Humbucker com som de Single Coil

Autor Mensagem
Dr Jivago
Veterano
# jul/06


Eu conheço bem as características técnicas que diferenciam um humbucker (bobinas lado a lado) de um single coil (uma bobina ou bobinas sobrepostas).

Tenho uma Ibanez JS 100 com captadores Ibanez AH1 e AH2, mas mudei completamente minha abordagem na guitarra e estou tocando um estilo tradicional de single coils (Deep Purple, Robin trower e Malmsteen).

A minha dúvida é se faz muita diferença no timbre da guitarra o fato dela ter humbuckers de médio ganho ao invés de single coils de baixo ganho.

Será que aumentando os agudos e a distância do captador para as cordas eu consigo obter um timbre que se aproximaria muito com um verdadeiro single coil?

Obrigado pela ajuda

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


o malmsteen eu aco q usa humbucker em formato de single

Rifferman
Veterano
# jul/06 · Editado por: Rifferman
· votar


Dr Jivago
liga seus caps em paralelo, afasta das cordas
vc obtem algo +/- perto

EDT: dei essa ideia pra ele naum perder o cancelamento de ruidos

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago
Humbucker com defasagem !!!
Ai vc tem single...
Assim vc tem timbres d Humbucker e de single....
Ja via algo em outros topicos, infelizmente nunca toquei com guita com esta opção de captadores que possibilitam a defasagem...

powerguitar10
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi
Dr Jivago


Eu tenho um 500-T e um seymour 59 na minha guitarra...os dois com defasagens...Fica bom pakas...

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


usa o tone zone e humbucker from hell

Dr Jivago
Veterano
# jul/06
· votar


O que seria Humbucker com defasagem?

128556
Veterano
# jul/06
· votar


O que seria Humbucker com defasagem? [2]

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago
O que seria Humbucker com defasagem?

Seria o humbucker com as bobinas ligadas em paralelo, o que deixaria o som mais magro, uma vez que as bobinas deixariam de cancelar o ruído uma da outra. Existem vários tópicos aqui sobre isso.

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar


parece q o van halen qd foi instala o captador na frankstein ele dexo em paralelo (ow serei, só sei q tinha menos saida q normal)

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


Um cara que usava muito o humbucker em paralelo era o Jimmy Page.

ryushin
Veterano
# jul/06
· votar


128556
Defasagem é o famoso SPLIT. Nos humbuckers de 4 bobinas, você pode cancelar duas delas pra ficar com o som de single... Quanto mais ganho tiver o humbucker pior isso fica...

Quanto às ligações em paralelo..
Funciona da seguinte maneira... Os humbuckers de 4 bobinas, utilizam as 4 em série... Ou seja, o som é captado pelas 4 simultâneamente.. porém você pode colocá-las em paralelo, ficando com um som mais magro e sem peso, que muitos gostam. Uma ligação em paralelo, faria com que o som fosse captado independentemente por cada bobina, que estaria agora fora-de-fase.

Dr Jivago
Veterano
# jul/06
· votar


Mas os humbuckers não são duas bobinas?

Ligar o humbucker em paralelo seria a mesma coisa que utilizar o split e cancelar a outra bobina?

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago
Acho que o ryushin se atrapalhou, são só 2 bobinas. Em paralelo (ou "defasado", ou "fora de fase") significa ligar as 2 bobinas sem o cancelamento de ruído do humbucker. Split é ligar só 1 bobina.

Steve Van Halen
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago

Tem certezxa q vc quer faze isso... eh um choque mto grande passa de humbucker pra single, vc vai achar q perdeu todo o punch... Bom se for msmo, da uma olhada no site da seymour, da fender e da dimarzio q la eles ja flam quais caps sao bons pra cada estilo, e ja vem com uma recomendaçao de quais outros caps usar com aquele q vc seleciono. Mais uma coisa, escolhe caos da msma marca, pq pega um seymour e um dimarzio nem sempre eh arantia de q eles vao combinar, algumas vezes acaba de um matar o outro, e a guitarra inteira ficar com um tibre ruim, pq nao me pergunte soh sei q isso acontece

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago

pelo que sei defasar o captador seria desligar uma das bobinas, fazendo o captador virar um single coil, basta mandar em algum luthier que ele faz isso tranquilamente pra vc, e pra ativar/desativar basta puxar o botao de volume ou tom, nao sei direito...

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Não, não, o pessoal faz muita confusão com isso.
Defasar é ligar as duas fora de fase.
Splitar é desligar uma das bobinas, ficando só com 1.

Isso já foi dito aqui em tópicos anteriores.

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


Rachmaninoff
exato.

E no post do ryushin
substitua a palavra "bobina" por "fios" ou "condutores" split só pode ser feito em captadores que possuam 4 condutores ou 4 fios para ligar-los.
E não em captadores que só tenha 2 condutores.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jul/06
· votar


Rachmaninoff

ISSO! splitar! confundi os nomes hehe

PagoderoSatanico
Veterano
# jul/06
· votar


Rachmaninoff
Defasar é ligar as duas fora de fase.
Splitar é desligar uma das bobinas, ficando só com 1.


Mas tem alguma diferença no timbre final? Tipo, alguma das duas técnicas resulta num som mais de single-coil que a outra, ou de repente tem um som mais "quente", ou com mais "brilho", etc?

nobre
Veterano
# jul/06
· votar


splittar vai deixar o som mais proximo de single possivel, efetivamente uma das bobinas é desligada sendo captada como um single coil (junto com isso vem o ruido caracteristico, pois nao há cancelamento pela outra bobina)... logico que nao vai soar igual, vai depender do captador

Guitar_L
Veterano
# jul/06
· votar


Minha guitarra tem uma chave pra splitar os caps, o som fica bem próximo sim. Tow sem amp aki senão eu gravava uns sonzinhos. Na minha modesta opinião, acho muito mais vantajoso e econômico vc fazer esse esquema do que mudar seus captadores.
Abraços

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


Um humbucker fora de fase soa esquisito, magro...
É um timbre interessante, mas difícil de descrever.

Dr Jivago
Veterano
# jul/06
· votar


A minha guitarra tem push pull para splitar os caps mas o som não fica muito legal. Uma vez eu li que cancelar uma das bobinas de um humbucker não iria fazer ele soar como um single coil por causa dos potenciometros diferentes (500k contra 250k) e porque o single coil tem as bolinhas dos caps com alturas diferenciadas para cada corda o que não é o caso da maioria dos humbuckers.

Esse negócio de defasar os caps eu não entendi muito bem como funciona e qual seria a vantagem de ter as duas boninas funcionando fora de fase e sem cancelar ruído. Porque isso faria o humbucker soar como single?

Beto Carneiro
Veterano
# jul/06 · Editado por: Beto Carneiro
· votar


Dr Jivago

Som de single com humbuckers eu acho meio difícil vc conseguir, esse negócio de "splitar" é só um quebra galho.
Mas dê uma olhada
aqui e procure por SH-3 Stag Mag ,lá tá falando que esse cap quando splitado dá um legítimo som de single, repare que ele tem os pólos dos caps com alturas difenciadas tbm(pelo menos parece)

EDIT: Sua guitarra tem Floyd né?Aí eu já não sei te dizer se esse cap dá certo na sua guitar.

daniel_guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Dr Jivago
http://rapidshare.de/files/27103599/Daniel-_welcome_to_wherever_you_ar e_BJ_cover_.mp3.html gravei com o captador da ponte na parte limpa defasei ele, so pra vc ter uma ideia

Tristam
Veterano
# jul/06
· votar


Os unicos humbucker 4 bobinas que eu conheço é o quad rails (certeza) ,o dimebucker e o x2n (nao certeza)

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Dr Jivago
Seu nick é uma homenagem àquela vodka vagabunda?

Gasoline
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
Existe uma vodka com esse nome ?

Caramba, sempre achei que fosse só um filme..
dessa água eu não bebi..... ainda...

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Gasoline
hauhahau, eu não sabia é do filme.

A vodka que eu conheço na verdade é shivago, ou coisa assim. R$3,99 nos mercados mais baratos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Humbucker com som de Single Coil