ah guitarra tah imbolando meu kbção! (oh saudade do violão)

    Autor Mensagem
    rafa kbção
    Veterano
    # mai/06


    tenhu 2 anos de violão. Belos anos, eu tocava bossa nova e pah! chegava assim prum amigo meu :
    - eae vei empreta awe akele cd do tal e tal preu pegar uma musica...
    pegava ah musica ai ficava tocanu ela.
    tenhu 4 meses de guitarra. horriveis meses! taum imbolando minha kbça d+! eu jah sabia a escala maior e a menor pq tocava vioão e jah sabia estas escalas. um amigo mi ensinou ah pentatonica e pah. mais depois veio um negoço de modo grego mixilodio jonio sei q sei q lah! ai veio nas escalas uns tau de arpejo swap ou sweep sei lah o q! lick... aff isso imbola minha kbça d+. v6 podem mi ajudar? dando dicas sei lah fla o q eh esse tau de modo grego. mas explique de modo q eu entenda pq tenhu 4 meses apenas (jah tentei pesquisar e parece q tah em outra lingua pra mim!) ah tb qro saber o q eh esse tau de intervalo (b6-t-7m-num sei q sei qlah) poxa tô ficanu maluco helppp! ainda vou responder muito esse topico flando mais e mais coisas q qro intender deste bendito instrumento musical!

    Kiko_666
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Tenta entender o basico disso de teoria:

    - sweep
    - Two-hands
    - arpejos
    - escalas
    - harmonico
    - vibrato
    - pull-off
    - slide

    que é bem basicao mesmo, pede pro seu "amigo" te ensinar essas paradas, pelo menos os conceitos dela, dai tu fica treinando em casa e depois parte para a parte teorica, que eh o mais dificil pra mim huahuahu....mas o basico msm eh isso..

    rafa kbção
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    pow galera só o Kiko_666 mi ajudou pow ajuda awe na moral

    Williamfw
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    rafa kbção
    bom, esses sweep e o caraio sao tecnicas, conhece steve vai, malmsteen, etc? sim, eles fazem isso de olho fechado, cagando e fritando ovo, mas é bem fodinha de aprende, e esses lances de escalas, estuda intervalos primeiro, é a base disso tudo, inclusive tem um topico do sr panucci explicando bem isso, vlw

    Gabriel_Guitar
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Gabriel_Guitar
    · votar


    No começo é assim mesmo ué. A guitarra e o violão não são instrumentos iguais. Se você toca bem violão não quer dizer que vá tocar bem guitarra. A tocabilidade é bem diferente. Você não pode achar que vai pegar uma guitarra logo no começo e já sair apavorando. Mas isso é tudo questão de costume cara. A solução é tocar, tocar e tocar.

    Entra nesse site que tem bastante coisa: http://www.guitarx.com.br

    squee
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: squee
    · votar


    modo grego é um costume desse mesmo povo, como por exemplo achar que cuspir ou quebrar pratos na cabeça do amigo traz sorte

    thifm
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    rafa kbção
    Isso que vc falou (modos gregos) não tem a ver só com guitarra não!! Isso é teoria.

    Posso te dar uma dica de um site legal: www.bendseligados.hpg.com.br

    E, outra coisa, usa a busca, tem um bilhão de tópicos q explicam direitinho sobre isso... procura os tópicos com resposta de um cara chamado LeandroPanucci... o cara eh fera.

    Abraços

    rsp_guitar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    O lance é q é muita informação nova pra vc. Estude parte por parte, técnica por técnica q c vai ver q não é tão difícil assim.
    Ex: modos gregos
    Escala de dó maior: C D E F G A B. Esse é o modo jônio. Se vc tocar essa mesma escala começando por outra nota tu terá outro modo grego. Aprendendo as 7 digitações BÁSICAS dos modos gregos vc saberá todas as notas de qualquer tom por todo o braço da guitarra. Vai na busca q eu já vi essas digitações dos modos gregos aqui no forum.

    rafa kbção
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    up

    jah aprendi sweep, two hands, arpejos, harmonico, vibrato, pull-off, slide agora modod grego eu axo q in tedi mais axo q tah errado sei lah

    2R-Rafael
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    rafa kbção

    em um dia já aprendeu tudo isso?? :|

    U1000D
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    volta para o violão então

    rafa kbção
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    U1000D
    num eh q eu goste do violão eh q tah mto dificil de intender ah guitarra e no violão eu intendi mais rapido!

    rafa kbção
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    glaera axo q intendi o q eh modo grgo eu axo q eh assim:

    temos a escala de C maior: C D E F G A B C. se começarmos essa escala pelo segundo grau ficara assim: D E F G A B C D. in taum se começarmos a escala no segundo grau fizemos ah mesma no modo dorico. agora se fizermos no terceiro grau teremos essa escala no modo frigio. intaum se eu pedi para alguem fazer uma base no C maior e eu fizer assim: E F G A B C D E; vai se encaixar bem. tô certo?

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Rodrigo_Iron
    · votar


    rafa kbção
    temos a escala de C maior: C D E F G A B C. se começarmos essa escala pelo segundo grau ficara assim: D E F G A B C D. in taum se começarmos a escala no segundo grau fizemos ah mesma no modo dorico. agora se fizermos no terceiro grau teremos essa escala no modo frigio. intaum se eu pedi para alguem fazer uma base no C maior e eu fizer assim: E F G A B C D E; vai se encaixar bem. tô certo?


    Tipo, vo te explica de um jeito mais complicado mas se vc entender o raciocinio fica mais facil....

    Modos:

    Jônio=Escala maior
    Dórico=Escala menor com o 6º meio tom acima
    Frígio=Escala menor com o 2º Meio tom abaixo
    Lídio=Escala Maior com o 4º meio tom acima
    Mixolídio=Escala maior com o 7º meio tom abaixo
    Eólio=Menor
    Lócrio=Menor com o 2º e 5º meio tom abaixo

    Ou seja exemplificando:

    Se vc tem uma musica numa escala maior (ex:Dó maior), você pode usar qualquer modo grego referente a escala maior:

    O Jônio:
    Dó ré mi fa sol la si Dó(fica a própria escala maior de Dó)

    O Lídio:
    Dó Ré Mi Fá# Sol La Si Dó(Fica a escala maior de dó com o 4º meio tom acima)

    Ou, Mixolídio:
    Dó Ré Mi Fá Sol La Sib Dó(Fica a escala maior de dó com o sétimo grau meio tom abaixo)

    Logo se você escolher(POR EXEMPLO) usar o modo lídio na escala de Dó maior terá o Fa# para utilizar na musica...

    teuabreu
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    É foda mesmo eu toquei por dez anos violão popular e erudito, tocava villa-Lobos, Radames, Barrios, Paco e etc parti pra guitarra putz a mão esquerda é beleza mas direita putz tecnica de palhetada so agora to mandando razoavelmente bem, é desesperador mas vou voltar a estudar violão paralelarmente daqui a algum tempo deixa eu assimilar mais a guitarra.

    paulo_les_paul
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Rodrigo_Iron
    Modos:

    Jônio=Escala maior
    Dórico=Escala menor com o 6º meio tom acima
    Frígio=Escala menor com o 2º Meio tom abaixo
    Lídio=Escala Maior com o 4º meio tom acima
    Mixolídio=Escala maior com o 7º meio tom abaixo
    Eólio=Menor
    Lócrio=Menor com o 2º e 5º meio tom abaixo


    Mas parece que isso não está condizendo com esse pensamento aqui, que é o q eu sempre tomei como referência:



    O lance é q é muita informação nova pra vc. Estude parte por parte, técnica por técnica q c vai ver q não é tão difícil assim.
    Ex: modos gregos
    Escala de dó maior: C D E F G A B. Esse é o modo jônio. Se vc tocar essa mesma escala começando por outra nota tu terá outro modo grego. Aprendendo as 7 digitações BÁSICAS dos modos gregos vc saberá todas as notas de qualquer tom por todo o braço da guitarra. Vai na busca q eu já vi essas digitações dos modos gregos aqui no forum.


    Se os modos são apenas digitações de uma mesma escala começando de notas diferentes de onde vem esse negócio de notas diferentes, meio tom acima, abaixo?

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    paulo_les_paul

    Se os modos são apenas digitações de uma mesma escala começando de notas diferentes de onde vem esse negócio de notas diferentes, meio tom acima, abaixo?

    Na verdade o que eu flei,e o modo que vc aprendeu não se contradizem não...
    Cara, o lance é o seguinte:

    Jônio:Dó Ré Mi Fá Sol La Si Dó

    Dórico: Ré Mi Fá Sol La Si Dó Ré

    Observe que o modo dórico de ré é igual a escala de Ré menor com o 6º meio tom acima.Ou seja, Ré menor tem Si bemol, mas no modo dórico não tem nenhum acidente(o si agora é natural).

    O problema de se ensinar desse geito que você aprendeu(de ir começando por outra nota na escala de dó) é que, e se eu pedir a escala de Dó dórico por exemplo?!

    Então simplesmente você pega a escala de Dó Menor e eleva o sexto grau em meio tom.

    paulo_les_paul
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Rodrigo_Iron

    Ah cara, entendi agora, valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ah guitarra tah imbolando meu kbção! (oh saudade do violão)