Stratocaster e Les Paul, qual diferença ?

Autor Mensagem
xXJapones89Xx
Veterano
# out/06


eu keria sabe qual a diferença delas ( Gibson e Fender)

Saitu
Veterano
# out/06
· votar


xXJapones89Xx

as les paul tendem a ter um som mais "fechado" do que as stratos ^^

xXJapones89Xx
Veterano
# out/06
· votar


qual q eh melhor pa distorcao e overdrive ? keria sabe tb qual as vantagens e desvantagens das duas

cidadão
Veterano
# out/06
· votar


Cara...São duas guitas TOTALMENTE DIFERENTES, não há semelhança nenhuma além das 6 cordas.

Dr Stein
Veterano
# out/06
· votar


xXJapones89Xx

A diferença tá aqui!

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


Les Paul

Stratocaster

Acho q dá pra notar bem a diferença das duas né?!

qual q eh melhor pa distorcao e overdrive ?
Não existe melhor ou pior. Vc tem q ouvir as duas e dizer ql vc profere. Só!
Se vc preferir uma vassouca com captadores, essa vai ser a melhor do q qualquer Gibson ou Fender pra vc.

keria sabe tb qual as vantagens e desvantagens das duas

Isso tb depende de vc. OQ é fácil pra mim, pode não ser pra vc. Entende?

Resumindo
É tudo questão de gosto meu caro. Não existe melhor ou pior.
Ql q é melhor? Banana ou maçã?
Questão de gosto não é?
Com guitarra é a mesma coisa.
No mais, como já te falei inúmeras vezes no teu outro tópico, procure na BUSCA do fórum q vc vai achar provavelmente todas as respostas para as suas dúvidas.

FunkGuitar
Veterano
# out/06
· votar


Cara, deve existir vários tópicos falando sobre isso aqui. Eu tenho um conhecimento muito restrito, mas já é alguma coisa pra vc começar a pesquisar.

A strato é mais versátil que a les paul. As les paul são muito usadas pra hard rock (Billy Gibons, Slash, etc.), tem uns loucos que usam pra metal (Zakk Wylde)... alguns punks usam tb. Essencialmente, ela é mais usada pra Rock e blues.

O Hendrix usava uma Strato. Malmsteen, Clapton, Mark Knopfler (Dire Straits) e mais um monte de gente tb usa strato. Aqui em SP tem uma banda de samba-rock chamada Farufyno e o guitarrista usa uma strato.

As strato são muito mais versáteis. Se vc pretende tocar Napalm Death hj e Chico Buarque amanhã, escolha uma Strato.

Se for só a primeira parte mesmo, qq uma das duas serão legais.

Eu tenho uma sg (que têm sistema de ponte fixa, semelhante ao das les paul) e acho uma guitarra legal pra tocar som mais pesado. Mas são 2 humbuckers, o som sempre é pesado. Como gosto de Pantera a Jorge Ben, eu prefiro as Strato.

ToRReSMo
Veterano
# out/06
· votar


les paul é a melhor guitarra que existe...eehuhuehue

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


ToRReSMo
Finder é melhor!!!

richie
Veterano
# out/06
· votar


xXJapones89Xx: As les paul são construídas com a madeira mogno e normalmente tem braço colado, além de terem dois captadores duplos. Essas características dão a ela um som bem cheio (gordo), bem grave, com muito sustain, e por causa dos cpatadores duplos um som pesado. É uma guitarra ideal para o rock e suas vertentes. Eu tenho uma e para tocar rock e hardrock na minha opinião não existe nada igual!!! Já para metal eu não gosto muito.

As Stratocasters são construidas normalmente de maple ou alder (algumas de ash) que são madeiras mais brilhosas que deixam o timbre mais leve, limpo e agudo. A grande vantagem de ter uma strato é a grande variedade de timbres que se pode ter em um instrumento, isso devido a configuração da parte elétrica. Eu adoro esse modelo também, e fica legal pra tocar tudo dependendo de seus captadores. Adoro esse modelo pra tocar um blues-rock, blues, rock n' roll, etc.

São duas guitarras clássicas.

Valeu!!

powerguitar10
Veterano
# out/06
· votar


richie
As les paul são construídas com a madeira mogno

Ja vi de acrilico a mdf!

\o\

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Bom dia!

xXJapones89Xx
eu keria sabe qual a diferença delas ( Gibson e Fender)
São tantas que seria mais fácil tentar listar a semelhança entre elas ou então vc ser mais específico sobre qual característica quer ver comparada.
Valeu!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# out/06
· votar


maykow_torres
se esqueceu das de compensado =/

xXJapones89Xx
Saum guitarras totalmente diferentes. Não que você naum possa tirar um sonzinho limpo legal com uma Lespa ou um som pesadaço fudido com uma strato, depende de vários fatores. Mas no geral, as Lespa, por terem som mais fechado, são indicadas pra rock e afins, que exigem som pesado e talz. Stratos são incrivelmente versáteis, pode-se tocar praticamente qualquer coisa com elas, indo de um tranquilo blues, passando por um reaggae, jazz, rock n'roll, pop rock, hard rock, até heavy metal, thrash metal, death metal, black metal, e o pesadíssimo fucker extreme true heavy metal from hell, estilo que pretendo difundir com alguma jennifer de 12 cordas, com mizona de baixo \m/

richie
Veterano
# out/06
· votar


MayKow-torres: não sei se você leu o que o xXJapones89Xx escreveu: " (gibson e fender), por isso q

richie
Veterano
# out/06
· votar


eu botei a madeira como mogno

richie
Veterano
# out/06
· votar


Eu nunca vi uma gibson de acrilico ou compensado!

xXJapones89Xx
Veterano
# out/06
· votar


richie
calma kra... o maykow_torres deve te se emganado...

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Todas e nenhuma.

Repare que é uma resposta legal e que não diz nada.

richie
Veterano
# out/06
· votar


Quem disse que eu estou nervoso? Eu só não aguento essas brincadeirinhas idiotas... Mas ta tudo blz!!!! Valeu!

Hansen
Veterano
# out/06
· votar


Som de Les Paul? Ouça Led Zeppelin, Guns, o disco No More Tears do Ozzy;

Som de Strato? Ouça SRV, Deep Purple clássico e Sultans of Swing do Dire Straits.

Eu particularmente curto mais a Strato, não só pela varedade de timbres, mas pela pegada, eu me adapto melhor. Já tive Les Paul mas não me adaptei.

Quanto a peso, o Andreas do Sepultura toca em Strato, e o Zakk Wylde toca em Les Paul. O que aconselho é vc definir o som quequer tocar e depois pensar na guitarra, testar ambas pela pegada e conforto, depois ver a opção do modelo escolhido que melhor se encaixa o seu som.

FunkGuitar
Veterano
# out/06 · Editado por: FunkGuitar
· votar


xXJapones89Xx e richie:
Eu nunca vi uma gibson de acrilico ou compensado!

Qdo vc's falam compensado, estão falando de madeira laminada, certo? Olha só um estudo que encontrei de um estudante do CESET da Unicamp:

MADEIRA COMPENSADA
A madeira compensada é produzida a partir da sobreposição de lâminas de madeira, coladas entre si de modo que as fibras sigam orientação opostas (não paralelas). Uma chapa de madeira compensada é composta de um número ímpar de lâminas sendo o mínimo de 3 lâminas.
As lâminas utilizadas na fabricação da madeira compensada são retiradas do tronco, após imersão em água quente, através de uma espécie de torno em folhas e 1 a 6mm. A prensagem é feita a frio ou a quente, com emprego de resinas entre as lâminas sendo produzidas chapas nas espessuras de 6, 9, 12, 18 e 21mm.




Esse texto aqui embaixo eu tirei do site da Gibson, um manual chamado "How to buy an eletric guitar". Segue...

Laminate is not necessarily a bad word in electric guitar construction. If the lamination process is designed to strengthen the wood, then a laminate can be stronger than a single, solid piece. The body of a Gibson ES-335 is a good example; it’s a three-ply laminate with the grain of the middle section running perpendicular to the outer sections for added strength. However, when wood is laminated or spliced in order to save money by using smaller pieces of wood, quality and value fall dramatically. Similarly, when a thin veneer is used for cosmetic purposes instead of a solid piece of wood, the maker is cutting corners and quality falls.

A gibson está mentindo? Sei não....

Já trabalhei em muitas multi-nacionais norte-americanas e posso dizer q os americanos costumam ser muito sérios e têm muito compromisso com a qualidade dos produtos que eles vendem.

E concordo com a gibson...

xXJapones89Xx
Veterano
# out/06 · Editado por: xXJapones89Xx
· votar


eu sou iniciante tem ums aki q viu meu topco antigo e tals.. mas agora to comesano a toca comprei ate uma zoom G2 mas fala verdade n gostei muito ... axo q eu podia espera e compra uma V-Amp2 mas vo fica com a G2 por eqnto ate ter grana pa compra uma bem melhor , eu to temtano toca a musica Sweet child o mine soh q n ta saino um som igual tanto no comeso tamto no fim da musica ( nem vo temta o fim da musica agora soh qn sabe toca bem msm) e eu penso q pode se minha guitarra tb ela eh uma Strato de uma marca chamada Selder(made in china) muito baratinha e meu amp eh ruim tb eu keria sabe se eu comprase uma Les Paul mudaria muito o som e fikase boa pa toca a musica do Guns n' roses sweet rox .Desculpa pelo texto grande

Eric Lance Abbott
Veterano
# out/06
· votar


FunkGuitar

a Gibson citada é acustica
nem conta pra esse tipo de comparação
Les Paul é de mogno
a Gibson de vez em quando lança umas edições limitadas de swamp ash, mas que obviamente não tem o som clássico de uma Les Paul, assim como uma de compensado não teria, muito menos uma de acrílico
quando se fala em Les Paul, não se refere apenas ao formato do corpo, mas à toda a construção (corpo em mogno, braço colado, top arredondado, humbuckers)

zaqueu_grunge
Veterano
# out/06
· votar


xXJapones89Xx
cara, existem várias coisas q influenciam no timbre...
com essa g2 acho q vc jah consegue ons efeitos e pah...
o negocioeh q vc precisa aumenar os graves da guita =)
escolhe os caps do meio, que dah um som mais parecido, e tenta botar um delayzinho e uma distorção com médios altos e agudos e graves mais oumenos, com menos agudos do que graves
eu fazia assim na minha jennifer e ficava parecido /o/

Dr Stein
Veterano
# out/06
· votar


stratocaster e Les Paul qual diferença ?

Tirando a semelhança de que são duas guitarras elétricas, todas.

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Bom dia!!!

xXJapones89Xx
Cara, vou ser chato até porque não tem nada a ver com o tópico, mas eu acho tão ou mais importante que aprender a tocar guitarra, afinal trata-se de comunicação... Dá uma melhorada nesse seu Português que tá ruim demais.
Mas pra que não fique totalmente fora do tópico, vou dar uma sugestão: você pode tocar qualquer música em qualquer guitarra. Acho que nesta fase você deve se preocupar mais em aprender a tocar do que em conseguir um timbre parecido com o do seu ídolo. Quem toca "Sweet Child" numa Les Paul, toca numa Strato...
Valeu!!!

Bog
Veterano
# out/06
· votar


xXJapones89Xx

Meu, eu me lembro de você há alguns dias perdido com relação à pedaleira. Na boa, eu acho que você precisa ainda aprender a regular direito. Se você estiver usando os patches de fábrica ou alguma coisa baixada na Internet, é muito provável que o som esteja ruim mesmo.

Concordo com o Penta_Blues, acho que o teu problema é dominar o equipamento que você possui no momento. Com uma certa compreensão do que você tem agora, fica muito mais fácil de saber depois o que você precisa comprar e o que vai bater com o TEU gosto.

Putz, eu passei mais de 5 anos com uma Tonante!!! :-S

Lousa7
Membro Novato
# jan/19
· votar


Nunca tive uma guitarra e não sei quase nada sobre o assunto, vou comprar uma e olhei numa loja de seminovos, pesquisei e tinha uma Les Paul e outra estrato Aster. O vendedor disse que era imperdível o preço que estava vendendo a Les Paul. Peguei na Les Paul e achei ela meio pesada.Enfim, não sei se compro a Les Paul ou a strato que é mais barata. Podem me ajudar? Toco violão e vou começar com a guitarra...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/19
· votar


Lousa7
Compre a mais barata. Leve a um bom luthier para a imprescindível regulagem geral (junto com cordas novas e de qualidade), e vá estudar e tocar... Simples assim.
Abç

francisco2004
Veterano
# jan/19 · Editado por: francisco2004
· votar


Lousa7
Nunca tive uma guitarra e não sei quase nada sobre o assunto, vou comprar uma e olhei numa loja de seminovos, pesquisei e tinha uma Les Paul e outra estrato Aster. O vendedor disse que era imperdível o preço que estava vendendo a Les Paul. Peguei na Les Paul e achei ela meio pesada.Enfim, não sei se compro a Les Paul ou a strato que é mais barata. Podem me ajudar? Toco violão e vou começar com a guitarra...

Complicado, cara... existem guitarras "estilo" Les Paul e Stratocaster de uns 300 a 30000 reais. Então depende muito. Eu acho que quem é filho de playboy tem que lacrar logo numa guitarra cara. Uma Epiphone Les Paul, por exemplo, é melhor para macaco velho do que para iniciante. O braço de uma Gibson é um doce, os dedos quase tocam sozinhos. Já uma Epiphone requer uma mão mais tarimbada, que sabe tirar som de um instrumento mais rude.

Não quero desmerecer Epiphones, Tagimas, Squiers e mesmo Fenders mexicanas, mas as americanas tem algo que para mim valem mais do que a sonoridade, que é o conforto de tocar. Talvez isso se mostre ainda mais evidente nos modelos atuais, pois há uns dez ou vinte anos a concorrência com a China era muito menor.

Agora, claro, tem gente que tem um orçamento mais apertado, o coroa não tem grana para queimar, aí tem que investir numa guita chinesa de uns 500 mangos. Dá para conseguir coisa boa também. Só acho que aquela conversa "ele só está começando, compre um instrumento barato" é papo furado. Um instrumento de menor qualidade não é nada estimulante, e não digo pelo som, mas pela tocabilidade.

Se está com orçamento meio apertado, pegue uma Tagima 635 da vida (ou a versão "estilo" Telecaster) e comece por aí. Não queimaria quase 3000 numa Epiphone que, embora tenha um som muito bom, não vai ser tão prazerosa no tocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Stratocaster e Les Paul, qual diferença ?