sequencia de notas

    Autor Mensagem
    glaucomaschio
    Veterano
    # out/06


    e ai pessoal

    bem, queria saber quais são as sequencias de notas.

    ex: se uma musica começa em LÁ (A) ela tem uma sequencia de notas, não tem? vamos supor que começa em A e dai a sequencia dela seja F,G,B por exemplo ... intenderam?

    é que eu tenho que fazer muito improviso na igreja e as vezes aparece umas musicas q agente nao ensaio (por que o momento requere uma musica X) e dai eu consigo saber em que nota que começa, mais dai queria saber a sequencia ... intendem?

    podem me ajudar? valeu ai pessoal

    paulgilbert
    Veterano
    # out/06
    · votar


    cara, nao faz sentido existir uma sequencia pré feita de notas a serem usadas

    ¬¬'

    pr0view
    Veterano
    # out/06
    · votar


    glaucomaschio
    O tom vc ker dizer nao?
    Bom amigo teve ter milhares de topicos sobre isso, e no cifraclub tem como ajudar mas basicamente eh isso:

    tomando o exemplo do A:

    a 7 notas q formam o campo harmonico, sao elas:

    I- 7+ , II- m7 , III- m7, IV- 7+, V- 7, VI- m7 e VII- meio diminuto ( nao sei fazer essa bolinha hehehe)

    sendo A a tonica ficaria assim a suposta sequencia:

    A, Bm, C#m, D, E, F#m e G#meio diminuto

    mas, o A tem em muitos otros tons como por ex. sendo D a tonica e por ai vai, decore o campo harmonico q vai te ajudar a descobrir o tom com rapidez !

    glaucomaschio
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ah, beleza cara

    valeu. era isso mesmo que eu queria saber

    vou dar uma estudada nisso

    abração

    petrick
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pessoal o que glaucomaschio afirmou é verdade uma sequencia é formada por 3 acorde maiores 3 menores e um diminuta esse ultimo é representado pelo simbolo °

    Basicamente os acordes que vem em uma sequência são:
    I IV V
    1° acorde que é a tonica, é o acorde principal, é a que dá o tom da música

    O 4° eo 5° acorde...podemos dizer que ele ajuda ou complementa o 1° acorde.
    esses... são os 3 acorde maiores da sequência
    os 3 menores são as relativas desse acordes maiores
    por exemplo:
    C Am
    F Dm
    A F#m
    e assim por diante...
    eu recomendo pesquisar sobre as relativas

    Em uma sequência pode achar acordes com 7; por exemplo C7
    acordes com 7 são acordes que faz preparação para outro acorde

    exemplo de uma sequência de Dó:
    C Dm Am F G7 Em B°... esse ultimo acorde pode ser substituido por um outro.

    Espero que eu tenha ajudado alguém
    se estiver enrolado ou precisar de mais explicação é so me add no orkut: patrick geandry
    ou me add no msn: pg7spaw@hotmail.com

    The Floyd Rose Lord
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ele ta falando de campo harmonico e quem explica isso vai ter q te saco!!

    The Floyd Rose Lord
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    po agora q eu vi o cara posto isso em 2006!! ele talvez ja tenha a´te morrido.
    petrick
    pra que revive o tópico??

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The Floyd Rose Lord
    Ele assim como você, pode não ter visto a data do tópico....

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Bom dia!!!

    The Floyd Rose Lord
    Além de poder ter passado despercibido pelo nosso camarada petrick o lance da data, a dica que ele deu serviria para aquela data assim como serve pra hoje já que a teoria não mudou.
    Se o autor do tópico morreu ou já aprendeu isso, estou certo que vários leitores que não sabem aprenderão com a dica...
    Ah, só uma outra observação: a sequência é de acordes e não de notas.
    Valeu!!!

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Heheh, mais uma pá. Po, um dia eu aprendo campo harmônico... É chato pra cacete!!!
    Abraço

    Ec1l4nd10
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    galera tô com problema tâmbem de sequencia sei escala decorada e campo harmonico mais num consigo extrair a sequencia dos mesmos já criei uma conta aqui pra aprender e tirar duvidas pq tô aprendo sózinho galera da uma forcinha;

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ec1l4nd10

    Não entendi direito o que vc quis dizer, explica um pouco mais detalhado sua dúvida aí...

    Ec1l4nd10
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Ec1l4nd10
    · votar


    cara é simples falta muito pouco pra mim aprender tô com 4meses aprendendo sózinho e q me falta é aprender as sequencias tipo pego a nota de ouvido ate msm sem o instrumento mais a sequencia fik me faltando

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ec1l4nd10

    O que vc ta querendo dizer é que por exemplo: em uma música vc consegue pegar alguma coisa mas depois não consegue mais o resto?

    Se for isso, não tem segredo, estude bastante nas escalas pois ajuda muito a tirar de ouvido, e o resto irmão, é ouvido mesmo, o principal... Qualquer coisa estamos às ordens :)

    Ec1l4nd10
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    segunite pego a tonica sei os campos harminicos mais num sei q mtreco dá q num consigo achar aquela sequecia q se encaixar certin na musica

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ec1l4nd10

    Acho que entendi, vc está falando em acordes, certo?? Se for, é só vc estudar formação de acordes: T(tônica), 3ª(terça), 5ª(quinta) dependendo do acorde a 7ª(sétima)... O ideal é vc estudar formação de acordes e os intervalos... Por exemplo a formação do acorde de C: T= C, 3ª= E, 5ª= G. Sabendo a escala maior e os intervalos as coisas ficam bem mais fáceis... Qualquer dúvida, continue postando aí, abs

    Ec1l4nd10
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Ec1l4nd10
    · votar


    bom esque a formação de acorde intervalos isso já estudei é tipo tá tocando a musica peguei a tonica e fico atras de achar no campo harmonico e sei lá nenhuma sequencia encaixa hora nenhuma na musica msm metendo inversão setima e nona

    Iwar
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Iwar
    · votar


    Ec1l4ndr10
    cara, primeiro, inversão serve apenas para tocar um acorde a partir de uma das outras notas que o formam sem ser a tônica. Mas esse negócio de qual progressão (este seria o termo certo para o que vc quer falar) de acorde cairia melhor, vc mesmo tem que ouvir e decidir o que lhe agrada mais os ouvidos. e as vezes vc até foge do campo harmônico. Isso rola direto no jazz e no blues, pois costuma ter uma complexidade maior que o rock (não estou generalizando). Por exemplo dois acordes dominantes numa mesma progressão não faz o menor sentido, pois em cada campo harmônico só há um acorde dominante. então vc vê sempre qual nota lhe agrada mais quando adicionada, usando o campo harmônico apenas como uma pequena base. Músicas boas de diferentes estilos para vc aprender e analizar essa "fugida" do tom ou escala:
    -Muse - Plug In Baby
    -Pantera - Walk
    -Dream Theater - Erotomania (Nessa música há uma inversão muito complicada na introdução com o teclado, vale a pena analizar)
    -Tribal Tech - The Big Wave (Esta música é fantástica! vale a pena ser analizada da cabo a rabo!)
    -John Scofield - Animal Farm (O cara começa a música com um intervalo de 2ª menor velho! é o intervalo mais dissonante de todos. E o cara continua a música de uma maneira fenominal!)

    Resumo: nunca fique muito preso à teoria, pois ouvido também conta na formação das músicas ;)

    Ec1l4nd10
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    vlw Iwar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sequencia de notas