Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa noite!!!

_FrEd_
É verdade! O que tenho visto muito ultimamente é que a garotada se impressiona com "fritação" e acha que isso é o máximo para um guitarrista. Em consequência praticam desesperadamente Escalas e mais Escalas como se a guitarra fosse um instrumento de velocidade.
Nada contra. Sempre falei que velocidade é uma técnica que merece ser praticada tanto quanto todas as outras disponíveis para a guitarra.
Na maioria das vezes a pergunta gira em torno de "Como devo aplicar tal Modo" o que complica o entendimento do emprego dos Modos porque na verdade se deve analizar a Harmonia para resolver que Modo aplicar.
Não se cria uma Harmonia para se encaixar num solo. É exatamente o contrário. Mais ou menos como se construir uma casa começando pelo telhado...rs
Valeu!!!

overdrive201
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues


Não se cria uma Harmonia para se encaixar num solo. É exatamente o contrário. Mais ou menos como se construir uma casa começando pelo telhado...rs


Valeu pela dica broder, é uma novidade pra mim, sempre pensei o contrário.

Abraço

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

overdrive201
Fico contente por ter proporcionado a vc um outro ponto de vista sobre o assunto. Tomara que lhe seja útil!
Valeu!!!

overdrive201
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

boa tarde!

esse tópico tá sendo um dos mais úteis pra mim, se não o mais, eu tenho ele impresso em forma de apostila, ajuda pra caramba!

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Valew cara, vc me tirou a duvida hehe.. eu pensava assim mas depois de fazer algumas perguntas acabei me confundindo hehe... resumindo então... em cima de um acorde C, você só pode tocar modos C, certo ?? por exemplo, tocar A eólio em cima do acorde C, é errado dizer que está tocando A eólio, mas sim que está tocando C jonico, certo ?? ou seja... é uma espécie de relação da escala com o acorde/progressao, como eu tinha falado hehe...

Sendo assim, dentro de C (maior, menor, o que for), vc tem 7 modos pra aplicar, mas só os de C, C jonico, C dorico, C frigio... isso ?? (claro que dependendo do acorde, se for maior ou menor, vc vai ter que usar os modos correspondentes, que nem vc flw que em C maior usa-se Jonico, Lidio e Mixolidio, né)..

Se for isso entendi hehe :)

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

_bogus_
Quase isso...rsrs
Gosto sempre de falar isso, e faço questão de repetir: Em música não existe o "certo" ou o "errado". De acordo com a sua intenção, existe o ideal, o mais interessante ou o menos interessante...

resumindo então... em cima de um acorde C, você só pode tocar modos C, certo ??
Nem todos. Somente aqueles que possuírem as notas que formam o acorde considerado.

por exemplo, tocar A eólio em cima do acorde C, é errado dizer que está tocando A eólio, mas sim que está tocando C jonico, certo ??
Correto! Apesar de serem as mesmas notas, o mais correto (academicamente falando) é dizer que se está usando um C Jônio, mas na prática (sonoricamente falando) vc está tocando C Jonio, D Dório, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio e B Lócrio, porque na prática são todos Modos formados pelas mesmas notas.

ou seja... é uma espécie de relação da escala com o acorde/progressao, como eu tinha falado hehe...
Sim. Os Modos só têm razão de ser quando vc estabelece esta relação.

Sendo assim, dentro de C (maior, menor, o que for), vc tem 7 modos pra aplicar, mas só os de C, C jonico, C dorico, C frigio... isso ?? (claro que dependendo do acorde, se for maior ou menor, vc vai ter que usar os modos correspondentes
Exatamente!. Porque, apesar de terem a mesma tônica, são Modos que se encontram em Tonalidades diferentes e, portanto, possuem notas diferentes. Justamente estas notas diferentes é que vão caracterizar o Modo que está sendo utilizado em determinado momento do improviso.

Experimente o seguinte:
Num acorde de C (Dó Maior) toque o Modo C Jônio.
Em seguida, use um acorde de Am (Lá Menor) e toque A Eólio.
Perceba que são as mesmas notas presentes nos dois Modos, mas me diz depois se a impressão foi toda outra...

Num acorde de C (Dó Maior) toque o Modo C Jônio.
Em seguida, use o mesmo acorde pra tocar A Eólio.
Perceberá diferença? Acredito que não porque apesar de serem Modos "diferentes" (Jônio e Eólio) fazem parte da mesma tonalidade (C) possuindo portanto as mesmas notas. Aos ouvidos não haverá diferença.

Por último, num acorde de C (Dó Maior) toque o Modo C Jônio.
Em seguida, use o mesmo acorde pra tocar C Lídio.
Perceberá diferença? Agora sim, porque, ao contrário do exemplo anterior Modos (Jonio e Lídio) e Tonalidades (C e G) são diferentes. Por isso soarão diferentes.

Valeu!!!

tanyweb
Veterano
# fev/07 · Editado por: Moderador
· votar


ae

metodos


EDIT DA MODERAÇÃO: Esta suspenso por desvirtuar e divulgar outros sites no nosso fórum. LEIA AS REGRAS.

leandro rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar


tanyweb


KAKAKAKAKAKAKA... conta outra né? O criador desse tópico deu o maior exemplo de conhecimentos e postou quase tudão que é necessário e útil para um músico no mínimo querer aprender, e vc vem com esse link que está vendendo TEORIA?

Esse link é obrigatório para que, se interessou, colocar nos FAVORITOS, ou gravar num CD.

Parabéns para o criador desse excelente tópico.

Os tópicos do Panucci, eu tbém tenho todos gravados em CDs

alexdiffer
Veterano
# fev/07
· votar


leandro rodrigues
Valeu cara sempre que eu puder colocarei mais material

agora tem mais um artigo escrito que ta no meu site

www.alexdiffer.cjb.net (e eh di gratis hehehe)

num reparem no designe do site pq eu sou guitarrista meia boka mais sou neh e nao webdesigner e num reparem nos mp3 pq eu num sou nenhum steve vai hehe

vleu

alexdiffer
Veterano
# fev/07
· votar


tanyweb
Cara eu num posso dizer se seu metodo eh o melhor ou o pior...mas posso te dizer uma coisa nao leve a mal mais vi que vc eh um membro novato ok entao em primeiro lugar te desejo boas vindas ateh pq eu ainda nao o conhecia...e em segundo lugar acho que eh contra as regras do site a venda de materiais...e em terceiro pesso desculpas por qualquer palavra que possa vir a ofender sua pessoa ok!!!!


falow abracos

leandro rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar


alexdiffer
Valeu cara sempre que eu puder colocarei mais material

Já estou esperando mais coisa nova

Abração

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07
· votar


Por último, num acorde de C (Dó Maior) toque o Modo C Jônio.
Em seguida, use o mesmo acorde pra tocar C Lídio.
Perceberá diferença? Agora sim, porque, ao contrário do exemplo anterior Modos (Jonio e Lídio) e Tonalidades (C e G) são diferentes. Por isso soarão diferentes.



Lembro-me qdo eu tava estudando os modos gregos, eu confundia isso.

Eu achava que, assim como o C jonio começa com a tonica em C, os outros tb tipo C mixolidio, C lidio e por ai afora, mas depois saquei o esquema.

Primeiro vejo se o acorde é maior ou menor para saber qual modo posso usar

Se for maior: Jonio, lidio, mixolidio
Se for menor: dorico, frigio, eolio, locrio



levando em consideraçao:
graus / modos
1 jonio (alegre)
2 dorico (country)
3 frigio (heavy-metal)
4 lidio (suave)
5 mixolidio (triste)
6 eolio (uso geral)
7 locrio (exotico)

Supondo que eu tenho o acorde A e quero fazer um solo em cima dele.

entao tenho as seguintes opçoes: jonio, lidio e mixolidio (pq é um acorde maior)

Quero fazer um solo alegre de inicio, entao, o modo caracteristtico para isso é o jonio, entao eu procuro nos C.H. onde esta o acorde C logo no 1º grau (pq jonio é o 1º grau na tabela dos modos gregos), é o C.H. de C (claro hehe)

Entao é so usar o modo jonio com a tonica em C, e pronto.


Agora quero um solo triste.
Novamente procuro nos C.H. onde esta o acorde C no 5º grau, que no caso é o C.H. de F, sendo assim eu faço um solo usando o modo mixolidio com a tonica em F.


e assim vai indo...

sempre fiz assim e deu certo.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Junior GuitarSP
É uma forma de se raciocinar com os Modos Gregos. Se vc consegue se entender com este método, tá tranquilo.
Só acho que vc confundiu os termos usando o modo mixolidio com a tonica em F com Modo Mixolídio na tonalidade de F.


Para o acorde de A (Lá Maior) está correto o uso dos Modos Jônio, Lídio e Mixolídio, mas as Tonalidades estarão em A, E e D respectivamente, pois estes CH é que possuem o acorde de A (Lá Maior).
Na minha opinião, não é interessante usar o modo jonio com a tonica em C, como vc disse, porque este Modo possui uma nota C que se chocará com a nota C# que compõe o acorde de A (Lá Maior), a não ser que pra este Modo vc esteja sobre um acorde de Am (Lá Menor).

Eu achava que, assim como o C jonio começa com a tonica em C, os outros tb tipo C mixolidio, C lidio e por ai afora, mas depois saquei o esquema.
Mas este é justamente o esquema...rs
Só que cada um deles se encontra numa tonalidade diferente.
Veja, construir os Modos Gregos numa tonalidade é uma coisa. Usá-los é outra completamente diferente.

Valeu!!!

Junior GuitarSP
Veterano
# fev/07
· votar


PentaBlues

entendi.

em se tratando de modos, agora me bateu uma curiosidade aqui, veja so se vcs conseguem entender...

seguindo essa teoria que foi passada aqui mesmo nesse topico:

Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E
Lídio= F G A B C D E F
Mixolídio= G A B C D E F G
Eólio= A B C D E F G A
Lócrio= B C D E F G A B


eu posso criar novos acordes por exemplo com a escala dorico, ou frigio na tonalidade de C??

por exemplo os acordes de dorico em C: Cm, Dm, D#, F, Gm, Am/-5, A#


existe isso??

Eu vi isso em um site onde o cara dizia estar tocando uma musica no modo dorico e utilizou as progressoes: Cm, Gm, F, A#

Esses acordes ele criou do mesmo modo que se cria os acordes, so que ele usou a escala dorico em C

isso é correto?

.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Junior GuitarSP

Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E ...

Vamos melhorar um pouquinho este raciocínio.
O que vc fez acima está correto, mas falta acrescentar a nota ao Modo porque em todas as tonalidade vc terá o Modo Dório, o Frígio, o Lídio, etc.
Então, complementando:
a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
D Dórico= D E F G A B C D
E Frígio= E F G A B C D E
F Lídio= F G A B C D E F
G Mixolídio= G A B C D E F G
A Eólio= A B C D E F G A
B Lócrio= B C D E F G A B

Se vc partir de D Jônio (D E F# G A B C#), terá:
E Dório= E F# G A B C# D E
F# Frígio= F# G A B C# D E F#
G Lídio= G A B C# D E F# G
E assim por diante em todas as tonalidades. Daí existir C Jônio, C Dório, C Frígio, etc., pois cada Nota possui um Modo diferente em cada tonalidade.

eu posso criar novos acordes por exemplo com a escala dorico, ou frigio na tonalidade de C??
É desnecessário na minha opinião, pois como vc pôde perceber, dentro de uma mesma tonalidade as notas são sempre as mesmas, o que consequentemente formará os mesmo acordes, porém em Graus diferentes.
Por exemplo:
C (Dó Maior)
Formação: C E G
No Modo Jônio vc encontrará C D E F G A B
No Modo Dório da mesma tonalidade vc encontrará D E F G A B C
Ou seja, as mesmas notas que formarão o mesmo acorde. A diferença é que no Modo Jonio C (Dó Maior) será I Grau e no Modo Dório será VII Grau, funções então diferentes pois no I Grau o acorde é Tônica e no VII Grau o acorde é Sensível.
Estudando um pouco de Harmonia vc encontrará a diferença destas funções, mas fora isso, os acordes serão sempre os mesmos.

por exemplo os acordes de dorico em C:
Como vimos, Dório em C é D Dório, o que é diferente de C Dório, portanto Modos diferentes, tonalidades diferentes, notas diferentes e, consequentemente, CH diferentes.

isso é correto?
Não do jeito que vc entendeu...rs
Não parei pra analizar o que o autor do site tinha intenção de mostrar, pois me atentei mais para as suas questões. Mais tarde, caso vc queira, a gente até analiza a progressão dele, mas por hora vamos nos preocupar em verificar se estamos nos entendendo e se me fiz claro.

Valeu!!!

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

nossa nao escrevi mais aqui.. cara valew... vc finalmente tirou minhas duvidas sobre modos hehe...

Mas agora tou com algumas duvidas assim... conheco esses 7 modos.. mas tem outros como super locrio, lidia aumentada, uns outros estranhos ai.. quais as diferenças ?? bom eu comecei a compor uma música aqui, me veio uma ideia na cabeca... fiz o riff em D Dórico (sem saber neh.. hehe), e a música está em Dm.. montei o campo harmonico como vc disse, mas agora tenho um problema... quais modos irei aplicar nos acordes ? ja q o tom eh menor... valew

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


Tipo o detalhe dos modos eh o seguinte... muita gente, muito livro, muito artigo ensina os modos de um jeito muito complicado... o jeito mais correto (na minha opiniao, ou pelo menos mais facil) seria o jeito "paralelo"... ao inves de pensar nos modos como C jonico, D Dorico, etc... pensar em C Jonico, C Dórico, etc...

http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/0506_htm l/jj0406_modosI.htm

Recomendo esse artigo ai do GuitarX... depois de tirar algumas duvidas aqui no FCC e ler essa materia agora finalmente compreendi todo o mistério por tras dos modos... pelo meno o início de tudo hehehe... ta bem explicado.. alias gostei muito do jeito que ele compara os modos na tabelinha, que mostra que Lócrio é o modo mais escuro (triste ou sombrio), e Jônio o mais claro (alegre) hehe... agora eh aprender a aplicar os modos hehe...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Bom dia!!!

_bogus_
Fala, meu camarada!

conheco esses 7 modos.. mas tem outros como super locrio, lidia aumentada, uns outros estranhos ai.. quais as diferenças ??
Cara, assim como os Modos Gregos são formados a partir da Escala Diatônica Maior, outras Escalas Diatônicas em teoria podem construir outras Escalas, que alguns costumam chamar de Modos, mas isso gera muita discussão pois existem autores que defendem que os Modos não podem ser gerados a partir das Escalas Menor Harmônica ou Menor Melódica, ficando restritos à Escala Maior.
Eu, particularmente, sou dessa opinião: Modos só se formam a partir da Escala Maior. Os outros "ditos" Modos (gerador a partir da Menor Harmônica e Menor Melódica) prefiro nominar como Escalas Híbridas.
Independente desta discussão, fica mais fácil entender as Escalas geradas pela Menor Harmônica e Menor Melódica se vc compará-las com os Modos, pois estes já são bem mais conhecidos. Então, tanto a Menor Harmônica quanto a Menor Melódica geram cada uma 07 Escalas Híbridas (ou se vc preferir 07 Modos) que recebem nomes parecidos aos dos Modos Gregos formados a partir da Escala Maior.
No caso dos exemplos que vc citou, o "Modo" Super-Lócrio (também chamado de Escala Alterada) é a sétima Escala formada a partir da Escala Menor Melódica e sua principal característica é uma Quarta Diminuta. No caso de Lídio Aumentado, trata-se da sexta Escala formada a partir da Escala Menor Harmônica e sua principal característica é uma Segunda Aumentada.

a música está em Dm.. montei o campo harmonico como vc disse, mas agora tenho um problema... quais modos irei aplicar nos acordes ?
Proceda da mesma maneira que vc faria com Acordes Maiores, ou seja, analise os Acordes em separado e levante quais Modos possuem as notas que compõe o Acorde escolhido como base para o solo.

o jeito mais correto (na minha opiniao, ou pelo menos mais facil) seria o jeito "paralelo"... ao inves de pensar nos modos como C jonico, D Dorico, etc... pensar em C Jonico, C Dórico, etc...
Como vc mesmo disse, o importante é que cada um ache a melhor forma de entender o uso dos Modos. Só chamo a tenção para o fato de que esta forma com que vc sugeriu encarar os Modos deve vir acompanhada do entendimento que apesar de serem todas Escalas começadas com C elas estão em Tonalidades diferentes.

depois de tirar algumas duvidas aqui no FCC e ler essa materia agora finalmente compreendi todo o mistério por tras dos modos...
Fico muito satisfeito em saber disso! Então, mãos à obra nos estudos e sempre que possível dissemine seu conhecimento para aqueles que ainda não aprenderam.

Valeu!!!

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

Valew a explicacao, vou procurar saber sobre as "escalas hibridas" mais tarde... acho que ja da pra compor bastante sabendo os modos...

Proceda da mesma maneira que vc faria com Acordes Maiores, ou seja, analise os Acordes em separado e levante quais Modos possuem as notas que compõe o Acorde escolhido como base para o solo.

Assim... então posso aplicar os modos separadamente ?? Alguem me disse quando perguntei sobre jazz, que a melodia variava muito de escala, usando uma escala/modo pra cada acorde... é isso mesmo ?

por exemplo... na musica em Dm, posso usar D Dorico, D Frigio, D Eolio e D Locrio neh, como li ali em cima... Mas digamos que eu esteja na tonalidade Dm, tocando um acorde C, poderia usar C jonico, C lidio ou C mixolidio no solo mesmo a tonalidade sendo Dm ?? valew

_bogus_
Veterano
# fev/07
· votar


Ah outra coisa que notei eh que eu tava compondo aqui, criando uma base pro piano, mas a base eh uma melodia... tava usando D Dórico ai mudei ainda nao sei pra q escala eheh... dai o compasso seguinte eh na mesma escala , mas mesmo sem harmonia, da pra perceber que ele exige outro acorde.. isso seria a intencao ?? todas as notas sao semi colcheias...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

_bogus_

Assim... então posso aplicar os modos separadamente ?? Alguem me disse quando perguntei sobre jazz, que a melodia variava muito de escala, usando uma escala/modo pra cada acorde... é isso mesmo ?
Na minha opinião sim. Um outro exemplo desta mistura está no Blues, onde vc pode inclusive misturar num mesmo Acorde Maior Pentas-Blues Maior e Menor.

por exemplo... na musica em Dm, posso usar D Dorico, D Frigio, D Eolio e D Locrio neh, como li ali em cima...
Só não achei o D Lócrio, mas em cima do Acorde de Dm os outros Modos estão corretos sim.

Mas digamos que eu esteja na tonalidade Dm, tocando um acorde C, poderia usar C jonico, C lidio ou C mixolidio no solo mesmo a tonalidade sendo Dm ??
Como vimos, C jonico, C lidio ou C mixolidio estão em tonalidades diferentes, portanto, neste caso importa mais analisar o Acorde que vc pretende usar como base para seu solo do que a Tonalidade em que se encontra sua composição. Na minha opinião podem ser usados normalmente, só dependendo do resultado que vc pretende alcançar ao utilizá-los em seu solo.

mas mesmo sem harmonia, da pra perceber que ele exige outro acorde.. isso seria a intencao ??
Na minha opinião não existe intenção sem motivo.
Dê um "motivo" para que sua "intenção" seja usar determinado Modo. Se a estrutura harmônica que sua inspiração está criando necessita ou "puxa" para determinado Acorde, não se prenda a regras. Na verdade libere seu lado criativo para que vc componha algo que lhe seja agradável e que esteja de acordo com sua inspiração. Depois de feita, analise o que vc usou na composição apenas como um exercício teórico.
Música não é receita de bolo pra que vc tenha que seguir as quantidades e os ingredientes determinados a fim de que ele dê certo. Ela está mais para um caldeirão onde vc vai misturando os temperos de acordo com a sua imaginação resultando numa receita que depois pode ser detalhada caso vc queira.
Acredito que a Teoria é fundamental para que vc entenda como determinada obra foi composta (depois de pronta), mas não tão importante assim quando se trata de compor (antes de se concluir). Não que não seja importante, pois ela vai clarear, vai sugerir com mais facilidade caminhos a serem seguidos, até porque uma boa música (assim como um belo e saboroso prato) é composta por vário "ingredientes", não só por teoria e suas regras como também por prática, ou seja, a sua interpretação. Coisa que regra nenhuma pode conduzir não é mesmo?...rs

Valeu!!!

Zacky
Veterano
# mar/07
· votar


Pessoal , eu continuo com esta duvida :

Vamos supor que eu vá solar em uma base qualquer cujo tom é C .

Eu poderia apenas usar os modos gregos ?
Pois eles já tem notas o bastante ...
E no caso seria C Jônico , D Dórico e etc ...

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa tarde!!!

Zacky

Vamos supor que eu vá solar em uma base qualquer cujo tom é C .
Muito bem. Partimos do princípio que o Tom da música seja C, consequentemente seu Campo Harmônico será o de C (Dó Maior). Qual dos acordes do CH de C será usado como base para o seu solo?

Eu poderia apenas usar os modos gregos ?
Não. Vc pode usar qualquer Escala, desde que esteja no mesmo Tom do Acorde escolhido.

E no caso seria C Jônico , D Dórico e etc ...
Estes Modos, apesar de iniciarem com Tons diferentes estão na mesma Tonalidade, portanto, "sonoricamente" falando possuem as mesmas notas e consequentemente trarão o mesmo efeito para seu solo. Se vc quiser variar sua "intenção melódica" deverá manter o Tom e alterar a Tonalidade. Não o contrário...

Valeu!!!

Zacky
Veterano
# mar/07
· votar


Penta Blues ,

Vamos supor que os acordes seriam estes :
AM , F , C , e G .

Então eu usaria a escala maior em C e a penta também .


Mas então p/ que serve os modos gregos ?

O C Jônio pode usar né ?
Mas e os outros ? ( D dórico e etc ... )

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Zacky
Cara, pra que eu não repita tudo que já foi postado, imagino que vc já tenha lido os post´s anteriores certo?

Vamos supor que os acordes seriam estes :
AM , F , C , e G .

Ok. Analise cada um deles em separado, como se não houvesse uma progressão. Para isso use o "passo-a-passo" que eu já tive oportunidade de postar por aqui.

Então eu usaria a escala maior em C e a penta também .
Como eu disse, qualquer Escala que possua as notas que formam o Acorde usado na base pode ser usado. É claro que isso também depende do gênero que vc está tocando (veja o caso do Jazz, por exemplo).

O C Jônio pode usar né ?
Mas e os outros ? ( D dórico e etc ... )

Pode já que Jônio é o nome dado à Escala Maior quando estamos falando em Modos, mas não só ele. Analise os Acordes individualmente e vc perceberá que outros Modos também podem ser empregados.
Quanto aos outros, caso vc varie os Modos dentro do mesmo Tom, não verá diferença, pois como eu falei, todos possuem as mesmas notas. Agora, quando vc os utilizar em cima de outros acordes em outros CH, vc perceberá a finalidade de usá-los

Mas então p/ que serve os modos gregos ?
Na Idade Média utilizava-se o Sistema Modal como fonte de toda a melodia pois não havia o conceito de polifonia (música contendo mais de uma linha melódica simultânea), mas a partir do surgimento desta, houve a necessidade de se adotar o Sistema Tonal, o que provocou uma mudança na forma de se utilizar os Modos Gregos. Modernamente falando, se entende que como cada Modo possui uma determinada característica sonora, chamada de "modalidade", sua função é a de permitir alternativas à estrutura melódica e harmônica das Escalas Diatônicas. Enquanto as Escalas determinam a harmonia, os Modos expressam as variações melódicas.

Valeu!!!

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


Recentemente me surgiu uma dúvida quanto à escala Penta-blues, seja ela menor ou maior e derivada de qualquer tom...

Teria ela um campo harmônico? Ou eu teria que montar acordes que entrem no contexto harmônico desejado?

E eu tenho observado que a distância de tons numa escala de blues é meio incômoda pra mim, acredito que por causa da distância de 1,5tom, nas primeiras notas de uma penta-blues maior, por exemplo, eu consigo desenvolver algo legal, bem no som de Blues, mas as duas últimas notas da escala são quase inúteis pra mim (valendo ressaltar, não faço improvisos, apenas riffs pra testar a escala, até porque a percepção é zero por enquanto).

Bem, é isso. ;D

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa noite!!!

Mega
Teria ela um campo harmônico? Ou eu teria que montar acordes que entrem no contexto harmônico desejado?
Cara, até bem pouco tempo atrás eu lhe diria que não pois o conceito que eu tinha era de que apenas Escalas Diatônicas construiriam Campo Harmônico.
Não vou comentar muito mais pois este é um novo campo pra mim e ainda preciso me aprofundar no assunto já que alguns conceitos eu não tenho definidos e necessito de mais pesquisa (um exemplo seria de como se fazer acordes fora dos empilhamentos de Terça, já que algumas Escalas não possuiriam estes intervalos).

E eu tenho observado que a distância de tons numa escala de blues é meio incômoda pra mim, acredito que por causa da distância de 1,5tom
A dica que eu posso lhe dar é que vc misture Penta-Blues Maior com sua Menor relativa (BB King é especialista nisso). É muito simples se vc conhece os cinco modelos de Penta-Blues, basta achar um determinado modelo de Penta Blues-Maior e adicionar o modelo seguinte (que nada mais é que a sua Menor relativa). Por exemplo: Se vc fizer o primeiro modelo de Penta-Blues num determinado tom, basta vc incluir o segundo modelo pra conseguir um passeio entre Penta-Blues Maior e Menor.

Valeu!!!

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


basta vc incluir o segundo modelo pra conseguir um passeio entre Penta-Blues Maior e Menor.
Isso na prática não produziria o mesmo efeito já que uma escala maior e sua relativa menor tem as mesmas notas? Não consigo imaginar, de um ponto de vista puramente lógico, como isso tiraria o incômodo, digo lógico porque eu ainda não tenho a danada da percepção, se eu tivesse nem estaria aqui perguntando isso.. haeihuiaehuiaehuieahiaueh :(

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Mega
Isso na prática não produziria o mesmo efeito já que uma escala maior e sua relativa menor tem as mesmas notas?
Me expressei mal. Quando estamos falando em Penta-Blues não se tratam das mesmas notas pois o acorde é o relativo. Os famosos "shapes" são os mesmos tanto pra Maior quanto pra Menor; o que dirá se o uso da Penta-Blues é Maior ou Menor é o acorde.
Por exemplo: o modelo 1 da Penta-Blues caso esteja em C será Maior e terá sua Penta-Blues Menor em Am cujo modelo é o 2. Como eu disse, o mesmo modelo serve tanto para a Penta-Blues Maior quanto pra Menor dependendo apenas do Acorde que vc estiver utilizando. Se vc resolver usar o modelo 2 (que era Menor no exemplo anterior) com a tônica em C ele passará a ser uma Penta-Blues Maior e vc precisará usar o modelo 3 pra tocar uma Penta-Blues Menor em Am.
Esta mistura te dará até intervalos cromáticos em certas cordas, o que certamente abrirá muitas opções de improviso e tirará a sensação estranha a que vc se refere.
Espero que eu tenha conseguido me fazer um pouco mais claro...rs
Valeu!!!

HSTON
Veterano
# mar/07
· votar


Alguem pode me ajudar a respeito de guitarra base sendo aplicada no Rock com distorção pois ñ posso usar os acordes normais do violão, alguem me dá uma diga de apostila ou método... etc.
Valeu mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!