Dúvida sobre tensor

    Autor Mensagem
    leandro_standart
    Veterano
    # set/06


    Quando coloca um encordamento de tensão menor na guitarra (ex: de 0.10 pra 0.09), a tendencia do braço é se curvar pra frente (deixando a ação das cordas baixa) ou pra trás (deixando a ação alta), e qual sentido devo girar o tensor pro braço ir pra frente ou pra trás ? valeu desde já.

    Halludryehl
    Veterano
    # set/06
    · votar


    se vc diminui de 0.10 pra 0.09 a diferença é pequena, mas enfim, diminuindo, seu braço vai fazer a mesma "força" pra segurar cordas mais fracas. ou seja, ele vai pra trás.

    leandro_standart
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tem certeza cara ? eu imaginei o contrário, o braço tendendo a ficar mais convexo. Tipo, eu sei que a madeira suporta legal essa mudança pequena de tensão, ainda mais no meu caso que é uma les paul, mas é que no caso eu notei que o braço da guitarra ta bem reto, chegando a estar um pouco convexo (deixando as cordas com ação baixa), e eu tava querendo voltar pra tensão 0.9 pois não me acostumei com a 0.10. Dai to querendo mexer no tensor só dps que voltar pra tensão, mas ai fiquei na dúvida se esta troca pode já corrigir o problema da curvatura (que tá bem leve convexo) ou então piorar mais a curvatura, tendo eu que interferir no tensor.. é isso, ajuda ae !

    Drifter
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Drifter
    · votar


    Tipo, eu sei que a madeira suporta legal essa mudança pequena de tensão, ainda mais no meu caso que é uma les paul

    Rapaz, pergunte lá pro Bertola/Seiji que eles te tiram essa dúvida melhor para você. Tbm tenho uma Les Paul e sei como é...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/p65

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Assim... imagina sua guitarra deitada do no chão, com as cordas viradas pra cima. Elas exercem uma tensão X no braço, puxando-o "pra cima". O tensor, por sua vez, exerce essa tensão X no braço, puxando-o pra baixo. Dessa forma, ele fica em equilíbrio. Se vc diminui o calibre das cordas, a tensão exercida por elas passa a ser menor que a exercida pelo tensor. Então, a tendência do braço seria entortar para o lado mais forte. No caso, o do tensor, "pra baixo".

    A diferença é muito pequena e a madeira sustenta isso uma boa. Mas, se vc acha que já está com algum problema de regulagem, vale mais a pena levar num luthier para uma revisão.

    Ah! Um conselho... .009 é muito leve pra Les Paul, cara! :)

    nobre
    Veterano
    # set/06
    · votar


    leandro_standart
    se vc ja tem a impressão do braço estar "reto" demais, diminuir a tensão pra 0.009 vai piorar a situação pois como foi dito no tópico, a resistência exercida pelas cordas vai ser menor e o tensor vai forçar o braço pra tras (convexo), o que provavelmente vai ocasionar trastejamentos. Pra corrigir isso voce tem que "afrouxar" o tensor, girando-o no sentido anti-horario. Não tem tanto segredo quanto as pessoas pensam, basta ir com cuidado, aos poucos vendo o resultado, e se sentir resistência pra girar, não force. Podes fazer o ajuste assim que retirar as cordas velhas... Dá uma limpeza na escala, gira 1/4 de volta e instala as cordas novas pra ver como está. Se precisar de mais ajustes só afrouxar um pouco as cordas e girar um pouco mais

    leandro_standart
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Beleza galera vlw pela ajuda ! vou fazer isso sim nobre, era exatamente como eu tava imaginando proceder, só queria ter certeza de q tava certo, abraço a todos !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre tensor