta at 2 m, ou dentro de discoteca
90 fábrica barulhenta ou caminhão a 1 m (3 ft)
80 limpador a vácuo a 1 m (3 ft) ou calçada de rua movimentada
70 trânsito a 5 m
60 escritório ou restaurante comum
50 dentro de um restaurante quieto
40 área residencial à noite
30 teatro, sem conversas
20 sussurro
10 ser humano respirando a 3 m
0 mosquito voando a 3 m de distância

Petrus_L
Veterano
# nov/06
· votar


100 escopeta at 2 m, ou dentro de discoteca
só?
um um tiro dessa joça é alto pacas,quando atirei com uma achei que eu fosse ficar surdo, meu ouvido ficou piando uns 3 minutos

fer1
Veterano
# nov/06
· votar


Petrus_L
ahuuahuahauhauhauhauah, fazendo o que dando tiro de 12 por ai?

Petrus_L
Veterano
# nov/06
· votar


fer1
foi uma vez que eu fui pro sitio do meu avô e vi uma 12 velha e pedi pra dar um tiro, fora o susto....

trendkill
Veterano
# nov/06
· votar


é foda...
eu fiz essa parada de audiometria perdi 5% do ouvido esquerdo, é uma contagem estranha la, e foi para parte do agudo, mais eu nem gosto de agudo mesmo hahauha
agudo é coisa de baitola uhauha
zueira

mas é inrreversivel galera, cuidem-se!

obs: medimos nosso ensaio e chegou a 120db (mesa dual rec., vulcano de merda em uma 4x12, batera, e uma geladeirinha 4x10/2x15 pra baixo)

BaNdAiD
Veterano
# nov/06 · Editado por: BaNdAiD
· votar


qualquer musico tem audição fudida

quando Beethoven compos a nona já estava surdo!! Evelyn Glennie é parcialmente surda e toca através das vibrações que sente em diferentes partes do corpo, o que não impediu ela de ser uma das maiores percussionistas do mundo!!! eric clapton e ozzy osbourne já possuem deficiencia auditiva!! E tem muitos outros nesse caminho...hehehehe

Acho q eh comum em qq profissão haver esse tipo de risco...um piloto de formula 1 pode bater e morrer a qq hora, um piloto de avião tb!! ate quem atravessa a rua corre o risco de ser atropelado!! eh bom q agente possa usar um protetor auricular e diminuir os riscos de ficar surdo!!

160 tiro de rifle M1 Garand a 1 m

Como será que os soldados americanos ganharam a II guerra mundial né? devem ter tudo ficado surdo!!

Se cuida galera!!

Space Ace
Veterano
# nov/06
· votar


ah cara, isso sao ossos do oficio, voce nao pode ser um guitarrista de rock sem se expor a sons altos, no meu caso por exemplo, eu sou guitarrista duma banda de death metal, e desde q começei a me apresentar ja reparo q minha audição nao é la essas coisas mais.

mas po, pra voce ter uma coisa as vezes vc tem de sacrificar outras, ou voce assobia ou mastiga cana, tocar usando proteçãozinha no ouvido é pra guitarrista meio frouxo, o lance é meter as caras no som e mandar brasa e fazer a galera se arrebentar na porrada nas rodas, alias esse lance de som estridente q altera batida do coração, é um dos fatores q associam rock a violencia, pq a galera se descontrolaquando rola um slayer ou um kreator

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


O que fode mesmo é a bateria, principalmente se o baterista da banda for daqueles que descem o braço. É tão simples comprar um protetor pra não ter problemas mais pra frente, mas por causa de bobagem nego prefere se achar o true e escutar a guitarra no talo.

trendkill
Veterano
# nov/06
· votar


JB_


não questão de se achar um true sr. santidade, a proteção atrapalha o brilho da guitarra, a regulagem, tira a sensibilidade, e atrapalha o dialogo entre a banda...

danilomagacho
Veterano
# nov/06
· votar


trendkill

Deixa pra tocar sem proteção só nos oficiais, nos ensaios usa o protetor

ThaLeS_
Veterano
# nov/06
· votar


eu jah colokei dreno nos 2 ouvidos e so meiu surdo, q mal tem ficar mais?

sahuaehae

brincadeiras à parte além da audição danificada a coluna é também um problema sérioo, ficar fritando e treinando e treinando corcundamente é uma bela porcaria =[ mas fazer o que? ainda bem que n continuei ciom a carreira erudita! ashuashuae xP

Snakepit
Veterano
# nov/06
· votar


Tem que comprar esses esquemas aqui.

Nao sei qto custa aqui no brasil, mas nos sites gringos 10 dolares. Diminui de 20 a 30db, dependendo o modelo. Acho que é um otimo investimento pra quem faz shows. O Eric Clapton é um exemplo, ta com serios problemas de audição... a um tempo atras criaram um topico falando sobre isso.

froggy
Veterano
# nov/06
· votar


Luiz DT4ever
¬¬
isso nao seria surdez,e sim cegueira

Homem Cueca
Veterano
# nov/06
· votar


Space Ace
Eu uso protetor de ouvido...
Toco Thrash Metal na minha banda...
Sou viado pq eu sou mais inteligente que voce?!?!

trendkill
Veterano
# nov/06
· votar


uma dica.
pra quem foi no medico e ja constatou que perdeu um pouco da audição (ou não e queira proteger) eu fui recomendado pelo meu em ir em uma dessas lojas que trabalham com aparelhos auditivos, e pedir para fazer um tampão protetor de silicone, eles tiram um molde do teu ouvido com uma massinha, e fazem o protetor... é bem eficaz, mas como eu disse, não gosto muito de usar porque atrapalha, mas quem usa os convencionais não vai se incomodar com esse..

é mais ou menos
ASSIM
protege muito mais que os convencionais

Lokko_
Veterano
# nov/06
· votar


to ferrado uaehueahae

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alerta aos guitarristas: audição danificada