Guitarra com braço e corpo separados é melho?

    Autor Mensagem
    invokehidden
    Veterano
    # out/06


    Olá a todos!

    Existe alguma relação direta de qualidade entre guitarras 'inteiriças' e guitarras com braço/corpo 'separáveis'?

    Alguma vantagem/desvantagem?

    E timbre? Alguma regra?

    []'s
    Invokehidden

    paulgilbert
    Veterano
    # out/06
    · votar


    vantagem de interiça tem mais sustain, porem ser der algum problema pra arrumar é um custo MUITO maior do que as de braço parafusado

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    invokehidden

    Nem sempre o custo de manutenção é maior. Se a guitarra estiver bem regulada e bem cuidada, você não terá dores de cabeça. Tem mais sustain sim que uma de braço parafusado.

    Gasoline
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    O custo da manutenção é maior sim.
    Se a guitar estiver bem regulada e bem cuidada, provavelmente não precisará de manutenção.
    Agora leva em qualquer luthier para fazer uma regulagem geral e vê se ele não mete no minimo uns 20 reais a mais por ser neckthrough.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Bom dia!!!

    invokehidden
    Existem dois tipos de construção de braços "inteiriços":
    O braço colado onde o corpo da guitarra possui um encaixe para ser fixado. Este sistema dá boa sustentação, mas qualquer erro de angulação no processo de encaixe e colagem do braço compromete a tocabilidade do instrumento. Então é preciso tomar muito cuidado na hora da aquisição.
    O braço neck-thru, especialidade do nosso amigo Fábio Seiji, é um braço integral que vai do headstock até a parte central do corpo, feito de uma única peça ou dividido em longarinas. O resto do corpo é colado nas laterais desta peça. Esta construção vai dar uma maior sustentação ao instrumento e gerar timbres mais encorpados.
    Como desvantagem eu acho que estes braços necessitam de uma maior atenção na escolha do instrumento e na conservação do mesmo pois um empenamento severo do braço só se corrigirá à custa de muito trabalho e dinheiro.
    Valeu!!!

    invokehidden
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Valeu pelas explicações.

    Mas... ambos os métodos de fabricação 'inteiriça' fornecem mais sustain ou apenas o 'neck-thru'?

    É que já estou praticamente comprando uma Gibson Epiphone Explorer com corpo em Korina e inteiriça.

    Pelas explicações que vcs deram isso confirma que pelo o que posso comprar ela será uma aquisição coerente (peso, som brilhante [korina] + sustein+som encorpado [inteiriça]).

    Claro que existem muitas outras variáveis, mas quero errar pouco na hora de comprar.

    []'s
    Invokehidden

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    invokehidden

    sao duas construcoes diferentes, mas nao quer dizer que uma eh melhor que a outra, o braço colado da mais sustain e mais corpo no timbre, ja o braço parafusado deixa o som um pouco mais agudo e ate meio estalado talvez... isso nao quer dizer que vc vai ter um clean ruim com braço inteiriço ou que vc nao consegue bons graves com braço parafusado, varia muito...
    vai de gosto, eu prefiro braço parafusado pois se der algum problema eh mais facil de resolver, sei la, eh bom sempre pensar nesse tipo de coisa hehehe...

    Daniel Jr
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alguém sabe uma guita de corpo interiço por um preço maneiro, ou as guita desse estilo são tudo os olhos da cara...

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/06
    · votar


    As guitas que o Fábio Seiji faz são muuito legais!! neck-thru eh bem legal!! Como disse o rodrigo, eu prefiro braço parafusado pois se der algum problema eh mais facil de resolver, sei la, eh bom sempre pensar nesse tipo de coisa hehehe...

    Rodrigo Yoshida
    E ai cara, já reina a paz no seu lar?!?!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gasoline

    Sim mas do jeito que falam aqui parece que o cara vai ter que vender as calças para fazer a manutenção. A minha LP eu tomo cuidado e nunca me cobraram a mais... depende muito do dono da guitarra tb.

    r2s2
    Veterano
    # out/06 · Editado por: r2s2
    · votar


    Viajei, nem sei quem escreveu isso
    eu prefiro braço parafusado pois se der algum problema eh mais facil de resolver, sei la, eh bom sempre pensar nesse tipo de coisa hehehe...


    Cara, se vc deixar um braço empenar, é pq vc num toca e/ou num regula há muito tempo, ou regulou mal e porcamente.

    Nesses casos realmente vc merece perder o braço da guita, seja colado, aparafusado ou inteiriço.

    Sobre as longarinas, me parece que elas servem pra compor o timbre, pois se o braço fosse de uma só peça o timbre estaria com apenas a característica dessa madeira.

    Outra vantagem de braço inteiriço é o all-access, vc chega em qqer ponto da escala com facilidade. Claro, isso se o braço for bem-feito.

    diwillo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Daniel Jr

    Alguém sabe uma guita de corpo interiço por um preço maneiro, ou as guita desse estilo são tudo os olhos da cara...

    Cort X-TH...em media 2 mil reais e ja vem com EMG´s 81-85

    abraço

    Saitu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    braço parafusado é uma merda pra tocar as casas mais agudas... uma merda mesmo hehe xD

    Gasoline
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    Mas se tu for ver pelo jeito que falam aqui.
    Parece que o braço da guitarra é feito de papel, e que se tocar muito forte, estraga.
    Teve alguem que falou uma vez que estava com receio de trocar os captadores, pq o braço empenaria se ficasse 1hora sem as cordas.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Saitu
    braço parafusado é uma merda pra tocar as casas mais agudas...
    Não acho que tenha muito a ver, pois não é o tipo de braço que determina o acesso às casas mais agudas e sim o tipo de cutway e a presença ou não de rebaixo traseiro, características de construção do corpo e não do braço...
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra com braço e corpo separados é melho?