Você conhecem algum tema em 5/4?

Autor Mensagem
Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


Fernando de almeida
A unica musica que toquei em 5/4 inteira foi o tema do filme Missao Impossivel, embora exista versoes em 4/4.

Verdade, acho que tem uma do Dust ( primeira banda do Marky Ramone ) que também é em 5/4...

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


A música se chama "Ivory" e a batida lembra essa daí do tema de "Missão Impossível"...

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
claro que sim.... esse negocio de "compasso difici" não existe.... você pode converter o 5/4 em 4/4 e 3/4 tambem...

4 compassos de 5/4 pode converter em 5 de 4/4
3 compassos de 5/4 pode converter em 5 de 3/4

o mais ético é deixar a formula que deixe mais "fácil" pra entender o tema... mas a conversão existe


E o tempo forte??? Assim a acentuação seria deslocada...

Eu acho até que é o contrário. Se você pega vários compassos 4/4 com a "acentuação deslocada" ( no segundo compasso a acentuação fica no segundo tempo, no terceiro compasso fica no terceiro tempo, etc... ), o mais normal é que você troque tudo para 5/4...

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP

esse negocio de tempo forte não tem nada a ver.... faz a acentuação quem quer.

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution

Então o que define o compasso???

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


joao 5murf
Valeu velho!!!! :) \o/

MyNameIsRevolution
nada a ve man...

The Splinters

A music original é do Paul Desmond ^^

Valeu velho, Valeu mesmo!!! :) \o/ \o\ /o/
:p

Extrapolation
verei XD

pedrobrito
tem gente que não :p

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06 · Editado por: MyNameIsRevolution
· votar


Então o que define o compasso???

Flying CCCP
Deji

preste atenção:
"Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de uma de suas partes. Os compassos são representados na partitura como linhas verticais desenhadas sobre a pauta. A soma de todas as notas e pausas dentro de um compasso deve ser igual à duração definida pela fórmula de compasso"


simplesmente não é minha teoria...é matematica

5 x 4 = 20
4 x 5 = 20

3x5 = 15
5x3 = 15


REPITO: acentuação não tem nada a ver com a formula do compasso...isso vai de quem lê

Extrapolation
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
acentuação tem a ver com a formula do compasso sim
dinamica de execução q nao tem a ver

pra todos
e convenhamos... discutir esse tipo de coisa hj em dia é perca de tempo ou nao ter o q fazer, pq atualmente se faz musica de qualquer forma, agora nao há mais toda aquelas regras, deixem isso de lado e aprendam com os ouvidos de vcs
nao me lembro o nome do cara, mas tem um jazzista q escrevi partituras sem compassos, era tudo diretaço mesmo, ele dizia q musica nao tinha esse tipo de demarcaçao
cada um agora pode fazer o q quiser, uns nao gostam, outros gostam, uns entendem, outros nao, uns se adaptam, uns perecem hahaha

falo

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


REPITO: acentuação não tem nada a ver com a formula do compasso...isso vai de quem lê


acentuação tem a ver com a formula do compasso sim
dinamica de execução q nao tem a ver



Extrapolation
era isso que eu queria dizer..só me expressei mal

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
A soma de todas as notas e pausas dentro de um compasso deve ser igual à duração definida pela fórmula de compasso"


simplesmente não é minha teoria...é matematica

5 x 4 = 20
4 x 5 = 20

3x5 = 15
5x3 = 15


REPITO: acentuação não tem nada a ver com a formula do compasso...isso vai de quem lê


Segundo o que você escreveu é "dentro de um compasso", atente-se para o "dentro" e para o "um". Não pode extender para mais de um...

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
REPITO: acentuação não tem nada a ver com a formula do compasso...isso vai de quem lê


acentuação tem a ver com a formula do compasso sim
dinamica de execução q nao tem a ver


Extrapolation
era isso que eu queria dizer..só me expressei mal


Então a acentuação continua a existir, não???

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
cara, tu ta comendo bola ...

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


é claro que existe acentuação cara, isso é o que define a musica, isso é o que define a hora da bateria repicar, a hora dos acordes tensos repousarem, a horas das frases perguntas serem respondidas no contexto melodico, e etc...

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


maneira a gravação, esse tema é legal, e não é fácil não.
Gostei do timbre também.
Usou simulação de Fender ?

Deji
Veterano
# ago/06 · Editado por: Deji
· votar


Gasoline

Valeu! \o\ /o/ não, deixei em true by pass, acrecentei noise, reveb e compressão ;)

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


é o que define a hora da bateria repicar

eu acho que isso e de quem vai executar, eu nao acho que e uma regra

Segundo o que você escreveu é "dentro de um compasso", atente-se para o "dentro" e para o "um". Não pode extender para mais de um...

Flying CCCP

primeiramente, nao fui eu quem escrevi... isso tem em qualquer material didatico voltado a musica.

vendo por esse lado....realmente e certo o que voce argumentou, mas eu so me referi a conversoes de compasso, que por formulas diferentes voce pode obter o mesmo resultado, retirando essa tal acentuacao,que no MEU ponto de vista, nao e algo que seja necessario obrigatoriamente

ps. to sem acento no teclado!

22222 oirartnoc oa
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
Claro que a acentuação é necessaria. Escuta boardsurf do tom jobim.

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


Escuta boardsurf do tom jobim.
ele so gosta de nirvana XD

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


talvez nessa musica e em mais um milhao tenha.... mas nem por isso seja uma obrigacao..... planet x, que e uma das maiores bandas de progfusion do mundo....na musica europe que sao compassos gigantescos, nao ha acentuacao em grande parte da musica. isso eu fui repara, e nao que li em outro lugar.

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


22222 oirartnoc oa

se voce me mostrar que a acentuacao e obrigatoria (com fontes confiaveis), eu saio do forum.

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


eu saio do forum.

calma nega, pra que todo esse escandalo?

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution
e outra, vc que tem que provar que é desnescessario brother, pq TODOS os livros de musica, mostram que é nescessaria...

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


MyNameIsRevolution


outro sim, o compasso determina quanto tempo de fato vale uma Semibreve, uma minima...

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


Deji

pode posta ae um dos todos livros de musica.... que eu saio de cabeca baixa do forum



e outra, vc que tem que provar que é desnescessario brother

a musica nao tem limites e nem regras. essa e a minha teoria.

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


outro sim, o compasso determina quanto tempo de fato vale uma Semibreve, uma minima...

nao entendi o que voce quiz dizer....nao disse nada a respeito disso

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


a musica nao tem limites e nem regras. essa e a minha teoria.

mas ninguem aqui esta colocando limites, e sim estruturas.

teuabreu
Veterano
# ago/06
· votar


A acentuação é uma mera indicação de como se deve tocar, mas não é obrigatoria de forma alguma, serve apenas para orientar a execução, algumas linhagens de criticos musicais pregam que para se tocar uma peça principalmente erudita vc tem que conhecer a historia do compositor, seu momento historico, sua maneira de execução, e suas peculiaridades para trazer a obra o mais perto do concebido pelo compositor.

Mas tu pode fazer o que quiser nesses termos, ao artista cabe interpretar, recriar, reciclar ou inventar!!!

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


A acentuação é uma mera indicação de como se deve tocar, mas não é obrigatoria de forma alguma, serve apenas para orientar a execução, algumas linhagens de criticos musicais pregam que para se tocar uma peça principalmente erudita vc tem que conhecer a historia do compositor, seu momento historico, sua maneira de execução, e suas peculiaridades para trazer a obra o mais perto do concebido pelo compositor.

Mas tu pode fazer o que quiser nesses termos, ao artista cabe interpretar, recriar, reciclar ou inventar!!!



concordo, porem nao pode-se dizer que é berteira compasso, e pra isso tem que ter genialidade, e não ter preguiça de estudar edizer que nao serve pra nada

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


concordo, porem nao pode-se dizer que é berteira compasso, e pra isso tem que ter genialidade, e não ter preguiça de estudar edizer que nao serve pra nada


espero que essa não tenha sido para mim, pois eu desde o começo só tentei falar sobre conversões

teuabreu
Veterano
# ago/06
· votar


Deji

É verdade man, alegar ser inutil sem ter conhecimento sobre, sem duvida é como dizer que Rembrandt é melhor que Goya e que Magitte é um lixo, sem nunca ter visto nenhuma tela destes.

Tem que estudar mesmo, que julgue inutil, mas na musica flamenca a acentuaçao é fundamental na cadencia de compassos complexos, pode tocar desprezando as acentuações mas não será Flamenco, sera qualquer coisa parecida menos isto.Assim como no Jazz tambem!!!!!

Esses dias tava pirando na batera do Charlie Watts!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você conhecem algum tema em 5/4?