Muddy Waters, BB King, Albert King, Buddy Guy & Cia.

    Autor Mensagem
    DiegoR
    Veterano
    # out/06


    Ai galera, essa turma das "antigas" que sao os "pais" do blues ... solam e muito... e muito deles devido as origens pobres... sabiam muito pouco de teoria.....
    e eu me pergunto as vezes.... hoje em dia eu sei digamos 20% daquilo que eu acho que seria ideal pra um musico q desejo me tornar deve saber....

    entao as vezes pego meu violao e começo a solar e fazer melodias e cantar do nada mesmo.... sem se preucupar com harmonia ou campo harmonico... apenas quero soltar meus sentimentos sabe

    muitas vezes fica bom "pro meu ouvido" ... agora gostaria de saber
    sera q essas lendas faziam isso tb? criavam sons como Hoochie Coochie Man, The Thrill Is Gone, etc???


    alguem sabe de algo assim... ou mesmo estando solando de olhos fechados eles sabiam q nota estavam tocando... q campo harmonico estavam fazendo e talz?

    claro q dps de conhecidos mundialmente eles devem ter se aprimorado e estudo ... mas quero saber o feeling mesmo .... pode existir sem teoria... apenas na alma digamos???

    Vaks_On_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    claro q dps de conhecidos mundialmente eles devem ter se aprimorado e estudo ... mas quero saber o feeling mesmo .... pode existir sem teoria... apenas na alma digamos???
    sem teoria o cara nao sola . . . .

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Vaks_On_Guitar
    sola sim, mas teoria ajuda.

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    quem não é gênio tem que estudar o máximo pra compensar...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    Não é bem assim... Se pá o Vai é gênio e tem estudo.

    Vaks_On_Guitar
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Vaks_On_Guitar
    · votar


    Atum Bluesman
    sim kara + ateh pra ele toca 1 escala ele tem q ter um certo nivel de teoria mermu q seja so pra saber pra q server,"nau precisa ser um expert" ateh como o proprio bb king e eric estudaram mt poko

    editei pq tava tosco

    DiegoR
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mas oq seria "mt pouco" digamos???
    pra um cara q quer solar num blues simples tipo BB King e cia. deve saber oq ? varias escalas e tecnica de palhetadas?

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman

    se é gênio e estuda aí é melhor ainda, vira fenomeno... o pai do mozart era o melhor professor de música da europa... se não é gênio (meu caso) o conhecimento de teoria ajuda e muito...

    Vaks_On_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    issu se chama limitaçao, imaginem so bb king,eric clapton eles se limitaram ao estudo e mesmo assim foram genias imaginem se tivessem estudado como o jeff beck estuda

    Curly
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Curly
    · votar


    DiegoR

    não é bem assim não... o BB King conhece sim um pouco de teoria, note os ajustes que ele faz nas notas de acordo com a harmonia... o T-Bone Walker (mestre do BB e maior bluesman q já existiu) conhecia teoria musical e inclusive lia música mto bem...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    \o\

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    vejam o gênio maior do Blues tocando, ele conhecia muito bem teoria musical, senão não conseguiria tocar assim...



    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Todos eles tem um lance que não se aprende estudando.

    Inspiração e transpiração.

    Quer aprender a tocar igualzinho ao B.B King ? não é dificil não, não vai exigir muito conhecimento teorio nem tecnica.

    Mas pra mim é inimaginável atingir o nivel de inspiração dele.

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Todos eles tem um lance que não se aprende estudando.


    acho q isso tem a ver tambem com a história de vida dos caras...

    mão muito lenta
    Veterano
    # out/06
    · votar


    feeling é ótimo... feeling + conhecimento teórico, melhor!
    Mas acho q ñ significa q uma música precise dos dois pra ser boa. Um guitarrista cheio d feeling pode fazer uma música q toque sua alma, e um cara com um alto conhecimento teórico, pode fazer uma música q sirva pra vc descobrir novas harmonias, técnicas, estudar aquela música e desenvolver-se teoricamente... é assim q eu penso!

    thecreamofclapton
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Vaks_On_Guitar
    sem teoria o cara nao sola . . .
    Quem te disse isso?
    Música é arte antes de tudo. mas tb é ciência. Teoria é necessário. Hendrix nada ou pouco sabia de teoria musical. Teoria é importantíssimo. Mas antes a arte no espírito do que a teoria no cérebro.

    thecreamofclapton
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Curly
    Quem é esse no video?

    Vaks_On_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thecreamofclapton
    sim kara como eu disse teoria eh necessario nao precisa saber muito basta entender num to dizendo q se o kara nao tiver teoria "qnd digo isso eu queru falar num saber de porra nenhuma" o kara tem q ter pelo mens um conhecimento sobre a teoria mesmo q seja minimo

    thecreamofclapton
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Que onda! A correia da guitarra ele coloca atravessando na frente...ao contrário...huhuahuahua

    Curly
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thecreamofclapton

    Quem é esse no video?

    T-Bone Walker

    Umberto Maciel
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Só revivendo este tópico, Buddy Guy começou esticando um fio de aço nos fundos de casa e tocando para ver que som saia, ali ele já criava músicas e não tinha teoria nenhum, ele próprio conta isto no DVD que lançou a pouco "Can't Quit the Blues", ta certo que com o tempo vão se aperfeiçoando, mas começaram sem nenhuma teoria. Claro, depois de um tempo, caras como Buddy Guy fizeram turnê com caras como Muddy Waters e ai aprenderam muito com estes mestres.
    Faço aula de blues com o Solon Fishbone, que é um dos ícones do blues brasileiro e sei bem o que significa inspiração, para eu fazer o que ele faz em 5 minutos, preciso de 1 hora e é isto que estes caras tem multiplicado por 10, feeling, alma e sentimento pra coisa por isso conseguem criar músicas como "Feels Like Rain", ou "Sweet Home Chicago", que foi escrito e interpretado pela primeira vez por Robert Johnson em 1936 e eternizada por Buddy Guy e Eric Clapton, em resumo, blues é 90% feeling e 10% técnica e era isso ....

    Stratomania
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DiegoR

    Porisso falo que é necessário estudar música, e não estudar técnicas de guitarra somente.

    Você pode plantar bananeira e fazer two hands ao mesmo tempo, mas se não sair uma música no meio daquelas mil e trezentas notas por segundo, não vai passar de acrobacia no estilo Cirque du Soleil.

    old steel
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DiegoR
    Acho que é nato.Muito nego,no bom sentido já nasceu com o dom.
    Obs: branco é mais difícil
    rsrsrsr

    Stratomania
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    old steel

    Na verdade, o povo do sul dos Est. Unidos era um povo sofrido, principalmente os Negros, que sofriam segregação racial e viviam em sub-empregos.

    Haviam brancos que compartilhavam desse sofrimento, porém os negros sofreram e ainda sofrem muito mais.

    O blues surgiu nas lavouras de algodão, eram chamadas músicas de trabalho, work songs. Cantavam enquanto trabalhavam, com forte influência africana. As letras eram algo como Asa Branca, de Luiz gonzaga: muito sentimento misturado com poesia popular.

    O povo sofria, e a música era a válvula de escape.

    Blues = tristeza

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Muddy Waters, BB King, Albert King, Buddy Guy & Cia.