Quem toca menos, toca mais... (by Bocadecachaca)

Autor Mensagem
bocadecachaca
Veterano
# ago/06


Vamos analisar o seguinte pensamento...


Geralmente, quando nós jovens guitarristas entramos no nível intermediário do aprendizado nos preocupamos com a velocidade... nessa época, tocar sextinas com o metrônomo em 120 bpms é algo meio obrigatório, o estudo da guitarra passa a se tornar uma competição, nessa época, os ídolos variam De Malmsteen à Paul Gilbert... devido à técnica absurda e velocidades propostas... então tome técnica e mais técnica, muitos até acham que fazer base é só montar um power chord ou é algo tão sem graça que passa meio despercebido...

Puro engano, Se você acha que ja sabe improvisar porque achou o tom e saiu usando seus shapes e patterns de escala que todos conhecem e vai impressionar o mundo só por causa da velocidade, comece a rever seus conceitos, um guitarrista de verdade precisa conhecer o braço da guitarra, é como uma mulher, é preciso conhecê-la a fundo para dar o seu amor... se você acha que toca muito e quando é na hora de improvisar, fica procurando formatos para fazer o solo, vc está sendo mecânico apenas, tem que se conhecer os sons, para se tocar com a alma!

Esses guitarristas geralmente tentam tocar na velocidade da luz em todo tipo de música que eles vão tocar... porque tocar lento é coisa de guitarrista "filento" e tals... é um pensamento desse que não nos faz ir para "frente"... agora você vai entender o título do tópico...

Observe bem, um detalhe... Um guitarrista experto (de experiência) ele sabe de suas capacidades e limitações, que sabe que tem dedo para tocar vários estilos desde Heavy metal ao fusion, portanto se preocupa mais em criar uma harmonia sofisticada, e cria fraseados inteligentes, talvez usando menos técnica e dando ênfase à melodia como quem fosse uma historinha a ser lida... se você ouvir Eric Johnson vai saber do que eu falo... músicas de andamento lento, fraseados monstruosos, super-difíceis e tudo isso em cima de simplicidade...

vejam essa frase de pentas em andamento lento na música Zap do Eric, a primeira frase que ele toca, feita com pouco drive... você pode observar que se pode conciliar velocidade na hora que for preciso e não aquelas fritações exageradas e infinitas de guitarristas novos

http://www.youtube.com/watch?v=IA-0K6QtLQ4&search=eric%20johnson

Vejam também os Harmonicos do Eric em SRV, la pelo finzinho da música analise que até os power chords que ele utiliza soam bem e diferenciado, tudo porque ele procura usar as coisas quando se fazem necessárias para saciar a sede de música que ele tem dentro de si

http://www.youtube.com/watch?v=Zzbg49kav4g&mode=related&search=eric%20 johnson

Andei essa semana estudando Harmonia com um amigo e vi o quanto é mais desafiador e difícil, o estudo dos acordes, são eles que fazem a música ser algo infinito, ilimitado... técnica a gente aprende com repetições, harmonia é questão de raciocínio...


Seria bom que nós estudássemos a música em si, não se prender totalmente a um só estilo, é só você raciocinar, digamos que vc é um heavy-metaleiro dos pesados de barba grande e de perucão, claro que aprender samba não servisse tanto para o heavy-metal, mas de repente se caso um dia você quisesse montar algo progressivo e experimentasse uma harmonia ou batida doidona daquelas, talvez te fizesse ganhar algum prêmio de música ou até criar um novo estilo , quem sabe né?... e não ficar só fritando e achando que é o cobra por causa disso... o que importa é que o som soe agradável aos ouvidos humanos e a música seja feita com sentimento e não como algo feito para você se achar superior aos outros... pois se um Michael Angelo, não entender de Jazz ou country , suas harmonias e sotaques, de nada vai adiantar sua técnica absurda... é preciso versatilidade, principalmente nós Brasileiros que estamos num mundo de culturas diferentes... não tenha preconceitos, e o melhor de tudo, seja HUMILDE, nunca fique satisfeito consigo, não tenha limites, há música para toda a vida mas não há vida para toda a música, então aproveite...

Paul Gilbert, Richie kotzen são ótimos exemplos como guitarristas, tiveram suas fases shredder e hoje tocam músicas pop ou qualquer coisa que precisarem e nem por isso deixaram de ser monstros da guitarra, domingo passado ouvi um cd que o Richie Kotzen tocava com afinação em D, essas de new metal, e solos curtos e riffs tranquilos, eu só soube que era ele porque meu amigo disse... os tempos vem mudando, até os mestres vivem se adaptando aos novos desafios;... quando houver uma JAM, procure analisar bem o que você está falando, não faça panelinhas, ou defenda amiguinhos, somos todos estudantes e curiosos desse mundo infinito, vamos se ajudar... NÃO CONFUNDAM O FATO DE NÃO GOSTAR DA MÚSICA DE ALGUÉM EM DIZER QUE ELE NÃO TOCA BEM...

E para fechar, um presentinho de natal , Paul Gilbert e Marty Friedman participando de um programa no japão super-legal, eles participam de provas de música, você vai ver Paul tocando Sweet child o Mine ou Friedman tocando músicas do Kiss, você vai ver Paul sweepando com a lingua entre outras coisas... hehehe muito bom!

http://www.youtube.com/watch?v=peQiudKTyiE&search=marty%20friedman%20p aul%20gilbert

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


bocadecachaca
Flw bonito, velho!!! \o/

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


bocadecachaca

Faço minhas as suas palavras! :)

Axo q eh mais ou menos assim: vc nao pode simplesmenta fazer, deve saber oq esta fazendo...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


bocadecachaca

Disse tudo... mas fazer entender aqui no FCC é que é o grande problema.

Lord Shaper
Veterano
# ago/06 · Editado por: Lord Shaper
· votar


belo texto

esqueci de dizer que ter técnica tb é importante...
saber misturar técnica com idéras criativas resulta em músicas fodas

Al_Ardanuy
Veterano
# ago/06
· votar


É isso mesmo, e viva ao Nelson Faria!

Bruttall
Veterano
# ago/06
· votar


Bom mesmo é o andy timmons...

Bruttall
Veterano
# ago/06
· votar


Tentem tirar coisas do Astor Piazzola e Renato Borghetti na guitarra que tu vai melhorar muito mais do que fazendo 1234 4321 1324 3241 2313 1232

Arpeggios From Heaven
Veterano
# ago/06 · Editado por: Arpeggios From Heaven
· votar


nem vô lê mó grande...

tipico tópico bocadecachaca

iS_LaSh
Veterano
# ago/06
· votar


Gostei do TXT e de fato existe essa preucupação em tocar rapido ... =/
não sei pq sempre vem esse lance de julgar as coisas como

"Se ele é Rápido ele é bom "

nao aprendi e nao vou aprender a fritar e msm assim nao to me preucupando muito com esse lance ...

Eu estudava com um metal guitarrista pasteleiro que na hora do recreio ele vinha com o violão dele pra fazer sweep e fritar perto d mim como se quizzezze mostrar algo pra mim ... =/

Achava paia ... mais num falei pro cara não ... =/

Arpeggios From Heaven
Veterano
# ago/06
· votar



nao aprendi e nao vou aprender a fritar e msm assim nao to me preucupando muito com esse lance


tú é musico acomodado.....

Deji
Veterano
# ago/06 · Editado por: Deji
· votar


certo, porem tecnica é MUITO importante, quando usada a favor da música, então ela não é desnescessaria, e nao vamos tocar so no feeling...

iS_LaSh
Veterano
# ago/06
· votar


Arpeggios From Heaven
Quer dizer que eu PRECISO aprender isso pra ser um musico de verdade ?!

Arpeggios From Heaven
Veterano
# ago/06 · Editado por: Arpeggios From Heaven
· votar


e nao vou aprender

isso pra mim é acomodação.... nem digo por fritar...mas por dizer que não vai aprender porque não qué....

opnião minha

bocadecachaca
Veterano
# ago/06
· votar


oh yeah!, ainda bem que a galera ta entendendo meu pensamento... tudo deve ser utilizado em equilíbrio!


tem que se aprender tudo, de tocar lento à rápido, o diferencial se dá como vc utilizará tudo isso...

U1000D
Veterano
# ago/06
· votar


conclusão

isso é um fórum de estudantes-intrumentistas ñ de músicos.

22222 oirartnoc oa
Veterano
# ago/06
· votar


Eu jah cansei dessa historia

iS_LaSh
Veterano
# ago/06
· votar


isso pra mim é acomodação.... nem digo por fritar...mas por não querer aprender....

opnião minha


opinião imposta de maneira legal ... antes discordar do que chegar e chingar =D

Tpw ... Sei tocar rapido ... mais nada impressionante ... Saca ?!

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


U1000D

isso é um fórum de estudantes-intrumentistas ñ de músicos.


isso!!!

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar


Deji
Cara, to upando a jam sem o seu solo. Mals aê.

bocadecachaca
Veterano
# ago/06
· votar


isso é um fórum de estudantes-intrumentistas ñ de músicos.


ENTÃO TRANSFORMEMOS NO CONTRÁRIO...

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


Gabriel Anjos
:/

Lord Shaper
Veterano
# ago/06
· votar


Bruttall
Renato Borghetti

esse sim é realmente foda
já tinha pensado em tirar trchos das músicas dele, mas nunca fui atrás...

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar


Deji
Se der pra me mandar agora, eu junto o seu solo e re-upo ela.
Dá?

iS_LaSh
Veterano
# ago/06
· votar


O foda eh que somo de Fato ESTUDANTES ...

o nível aqui chego no fundo msm foi qnd um cara parece que falo que o marty friedman nao sabia nem msm segurar uma palheta ... =/

U1000D
Veterano
# ago/06
· votar


Deji
essa confusão nos faz esperar muito dos outros, errado porém compreensível

bocadecachaca
ñ é questão de opção, e sim de evolução

Deji
Veterano
# ago/06 · Editado por: Deji
· votar


Gabriel Anjos
a noite, ontem nao deu meu

Gabriel Anjos
Veterano
# ago/06
· votar


Deji
a noite, ontem nao deu meu
Então eu espero até às 20:00 horario de Brasilia. Dá?

t_uriel
Veterano
# ago/06
· votar


bocadecachaca
Muito bom o texto.
É muito mais complicado fazer uma base com uma beeeela harmonia e um solo marcante, do que uma base de 4 power chords e vários chapes de escala. Pessoalmente acho que é bom não se limitar. Saber tocar rápido quando precisa, saber tocar lento quando precisa, e sobretudo, saber o que você está fazendo. Definitivamente, assino embaixo tudo que você escreveu.

U1000D
Mano! Melhor definição para a atual situação! No entanto acho esse acaba sendo fataltmente o andamento natural da coisa né? Todo mundo pega a guitarra quer fazer gazilhões de notas por secundo e depois vai caminhando para a compreensão músical (exatamente como sugere o texto principal do tópico). Bom.. ou não né? :p

[]s

Deji
Veterano
# ago/06
· votar


Gabriel Anjos
23:00

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem toca menos, toca mais... (by Bocadecachaca)