harmonia!Leandro panucci me ajuda mais essa vez valeu cara!ou quem quer q saiba!a dúvida ta

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# ago/06


Leandro Panucci!!da última vez eu estava te perguntando sobre como solar em todo braço da guitarra em todos os tons e você disse q eu não precisava memorizar e sim entender!!!!

e quando eu comentei disso com você,você me disse q primeiro eu tinha q estudar Harmonia e também disse q intervalos são tudo!! q intervalos é muito importante para o músico.....Ok comecei a estudar isso!!!mas o negócio é o seguinte eu não sei se estou estudando certo a matematica eu compreendi mas o negócio é o entendimento por ex:

CM7 Dm7 Em7 FM7 G7 Am7 Bmeio diminuto!!!
ok eu sei disso em todos os tons também sei os menores!!!!sei como se forma os acordes e decorei os intervalos..

oq mais eu tenho q estudar em harmonia?e o q mais eu tenho q saber de intervalos!!!por exemplo:G7 É O DOMINANTE DO CAMPO HARMONICO DE C. E FM7 É O SUBDOMINATE..

e você também me disse q os intervalos são muitos importantes!!!ok mas como eu faço pra entende-los!!eyu já os memorizei..mas eu não sei em como eles podem me ajudar na hora do improviso excluindo a decoreba!!!

sei lá......tem como me passar um exercicio q me ajudaria a compreende-los e q esse exercicio seja de facil compreensão?

eu sei q eu to chegando perto mas eu preciso de um empurrão para compreende-los de verdade!!!

pois ainda não entendo o lance de q se sacar de teoria e intervalos vai ser bastante importante para q eu compreenda a improvisação!!!!valeu cara!!!

obs:a pergunta foi dirigida para o Leandro mas qualquer qualquer um pode responde-la!!!!

Zakk Wylde_
Veterano
# ago/06
· votar


Mais um? Cria um tópico pra você e pro Panucci

darkwolf
Veterano
# ago/06
· votar


Zakk Wylde_
ah.. dexa o cara aí.. ele ta com vontade de aprender..

pucci
se eu soubesse eu ajudava cara, mas eu nao sei bosta nenhuma de teoria.. eu vo só no feeling ;)

Zakk Wylde_
Veterano
# ago/06
· votar


darkwolf

só uma sugestão pra não ter que ficar abrindo um tópico por dia. não tinha um tópico fixo sobre harmonia?

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


CM7 Dm7 Em7 FM7 G7 Am7 Bmeio diminuto!!!
ok eu sei disso em todos os tons também sei os menores!!!!sei como se forma os acordes e decorei os intervalos..


reharmoniza isso usando só as funções!! pegue uma melodia simples e harmoniza ela de um jeito bem complexo, essa harmona ai de cima ta em tom de Dó maior, estude modulação!! acorde de empréstimo modal!!

como eu disse anterior, olha a falta de um professor no q faz :P

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


pucci

oq mais eu tenho q estudar em harmonia?

vc ja entendeu como um CH é montado agora falta entender como funciona... e pq funciona... ai sao outros 500...

e o q mais eu tenho q saber de intervalos!!!por exemplo:G7 É O DOMINANTE DO CAMPO HARMONICO DE C. E FM7 É O SUBDOMINATE..

G7 é dominante do acorde C maior... nao do CH... dominante e sub dominante tem relacao com um dominado (sado-mazo)...

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


e você também me disse q os intervalos são muitos importantes!!!ok mas como eu faço pra entende-los!!

pense no q eles fazem com os acordes... pq q um tritono é tao importante? o q uma nona aumentada tem a ver com a terca? pq soa bem?

sei lá......tem como me passar um exercicio q me ajudaria a compreende-los e q esse exercicio seja de facil compreensão?

pegue a cifra de o bebado e o equilibrista por exemplo... olhe aquilo e tente entender o pq dos acordes...

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous


ai cara como eu rearmonizo?ex:eu pego uma melodia no tom de C,ai eu uso o campo harmonico de C pra ficar improvisando é isso:?dá um ex ai q eu entendo cara!!!!tipo passa um exercicio disso ai q vc falou q eu entendo!!!!vc falando assim fica um pocu complicado mas se vc me dé um exemplo fica mais facíl beleza??

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous


ai cara como eu rearmonizo?ex:eu pego uma melodia no tom de C,ai eu uso o campo harmonico de C pra ficar improvisando é isso:?dá um ex ai q eu entendo cara!!!!tipo passa um exercicio disso ai q vc falou q eu entendo!!!!vc falando assim fica um pocu complicado mas se vc me dé um exemplo fica mais facíl beleza??

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


cara, tu nao comprou o livro né??? tem que comprar um livro, senao tudo de facil que eu falar voce vai falar exatamente issodá um ex ai q eu entendo cara!!!! e no livro de harmonia do ian guest ta tudo mastigado, no do chediack tb!!

primeiro, pra saber reharmonizar uma música, veja bem, nao é improvisar!! a gente ta falando de harmonia e nao de improviso!! voce precisa ter um conhecimento alem de campo harmonico!! harmonia nao é como escala, a maioria do pessoal só decora a escala e nao entende ela!! guitarra é violao é instrumento de preguiçoso, pois é só decorar!! na hora do vamos ver o cara peida!! harmonia é um amplo assunto no qual voce tem que ter um bom professor para te guiar, eu li numa revista que o mike stern ainda tem aulas de harmonia!! (nao me lembro da revista agora)

qual quer parada que tu escrever aqui, qual quer site que o pessoal te indicar voce ainda vai continuar tendo duvidas, é normal, voce nao tem ninguem pra te guiar! e isso o livro nao faz, até pq nao tem tudo no livro, senao o autor nao dá aula né!! ve um bom professor ai da area ou escola!! e cai dentro!

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

po bicho eu procurei uns professores mais porra....faço umas perguntas pros caras e os caras não sacam muito não!!!ai nem adianta!!!

tu não quer me dar aula não?eu te pago!!!ehehehe!!

eu vou comprar o livro,mas eu tenho certeza de q alguams duvidas vão ficarão !!tipo....o livro vai me ensinar os campos harmonicos os intervalos as escalas e tudo mais!!!!!


mais e a aplicabilidade?isso q é foda....cara to procurando um professor mais isso não é facil de encontrar não.....e pegar um professor de q nada saca é melhor estudar sozinho!!!

por q tem uns q irão te passar asa branca pra ficar tocando na aula!!!! e mas eu vou comprar o livro!!!

mas porra passa alguma coisa de aplicabilidade usando a harmonia quem sabe eu não entenda?

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


tu não quer me dar aula não?eu te pago!!!ehehehe!!

se voce for do RJ hehehehehehe

pra começar o tonal nao é só saber campo harmonico, voce tem que saber modular,estude modulação!! só um exemplo de modulação usando acorde comum

C F Bb C D7 G7 C

exemplo classico de modulação pro acorde comum

C I, F IV de dó e I de Fá, Bb IV de Fá, dó V de Fá IV de Sol D7 V de sol G7 V de dó e C é I de dó hehehe modulei para F e G

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

so de brasília!!!!

ai cara deu pra entender mais ou menos!!vc estava em C e foi pra F q é o 4°de C só q como tinha Bb subtende-se q foi pra F por que é na escala de F que tem o Bb ai depois foi pra G.............então eu tenho q estudar modulações pra começar a sacar o lance?tenho q tentar fazer modulações usando os campos harmonicos?é isso?

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


então eu tenho q estudar modulações pra começar a sacar o lance

primeiro erro heuaehiaueh voce nao sabe nem por onde começar cara!! olha quando voce comprar o livro do ian guest ta tem tudo bonitinho, seguindo ali fica fera no assunto

ja tentou aquela escolade choro ai de brasilia???

LeandroP
Moderador
# ago/06 · Editado por: LeandroP
· votar


pucci

Já estudou intervalos?

Agora que você sabe classificar os intervalos, sabe as notas na pauta e a formação dos acordes, estude a sonoridade (o efeito) que cada intervalo da escala gera no acorde. Inverta as tríades, os acordes. Tudo está sempre relacionado com intervalos. Quando você começa estudar intervalos de verdade, você também nota que isso não tem fim.

Procure analisar as frases de choro que você já tocou, os intervalos utilizados, e qual a sensação que provocou um determinado intervalo tipo de acorde, etc.


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47263/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
q? já decorou os intervalos? já sabe localizar eles no braço da guitarra? em 1 ou 2 dias? mas tu só toca guitarra na vida entao hein hehehe

olha só, isso é saber onde estao os intervalos:
http://www.4shared.com/file/3203216/b6816b45/todas.html

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Extrapolation

no braço não mas a distancia!!esse exemplo q vc me mandou está em G né?

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous


ja tentou aquela escolade choro ai de brasilia???

um dia eu cheguei no club do choro e quem tava dando aula era o alencar(cara mais safo em harmonia não existe,..eheheh o cara é muito bom,,os cara apostavam pra ve se o alencar errava e ele não dava uma nota fora ele não precisava nem conhecer a música...era só tocar e ele ia harmonizando...muito bom)ai eu cheguei e falei q queria fazer aula...ai ele pediu pra q eu tocasse algo eu toquei desvairada e depois odeon!!!!quando terminei ele perguntou se eu sabia o nome dos acordes q eu havia usado e eu respondi q não sabia!!!ai ele falou porra tu toca bem e não tem noção de teoria,,tem q aprender teoria senão pode te prejudicar!!!isso faz uns 4 anos...quando eu voltei o alencar não tava dando mais aula!!!e o estudo do club do choro está mais destinado a execução!!!!!eu tava vendo se eu conseguia uma vaga na escola de música mas pra isso tenho q passar no teste q cobram a teoria e isso vcs ja sabem q eu não tenho!!!

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


pucci
esse exemplo nao ta em nada, só ta mostrando onde estao os intervalos em relação a uma tonica em cada uma das cordas

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroPanucci

tipo achar todas as triades no braço?

U1000D
Veterano
# ago/06
· votar


tem um programa q ajuda a treinar intervalos

guitar scales method

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Extrapolation

seja mais profundo meu nobre......

cara é porquê eu vi q a tonica estava em G agora vc esta dizendo q não está em nada...como assim??!!!da só uma dica...pra ver se eu entendo.........porq eu não estudei isso antesssssss.....kthkrthkadfbknqpa9othfklçgjbnahruigjab

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


U1000D

sabe ondce posso baixa-lo?

Jabijirous
Veterano
# ago/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


esse exemplo nao ta em nada, só ta mostrando onde estao os intervalos em relação a uma tonica em cada uma das cordas

nao,se voce quiser um intervalo de 10 maior voce pode visualizar ali no braço!!

quando voce improvisa voce sola subindo e descendo a escala??? como estudo de intervalos, e reconhecimento da sonoridade sua melodia fica mais rica e bem elaborada, senao vai ficar igual a todo mundo, só na pentatonica hehehe

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroPanucci

cara vou te pedir mais um favor!!!!(sei q to pedindo muito mas ajuda a~^E)

eu queria q vc me mandesse os tópicos q vc escreveram q vc acha q me ajudariam!!!pois assim eu vou lendo e também vendo as dúvidas das galera q ja mata um monte de dúvida!!!!valeu cara!!!em breve eu estarei bom vc vai ver!!

U1000D
Veterano
# ago/06
· votar


link do guitar scales method

http://www.megaupload.com/?d=20BV7R02

esse programa vai te ajudar

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous

é sobre isso aqui.....
http://www.4shared.com/file/3203216/b6816b45/todas.html

acho q eu entendi...pode ser em qualquer TOM q as distancias serão as mesmas!!!seu eu estiver solando em C por exemplo...ai o caboco toca uma música em C# os intervalos serão os mesmos só q meio tom acima?é isso?mais ou menos isso?

U1000D
Veterano
# ago/06
· votar


acho q eu entendi...pode ser em qualquer TOM q as distancias serão as mesmas!!!seu eu estiver solando em C por exemplo...ai o caboco toca uma música em C# os intervalos serão os mesmos só q meio tom acima?é isso?mais ou menos isso?

exato, a distancia eh a mesma

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


pucci
tipo achar todas as triades no braço?

Também.

pucci
Veterano
# ago/06
· votar


aÊ galera se vcs tiverem ai uns exercicios legais de harmonia pra q se faça funcionar me manda ai!!!!!

e só pra não abrir outro tópico o q é outside e intside?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a harmonia!Leandro panucci me ajuda mais essa vez valeu cara!ou quem quer q saiba!a dúvida ta