Pentatonicas dos modos gregos

Autor Mensagem
tiago0101
Veterano
# ago/06


Vocês usam os modos utilizando pentatonicas também, deixando só as notas que caracterizam o modo?

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


E por que não?

É que nem vitamina de banana...
quanto mais misturar, melhor fica.

rafa kbção
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff
vigi e pode msm?

maniac123
Veterano
# ago/06
· votar


tiago0101

o q vc entendo por modos?

tiago0101
Veterano
# ago/06
· votar


jonio dorico frigio lidio mixolidio eolio locrio
Isso eu frago tranquilo.

Minha dúvida é essa: quando eu fizer um shape de pentatonica pra cada modo nos maiores eu devo seguir o modelo do jonio de retirar 4ª e 7ª e nos modos menores devo seguir o modelo do éolio e retirar 2ª e 6ª ?

maniac123
Veterano
# ago/06
· votar


tiago0101

nao, necessariamente...

tenta pensar em acordes, o modo funciona sobre acordes, fica mais facil de entender.

tiago0101
Veterano
# ago/06
· votar


tenta pensar em acordes, o modo funciona sobre acordes, fica mais facil de entender.
Exatamente isso que eu havia imaginado, tem que dar atenção especial pras notas do acorde do modo e pras notas "características" de cada modo né, tipo sexta maior no dório,segunda menor no frigio e locrio, né?

tiago0101
Veterano
# ago/06
· votar


Dexa eu parar de pensar em teoria e ir tocar logo...

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Bom dia!!!

tiago0101
Só não pense em Pentatônicas como "shapes" e siga seu raciocínio de retirar graus da escala, pois, em princípio, qualquer escala composta por cinco notas pode ser chamada de Pentatônica.
Valeu!!!

Noviço
Veterano
# ago/06
· votar


tiago0101

Tenta sair com as pentas a partir da 4ª 5ª e 7ª nota do acorde.. ou do modo... fica mais fácil de se raciocionar,.. depois vc começa a elaborar mais coisas.. tipo..

Se vc sair a partir da 3ª do acorde .. vc sabe q ela pode ser uma 5ª do grau em questão e por aí vai..

Bons estudos

Flávio Moura
Veterano
# ago/06 · Editado por: Flávio Moura
· votar


Penta_Blues
Só não pense em Pentatônicas como "shapes" e siga seu raciocínio de retirar graus da escala, pois, em princípio, qualquer escala composta por cinco notas pode ser chamada de Pentatônica.
Valeu!!!


Peraí... qdo se fala em pentatônica, está se pensando naquelas 5 notas (com os devidos intervalos). Não em qq 5 notas... falar em pentatônica é apenas uma maneira didática de se referir àquelas 5 notas.

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06
· votar


pode fazer arpejos em modos tambem....

alias a pentatonica esta nos modos....assim como os arpejos..

do I II III IV V VI VII grau... você tá pegando udo o que esta contido nele...

ae quando você faz uma menor harmonica...ae você já está mudando

Flávio Moura
Veterano
# ago/06
· votar


tiago0101
Vocês usam os modos utilizando pentatonicas também, deixando só as notas que caracterizam o modo?

Entendo que pode, pois vc pode usar qq nota da escala. Se vc pensar em pegar os intervalos pentatônicos e colocar num modo, vai funcionar do mesmo jeito.

ki_suco
Veterano
# ago/06
· votar


eu acho melhor fazer um "shape" pra cada modo... na pentatonica eu acho que fica mais chato vc saber as notas que pode repousar, sem falar que pra mim pelo menos, fazer um bend dentro da escala de F lídio no shape de Am é um saco...

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

Flávio Moura
qdo se fala em pentatônica, está se pensando naquelas 5 notas (com os devidos intervalos).
O que não significa que só existam estas Pentatônicas que vc pensou só por serem as mais conhecidas. Vamos aos exemplos:
Pentatônica Maior
Pentatônica Menor
Egípcia
Chinesa
Kumoi
Balinesa
Todas são pentatônicas porque possuem cinco tons.
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


Se você tocar uma penta de Em7: E, G, A, B, D sobre um acorde do primeiro grau, C7M, você terá sobre C: 3a, 5a, 6a, 7M e a 9a. Tensões bastante características de um modo maior.

Como disse o Rachmaninoff, é que nem vitamina de banana... quanto mais misturar, melhor fica.

Bote no liqüidificador (no PAPEL) pra ver o que acontece, e depois toque.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


tiago0101

se vc nao quiser complicar mete a penta menor mesmo em cima do dorico, frigio e eolio e a mairo em cima do jonio, lidio e mixo lidio...

q tiarndo uma coisa aqui outra ali funcionam...

entao... o basico é esse,,, toque bem assim e depois comece a complicar o negocio

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Use as pentas básicas misturando com os modos gregos... não existe essa de dividir 3 para 3... você pode usar as pentas com todos os modos gregos pelo braço da guitarra tranqüilamente.

Aplique os padrões e use a criatividade.

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


Iº = penta maior

IIº = penta menor dórico ou penta m6

IIIº = penta menor

IVº = penta maior

Vº = penta maior (com 6a ou com 7a)

VIº = penta menor

VIIº = penta meio diminuta ou arpejo de Xm7(b5)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroPanucci

O cara tá começando, não seria mais simples ensinar a aplicação básica das pentas? Tipo, em linguagem de leigo mesmo?

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Na verdade, não tem pentatônicas diferentes que eu postei acima.

É penta maior e penta menor, cada uma sobre o acorde maior e menor.

Tá simples. Ele perguntou sobre o campo harmônico, então no mínimo ele deve saber campo harmônico. (eu acho... :P)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


LeandroPanucci

Você teria os desenhos, desenhos mesmo em JPG das pentas menores e maiores?

Tô te pedindo pq eu costumo misturar os modos gregos com as pentas sempre... e sapecar um cromatismo de leve.

\o/

tiago0101
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroPanucci
Vlw velho, agora entendi melhor.

Nick_Oliveri_Guitar
Já conheço as escalas, campos harmonicos, tava em duvida mesmo como "pentar" os modos, mas valeu por tentar ajudar.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


tiago0101

Na verdade sou eu que tô precisando dos desenhos das pentas maiores e menores.

maniac123
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

procura, velho, o q mais tem aqui sao esses desenhos...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


maniac123

Tá certo... lembrei e acabei de ir na busca... hehehehehehe...

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Não tenho o desenho, mas eles se desdobram em cinco desenhos, sem deixar de ser a mesma penta.

Pentatônica sobre os modos é outra coisa diferente, porque você vai tocar a penta de cada modo.

Se eu colocar os cinco desenhos da penta de Am-C, você irá tocar sobre estes acordes. O mesmo eu posso fazer com as pentas de Em-G por exemplo, e distribuir também em cinco desenhos.

A diferença é que cinco pentas serão de uma tonalidade (Am-C) e outras cinco serão sobre outra tonalidade (Em-G).

Então, pra cada acorde do campo harmônico eu uso a sua respectiva pentatônica. Ou seja, eu tenho pelo menos cinco desenhos de cada penta pros sete graus do campo harmônico...

Campo harmônico de C:

C7M --> penta de Am-C (são as mesmas pentas, invertidas)

Dm7 --> penta de Dm-F (são as mesmas pentas, invertidas)

Em7 --> penta de Em-G (são as mesmas pentas, invertidas)

F7M --> penta de Dm-F (são as mesmas pentas, invertidas)

G7 --> penta de Em-G (são as mesmas pentas, invertidas)

Am --> penta de Am-C (são as mesmas pentas, invertidas)

Bm7(b5) --> penta que eu chamo de meio-diminuta: B, C, D, F, A

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


É penta maior e penta menor, cada uma sobre o acorde maior e menor.

isso dai ja depende... hehe...

se for blues dá pra fazer o contrario...

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


Digao

É porque no blues você toca uma penta menor sobre um acorde X7.

Mas ela não soa menor, embora seja penta menor.

Ela não tem este "sabor menor".

A 3a menor da penta que você toca sobre um X7 soa como #9 (nona aumentada).

Flávio Moura
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues
O que não significa que só existam estas Pentatônicas que vc pensou só por serem as mais conhecidas.

É isso memão... só quiz dizer que pentatônica não é apenas um conjunto de 5 notas... eslas guardam uma relação específica entre elas... uma maneira didática de entender... mas se quiz dizer pra não ficar só na penta tradicional, concordo contigo... temos q expandir os horizontes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pentatonicas dos modos gregos