Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
HSTON
Veterano
# mar/07
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Alguem pode me ajudar a respeito de guitarra base sendo aplicada no Rock com distorção pois ñ posso usar os acordes normais do violão, alguem me dá uma diga de apostila ou método... etc.
Valeu mesmo

Mega
Veterano
# mar/07
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guitar base com distorção é meio doida... é mais negócio fazer um power chord, que seria um acorde sem terça, normalmente feito nas cordas superiores (com baixo em E ou A). Mas esse não é bem o tópico pra estar se discutindo isso... :P

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
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Bom dia!!!

HSTON
Concordo com o nosso camarada Mega em ambos os aspectos.
Aqui não é bem o local pra discutir esse assunto. O uso dos Power Chord é bem interessante e já tive oportunidade de postar algo sobre isso em tópicos cujo título faz referência a Power Chords. Dá uma procurada na Busca.
Valeu!!!

Space Ace
Veterano
# mar/07
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caralhoq topico foda, pq nao ta em stick?

Space Ace
Veterano
# mar/07
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ih ta em stick sim hehehe malz ae

jessi
Veterano
# mar/07
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la vou eu postar outra duvida de novo. rsrsrsrsrs....
bom tava com uma duvida aki, serah o "^" eh a msm coisa q o "~" eh vibrato tbm, soh q muda o simbolo?
se alguem puder me ajudar eu agradeceria muito, muito, muito!
Vlw!!!!

laerguitar
Veterano
# mar/07 · Editado por: laerguitar
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jessi

isso ai eh um tipo de olhinho true ó?

^^ ~~
zuera.. =P

axo q o "^" eh palhetada pra cima e o "~" eh o vibrato \o\
axo q eh isso. rsrs..

jessi
Veterano
# mar/07
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laerguitar
isso ai eh um tipo de olhinho true ó?

ta gostando de zuar comigo hj neh?
rsrsrsrs.....

axo q o "^" eh palhetada pra cima e o "~" eh o vibrato \o\
axo q eh isso. rsrs..

hum...... se vc tiver certo msm, eu to tocando uma musica aki errada, o raiva.rsrsrsrs......
+ Vlwzão!!!

laerguitar
Veterano
# mar/07
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jessi

hauhauhauhauhua

num ta errado c vc tive palhetando pra baixo em um lugar q ta indicando q eh pra cima na tab.. c vc axa melhor palheta pra baixo, intaun palhete \o\ ahuauah

+ Vlwzão!!!
de nadao \m/ ^^

Luiz Rhoads
Veterano
# abr/07
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Para Penta Blues
A improvisação sobre os modos gregos então, irá depender da análise dos acordes que irão compor a harmonia da música,certo?

Ex. uma harmonia em dó maior por exemplo C Dm G
Poderei usar fora o C jonio, D dórico, etc..., quais outros modos? Como terei de analisar os outros acordes para saber o modo correto a ser utilizado e quando não poderei usar determinado modo?

Suponhamos que apareça um Db que seria a 2ª menor de C maior que é uma nota caracteristica do modo Frígio, seria uma caso para usar o C Frígio quando essa nota característica aparecesse?

Esse raciocínio de utlizar os modos caso suas notas características apareçam está certo?

Penta_Blues
Moderador
# abr/07
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Boa noite!!!

Luiz Rhoads
A improvisação sobre os modos gregos então, irá depender da análise dos acordes que irão compor a harmonia da música,certo?
Correto! Eu só diria nesta frase "a improvisação com os Modos..." e não sobre os Modos, mas a idéia está certa.

Poderei usar fora o C jonio, D dórico, etc..., quais outros modos?
Gosto de dizer, e sempre que posso, repetir que poder vc pode qualquer coisa, pois em música na minha opinião não existe certo ou errado já que tudo depende da sua intenção e no que vc pretende passar ao ouvinte através de sua música e, portanto, devemos considerar que existe o ideal, o desejável ou o menos ideal ou indesejável.

Como terei de analisar os outros acordes para saber o modo correto a ser utilizado e quando não poderei usar determinado modo?
Bem, considerando o que foi dito acima, vc deve analizar cada acorde como se fosse independente para então encontrar os Modos que possam montar o acorde analisado, ou seja, aqueles Modos que possuam as notas que formam este acorde. O que não seria ideal é utilizar Modos com notas que "choquem" o acorde. Veja que a nota "diferente" de cada Modo é que dá a característica do Modo, ou sua Modalidade, mas não é esta nota que choca já que ela dá o "tempero" que caracteriza o Modo. O que choca é usar, por exemplo, um Modo que possua a nota Eb em cima do acorde de C, já que esta nota se chocará com a nota E formadora do acorde em questão.

Suponhamos que apareça um Db que seria a 2ª menor de C maior que é uma nota caracteristica do modo Frígio, seria uma caso para usar o C Frígio quando essa nota característica aparecesse?
Cara, o acorde de Db não faz parte do Campo Harmônico de C e usar C Frígio em cima deste acorde causará aquele choque que lhe falei, a não ser que seja intencional, pois as notas que formam Db são Db F e G# e C Frígio vai apresentar um E "trombando" com este F.

Esse raciocínio de utlizar os modos caso suas notas características apareçam está certo?
Sim, o raciocício está correto, afinal é justamente a nota caractrística que indicará que Modo está sendo usado, mas está incompleto pois além disso, vc deve considerar em que Modos o Acorde analisado está presente.

Valeu!!!

TomVieira
Veterano
# abr/07
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olá
sou novissimo neste forum, dei uma lida nos topicos passados e agora gostaria de participar na medida do possivel.
sei toca de "ouvido" apredi assim e por enquanto vou vivendo assim, pego teoria de um de outro mas o meu forte mesmo eo ouvido se toca uma busina eu sei que nota é.
desde ja antecipo meus agradecimentos referente aos topicos passado.

Penta_Blues
Moderador
# abr/07
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Bom dia!!!

TomVieira
Seja muito bem vindo, meu camarada!
Vamos dividir experiências e tenho certeza que vc nos ensinará muito com suas contribuições.
Valeu!!!

slash-tulio
Veterano
# abr/07
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alexdiffer
semiton e a medida de uma nota pra outra ou sja de C para D tem 1 tom entendeu . (C-C#-D)
ST ST

leandro rodrigues
Veterano
# abr/07
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slash-tulio
semiton e a medida de uma nota pra outra ou sja de C para D tem 1 tom entendeu . (C-C#-D)
ST ST


Semi tom é uma coisa, tom é outra coisa

Semi tom= C+C#= Semi tom

Tom= C= 1 tom= C+D


semiton e a medida de uma nota pra outra ou sja de C para D

Tá errado

Semitom é a medida de uma nota pra outra ou seja de C para D?

Se for isso tá errado

Racso
Veterano
# abr/07
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leandro rodrigues
Ele disse que de C para D tem 2 semitons (ST ST)

slash-tulio
Veterano
# abr/07
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alexdiffer
ta dificil em amigo se so ta atrapalhando falando abobrinha

slash-tulio
Veterano
# abr/07
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leandro rodrigues
se que discuti isso comigo q to fazendo faculdade de musica em campinas é é dificil um acha q é melhor do q o outro.o TOM FAZ PARTE DE INTERVALOS OU SEJA PARTE TAMBEM DE SEMITON O TOM É A MEDIDA INTEIRA DE UMA NOTA A OUTRA .SO Q O SEMITOM Q É O CONECIDO POR VCS entao se umdia vc tive esperinecia ou um professorzinho de arake te ensinando bosta é pq vcs dois nao sabem nada

Penta_Blues
Moderador
# abr/07
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Boa tarde!!!

slash-tulio

que discuti ?!
em campinas ?!
do q o outro.o TOM ?!
É O CONECIDO ?!
vc tive esperinecia ?!

q to fazendo faculdade
Pra quem está fazendo faculdade, seu idioma está bem aquém do aceitável. Mesmo que se esteja falando em "internetês"...
O vestibular que vc prestou não tinha a matéria "Língua Portuguesa" não?!
Quanto aos seus conhecimentos musicais, me parece que eles se encontram no mesmo nível que o seu Português. Acredito que seja por conta do pouco tempo que vc frequenta a faculdade.
A definição "O TOM É A MEDIDA INTEIRA DE UMA NOTA A OUTRA" está no mínimo incompleta, pois esta deveria estar complementada pelo tipo de instrumento que é considerado, se este instrumento é "temperado" ou não, pela Escala utilizada ou se o termo Tom está sendo utilizado para definir intervalo ou nota (neste caso ele seria sinônimo de Tonalidade).

Valeu!!!

Tamuriano
Veterano
# abr/07
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Cara... Curti este tópico!

É bastante útil para quem está começando e não tem tempo para pegar uma apostila de 160 páginas... Valew galera!

Gosto de ver o pessoal guitarrista se ajudando assim!

Fiquem todos na paz!

\o/

leandro rodrigues
Veterano
# abr/07
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Racso
Ele disse que de C para D tem 2 semitons (ST ST)

Não disse não


de C para D tem 1 tom entendeu Ele disse isso

Quem está certo?

Mega
Veterano
# abr/07
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leandro rodrigues
os dois estão certos.

2 semitons = 1 tom.

C +semitom = C#
C# +semitom = D

da mesma forma que

C +tom = D

;)

Mega
Veterano
# abr/07
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Bem, esta pergunta vai para o Penta_Blues ou para quem for habilitado a responder: Que músicas de blues (claro, óbvio, evidente, blues é tudo, uhaeiuehaiuhae) vc poderia me indicar pra tocar, considerando níveis de dificuldade, desde fácil até difícil e de preferência, que não mude a afinação da guitarra, porque eu não quero ter que ficar modificando a afinação da minha única guitarrinha. Faço essa pergunta aqui porque apesar de ser muito fã do blues, eu tenho pouca afinidade quando o negócio é tocar blues. :P

Penta_Blues
Moderador
# abr/07
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Boa tarde!!!

Mega
Bem, esta pergunta vai para o Penta_Blues ou para quem for habilitado a responder:
Bom, meu camarada, pra descontrair um pouquinho, ou vc me deu um tremendo elogio (o que agradeço imensamente) pelo destaque, ou me sacaneou legal me colocando de fora dos "habilitados a responder"...rsrsrsrs
Cara, agora falando mais sério...
Eu acho BB King uma tremenda "escola" de Blues e, portanto, seria minha primeira sugestão pra vc.
Uma outra dica, na verdade uma opinião pessoal, é que este lance de nível de dificuldade é extremamente complicado quando o assunto é Blues, pois o gênero se caracteriza pela simplicidade nos arranjos e, em contrapartida, pela complexidade na interpretação. Um exemplo disso é Robert Johnson; som simples mas uma forma de tocar absurdamente complexa.
Outro ponto interessante é que devido às inúmeras vertentes do Blues, fica difícil pra mim que sou fã do gênero indicar apenas um caminho pra vc. Ouça muito, observe muito (BB King, Freddie King, Albert King, Albert Collins, Muddy Waters, Buddy Guy, Eric Clapton, SRV) disseca a técnica dos caras, mas acima de tudo "feel the Blues".
Tecnicamente, execute e aperfeiçoe muito seus Bends, Slides e Vibratos. Além disso, pratique bastante os 05 modelos de Penta-Blues e abuse da mistura de Maior e Menor durante seus improvisos (BB King é especialista nisso).
Acho que já tá legal pra começar, não é não?!...rs
Valeu!!!

Mega
Veterano
# abr/07
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Penta_Blues
Vc está habilitado sim, don't worry e obrigado, eu só queria que vc me falasse um pouco desses 5 modelos de penta-blues, porque eu sei formar o menor e maior, os cinco modelos fariam uma referência à aplicação ou ao shape?

Penta_Blues
Moderador
# abr/07 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

Mega
Os modelos fazem referência à sua aplicação e variam de acordo com a localização da tônica. A forma com que se apresentam os modelos permite na minha opinião uma maneira bem simples de passar da Maior para a Menor.
Vamos ver se eu consigo me fazer entender sem usar Tab... Vamos tentar assim:
O primeiro número do esquema abaixo se refere à corda, o segundo número ao traste e, quando estes estiverem entre parênteses serão a tônica.
Primeiro Modelo: (6/3), 6/6, 5/3, 5/4, 5/5, 4/3, 4/5, 3/3, 3/5, 3/6, 2/3, 2/6, 1/3, 1/6. Para este exemplo a Tonalidade da Escala está em G, pois a sexta corda no terceiro traste (6/3) é justamente Sol. Vc pode transportar todos os modelos para qualquer traste e a tônica será sempre aquela por onde vc começar a escala (a nota entre parênteses) Assim, caso vc queira este modelo na tonalidade de A, basta subir o mesmo dois trastes. Ficará então (6/5), 6/8, 5/5, 5/6, 5/7, 4/5, e assim por diante. Como vc pode obter qualquer tonalidade ao longo do braço, não se prenda aos trastes que colocarei aqui para esquematizar os outros modelos de Penta-Blues, pois não estarão todos na mesma tonalidade. O objetivo é que vc identifique os shapes de cada modelo.
Segundo Modelo: 6/2, 6/4, 6/5, 5/1, 5/4, (4/1), 4/4, 3/1, 3/2, 3/3, 2/2, 2/4, 1/2, 1/4, 1/5
Terceiro Modelo: 6/2, 6/3, 6/4, 5/2, (5/4), 4/2, 4/4, 4/5, 3/1, 3/4, 2/2, 2/5, 1/2, 1/3, 1/4
Quarto Modelo: 6/2, 6/5, (5/2), 5/5, 4/2, 4/3, 4/4, 3/2, 3/4, 2/3, 2/5, 2/6, 1/2, 1/5
Quinto Modelo: 6/2, (6/4), 5/2, 5/4, 5/5, 4/1, 4/4, 3/1, 3/4, 2/2, 2/3, 2/4, 1/2, 1/4
Para exercícios de digitação, vc deverá iniciar e terminar a sequências de notas pela tônica assinalada (porque ao longo do shape vc encontrará mais tônicas só que oitavadas).
Para o primeiro modelo, comece pela corda 6, desça atá a corda 1 e depois volte para a corda 6, assim vc tocará a tônica assinalada duas vezes.
Para os demais modelos acontecerá uma coisa interessante: vc tocará a tônica três vezes. Por exemplo no segundo modelo, comece pela corda 4, desça até a corda 1, suba até a corda 6 (nessa hora vc tocará a tônica assinalada pela segunda vez mas não vai parar nela, pois continuará até a corda 6) e finalmente desça até a corda 4 onde vc tocará pela terceira vez a tônica assinalada e terminará o exercício.
Agora, vem o interessante destes modelos. Para vc passar de Maior para Menor, basta escolher um modelo qualquer e considerá-lo Maior; a Menor será sempre o modelo seguinte. Ou seja, se vc determinou o primeiro modelo como sendo Maior, seu modelo menor será o segundo. Agora se vc escolher o quinto modelo como sendo Maior, seu Menor será o primeiro modelo. Bacana né?
Faça o teste e veja que além de facilitar o "passeio" por Pentas-Blues Maiores e Menores, este tipo de exercício melhora muito a visualização de notas ao longo da escala.
Valeu!!!

Mega
Veterano
# abr/07
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Penta_Blues
Saquei, só não pego o instrumento agora porque to descansando, to tentando fixar uma partezinha inicial de Texas Flood do SRV, mas preciso da agilidade pra chegar lá, agilidade nos exercícios eu já tenho, mas é como comentei num tópico daqui, exercitar e adquirir agilidade num exercício é só uma maneira de catalisar para o que realmente interessa: fazer um som ;P
Enfim, valeu mesmo! Acho que vai demorar muito pra eu aparecer com uma nova dúvida, então vou deixar de te encher iueahiauehiuah

mmarcao
Veterano
# mai/07 · Editado por: mmarcao
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Penta_Blues
Ei, cara;
essa sua explicação sobre pentas me fez "descobrir" o fio-da-meada que faltava! Ajudou bastante. Valeu!!!
Tem muitos "feras" por aqui!
Abração, cara!

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
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Bom dia!!!

mmarcao
Cara, fico muito satisfeito em saber que a explicação lhe foi útil, pois indica que o conhecimento cumpriu sua tarefa de esclarecer e se perpetuar.
Treine bastante e passe adiante o que vc sabe, assim todos nós seremos beneficiados!
Valeu!!!

mmarcao
Veterano
# mai/07
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Penta_Blues
Valeu pela força, cara!
Podexá que naquilo que eu puder, sempre ajudo; mais uma lição que aprendi com voces por aqui!
Abração!

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