(G13) ou D6/9!como eu faço descobrir qual modo grego usar nos acordes?

    Autor Mensagem
    pucci
    Veterano
    # out/06


    por ex: um (G13) as notas são: tonica (G) 7m(F) 3M(B) e 13(E)!!é dessa forma que se analise o acorde?e se procura os modos que tenham esses intervalos?qual os intervalos que eu tenho que dar prioridade?a 3 pois ela que caracteriza se é maior oui menor?a 7? qual a forma teoricamente falando que faço pra saber qual modo usar nos acordes?

    outro acorde muito comum é o A5+!!!TEORICAMENTE NESSE SE INCLUI A ESCALA ALTERADA?

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    pucci

    Qual o modo capaz de gerar um acorde com 7a menor, 3a maior e 13a maior?

    Maior com sétima menor ou sétima da dominante: mixolídio.

    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 - todos os intervalos do acorde estão aí.

    Já o D6/9 não implica o uso da sétima, nem da terça e nem da quinta.

    D6/9 --> D, B, E... intrigante.

    naka.88
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Acho que voce se confundiu , D6/9 -> D F# (G) A E

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    naka.88

    Por que?

    pedrobrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Acho que os dois confundiram..
    D6/9 seria D - F# - A - B - E

    pedrobrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    naka.88

    Daonde voce tirou G ?? G é a quarta de D.

    Unknown
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Acho que os dois confundiram..
    D6/9 seria D - F# - A - B - E
    (2)

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    D6/9 seria D - F# - A - B - E(3)

    Curly
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Curly
    · votar


    nada contra a teoria, muito pelo contrário, mas... vc só consegue tocar jazz (por exemplo) se encontrar uma maneira de simplificar o raciocínio, não dá tempo de pensar... o joe pass fazia isso...

    pucci

    quer saber quais notas usar sobre um G13 ou um D6/9 ? Te respondo fácil: são as que estão debaixo dos seus dedos quando vc tocar o acorde !!! é só uma questão de encontrar os caminhos mais bonitos para elas, pergunte ao sr. ouvido que ele sabe !!!

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    Como o Pollaco disse, você aprende teoria para tirar ela da frente e seguir seus ouvidos.

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman

    Como o Pollaco disse, você aprende teoria para tirar ela da frente e seguir seus ouvidos.

    exato, é isso msm !

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    No workshop dele perguntaram que escalas ele usa para improvisar, ele respondeu que não usa escalas, ele usa notas, e se você perguntar o que ele usou no improviso ele não sabe dizer, afinal é improviso.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    Por isso comecei a tocar jazz, você fica livre para deixar sua mão correr na escala da guitarra, deixar a música fluir.

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman

    acho a teoria mto importante para vc entender o q está acontecendo, por que as coisa funcionam e tal... estudei muito mas quando eu tentava aplicar num improviso não funcionava bem, no jazz/bossa os acordes mudam tão rápido que vc fica doido... aí vc tem que simplificar, para o joe pass só existem 3 tipos de acordes: maior, menor e dominante ! então se é diminuto, pra ele é dominante, entende ? com isso ele simplifica as coisas...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Atum Bluesman
    · votar


    Curly
    tem um músico de jazz que resume tudo em triades, não me lembro o nome dele....

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman

    creio que é o pat martino

    pucci
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman
    Curly

    mas é esse o lance!!!to tentando entender!!!pra enteder também o q eu to fazendo!!!!por isso também estou estudando jazz!!!ele te da uma noção gigantesca dos camihos da música!!!eu toco de ouvido!!!mas a cada dia q eu estudo meus fraseados ficam mais elegantes charmosos!!acho q o estudo ajuda e muito e posteriormente quando estiver seguro,ele vai ficando cada vez mais de lado!!mas é importante saber!!!!coisas que eu não entedia por exemplo e q o mixolidio é a mesma coisa de outra escala!!só os intervalos são diferentes!!!mas vc vocÊ fizer como voce disse o polaco de tocar as notas aleatóriamente vai ser puro ouvido!!!se voce por ex:não respeitar a digitação de um mixolidio ou lidio!!e esse amadurecimento musical é muito bacana!!vocÊ consegui unir seu cerebro os seus dedos.....se conseguir fazer isso ta feito.

    pucci
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly

    e o lance de dominar as mudanças de tom também é foda!!!tem músicas que tem acorde pra todo lado e se for pensar um modo pra cada acorde é foda..moro aqui em brasilia em um bicho aqui ele tem 45 anos,que ele tem essa visão de um modo pra cada escala,e tudo com muito bom gosto!e eu perguntei pra ele como ele fazia aquilo e ele respondeu...só a maturidade pode te responder!!!!é foda. O tal farlow por exemplo improvisa não em notas mas usando acordes acho aquela visão sensacional!!!!

    pucci
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeandroPanucci

    nesse acorde com D6/9 a melhor resolução que eu encontrei pra ele foi a escala de A jonio!!!!e no G13 a penta de E!!confere ai só não sei a explicação teorica porquê essa porra de mixolidio lidio frigio ja ta me deixando é doido!!

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    pucci

    cara, seguramente o polaco não toca aleatoriamente, o negócio é que ele já tem tudo ali "nos dedos", não precisa nem pensar a respeito, os caras pegam essa manha é tocando na noite, mpb, jazz, etc, anos a fio... é claro que conhecem também a teoria... veja esse vídeo q eu gravei, eu não pensei muito no que estava fazendo, misturei uma intenção blues com as notas dos acordes mais uns cromatismos para fazer um jazz diferente, vê no que deu:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/146342/

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    Por sua culpa minha próxima guitarra vai ter captação MIDI.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Atum Bluesman
    · votar


    Curly
    É blue Bossa esse Standard né, eu tenho ele aqui \o\

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman

    Por sua culpa minha próxima guitarra vai ter captação MIDI.

    vale a pena sim !!! depois escuta outras gravações de jazz q eu fiz com guitarra midi aqui

    é blue bossa sim

    pucci
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly

    estou trabalhando no momento!!!e aqui no meu trabalho não tem como instalar nada!!por isso não tem o flash "programa q o you to be pede pra rodar os videos" mais daqui a pouco eu vou em um pc que tenha o flash instalado pra ver osa videos!!

    pucci
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly

    mas aê...qual sua relação com a teoria no tocante jazz?pra mim por enquanto ta sendo imprecindivel!!!por isso tava perguntando esse lance do G13 como resolvia!!!tipo quando eu me perco eu recorro a teoria!!assim ela me ajuda no solo!!no mesmo casa de G13!!!eu vou tocando de acordo com o meu sentimento mas quando eu dou uma na trave e eu sei q esse acorde pode ser resolvido num mixolidio eu ja caio nele!!!mais ou menos isso!!

    naka.88
    Veterano
    # out/06 · Editado por: naka.88
    · votar


    Daonde voce tirou G ?? G é a quarta de D.
    pedrobrito

    No meio do raciocinio eu fui pra Dó e depois voltei pra Ré :(!!! eu coloquei a quinta em parenteses pois é quase sempre omitida.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    pucci

    nesse acorde com D6/9 a melhor resolução que eu encontrei pra ele foi a escala de A jonio

    Uma das inversões do modo jônio é o modo lídio, que começa no IVº grau. O IVº grau de A jônio é o D lídio.

    O modo lídio é um modo maior com 7a maior (7M), e se faz diferente do modo Jônio pelo intervalo de 4a. O modo jônio usa 4a justa e o lídio usa 4a aumentada.

    O modo mixolídio também é semelhante ao modo maior jônio e a diferença fica por conta do intervalo de 7a. O modo maior usa 7a maior (7M) e o mixolídio 7a menor (7). O modo mixolídio também é uma inversão do modo jônio e parte do seu Vº grau.

    No caso de Lá jônio, o modo mixolídio está na nota E. Então pra aplicar este modo ao acorde D, você deve usar a inversão do modo jônio, só que 1 tom abaixo de Lá --> Sol jônio, pra gerar o D mixolídio.

    Procure ver os modos como uma inversão da escala maior natural (jônio) e menor natural (eólio).

    O acorde D6/9 é um acorde que por si só não caracteriza um modo específico. Pela cifra sabe-se que ele é maior. Mas não sabemos se ele é jônio, lídio ou mixolídio. O contexto harmônico é quem pode lhe dar uma idéia melhor de qual modo escolher.

    No seu caso você optou por tocar D lídio, inversão da escala de Lá jônio.

    Veja pelos intervalos desta escala se ela não utiliza todos os intevalos deste acorde:

    D lídio --> F, 2(9), 3, #4, 5, 6, 7M, 8

    Você precisa pra formar a tríade de D maior: F, 3, 5

    Você precisa pra montar o D6/9: F, 3, 5, 6, 9

    Lembrando que você pode omitir os intervalos da tríade, substituindo a 3a pela 9a e a 5a pela 6a.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    ... Lembrando que você pode omitir os intervalos da tríade, substituindo a 3a pela 9a e a 5a pela 6a.

    O que pode sugerir uma inversão do acorde Em9/D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (G13) ou D6/9!como eu faço descobrir qual modo grego usar nos acordes?