Apresentação de Allan Holdsworth

    Autor Mensagem
    silvio_rp
    Veterano
    # jun/06


    Vejam essa apresentação de uma cara que tem até Steve Morse como fã.

    Para os desavisados, nao eh rock, metal... nao eh som pesado, mas o cara tem idéias muito boas e é uma referencia internacional.

    http://www.youtube.com/watch?v=dqKDzycvy20&search=allan%20holdsworth

    silvio_rp
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ah, sim, a guitarra dele parece uma ameba...

    marcio_zav
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Esse eh o Holdsworth entao!?

    Nunca o tinha visto

    silvio_rp
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Nunca o tinha visto
    Nao conhecia nada dele tb. Só de nome mesmo e resolvi procurar alguma coisa e acho que muita gente nao conhece tb mas o cara é super bem falado por músicos muito bons.

    Pelo que to vendo o cara toca um Jazz nervoso hehe!!

    UserFCC
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Holdsworth é um cara estranho... gostava + dele na época doSoft Machine (tenho o Bundles e um outro) lá pelos idos de 70/80. Ele usava Gibson SG e ainda procurava o tone...

    Os melhores trabalhos dele são na posição de "convidado", em 2 álbuns magníficos do Bill Bruford (One Of A Kind, principalmente) e em algumas pitadas c/ Jean Luc Ponty (vide Nostalgic Lady em Enigmatic Ocean), todos do final dos 70 e início dos 80 (época das Charvels).

    Timbre limpo, puta sustain, legato aos montes, acordes c/6ª, 9ª, 11ª, 13ª e o escambau, aranhas em geral... mas ainda "contidas" e aproveitáveis faziam dele o número um dos "guitarristas dos guitarristas"... tudo regado a muita cerveja (a paixão de AH e de seu pai, mestre cervejeiro).

    Depois, de certo ostracismo e alguns bons albuns solos (IOU e Metal Fatigue) só passou a fazer merda.

    Prá quem quer um Hodsworth + palatável, o melhor é o EP Road Games, produzido por Ted Templeman (o do Van Halen). Limitado pelo produtor e inspirado em dicas do Eddie (isso mesmo!), fez um puta som... usava Ibanez AH-10 e AH-20 c/ corpo de basswood e, por incrível q pareça, tirando a ponte e os caps era exatamente a mesmíssima guitarra Ibanez da primeira série RG 440, etc de 1986, q custavam uns parcos U$ 600/700 aqui no Brasil.

    Depois, entrou na fase mala do Syntaxse(?), uma guitarra teclado horrorosa e enveredou por um fusion dissonante estéril e decadente...

    Acho q tenho todos ou quase todos esses albuns (estúdio, live e piratas, inclusive) e a maioria nunca escuto...

    Ahh.. e para fritadores e onanistas de plantão, ele tb gravou uma bosta de cd com o mala do Gambale... um tal de Truth In Shredding q tb é pura fritação estéril, produzido pelo aproveitador do Mike Varney da GP, q também nunca escuto.

    Prá quem quer apreciar (e aprender) as coisas boas do AH, pegue os primeiros q citei...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Allan Holdsoworth é um músico completo, sua concepção de som e de técnica guitarrística está à anos-luz à frente de qualquer um, não é à toa que quase todo mundo o cita como influência, e como um dos maiores no instrumento.
    Ainda não escutei esse CD com o Gambale, mas tenho o I.O.U Live e o Road Games, mais algumas faixas dele com o Soft Machine nos anos 70 que são bem legais.
    Abç

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Cade o Deji?

    Muito bom.

    Marisco
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tenho todos os Cds desse cara.

    É incrivel que escuto ele há anos, mas o som dele é tão complexo, avançado e direto que mesmo estudando muito nunca consegui absorver nada da música dele.

    Midgard
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    impressionante a tecnica dele o.O palhetada muito precisa

    Alex Pires
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    impressionante a tecnica dele o.O palhetada muito precisa

    Ue Midgard...O Holdsworth mal palheta. Ele é, inclusive, muito conhecido por conta do seu ligado extremamente preciso e rápido. Dizem as mas linguas que o tapping veio tentando imitar o som de algumas frases do Holdsworth. Porque o tapping? Porque a mão do Allan é ENORME bicho!

    Eu tenho o livro "Just for the Curious" e a mão do cara é muito grande. Por isso que ele faz algumas coisas com intervalos na mesma corda que realmente são assustadoras. Dai veio o Van Halen e o Greg Howe com as ideias de tapping do tipo "A fake way to sound like Holdsworth".

    Midgard
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Alex Pires

    hauhauhuahuahah jah ouvi fala muito dos ligados dele mas no video ele nao palheta?? o.O

    Deji
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu não consigo tirar nada do que el faz, e entendo pouco a harmonia das musicas deles, pobre de mim, ameba que sou :/
    Mas sem duvidas esse é um dos guistarrista mais rapido, tecnico e com embasamento teorico do planeta!

    Deji
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O mais foda dele é quando ele vai tocar com outros cars de harmonia mais modal, aí ela debulha, humilha, massacra!

    pagode nem morto
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Alguém pelo amor de Deus sticka esse tópico?! Esse cara é o Deus da guitarra, tem uma técnica extraordinária e uma musicalidade absurda!

    UserFCC
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    E mesmo assim, esteve disposto a abandonar a carreira de músico profissional...

    No q dependeu de mim, isso não aconteceria, pois comprei todos LPs e cds do cara, "originais de fábrica", com exceção de um piratex (Live Secrets 1992) e uma cópia VHS do tempo do IOU... Allan Holsworth é o típico caso em q vale a pena contribuir.

    Até pq fui viciado em AH... Mas hoje, livre do vício, reconheço q as seqüelas são permanentes e positivas...

    Quando ele saiu da banda do Bill Bruford, bateu uma tremenda curiosidade para saber quem seria o sustituto... quem tocaria aqueles temas... o escolhido foi o "unknow john clark".

    Tempos depois, fui ver um show do Jean Luc Ponty em q AH constava como guitarrista da turnê, mas quem apareceu prá tocar foi o Scott Henderson.

    silvio_rp
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Realmente eh dificil digerir o som dele. É muito mais complexo do que parece hehhe!! To vendo denovo!!

    Flying CCCP
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Vou ver, valeu pelo link...

    Izen Troya
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    silvio_rp
    Realmente eh dificil digerir o som dele. É muito mais complexo do que parece hehhe!! To vendo denovo!!


    eh msm cara... num saco nada de teoria nem nada de musica... mas q ta dificil de entender ta... to ouvindo bastante pra tenta sacar as musicas, mas parece que mudam cada vez q eu escuto! eh meio macabro... hehe... essa luz baixa do show.. o cara meio parado...eh meio assustador ( booo ) hehe

    paulao_jazz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    É difícil mesmo, mas vale o esforço.

    UserFCC
    alguns bons albuns solos (IOU e Metal Fatigue)

    Tenho o Metal Fatigue. A música que dá nome ao disco é a mais "pop", e ainda assim é difícil.

    Mas é sensacional mesmo. É um cara que faz diferente e faz a diferença.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Cara se vcs q entendem muito não consegue, q dirá eu! Aew Marisco pode parecer loucura o q eu vou dizer, mas parece q ele toca tudo OUTSIDE e algumas partes soam como DIMINUTOS, tanto eh q algumas frases dele me lembraram alguns vídeos do workshop em q o Ardanuy mostrava essas duas coisas q eu falei...Mas eh claro, isso foi soh a sensação q eu tive...não entendo nada de música pra poder opinar...

    UserFCC
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    paulao_jazz
    Tenho o Metal Fatigue. A música que dá nome ao disco é a mais "pop", e ainda assim é difícil.

    Faixa mais "pop" ?
    Sem esquecer de q trata-se de AH, acho q "PANIC STATION" é a + "fácil"...

    P/ pegar o jeito do AH, acho interessante iniciar com os LPs/CDs mais redondos:
    "Bundles" do Soft Machine e o EP solo "Road Games" (delicioso de ouvir) são dois bons exemplos.

    E tentem ouvir a faixa Nostalgic Lady do LP/CD Enigmatic Ocean do Jean Luc Ponty, onde Daryl Stuermer faz o primeiro solo de gtr e AH faz o segundo... muito bom para comparar estilos... No início de sua parte, AH parece testar melodias + redondas , escolhendo a linha melódica p/ depois, detonar geral... quase q puro improviso... TUDO MUITO BONITO, sem uso de bola fora, no máximo bola no poste e GOOOL!

    Vale a pena...

    eeevee
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Holdsworth é o cara.

    Curly
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    a técnica e as concepções musicas dele são fantásticas, como artista ele até chega a apresentar trabalhos bem equilibrados e diria até mesmo acessíveis como o álbum "Secrets" (por sinal todo gravado com o sinthaxe)... Acho no entanto que falta alguma espécie de "chama interior" na música dele, aquela coisa instigante que encontramos, por exemplo, no trabalho do John McLaughlin, isso ele não tem...

    MatheusMX
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Caraleo , o Mozart Mello copia essa cara ae é ?

    Alex Pires
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Midgard: Claro que ele palheta! Mas a abordagem dele quanto a palhetar se limita a mudança de uma corda pra outra. Dentro da mesma corda ele liga - Ao mudar de corda ele palheta.

    Mais ou menos como o Brett Garsed faz só que o Brett alem de usar a palheta usa tambem os dedos (O que é o meu caso).

    Muita gente falando do Metal Fadigue ai...É o disco mais "Reto" do Holdsworth. É o que tem mais coisa digerivel...Os solos apesar de complexos são bastante bonitos e de muito bom gosto. Pra quem quiser começar a ouvir AH é bom começar por este disco.

    E quem realmente quiser entender algo que ele faz é bom que compre o "Just For Curious". Lá vão entender porque que o Holdsworth harmoniza paralelamente, porque ele faz mudanças com tanta facilidade e lá fala sobre as escalas que ele mais usa com exemplos de frases e algumas músicas transcritas.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    EduArdanuy
    Foi exatamente o q eu pensei! ahuhaehauaheuaehahaehaeuh

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    To vendo outros, 40 min. pra esperar é foda! Esse cara detona!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apresentação de Allan Holdsworth