tópico oficial sobre pinturas em guitarras

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ
· votar


alfacorrea

Sobre a pintura, beleza ficar aqui, mas quando você terminar de montar com todas as alterações, dá uma postada aqui, ok?

Quanto a pintar em casa (ou apartamento, pior ainda!) é muito difícil, mesmo!

Mais ainda porque é complicado achar todos os inúmeros tipos de tintas, vernizes, lacas, etc que existem lá fora e poderiam ajudar muito.

Acabei de pintar 2 guitarras: uma Strato e uma Tele. A Strato foi uma repintura (raspei o verniz original e repintei por cima); a Tele foi do zero (comprei o corpo na madeira).

Acontece que, simplesmente, por mais cuidado que se tome, é difícil demais ficar com cara de "pro"... Eu desisti. A Strato ficou com cara de pintura encerada, porque só encerei mesmo (mas já está perdendo a tinta), então vai ser minha "relic". A Tele ficou melhorzinha, mas nem de longe com aquele acabamento "glossy" espelhado. Então decidi que ela vai ficar com um visual mais madeira mesmo, tendo as AXL Badwater mais ou menos como modelo (bom nem tanto assim... rs).

EwyGuiTaR
Veterano
# fev/15
· votar


E ai galera, alguem sabe como faz aquela pintura craquela tipo as tagima do juninho afram?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá pessoal. Sou novo por aqui, portanto ainda nem sei como isto “funciona” ao certo, rs... Este tópico me interessou muito pois estou terminando de fazer uma guitarra (não sou luthier, é hobby de velho aposentado mesmo! Modelo de rickenbacker – corpo e braço em cedro, escala em roxinho - com algumas (várias) alterações...) e estou pensando na pintura, assunto que me traz 1.000.000 de dúvidas... Bem, pretendo deixar na cor da madeira mesmo, só com verniz. Já percebi que o 1º passo é lixar, lixar, lixar (lixas 80, 120, 180, 220, 320, 400, ...). Primeira grande dúvida: 2º passo: seladora ou primer? Tipo, e aparência de um e/ou de outro? Spray, pincel, “boneca”, compressor/pistola?? Ah, já li algo como; “usar seladora e depois verniz por cima é como chover no molhado?!?!?!?!? Quantas demãos? Tempo entre as demãos ou de uma demão apenas para partir para a pintura propriamente dita? E, finalmente, 3º passo: que tipo de verniz (PU automotivo bicomponente, poliéster, goma laca, nitrocelulose, enfim tem muita coisa que se lê por aí neste google da vida, hehehe... Marcas se possível (Colorgin, Du Pont,...). E 4º e último passo: depois disso tudo como fazer o acabamento final/polimento? Lixar com granas até 1000/1200? Lixa d’água? Até que ponto lixar? Que produtos usar para polimento – cera, pasta automotiva, stopa, algodão? Bem, a principio é SOMENTE isto. Desculpem este “velho novato” aqui, por ainda não saber como “acessar” corretamente o FCC fórum e este verdadeiro “jornal” de dúvidas”, hehehe.. Valeu!!

Delson
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ
Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Você fez o certo em usar um tópico já existente para tirar uma dúvida.

Pouco sei sobre pintura de instrumentos, mas quis passar aqui pra dar força. Procure pelo luthier Maurício Luiz Bertola, que tem conta por aqui também. Tem uma galera que entende bem do assunto por aqui.

Seja bem vindo.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ

Algumas coisas variam de fabricante para fabricante, como tempo entre demãos, de secagem... Polimento EU dou com politris de lã - mesma de automóvel...

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


Velhinho-RJ

sassinhora, é muita pergunta!... kkkkkkkk

Vou responder só a primeira, por enquanto. Eu tenho lido (e acho que faz algum sentido) que seladora, numa camada fina, seria melhor para finalizar com verniz direto. E o primer (fundo), para quando vai ter tinta por cima. O fundo tem cor (talvez tenha fundo incolor, mas eu não conheço), então não dá pra envernizar direto em cima.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá novamente.
Obrigado por apoio/respostas... Tem alguém por aí que já tenha feito algo similar, que tenha "apanhado" bastante com isso e ainda por cima possa ajudar um "idoso"? Bem, continuo na escuta, ou seja, na a tela... rs...

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ

Cara, no tópico de montagem tem o assunto pintura em alguns posts... Se quiser dar uma olhada:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294120/

SkyHawk
Membro
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ
Ótima iniciativa !!! O JJJ tem bons posts sobre pintura. Eu tmb comecei a me aventurar nessa ceara a pouquíssimo tempo.

Pelo que pesquisei existem diversas técnicas de acabamento, desde cera pura esfregando até derreter os trapos e as mãos, até nitrocelulose e laca aplicada com boneca. O básico é seladora, base / primer, tinta PU (3 a 4 demãos com lixamento entre elas), verniz incolor (3 demãos finíssimas com lixa entre cada uma), finalizando polimento com cera polidora e muito braço ou almofada politriz com muito cuidado.

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


Velhinho-RJ
Spray, pincel, “boneca”, compressor/pistola??

Vamos a mais uma questão... Acho que o melhor seria sempre um compressor com potência e vazão adequadas. Mas isso, pra mim, é impossível, pois moro em apartamento e essas coisas fazem uma sujeira que não posso me dar ao luxo...

Sprays seriam uma alternativa, porém têm problemas sérios: a vazão é pouca e irregular, o que deixa a superfície com a famigerada "casca de laranja" e sujeita a escorrer. Além disso, o cheiro é insuportável e faz uma certa sujeira.

Então, pra mim, a solução tem sido usar o bom e velho rolinho e tinta/fundo/etc a base de água (sem cheiro). Não é fácil dominar a técnica pra ficar lisinho, tem o lance da diluição correta da tinta, o número de passadas, o tempo entre demãos, etc, mas tem sido a minha alternativa no momento.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Eu novamente. E saibam que vocês estão lendo algo escrito por um cara MUITO FELIZ!!!!!! EU!!!!! E explico porquê: há alguns dias venho testando a guitarra e andava meio pra baixo pois estava achando que não estava dando afinação, que eu tinha errado em algo (trastes, escala, sei lá), que eu não ia conseguir fazer um bom trabalho de acabamento e pintura, Enfim, estava tudo uma grande M... E ainda por cima meu computador não tinha drive de áudio instalado, ou se tinha, deletei ou desconfigurei... Queria verificar o que andei lendo sobre “afinadores on line”, essas coisas. Bem, Papai do Céu me lembrou que eu tinha um velho microfone e com um pouco de persistência (ou teimosia não sei ao certo) consegui reinstalar o drive, reconfigurar os dispositivos de áudio e gravação e consegui então acessar um afinador on line. Não só consegui afinar a guitarra como regulei as oitavas, etc, etc, etc... A danada deu regulagem, ou seja, estou no caminho certo!!. E isso me decidiu, agora com muita determinação, sobre pintá-la. A grande verdade é que são os meus ouvidos que estão com a VALIDADE VENCIDA, HEHEHEHEHEHE... Pena que ainda não sei como postar fotos por aqui. Olha, ainda aguardo dicas. Já tenho um “pseudo roteiro” para a pintura. Amanhã ou depois ponho para discussão ou algo assim. Tchau.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ

Para postar fotos aqui:

1) Tire as fotos (claro, né?... hehehe)

2) Reduza as fotos para um tamanho razoável. O FCC não redimensiona as fotos automaticamente (às vezes até acontece isso, mas nunca entendi bem quando ou como). Então, se você usar uma máquina de trocentos megapixels, sua foto vai ficar gigantesca e ferrar com a leitura do texto aqui. Eu geralmente reduzo a cerca de 1/4 (25% do tamanho original).

3) Se inscreva e suba as fotos para um serviço web qualquer de fotos ou arquivos de modo geral. Eu uso o photobucket, mas tem "n" outros.

4) No site, sempre há uma forma de pegar o link da foto. Copie o link e cole usando o botão "Inserir hyperlink" (que está entre o [U] e o [TAB], em cima do texto, quando você digita uma mensagem aqui).

Pronto.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Não sei se consegui, portanto é uma tentativa. De qq forma valeu JJJ.
http://overpic.net/viewer.php?file=xicr1w35p64mq495bjriu.jpg

SkyHawk
Membro
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ
Parabéns pela foto e principalmente pela guitarra !!!! Muito bacana mesmo !!!!

Sou fãn das Rickembakers pena que quando tive a oportunidade de comprar uma acabei não fechando o negócio e me arrependo até hoje.... Rssssssss

RodGuitars
Veterano
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ
Parabéns pela guitarra, esta muito bonita, adorei o contraste entre o cedro do corpo e o roxinho na escala!
Sobre acabamento também não sou especialista mas acho que deveria começar com a seladora diluída, umas 3 ou 4 demãos finas e lixando entre elas. o ideal mesmo é com compressor e pistola, mas também da pra usar boneca. a partir dai se achar que não esta bom partiria para o verniz.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Velhinho-RJ
Parabéns pela guitarra!!!
Sobre a pintura, estou no mesmo barco. Tenho 2 projetos de montagem de guitarra "custom". Nunca fiz isso antes, mas comecei experimentar.
Um dos projetos é de uma guitarra padrão strato com corpo de cedro-rosa (vou criar um tópico sobre esse projeto depois). Adoro cor natural da madeira, portanto fiz o seguinte: lixei começando por lixa 150 de leve, nos locais onde a tupia deixa farpas (use lixa 100 ou 80 somente se a construção do corpo deixou muitas partes grosseiras, mas cuidado, pode arranhar a madeira), e lixa 200 até 320 no restante do corpo. Lixando sempre seguindo os veios da madeira, e aumentando o grão da lixa gradativamente. Depois de ter uma textura legal, principalmente ao toque das mãos, parti para seladora. Nessa etapa pode ser com rolinho (amarelo, de espuma) mesmo. Duas demãos, com intervalo de 1 dia entre elas. Entre uma demão e outra lixei novamente para tirar os arrepiados da madeira, pois quando se aplica seladora a madeira arrepia depois de um tempo.
Tendo lixado após estas duas demãos, e principalmente entre elas, eu apliquei mais duas demãos de seladora, desta vez usando um pseudo compressor (uma pulverizadora da Schultz). Lixando com lixa 400 entre as demãos. Na última demão o corpo já está pronto! Se quisesse acabamento "fosco", mais acetinado, já partiria para a cera aqui...
Estou nesse ponto nesse projeto. Não vou deixar só na seladora, vou aplicar verniz.

Agora uma observação, alguns luthiers ou outras pessoas vão torcer o nariz: usei seladora a base d'água!!!!!! Sim, isso mesmo! Quem falar que não pode me explique FISICAMENTE por que não? Tintas a base de outros materiais só servem para dar bronquite e acabar com seus pinceis, rolos e compressores!!! Ahhhhh mas é a base d'água vai empenar a madeira..... bla bla bla ... GENTE , não é um banho d'água debaixo da torneira, e a quantidade de água é mínima, é como se fosse um solvente. Existem tintas a base d'água até pra pintar ferro..... Não enferruja... Então????

Nome da seladora: Sayerlack Aquaris

Conforme for evoluindo eu posto os resultados.... Abraço e boa sorte!

FELIZ NATAL
Veterano
# mai/15
· votar


Olá pessoal, sem desvirtuar o tópico queria saber quanto ao lance do "HEAVY RELIC" que nada mais é do que detonar a pintura da guitarra.

Eu particularmente gosto muito, porém sempre encontrei muita relutância em conversas com pessoas em geral e consultando a Sta. Busca no canto superior direito da tua tela, gosto é gosto.

GUITARRA ATUAL

MEU OBJETIVO

Gostaria de saber como posso fazer isso em meu lar doce lar, ou quanto deve sair pra pagar um mano pra desenrolar o serviço por mim.

Abç.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Também só uso coisas a base de água, agora. Xô, cheiro ruim! o/

FELIZ NATAL

Ferrar a guitarra é fácil, difícil é o caminho contrário: transformar essa da segunda foto na da primeira... hehehe

mogicaqui
Veterano
# mai/15 · Editado por: mogicaqui
· votar


Velhinho-RJ

Uma opção para quem não quer usar compressor (imprescindível para se ter um bom resultado) e quer acabamento natural, é a aplicação de óleos ou vernizes com a técnica chamada na gringolândia de "wiping varnish", literalmente: "verniz enxugado".
Trata-se de uma mistura de óleos com resinas e diluente que se aplica com pincel ou pano, aguarda-se um período curto (alguns minutos) seguido da remoção do excesso com pano que não solte fibras. Aguarda-se a cura e aplicam-se novas camadas, quantas forem necessárias para ficar do jeito que se quer.
Eu fiz com um verniz de óleo de linhaça que a General Iron Fittings (empresa brasileira) vendia:

http://s1118.photobucket.com/user/mogicaqui/media/Tele%20Mogno/IMG_078 7.jpg.html

Esta empresa retirou do mercado diversos produtos, mas mantém uma linha que se presta para este tipo de uso. O revendedor é o Tools BR. Acho que este produto pode ser usado (com alguma diluição):
http://www.toolsbr.com.br/produto/7209960/Olio-per-mobili-Para-uso-int erno---1-Litro

Importado, existe o Tru Oil/Gun Oil e o Óleo de Tung Polimerizado (o bruto não serve).

Não é tão resistente, mas fica com uma textura única e é fácil de retocar.

Parabéns pela guitarra, ficou dubalacobaco!

DoisUm
Membro Novato
# mai/15
· votar


FELIZ NATAL

Tire a camada de verniz com uma lixa, pinta de branco uma camada (sem muito capricho), raspe com/em qualquer coisa.
Fim.

SkyHawk
Membro
# mai/15
· votar


marcelosz
Por coincidência usei exatamente essa seladora e o verniz da mesma marca nesse final de semana (feriado de 1 de maio) para restaurar 6 móveis grandes daqui de casa. Eu não uso mais solvente em pintura !!! Seja a madeira que for, só uso a base de água.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


SkyHawk
Pois é!! Não é uma maravilha? Eu além de guitarrista hobista sou marceneiro hobista... Larguei as tintas de PU e nitro... credo, só passava mal!!! Fora a trabalheira.

BTW, o tópico que eu disse que ia abrir (sobre o projeto da guitarra com corpo de cedro e pintura natural com seladora e verniz) chama-se "P.I.M.P. My Tagima - Projeto de Tunning / Strato customizada". Quem quiser dá uma acompanhada lá. Abraços!!!

sobrevivente
Veterano
# mai/15
· votar


Eu fiz essa pergunta lá no tópico de lutheria do Bertola, mas queria saber também de gente que teve experiência com pinturas. Com relação a pintura de corpo de guitarra (cedro) em tinta PU e tinta poliéster, haveria muita diferença entre elas?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olá pessoal. Novamente obrigado pelas dicas/apoio e elogios ao meu projeto.
Bem, tenho contato com dois luthiers aqui no RJ – Kleber Dias/Jacarepaguá e Aloysio Leivas/Maria da Graça. Ambos com relativa idade e um tanto quanto conservadores. Vocês verão isso pelas idéias deles. Ambos, também, realizam trabalhos extremamente profissionais a nível de pintura – seladoras/tintas importadas, compressor/pistola, e vai por aí... Mas, para me dar uma força, me disseram o que fariam a nível doméstico e com poucos recursos como quando iniciaram.

Preparo das peças (corpo e braço): Um usaria lixas de madeira 180/220/320, sem maiores especificações até julgar a superfície apta – o outro usaria lixas fre cut 3M 180/220 pois “lixas de madeira são uma porcaria e desgastam muito rápido” .

Seladora: um não tem objeção a tipo (base de água ou tradicional com redutor) e aplicação com pincel livremente e lixa de madeira 220/320 entre camadas, inclusive depois da última – o outro tem objeção à seladora a base de água (umedecimento e “coisa moderna sem qualidade”) e recomenda seladora p/madeira suvinil com redutor thinner acabametno 2002 aplicado com boneca no sentido transversal aos veios da madeira para “impregnar” e fechar os poros com maior eficiência. Lixa d’água 360/400 (SEM usar água) entre as camadas.

Verniz: um indica verniz acrílico em spray – Colorart/Colorgin/... ou similares com lixa d’água 1200/1500 entre camadas e 2500 na última – o outro indica verniz nitrocelulose aplicado com pincel (nylon) SEM redutor usando lixa d’água 400/600 entre camadas e 2500 na última.

Polimento final: ambos indicam pasta/massa de polir (automotiva) aplicada no braço com algodão/boina com muito cuidado (citaram um tipo de algodão específico que não lembro).

E é isso. Estou quase optando por: preparo com lixas fre cut 3M, seladora a base de água (sayerlack ou sparlack-Coral) aplicada com pincel ou boneca, verniz acrílico spray e polimento com algodão. Isso devido às minhas condições de espaço (moro em apartamento), à minha rinite (alergia a cheiros fortes), crianças/cachorro em casa, esposa um tanto ou quanto chata, etc... rs...
Abraços.
Ps.: tenho um corpo de guitarra (tele) em tauari que estraguei duratnte estes 2 últimos anos de erros no qual deverei testar o que eu decidir fazer.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Olha eu aí outra vez... (paciência pessoal, estou quase lá...rs)
Esqueci um detalhe: são justamente os “detalhes” em marrom - no braço e aquela “gota” na parte frontal do corpo. Nas guitarras Rickenbacker há um “buraco” na parte frontal tendo um desenho parecido com uma gota e que na verdade é um rasgo na madeira pois a maioria delas é semi-oca; e o braço é feito com colagem de madeiras com cores diferentes.
A foto no link abaixo é uma montagem minha no início do projeto e ilustra bem estes detalhes.
Projeo inicial
Pois bem, eu pretendo pintar estes “detalhes” após passar a seladora, antes de envernizar. Que tinta eu uso para isso considerando que vem o verniz depois? Seja qual for, creio que devo escolher com um acabamento fosco e se não tiver lixo após aplicar? Achei isso na internet: colorgin decor spray cor marrom barraco acabamento liso; tinta acrílica fosca-Nature Colors Acrilex-Marrom fosco para exemplo. Talvez tenha que usar algum esmalte sintético... sei lá...
Abraços...

Ismah
Veterano
# mai/15 · Editado por: Ismah
· votar


marcelosz
quando se aplica seladora a madeira arrepia depois de um tempo.

Isso acontece porque a tinta está muito dura. Melhor que ela seja mais fina e precise mais demãos, que assim.

mas é a base d'água vai empenar a madeira..... bla bla bla ...

Desde que não misture, não tem nenhum problema. O único contra é tempo de secagem que passa de algumas horas para um dia inteiro...

Todos

Eu iria mesmo sugerir tentarem com pincel, mas ele exige o jeito da coisa, ou fica riscado. A pistola é o mais adequado, o Tonante que falei em outro tópico (o do RodGuitars), foi pintado com tinta PU e pistola com compressor de 600Lb SEM lixar entre as camadas. Ficou um brinco, mas como antigo dono lixou com lixa 80, tá bem riscado. Ainda acho que vou desfazer a pintura.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah
O único contra é tempo de secagem que passa de algumas horas para um dia inteiro...

Eu sugiro deixar bem mais que um dia para secar totalmente a tinta. Na verdade, tem que ler o rótulo para saber.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ

Em parede por padrão se deixa um dia, e como cobra por hora, o dono da obra, geralmente quer 4 demãos por hora, com acabamento master rsrs

Mas na pistola (vaporiza mais) 24 horas tá tudo seco.

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar


Bem que eu poderia ter achado este tópico antes de pintar a minha... agora já foi... fica pra próxima.

Brunooliveira
Veterano
# ago/15 · Editado por: Brunooliveira
· votar


*Edit Postei no lugar errado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico oficial sobre pinturas em guitarras