Iniciante com Metrônomo

    Autor Mensagem
    Luks_Guitar
    Veterano
    # nov/06


    Pessoal, eu fiz uma pesquisa em encontrei mais ou menos uma duzia de tópicos sobre metrônomos, mas em nenhum deles eu encontrei uma explicação sobre como utilizar esse equipamento, e tambem não encontrei nenhuma explicação sobre suas funções, toco guitarra a uns 2 anos, porem nunk havia me preocupado com isso, mas agora resolvi encarar a musica com mais seriedade, com mais vontade, e gostaria de aprender a lhe-dar com o metrônomo, será que alguem pode me explicar como ele funciona!?!?!?!? sei que isso é primário, mas por ser totalmente alto-didata eu falho em algumas coisas,


    desde já agradeço a colaboração...

    Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    para usar o metronomo vc precisa entender a leitura ritmica de uma partitura.
    quando vc liga o metronomo ele fica bipando em um certo tempo por exempo se ele estiver configurado em 120 bpm a 4 batidas, ele vai tocar uma vez forte e depois 3 vezes fraco (4 batidas), essa batida forte mostra o inicio de um compasso. a idéia do metronomo é vc tocar no tempo, se vc quer tocar algo que está em 120 bpm colcheias (2 batidas por tempo, isso se for um compasso 4/4) a cada zuada do metronomo vc tem q tocar duas notas, se for semi colcheia a 120bpm, a cada toc vc tem q tocar 4 notas
    aí, semibreve 1
    mínima 1/2
    semiminima 1/4
    colcheia 1/8
    semicolcheia 1/16
    fusa 1/32
    semifusa 1/64
    isso vai aumentando ao dobro

    um compasso 4/4 é formado por 4 semiminmas

    paulgilbert
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    eu nem sei usar tambem
    eu uso bastante pra aquecer, fico fazendo cromatismo começando no 100bps em 4 notas/tempo

    _JCM_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Luks_Guitar

    Mano, vc pode usar o metrônomo aplicando as escalas, escolhendo o tempo de cada nota dentro de um compasso... pode ser sextinas (6 notas por compasso), quintinas (5), 4, 3.. vc faz o seu estudo..

    um meio que uso pra treinar o tempo eh o seguinte.. coloco junto da musica que quero tocar o metronomo e vjo qual o tempo da musica... depois toco ela soh com o metronomo.. isso faz com que vc naum se perca com o tempo..

    uma outra dica eh pedir pra todos que tocam junto ctg (naum sei se tu toca com banda ou naum) treinar junto com o metronomo, principalmente o baterista e o baixista... isso vai dar mas sincronia no grupo...

    espero ter ajudado..

    abraço e bom estudo!

    iS_LaSh
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Luks_Guitar
    creio eu que seja o mais correto, ja aprender a tocar com o metronomo do lado ...

    ele fica fazendo um tipo de estalo dependendo do intervalo que vc pré-seleciona no caso comece com ele no 40 ele dará estalos a tal velocidade, ai vc pratica um exercicio a essa velocidade ... qnd vc der conta de fazer ele corretamente no 40, passe ao 50 e assim por diante ... até o maximo que vc conseguir ...

    não adianta meter o metronomo no 160 e sair tocando como o petrucci "o robozinho" pq nao vai ... se um dia vc conseguir chegar a por o metronomo nesse batimento, parabens ... vc vai ser um Puta guitarrista tecnico ...

    Drexler
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Luks_Guitar

    "Lhe-dar"! Lidar.... pelo amor.......

    froggy
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    serve pra marcar o tempo

    Luks_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    valew aê galera, aprendi um pouco sobre metronomo e um pouco de português tb... rsss... valew...

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Acabei de baixar um metronomo mas nao to sabendo usar

    Se eu for fazer um exercicio tipo 1234 em todas cordas o o metronomo tm q bater qndo?

    froggy
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: froggy
    · votar


    Sniper
    um geito de usar eh executa as notas quando os "click" q o metronomo faz

    Sniper
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    froggy

    Entao tipo fazendo 1234 numa corda ele teria q bater 4 vezes?

    froggy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sniper
    pode ser

    avancandonamusica
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Oi pessoal! Vou deixar aqui alguns passos para a utilização do metrônomo nos estudos.

    1º Passo de Como Usar o Metrônomo Nos Estudos Musicais: Escolher um exercício.
    Você pode escolher as escalas maiores, menores, menores harmônicas, menores melódicas, pentatônica ou arpejos em tríades, tétrades ou se você for bem iniciante pode escolher algum dedilhado.

    Para qualquer instrumento você sempre acaba aprendendo primeiro a fazer dedilhados seja 1,2,3,4, seja Hanon ou que for.


    2º Passo de Como Usar o Metrônomo Nos Estudos Musicais: Selecionar a Velocidade Inicial e o Compasso Correto

    Normalmente eu sempre sugiro aos meus alunos começarem os estudos em 60 bmp.

    É uma velocidade bem tranquila até porque nossos ouvidos estão acostumados por causa dos relógios.

    Isso mesmo, os relógios tem a pulsação de 60 batidas por minutos.

    Chamamos isso de segundos.

    Seja qual for o exercício se acabar sentido dificuldade diminua a velocidade no metrônomo para 55 bpm, 50 bpm ou seja, até onde você ficar confortável.

    Programe o seu aplicativo em compasso quaternário 4/4. Serão 4 pulsos dentro do mesmo compasso.

    Você vai perceber que, neste compasso, existe uma Pulsação Forte e três Pulsações Fracas. Tu, ta, ta, ta, Tu, ta, ta, ta...

    Comece sempre o dedilhado na pulsação Forte.

    3º Passo de Como Usar o Metrônomo Nos Estudos Musicais: Anotar o progresso

    Isso é importantíssimo! Controlar e anotar o seu progresso é fundamental para saber onde você parou e qual vai ser seu próximo passo.

    4º Passo de Como Usar o Metrônomo Nos Estudos Musicais: Alcançar os 120 bpm.

    Você vai considerar a meta de atingir os 120 bpm em todos os seus exercícios. No próximo capítulo você entenderá como usar o metrônomo relacionando seu uso com a divisão rítmica. 

    Texto retirado do site: https://avancandonamusica.com.br/como-usar-o-metronomo-para-tocar/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante com Metrônomo