como equalizar uma guitarra?

Autor Mensagem
Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


ahh ta tranquilo
: )

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
Em banda, a equalização que faz uma guitarra se destacar mais no meio do som todo são os médios.
Sempre se esquecem dos médios. Logos eles que são tão importantes. Sacanagem pura com os médios. Eu gosto de médios abertos.
No meu setup, normalmente deixo tudo flat. E equalizo tudo pelos efeitos. Mas em outros amps, por exemplo, eu gosto de usar, Grave no 4, Médios no 7 e agudos no 7, fica bem legal.

[i](nunca coloque o ganho no máximo) (3)
Ganho no máximo metade, e já é muito. Estes dias toquei num Marshall VS65r (Valvestate) e como não estava com meu equip (tava só assistindo o ensaio de uns camaradas) peguei e liguei o canal drive, com o drive no 5, e já tava legal para tocar hard rock, e até algumas coisas de metal.
Ganho é no máximo metade, depois é só sujeira, hehe.

WilliamJunior
Membro
# ago/14
· votar


Olá galera, alguém ai pode postar o link do site da boss, que tem algumas equalizações?

Eu procuro mais não acho, e sempre vejo o pessoal falando vê uns modelos no site da boss.

Renansinho
Membro Novato
# jan/22
· votar


Boa tarde galera, alguém poderia me ajudar, meu amor chegou hj, sou bem leigo sobre equalização, dá queria uma ajuda pra ter um timbre parecido com o do AC/DC, meu amp é uma mackintec maxx15 e minha guitarra é uma strinberg sts 100

krixzy
Veterano
# jan/22
· votar


Renansinho
Um equalizador não vai te dar esse resultado, você vai precisar de uma guitarra com captadores do tipo humbunker, e quanto ao seu amp eu não conheço, de qualquer forma indicaria você a usar simuladores no PC, você vai ter um resultado muito mais próximo do que tá querendo gastando muito menos

ejames
Membro Novato
# jan/22
· votar


Renansinho
Cara, não existe fórmula. Você tem que estudar seu equipamento e aprender a chegar no timbre desejado. Como já disse antes, AC/DC não tem nada muito complexo, basta um overdrive para chegar em algo semelhante.

Pressione o botão "drive", que fica ao lado do plug de entrada - esse é o botão que vai acionar a distorção. Use o knob "gain" para ajustar a distorção. Quanto mais você abrir ele, mais ganho terá. Evite botar demais, ganho muito alto nesses amplificadores pequenos tende a resultar num timbre embolado. Não conheço o amplificador, mas deixar ele em torno da posição de 10 horas deve ser o suficiente (imagine o knob como um relógio analógico, onde 12h é a posição central).

Level é o volume, então use de acordo com sua preferência. Low, mid e high são os graves, médios e agudos. Comece com eles na posição de 12h e vá ajustando de acordo com sua preferência. AC/DC tem bastante médios, então dê atenção para isso. Low em 12hrs, mid em 2hrs e high em 1hr é o que eu tentaria.

Bote a chave seletora de captadores da sua guitarra no captador da ponte (a posição "para baixo") ou na anterior dela (onde imagino que vá usar o da ponte + o do meio) e deixe o knob de "tone" dela no 10. Como disse, não conheço teu equipamento, pode ser que fique totalmente diferente, você tem que ir mexendo, ouvindo com atenção as mudanças que cada knob faz até aprender a "moldar" teu timbre.

Outra coisa, justamente por ser uma timbragem simples, com relativamente pouco ganho e nenhuma modulação ou ambiência (chorus, flanger, delay, etc), o resultado final depende muito da sua técnica. AC/DC é simples de tocar, mas exige uma pegada específica e que não é tão fácil quanto parece.

Drinho
Veterano
# jan/22
· votar


Renansinho

Você não deve aprender a equalizar som de X:

Primeiro porque provavelmente não vai chegar por uma série de motivos.
Segundo porque isso não vai te ensinar a equalizar.

Para aprender a equalizar a guitarra, deverá excluir pedais e pedaleiras, ligue a guitarra direto no amplificador, coloque os controles do amplificador no meio, a tocando, girando devagar prestando atenção no que acontece com o som.

foca2
Membro Novato
# jan/22
· votar


Renansinho

Copiar timbre dos outros é algo meio inutil. As vezes até o próprio artista diz que não consegue chegar no timbre igual usou no disco (ex: Mark Knopfler com Money for Nothing). Se não tiver equipamento 100% igual e uma técnica muito boa, esquece.

Tenta achar um timbre que soa legal pra você e vai ser feliz com ele.

E se você for tocar com uma banda, daí seu timbre tem que se ajustar a banda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como equalizar uma guitarra?