Dúvida em aplicação da menor harmônica

    Autor Mensagem
    Auei Master
    Veterano
    # nov/06


    Eu costumo usar escalas menores pra solar em cima de acordes menores, e maiores pra acordes maiores...

    Tava pensando sobre a menor harmônica...
    Tava procurando um acorde que tivesse a sétima maior, como a menor harmônica tem... Cheguei no 1 e no 4 grau de uma escala.
    Mas esses são graus maiores, e a menor harmônica é menor...

    A pergunta:

    Como eu devo aplicar a menor harmônica?


    obs: Eu deu uma olhadinha na busca e achei isso http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/17808/
    Mas não entendi...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Auei Master

    Não tem problema se o acorde menor tem 7a menor. Você pode usar a 7a maior da menor harmônica de passagem ou pra criar uma tensão.

    Experimente tocar sobre esta progressão: Am7 - E7

    O 7M da Lá menor harmônica soa muito bem sobre o acorde E7 porque é a sua 3a maior. As outras notas desta escala geram intervalos interessantes sobre o E7.

    Sobre E7 a nota F é um b9, a nota C é um b13, a nota A é uma 4a justa. Ou seja, estes intervalos estão todos meio-tom acima da tríade de E:

    (b9) - F --> E (T)
    (4) - A --> G# (3)
    (b13) - C --> B (5)

    Olhando friamente, você tem uma tríade maior meio-tom acima do E, a tríade de F.

    E7

    e---4-5-4----------------------------------------------
    B---------6-5------------------------------------------
    G-------------5-4--------------------------------------
    D-----------------6------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E-------------------0----------------------------------

    Notas da escala Am harmônica.


    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Baaaah, valeu ^^

    que tom que tá Am7 - E7 ?

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Porque se o tom tivesse F maior também, eu já tocava F junto, um arpeggio, algo assim.

    Usava a progressão Am7 - E7 - F pra tocar os arpeggios, entende?

    E aí tocava a menor harmônica de Am

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Auei Master

    E aí tocava a menor harmônica de Am

    Tom de lá menor.

    Não há necessidade de tocar a escala menor harmônica o tempo todo.

    Se o acorde que estiver tocando for um Am, qualquer modo de Lá menor pode ser tocado.

    Escala de Lá menor harmônica:

    A - B - C - D - E - F - G# - A

    Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):

    A - C - E <---> tríade Lá menor

    Monte a mesma escala começando pela nota E:

    E - F - G# - A - B - C - D - E

    Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):

    E - G# - B <---> tríade E maior

    Monte a mesma escala começando pela nota F:

    F - G# - A - B - C - D - E - F

    Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):

    F - A - C <---> tríade F maior

    Veja que os acordes que você havia relacionado (Am7 - E7 - F) estão com o seu estado fundamental (tríade) cobertos por esta escala, e também com a escala menor natural. Uma outra "coicidência" é o fato da tríade de F conter duas notas, ou seja, mais de metade, da tríade de Am, um forte ponto a favor de você usar a menor harmônica ou a menor natural.

    Experimente praticar esta escala partico como menor harmônica e voltando como menor natural.

    Pense sempre nos intervalos.

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Vamos tentar... Agora com a menor harmônica de G


    Escala de G menor harmônica:
    G - A - Bb - C - D - Eb - F# - G


    Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):

    G - Bb - D

    Monte a mesma escala começando pela nota Bb ( usei porque tem duas notas na sua tríade que tem na tríade de Gm)

    Bb - C - D - Eb - F# - G - A - Bb

    O que é bem parecido de uma escala maior de Bb, exceto pela 5 aumentada


    Separe as 3 primeiras notas ímpares (tríade):

    Bb - C -Eb

    Monte a mesma escala começando pela nota.....:

    Agora eu me perdi :P
    Por qual nota que eu devo começar? Por alguma do tom de Gm?

    Acho que me perdi justo por não ter feito a base antes...

    Não entendi como a tua base (Am7 - E7 - F) está em Am se não tem E maior em Am...
    Pode explicar essa parte?
    Valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Auei Master

    Não entendi como a tua base (Am7 - E7 - F) está em Am se não tem E maior em Am...

    Pra conhecer os acordes de uma escala você precisa "harmonizá-la".

    O procedimento pra harmonizar uma escala é bem simples, mas exige bastante atenção e conhecimento dos intervalos.

    O que você precisa pra começar? Uma escala.

    Vamos pegar a escala de Lá menor natural, o modo eólio:

    A - B - C - D - E - F - G - A

    Agora vamos empilhar uma terça. Fazemos isso alinhando a mesma escala partindo da sua 3a.

    A - B - C - D - E - F - G - A
    C - D - E - F - G - A - B - C <-- usamos a mesma escala partindo da 3a.

    Agora empilhamos mais uma terça, só que desta vez é "a terça da terça", e por conseqüência "quinta da tônica".

    A - B - C - D - E - F - G - A
    C - D - E - F - G - A - B - C
    E - F - G - A - B - C - D - E

    Agora analise as tríades utilizando-se das colunas:

    Como é um empilhamento de terças (terça sobre terça), você se utiliza desta fórmula pra analisar cada tríade:

    3M + 3m = tríade maior
    3m + 3M = tríade menor
    3M + 3M = tríade aumentada
    3m + 3M = tríade diminuta

    Onde:

    3M = terça maior = 2 tons
    3m = terça menor = 1,5 tom.

    Tríades:

    Am - Bº - C - Dm - Em - F - G - Am


    Faça isso com as outras escalas, inclusive com a menor harmônica. A resposta sobre o E7 está aí.

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ahhhh, entendi a parte do Tom
    Tu tá tocando as notas da menor harmônica mesmo, que tem os seguintes acordes:
    Am7M Bdim C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#dim (aliás, vi isso no teu site heheahaeheahea)

    Aí tu pegou os acordes de Am, E7 e F , que tão dentro da menor harmônica, e tocou o arpeggio de F , que tem duas notas da tríade de Am, como tu explicou ali.

    Silas Hammett
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Caralho to começando a aprender isso agora com meu professor...

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    E dá pra dizer que o Tom é A menor harmônico, por exemplo? Ou só Am?


    Vou tentar agora com uma base em G menor harmônico:

    Gm - Aº - Cm

    Notas da escala de G menor Harmônico:

    G A Bb C D Eb F# G

    A tríade partindo de G:
    G Bb D (G menor)

    Agora partindo de A

    A C Eb (Aº)

    Agora de C
    C Eb G

    Isso é quase um Cm, exceto pelo A
    Ou seja, eu toco o arpeggio de Cm enquanto toco a base

    É esse o procedimento?

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu acho que acertei :P

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Silas Hammett

    A gente consegue!

    :P

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Silas Hammett

    Caralho to começando a aprender isso agora com meu professor...

    É porque pra aprender isso é legal ter uma boa base de intervalos. É nessa que muitos caras acreditam que seu professor está enrolando o aluno, e acaba se iludindo e julgando mal o professor.

    Auei Master

    E quem foi que disse que você precisa ficar preso a um determinado modo ou tonalidade?! Isso não quer dizer que você precisa atirar pra todo lado. Quando eu comecei a estudar harmonização, sai empilhando tudo quanto é escala que eu conhecia hehehehe

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci

    haehaehehhhhea
    Valeu cara!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ou seja, eu toco o arpeggio de Cm enquanto toco a base

    É esse o procedimento?


    Pode ser um arpejo ou uma nota. Mas é por aí sim.

    Isso é quase um Cm, exceto pelo A

    Pode ser também. A nota Lá é a "nota característica" de C dórico.

    E dá pra dizer que o Tom é A menor harmônico, por exemplo? Ou só Am?

    Não. Você diz que o tom é maior ou menor, apenas isso; no caso tom de Lá menor. Tom e tonalidade são coisas distintas.

    Auei Master
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Tom e tonalidade são coisas distintas.

    São? Oo


    Pode ser também. A nota Lá é a "nota característica" de C dórico.

    é, a sexta maior né?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    é, a sexta maior né?

    Exatamente.

    Tom e tonalidade são coisas distintas.
    São?


    "Tonalidade é um sistema de sons baseado nas escalas maior, menor harmônica, menor melódica e menor natural. Ao ouvir uma escala observe que os sentidos das notas repousam em certos graus, devido às atrações que uns exercem sobre os outros. O repouso absoluto é feito no Iº grau (função tônica), centro de todos os movimentos.

    Tom é a altura onde se realiza a tonalidade, já que existe uma série tons em diferentes alturas. Por exemplo: se a tônica de uma música for a nota Lá, que dizer que a tonalidade se realiza no tom de Lá (maior ou menor).

    Como se vê, filosoficamente existe diferença entre tonalidade e tom. Na prática porém, eles se confundem, tendo o mesmo significado. Exemplo: tonalidade de Ré maior ou tom de Ré maior."

    (Almir Chediak - Harmonia & Improvisação, vol. I, pag. 84)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em aplicação da menor harmônica