Comprei uma Ibanez JEM 555 BK (review e fotos)

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# ago/06


Bem pessoal, comprei uma guitarra Ibanez JEM 555 BK, preta. É a JEM coreana, mas é JEM mesmo, não aquela enganação de JEM Jr que é inferior às RGs. A guitarra é de 2003, comprei usada (sim, era aquela do ML que um pessoal aqui disse que não valia a pena), está zeradíssima, sem nenhum arranhão, partes cromadas ainda brilhando, zerada mesmo. Só estava desregulada e com cordas ruins, tive até que mexer no tensor. Segue aí um breve review...

Primeiras impressões
A guitarra é linda. O visual é chocante, todo mundo que vê fica de boca aberta. Fiz um showzinho anteontem com ela e os guitarristas de plantão (eles estão em toda a parte) fizeram uma fila pra olhar a guitarra.

Braço
Estranhei a princípio. É bem fino, minha medição deu 19mm na altura do primeiro traste, incluindo o traste. Segundo o site da Ibanez, tem as mesmas medidas da caríssima JEM 7V. Um detalhe é que o braço se mantém fino até a junção com o corpo, não vai engrossando. Tem shape em "U", com a parte de trás meio achatada. Percebi que isso faz com que a mão esquerda fique mais posicionada naquela forma "tecnicamente correta", uma vez que o polegar tende a ficar bem alinhado e posicionado bem atrás do braço. Acho os shapes em "C", como o das Fender, mais confortáveis... mas esse shape em "U" é viciante, quando se acostuma, parece que dá mais velocidade e facilita a execução de arpejos à là Serrana.

Escala
A escala é praticamente plana, quase reta mesmo, e bem larga. Não tem binding (aquele filete branco nas laterais). Os trastes estão todos perfeitamente colocados e alinhados. Tem marcação floral do 3º ao 12º traste (vejam nas fotos). Achei essa marcação floral muito mais bonita pessoalmente do que em fotos.

Captação
H-S-H, DiMarzio Evolution Neck (braço), DiMarzio Evolution Single (meio) e DiMarzio Evolution Bridge (ponte). Originais mesmo, com o "DiMarzio" em alto-relevo no cantinho do captador. Estranhei um pouco o timbre desses captadores. Imagine alguém comendo um pedaço de bolo enorme... sabe naquela hora que o cara fica entalado, sem poder falar direito, meio sem ar? O som dos humbuckers é mais ou menos esse (não sei se me fiz entender). Têm bons graves e saída alta, e é muito fácil soltar harmônicos nesses captadores. Ambos têm um bonito som, sujo e limpo. Já o single é bem brilhante, bem strato, estalado.

Ponte
Essa guitarra já tem a ponte Edge Pro II. A ponte é igual à Edge Pro das Ibanez top de linha, mas com material de mais baixo custo. Sinceramente, não sei como a Edge Pro pode ser melhor do que essa ponte. Depois de regular, dei alavancadas cavalares, usei a alavanca de forma abusiva e ignorante, até suspendi a guitarra pela alavanca... e a afinação continou perfeita. Imagino que a única diferença seja no acabamento cromado, que deve durar mais nas Edge Pro, e aquela pecinha branca de apoio das cordas que tem na Edge Pro.

Conclusão
Eu sei que a JEM 7V é superior à JEM 555, mas o preço dela é proibitivo. Se bem que a JEM 555 também tem um preço abusivo por causa da assinatura... se fosse pra pagar R$ 4000 numa loja (é o preço médio de uma JEM 555), eu não pagaria, pegaria uma Prestige. Entretanto, se vocês puderem achar uma JEM 555 usada por um bom preço, não hesitem, comprem!

Antes que venham taxar de guitarra-lixo-coreana, sugiro que peguem uma dessas pra testar. Estou felicíssimo com a guitarra, e pra mim é o que importa (o diwillo e o maykow_torres acompanharam minha longa saga).

Segue aí duas fotos dela (depois vou tentar tirar mais e gravar uns sons):

http://img20.imageshack.us/img20/8382/ibanezjem555bk1gh8.jpg
http://img181.imageshack.us/img181/772/ibanezjem555bk2jj0.jpg

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff

parabens cara se tu ta feliz com a guitarra blz eh o q vale :)
esses evos nao sao muito agudos?? =/

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
Custou quanto?

MatheusMX
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
Massa cara !

THE BASSMAN
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff

Cara!! é isso ai!! já ouviu um velho deitado q diz: "quem desdenha quer comprar"?
Se comprou e curtiu, é isso q importa, eu achei uma puta guita!!
Curta ela!!
valeu
abç!

Tiruk
Veterano
# ago/06
· votar


muito linda mesmo

e como dizia minha vó

"guitarra é que nem mulher, alguem pode achar uma horrivel, e outro achar um tezão"

ta, nao foi ela que disse

Poison Lord
Veterano
# ago/06
· votar


caraio....que guitrarra....que dinheiro...
O.O

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


Tiruk

¬¬ auheauhu

MatheusMX
Veterano
# ago/06
· votar


Só o que não curto muito nas JEMs é a escala larga

Tiruk
hueahuea

Steve Van Halen
Veterano
# ago/06
· votar


EduArdanuy
Só o que não curto muito nas JEMs é a escala larga
se vc naum curte, pq vc tem uma??

Manticore
Veterano
# ago/06
· votar


Sempre achei essas marcações florais um tanto quanto boiolescos

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


Segundo o site da Ibanez, tem as mesmas medidas da caríssima JEM 7V.
q eu saiba eh diferente em algo

rankfussa
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff

Parabens pela sua guitarra, realmente muito linda.

E parabens tambem pelo review, otima contribuição para o FCC.

Agora a pergunta que nao quer calar:

Custou quanto? (2)

rsrsrs

abração

Slash Page
Veterano
# ago/06
· votar


É uma puta guitarra!

Acabei de assistir o G3 e vi q som tem ela!

Parabéns!

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar



Acabei de assistir o G3 e vi q som tem ela!

Slash Page
nom é a msm
O.O

MatheusMX
Veterano
# ago/06 · Editado por: MatheusMX
· votar


se vc naum curte, pq vc tem uma??
Steve Van Halen
Eu disse que só não curto muito a escala larga, isso é o mínimo, o resto eu acho perfeito

janick
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
Orra fodona!
Mas eu compraria a branca com ferragens douradas
=]
Mas puta guitarra hein cara?

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


Gabriel Anjos
rankfussa
Custou quanto?

2100 mangos!


Midgard
esses evos nao sao muito agudos??

Cara, como eu falei, é meio complicado de explicar. Os humbuckers são graves, mas têm uns agudos bem cortantes. Preste atenção na introdução da música "Die to Live", do Steve Vai. O timbre é bem aquele.


paulgilbert
"Segundo o site da Ibanez, tem as mesmas medidas da caríssima JEM 7V."
q eu saiba eh diferente em algo

A guitarra tem as mesmas medidas sim.
O que muda é a qualidade dos materiais (melhores na JEM 7V).

--
Queria que todo mundo aqui pudesse ter a oportunidade de tocar numa guitarra dessa.
Ela realmente tem uma pegada diferente, só dá pra saber tocando.

Dark_Dunha
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
Parabéns pela compra kra!!
Achei barata!

JoeCruzGuitar
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff

parabvens pela compra man

Steve Van Halen
Veterano
# ago/06
· votar


EduArdanuy
soh veio
eu ateh q curto isso na minha prestige (o braço da pretige eh bem parecido com os da jem).

MatheusMX
Veterano
# ago/06
· votar


Steve Van Halen
Na verdade isso da escala ser larga é até melhor que fina, pra digitação, mas no sentido de pegada eu não curto muito, pq o braço já mto fino, e largo, ae eu acho meio estranho, mas curto ele assim hehe, só preferia que fosse como o das Jackson Soloist, que eu acho perfeito, não sei se é pq é mais curvado atrás

janick
Veterano
# ago/06
· votar


Calmae.
É Jem mesmo ou Jem Jr?

janick
Veterano
# ago/06 · Editado por: janick
· votar


[Editado-2x]

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# ago/06
· votar


janick

Jem mesmo.

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


janick
É JEM mesmo, a JEM 555.

janick
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
Hm legal. Mas pq ela n tem ferragens douradas?

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


janick
Só a JEM 7VWH tem.

janick
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
A tah. Banha elas no ouro então! huahuahua
Mas bem foda a guitar man.
Grava um som com ela e a GT-8 ae!

advance2
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
Faaaaaaaaaaaaala figura!! Parabens pela aquisição. Coloque umas gravações para criticarmos! Abração!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei uma Ibanez JEM 555 BK (review e fotos)