Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Iniciante com Metrônomo

Autor Mensagem
Luks_Guitar
Veterano
# nov/06

Pessoal, eu fiz uma pesquisa em encontrei mais ou menos uma duzia de tópicos sobre metrônomos, mas em nenhum deles eu encontrei uma explicação sobre como utilizar esse equipamento, e tambem não encontrei nenhuma explicação sobre suas funções, toco guitarra a uns 2 anos, porem nunk havia me preocupado com isso, mas agora resolvi encarar a musica com mais seriedade, com mais vontade, e gostaria de aprender a lhe-dar com o metrônomo, será que alguem pode me explicar como ele funciona!?!?!?!? sei que isso é primário, mas por ser totalmente alto-didata eu falho em algumas coisas,

desde já agradeço a colaboração...

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# nov/06
· votar

para usar o metronomo vc precisa entender a leitura ritmica de uma partitura.
quando vc liga o metronomo ele fica bipando em um certo tempo por exempo se ele estiver configurado em 120 bpm a 4 batidas, ele vai tocar uma vez forte e depois 3 vezes fraco (4 batidas), essa batida forte mostra o inicio de um compasso. a idéia do metronomo é vc tocar no tempo, se vc quer tocar algo que está em 120 bpm colcheias (2 batidas por tempo, isso se for um compasso 4/4) a cada zuada do metronomo vc tem q tocar duas notas, se for semi colcheia a 120bpm, a cada toc vc tem q tocar 4 notas
aí, semibreve 1
mínima 1/2
semiminima 1/4
colcheia 1/8
semicolcheia 1/16
fusa 1/32
semifusa 1/64
isso vai aumentando ao dobro

um compasso 4/4 é formado por 4 semiminmas

paulgilbert
Veterano
# nov/06
· votar

eu nem sei usar tambem
eu uso bastante pra aquecer, fico fazendo cromatismo começando no 100bps em 4 notas/tempo

_JCM_
Veterano
# nov/06
· votar

Luks_Guitar

Mano, vc pode usar o metrônomo aplicando as escalas, escolhendo o tempo de cada nota dentro de um compasso... pode ser sextinas (6 notas por compasso), quintinas (5), 4, 3.. vc faz o seu estudo..

um meio que uso pra treinar o tempo eh o seguinte.. coloco junto da musica que quero tocar o metronomo e vjo qual o tempo da musica... depois toco ela soh com o metronomo.. isso faz com que vc naum se perca com o tempo..

uma outra dica eh pedir pra todos que tocam junto ctg (naum sei se tu toca com banda ou naum) treinar junto com o metronomo, principalmente o baterista e o baixista... isso vai dar mas sincronia no grupo...

espero ter ajudado..

abraço e bom estudo!

iS_LaSh
Veterano
# nov/06
· votar

Luks_Guitar
creio eu que seja o mais correto, ja aprender a tocar com o metronomo do lado ...

ele fica fazendo um tipo de estalo dependendo do intervalo que vc pré-seleciona no caso comece com ele no 40 ele dará estalos a tal velocidade, ai vc pratica um exercicio a essa velocidade ... qnd vc der conta de fazer ele corretamente no 40, passe ao 50 e assim por diante ... até o maximo que vc conseguir ...

não adianta meter o metronomo no 160 e sair tocando como o petrucci "o robozinho" pq nao vai ... se um dia vc conseguir chegar a por o metronomo nesse batimento, parabens ... vc vai ser um Puta guitarrista tecnico ...

Drexler
Veterano
# nov/06
· votar

Luks_Guitar

"Lhe-dar"! Lidar.... pelo amor.......

froggy
Veterano
# nov/06
· votar

serve pra marcar o tempo

Luks_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar

valew aê galera, aprendi um pouco sobre metronomo e um pouco de português tb... rsss... valew...

Sniper
Veterano
# dez/06
· votar

Acabei de baixar um metronomo mas nao to sabendo usar

Se eu for fazer um exercicio tipo 1234 em todas cordas o o metronomo tm q bater qndo?

froggy
Veterano
# dez/06 · Editado por: froggy
· votar

Sniper
um geito de usar eh executa as notas quando os "click" q o metronomo faz

Sniper
Veterano
# dez/06
· votar

froggy

Entao tipo fazendo 1234 numa corda ele teria q bater 4 vezes?

froggy
Veterano
# dez/06
· votar

Sniper
pode ser

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Iniciante com Metrônomo

289.127 tópicos 7.544.794 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital