Sobre Guitas Brasileiroes

Autor Mensagem
luxcax
Veterano
# out/06


Ae galera, na oaxhei nenhum topico sobre esse assunto...
deixem ae suas opinioes sobre os guitas brasileiros ??

Vcs acham q com os caras q temos aqui, existe a necessidade de buscar influencias em gringos ??

Qual o melhor guita brasileiro na opiniao de voces ??

Ai ja segue minha resposta...

com a riqueza e musicalidade dos guitas brasileiros, nao vejo necessidade alguma de "beber em outras fontes"....
Curto muito o Sergio Buss, Ricky Furlani, Rafael Bittencourt, Kiko, Mozart, Michel Leme... mas nao encontrei nenhum q superasse o mestre.. Edu
Ardanuy... aindanao vi um cara com q utilizasse boa tecnica com tanta musicalidade, bom gosto, feeling e expressao... !!!

Ardanuy realmente é o cara...

Moukis
Veterano
# out/06
· votar


Vcs acham q com os caras q temos aqui, existe a necessidade de buscar influencias em gringos ??
Concerteza nao!

Mas no brasil, oq nao falta eh paga-pau de gringo. So o fato de o cara ser brazuca faz com que ele nao possa ocupar um top10

[raptor]
Veterano
# out/06
· votar


Tem o Hudson da dupla Edson e Hudson.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


1 - Ardanuy - Um dos melhores, versátil, técnica impecável - total domínio do instrumento.

2 - André Hernandes - Fodaço, segue uma linha mais jazz/fusion na carreira solo dele - guitarrista atual da banda do André Matos.

3 - Mozart Mello - O MESTRE, não há o que dizer dele. Perfeito.

4 - Pepeu Gomes - Não é nenhum shreder mas toca muito... e com muita influência de música brasileira.

NÃO SÓ DÁ PRA TER INFLUÊNCIA DOS GUITARRISTAS DO BRASIL COMO DA MÚSICA BRASILEIRA EM SI APLICADA NA GUITARRA, MAS É MUITO MAIS FÁCIL PEGAR UM GUITARRISTA ENLATADO (GRINGO) E COPIAR O ESTILO DO CARA.

"Sergio Buss, Kiko Chuveiro" - cópia dos enlatados, e ainda por cima nem um pouco humildes.

(Obs.: Não coloquei nenhum deles em ordem, fiz apenas um breve comentário)

luxcax
Veterano
# out/06
· votar


[raptor]

tb tem o mario !!!
akele q t comeu atras do armario !!!

HA !!!

Mari4n0
Veterano
# out/06
· votar


tb tem o mario !!!
akele q t comeu atras do armario !!!

HA !!!


iaUHAiuaHUIAHIAuhaiHIUhuiah

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


"Sergio Buss, Kiko Chuveiro" - cópia dos enlatados, e ainda por cima nem um pouco humildes.


E quem disse que Sweeps, alternadas e etc são caracteristicas só dos gringos? Pra ser original tem que tocar cavaquinho com distorção?


E o que tem haver humildade com musicalidade...coisa de EMO ligar esse tipo de coisa...UuUuiiixxx u kIkU num kiIxxx mI dá aUtOgAfu...nUm vO sEr mAixxx fam dEli

foda ter que ler isso ainda!

Hocus Pocus
Veterano
# out/06
· votar


Edu Ardanuy é um monstro... meu preferido...
O último cd do Kiko Loureiro me fez rever meus conceitos sobre ele, não to nem ai pra falta de humildade dele, o Universo Inverso ta longe de ser um enlatado... o bixo é FODA

mas também admiro os guitarristas gringos, por que não?

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


Hocus Pocus
mas também admiro o trabalho dos guitarristas gringos, por que não?

Eu admiro o trampo dos caras...e não eles

\o

Corupá
Veterano
# out/06
· votar


Concordo que ficar "pagando pau" pra gringos e não admirar o pessoal daqui é burrice. Mas também acho xenofobismo rejeitar o que vem de fora, falar que temos tão bom ou melhor aqui (até pode ser, mas qual o problema se o cara prefere admirar Steve Vai a Edu Ardanuy?). Faço um breve comparativo com o pessoal dos EUA (reconhecidamente preconceituosos) que fica admirado e louco com os vídeos do Gustavo Guerra (antes que comecem a me malhar não tenho nada a ver com ele, só acho o acho um excelente guitarrista) e não tão nem aí se eles tem o Steve Vai, o Satriani ou quem quer que seja. Eu admiro não só o trampo mas os guitarristas de lá também, por que não? Tiveram mais oportunidades? Sorte deles ... pra mim não importa se é alemão (Andy Timmons), americano (Paul Gilbert) ou o diabo que o parta, admiro o cara pelo que ele toca e não de onde vem. Se eu acho um cd do Vai mais divertido e interessante que um Tritone por exemplo, não vou comprar o Tritone só por ser brazuca ...

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


Corupá


faço suas as minhas palavras!

Antes do nome do artista ou da procedencia, vem a musica!

guilhermerizzo
Veterano
# out/06
· votar


O melhor brasileiro, sem dúvida, é o Romero Lubambo.
Vi um show dele com o Carlos Bala na batera, o Arthur Maia no baixo e ninguém mais, ninguém menos que Vernon Reid na outra guitarra.

Inesquecível...

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Se tocar menos de 25 nps eu nem escuto...

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


r2s2
Se tocar menos de 25 nps eu nem escuto...


Meu Atari quando travava virava um Virtuose então!

\o/

Alex_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


- Armandinho (apesar da guitarra não ser o seu instrumento nº 1 mas o cara é "fodônico" também...)
- Robertinho de Recife
- Pepeu Gomes
- Daril Parisi (Banda Platina)
- Wander Taffo
- Mozart Mello
- Sergio Buss
- Frank Solari
- Kiko Loureiro
- Eduardo Ardanuy

Bom... se eu for lembrando o nome de mais alguém vou adicinando...

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


Alex_Guitar
- Armandinho (apesar da guitarra não ser o seu instrumento nº 1 mas o cara é "fodônico" também...)
- Robertinho de Recife
- Pepeu Gomes
- Daril Parisi (Banda Platina)
- Wander Taffo
- Mozart Mello
- Sergio Buss
- Frank Solari
- Kiko Loureiro
- Eduardo Ardanuy

-Silas Fernandes
-Airton Mann
-Tomati
-Marcinho Eiras
-Andre Hernandez
-Della Vega

\o\

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


Se agente for citar violonistas, acho que cabe aqui na pagina

=D

zaqueu_grunge
Veterano
# out/06
· votar


me inspiro muito mais nos timbres dos gringos. acho mais fodas.
acho que até hoje nunca ouvi um timbre pra base de metal melhor que o do james hetfield, e confesso que o timbre pra solo que mais me parece original e correto pra metal é o do zakk wylde. o cara é foda, tira um puta timbre com uma aparelhagem relativamente simples, comparada com outros caras como o próprio james hetfield (que usa uma montanha de racks, pre-amps e o diabo a quatro), steve vai, darrel, kirkão, e muitos outros.

maaaas, naum rejeito guitarrista brasileiro.
pra mim, o kiko é um dos melhores, sim, mesmo que os outros falem da falta de humildade, o cara não deixa de ser bom.
tem também o edu, o mariutti, o pepeu gomes, o chimbinha...

molusco
Veterano
# out/06
· votar


Ardanuy - Um dos melhores, versátil, técnica impecável - total domínio do instrumento.
com certeza, dos guitarristas brasileiros atualmente ele é o que mais me impressiona.

O Kiko Loureiro eu gostava bastante, o cara tem velocidade, usa modos nas musicas, tem um bom dominio do two hands... enfim é um guitarrista bom.
Mas não faz nada de especial, não acrescenta em nada e pelo que eu pude perceber no No Gravity é que o cara faz boas harmonias e melodias mas nada que voce diga "putz que musica foda!", ele acaba apelando muito pra fritação. Mas mesmo assim, ele continua sendo um otimo guitarrista, mas nao é nada perto do Ardanuy, Mozart Mello, Frank Solari, etc.

Hocus Pocus
Veterano
# out/06
· votar


Mas não faz nada de especial, não acrescenta em nada e pelo que eu pude perceber no No Gravity é que o cara faz boas harmonias e melodias mas nada que voce diga "putz que musica foda!"

sem contar que é praticamente a mesma coisa que Angra, mas escuta o ultimo album dele o Universo Inverso... nesse sim, o bixo avacalha

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/06
· votar


maykow_torres
Alex_Guitar
- Armandinho (apesar da guitarra não ser o seu instrumento nº 1 mas o cara é "fodônico" também...)
- Robertinho de Recife
- Pepeu Gomes
- Daril Parisi (Banda Platina)
- Wander Taffo
- Mozart Mello
- Sergio Buss
- Frank Solari
- Kiko Loureiro
- Eduardo Ardanuy
-Silas Fernandes
-Airton Mann
-Tomati
-Marcinho Eiras
-Andre Hernandez
-Della Vega



- Faiska
- Toninho Horta
- Heraldo Monte

Acrescento esses 3.

E tiro o Della Vega da lista. Ele não é nada musical, só tem a velocidade.

Mesmo pra um shredder ele fica bem atras em várias técnicas, o lance dele é só aquela palhetada maluca.

O Faiska é o melhor guitarrista de blues rock por aqui, e está no nivel de grandes nomes de fora.

O Heraldo faz musica brasileiro pra gringo se babar todo.

E o Toninho Horta é o Tom Jobim versão guitarrista. O que esse cara entende de harmonização não é brincadeira, esse deixa muito jazzista de ponta gringo com vontade de reaprender a guitarra hehehe

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar


O Faiska é o melhor guitarrista de blues rock por aqui, e está no nivel de grandes nomes de fora.

tem varios guitarristas de blues melhor q ele no brasil, ele eh um guitarra fudidaum pq eh bom em qse todos os estilos...

oq eu penso eh q eu gosto dos caras independentemente de brasileiro ou gringo, soh q os gringos tem mais projeção, aparecem mais e por isso conhecemos mais, citamos mais...

o unico fato realmente triste eh q qndo vaum falar de guitarras brazucas por aki, qse NINGUEM cita o Toninho Horta... isso sim eh triste, os caras ficam em Kiko Loureiro e bla bla bla, naum conhecem uns montros como Marcos Ottaviano, Fernando Noronha, Toninho Horta e os violonistas magicos tipo Guinga, Toquinho, Paulinho Nogueira...

Alex_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


-Tomati
- Faiska
- Toninho Horta
- Heraldo Monte


Putz... como pude me esquecer destes ?
Valeu aí pela lembrança pessoal !!!
\o/

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar



E o Toninho Horta é o Tom Jobim versão guitarrista. O que esse cara entende de harmonização não é brincadeira, esse deixa muito jazzista de ponta gringo com vontade de reaprender a guitarra hehehe


soh lembrando, ele eh o idolo do Pat Metheny..., naum, ele naum eh fã do Pat Metheny!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


maykow_torres

Você é de uma inteligência incrível hein coleguinha?! Não seja um músico humilde não, você vai chegar longe pensando assim. Não liguei humildade com musicalidade e sim ao músico como pessoa.

Primeiro, nunca pedi autógrafo para o Kiko Chuveiro e nem vou pedir pq nunca curti o som do cara, não sou da sua panela. Emo? O que emo tem a ver com o que escrevi? Te ofendi por acaso?

Pra ser original não precisa tocar cavaquinho com distorção. Quem disse isso? Seu pensamento é muito pequeno camarada. Pra ser original basta não copiar descaradamente... ser chupeta de tudo que vem de fora e achar maravilhoso sendo que aqui tem muito músico no mesmo patamar de qualquer gringo.

Ler comentários sem embasamento e sem educação como o seu é que são de doer. Presta atenção nos posts primeiro.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar

Putz, citei só 3... hehehehehe... esqueci vários...

Essa lista sem o Della Vega e o Kiko Chuteira está perfeita.

Temos excelentes músicos no Brasil... infelizmente muitos soam como enlatados chupinhando gringos, senão essa lista seria beeeemmmm maior.

_li3feson_
Veterano
# out/06
· votar


- Armandinho (apesar da guitarra não ser o seu instrumento nº 1 mas o cara é "fodônico" também...)
- Robertinho de Recife
- Pepeu Gomes
- Daril Parisi (Banda Platina)
- Wander Taffo
- Mozart Mello
- Sergio Buss
- Frank Solari
- Kiko Loureiro
- Eduardo Ardanuy
-Silas Fernandes
-Airton Mann
-Tomati
-Marcinho Eiras
-Andre Hernandez
-Della Vega
- Faiska
- Toninho Horta
- Heraldo Monte


Acrescento

Nuno Mindelis
Lancaster
João Castilho
Marcos Ottaviano

Cara pra mim o top junto com Edu eh o Frank Solari e o Marcos Ottaviano, os caras tocam demais......qnto ao Kiko, sem dismerecer ou querer me axar melhor, axo que ele ao vivo perde mto em qualidade em relação ao material de estudio, e pra mim eh um monstro na técnica mas não na musicalida, nisso o Bittencourt por exemplo dah pau nele...

Falta humildade pro Kiko (2)

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


Joe moghrabi

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Hélio Delmiro

luxcax
Veterano
# nov/06
· votar


Corupá

Quando criei este topico, nao quis dizer pra ignorar os gringos, mesmo pq curt demais o vai, zakk, randy, eric johnson, sccott henderson, STEVE RAY VAUGHAN... mas, oq fico meio de cara, é q brasileiro (parece estar no sangue) valoriza muito mais o q vem de fora. Por exemplo, pq brasileiro comemora halloween ?? Pq as musicas mais tocadas nas radios e tvs brasileiras sao gringas ?? Acho esse o unico problema... Brasileiro tem uma musicalidade e swingue natural no sangue, q ninguem consegue copiar.. O maximo q cheguam, é a um "sambinha" q parece uma musica MIDI de tao quadrada q soa... Só q a grande maioria nao sabe aproveitar isso... Um dia perguntei pra um conhecido o q ele achava do Marcinho Eiras.. ele respondeu, "um stanley jordan vagabundo"... queria ver ele tocar dakele jeito, com uma mao só o cara ja é uma bosta (esse meu amigo)...

Agora falando serio... Qual guita no mundo tem tanta expressao, ritmo e feeling como o Ardanuy ?? Sao poukíssimos, ou quase nenhum....
O malmsteen é rapido.. blz... mas ele solta os arpejos com palhetada alternada q o Kiko faz ?? O Kiko pode ser o q for como pessoa.. Mas em parte tecnica (palhetada alternada com salto de cordas, arpejo com alternada, quialteras na velocidade da luz !!), o cara ta absurdo.. Quem chega perto dele nessa parte ?? Só o Petrucci... Falaram mal do Sergio Buss, mas olha a criatividade do cara (se ainda nao ouviram o cd solo dele, ouçam, vale a pena demais), o cd do cara nao é um cd de guitarra.. e sim, um de musica, q parece mais uma trilha sonora de filme de tao criativo...

Nao ignoro e nunca vou ignorar os gringos, bem pelo contrario sou influenciados por muitos.. Mas, os nossos guitas, transpiram muito mais musicalidade.. Isso, usando como exemplo os conhecidos... Pq tem zilhoes ae q ninguem sabe o nome neh...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Guitas Brasileiroes