afinaçao =)

Autor Mensagem
hnq
# nov/02


tipo eu posso afinah meu violao de quantos jeitos? pq a afinaçao regular passou a ser popular? os tipos de afinaçao variam de acordo co o estilo musical? =P comentem ai plz

Digao
# nov/02


Po tem milhares de afinacoes diferentes, as que eu me lembro sao as abertas (pra tocar slide), a afinacao em D, tem umas loucas que o Steve Vai usa, sao muitas, mas eu nunca tentei usar uma diferente nao, antes tenho que tocar bem na afinacao normal...

Antonio Pedro
# nov/02


vc pode afinar de várias maneiras, mas as mais utilizadas são a standard (EADGBE), 1/2 tom abaixo (EbAbDbGbBbEb) e Dropped D (DADGBE).

Anônimo
# nov/02


Dropped D eu sei q Foo Fighters usa bastante...
dá uma olhadinha em Without You (acho q eh isso), do Silverchair.. se não me engano é uma afinação bem diferente tbm...

Ps1c0
# nov/02


no afinador AP Guitar Tuner tem todos os tipos de afinação kra!!
sobre afinação...tem uma musica do sonic youth q c chama Shizophrenia ou algo assim e ela usa uma afinação tipow:
AAF#F#GG
alguma coisa assim!!!no olga tem!!

alguém me ajuda plz!!

Unknown
# nov/02


O Jimmy Page era famoso pela sua alquimia na afinação... Ele inventava afinações diferentes... Exemplos: Rain Song, Going to California e umas outras aí... Deêm uma ouvidinha!

Alberto
# nov/02


A afinação de Withou You do Silverchair é assim:

De baixo pra cima

d
d
a
d
a
D

essa afinação tb é usada nas músicas Emoton Sickness e Paint Pastel Princess, e tb usada na My Sacrifice (Creed)

E tb tem umas outras do silverchair muito loucas vou pesquisar já te digo.

hnq
# nov/02


ow valeu ae galera, mas a minha duvida se originou quando eu vi a afinaçao que os cara do system of a down usa....e eu me pergunto o porque.....o som se torna mais pesado ou mais bonito" dependendo da afinação?

Alberto
# nov/02


hnq eu não conheço sistem of down só shop suey e desculpe mas eu achei uma *****.
Mas a questão peso é simples.
Vc está com afinação normal que é em E

ou seja e b g d a E

se vc afinar a última como D fai ficar assim e b g d a D ou seja vc desceu a E um tom ou seja vc a deixou mais grave e o som mais grave é mais pesado, principalmente com distorção.

já as músicas que ficam mais bonitas, geralmente não é por causa da afinação mas sim pela composição, as afinações alternativa servem apenas para vc explorar outras formas de composição por isso sai do tradicional e algumas músicas acabam se tornando bonitas.

Dependendo da afinação seu som pode ficar mais pesado mas a beleza do som não é por causa da afinação mas sim pela composição, mas como eu disse com afinaçãoes diferentes vc estará explorando sons diferentes aí talvez(mas nem sempre) vc poderá obter sons mais bonitos.

Vc poderá fazer com afinações diferentes ou músicas mais pesadas, ou músicas mais simples ou mais complicadas de se tocar, ou melancolicas ou mais alegres ou até de estilos diferentes como é o caso da afinação que pessoas usam pra tocar músicas arábes ou cigana(mas que tb podem ser tocadas na afinação normal).

Espero ter ajudado.

Digao
# nov/02


Esses carinhas do system of a Down (nao conheco, so vi na guitar player) usam uma afinacao em C (nao tenho certeza, pode ser mais baixo) que seria a D um tom a baixo pra dar mais peso e as cordas que eles usam devem ser no minimo 0.13...

hnq
# nov/02


eh a afinaçao eh em C mesmo....orra vc naum curtiu? nossa eu achei mto loco .... tipo eu nao consegui definir qual o estilo dos cara, parece umas mistura de uns metalzaum tipo sepultura, com um toque de melodico em algumas musicas, nego vem e me fala q eh hardcore tb...o bagulho eh moh viagem, sem contah nas letras....brigadaum pelos tokes ai digao agradecidu mesmo =)

Digao
# nov/02


O que eu nao acho legal dessas bandas que usam afinacao muito abaixo e que a guitarra acaba embolando com o baixo, a guitarra e por concepcao um instrumento de som medio-agudo, se o cara quer um som grave deixe o baixo fazer isso.
System of a down eu nao posso dizer nada pq nao conheco, agora Korn (nao lembro a musica q é) q eles usam guitarras de 7 cordas e tal pra dar peso preste bem atencao que o peso vem do baixo e a guitarra quase nao se escuta ela cria so uma "cortina" embaixo do baixo que nao adiciona nada a musica (entao pra que guitarra de 7 cordas???) se eu fizesse esse tipo de som deixaria o peso pro baixo e a guitarra pra criar "texturas" na musica que ia sair um trabalho bem mais interessante...

Felipe Ramon
# nov/02


ALguem sabe a afinação daquelas guitarras havaianas com slide ?
se souberem, coloquem aqui se puder... obrigado!

Digao
# nov/02


Deve ser a afinacao aberta mas nao tenho certeza.

Fabricio Metal
# nov/02


já fiz alguma coisa em uma afinação em D aberto, fica melhor pra balada:
D A D F# A D

hnq
# nov/02


vcs sao mto bons viu, dah licença =)
pq essa afinaçao em ré fica melhor pra balada?
eu posso afinah o violao do jeito q eu kiseh ou tem que te uma ordem certa de intervalos e talz?

boka
# nov/02


uma q eu to ligado q eh mto bom pra toka com slide eh G aberto
q pode ser de dois jeitos

1°- D G D G b d .......assim
ou
2°- G B D G b d ...

assim da legal pra vc tokar com slide... um blues com slide nessa afinacao fica tezaoo

Digao
# nov/02


Eu vi na GP desse mes que o carinha do Silverchair usou afinacao de violino numas musicas do novo CD so que ele nao falou de como é ate pq ele nao sabe pq ele fez sem querer e achou q tinha inventado uma afinacao nova ate q um amigo dele falou q era de violino.
PS. So sei que a afinacao de violino e em quintas mas nao sei quais sao as notas...

BB_KONG
# nov/02


D G D G B D (OPEN G) - E usada em Honky Tonky Woman (Stones), na verdade o Keith Richard nem utiliza o D grave, ele toca praticamente com 5 cordas. E legal pra slide.

Dennis Christian Nunes de Freitas
Veterano
# ago/04
· votar


rapaiz... nao tem nenhum vizinho q já viu algum professor de violao falar por uns 10min? esses topicos nao redem cara... q bestera

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém pode me explicar esta parada de Drop, e outros?
Valeeu
E desculpa o up.

Maximun-EGS 216
Veterano
# abr/11
· votar


erickx
COmo é, eu nao sei, eu sei que eu aperto 2 botões na minha pedaleira e coloco aifnação em DROP D
SAUHASUHASHU'

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


Aff não saquei pra mim dropp d é afinar 1 tom a baixo certo?
mas eu ouvi falar emdrop C.
ai a corda ficava folgadona expliquem por favor?

Jg Destroyer
Veterano
# abr/11
· votar


erickx
Tentando explicar, é mais ou menos assim.
Drop X quer dizer que a nota do mizão vai ser X e as outras vão ser X+1 tom standard

Tipo, Drop D = Mizão afinado em D. demais cordas em E Standard.
Drop C = Mizão afinado em C, demais cordas em D Standard.

Sacou? =)

AleK
Veterano
# abr/11 · Editado por: AleK
· votar


erickx
Ue cara, até onde eu sei o Drop é quando você desce só a 6ª corda 1 tom abaixo da afinação que a guitarra está.

A palavra Drop significa exatamente descer, queda, e coisas nesse sentido.

Tipo, Padrão que é EADGBE fica DEDGBE isso é um Drop D.
Agora, se descer a guitarra toda 1 tom a baixo fica afinada em D.
E se descer a 6ª 1 tom baixo apartir dessa afinação fica Drop C.

E por ai vai, mas só uso essas mesmo E - Drop D e D, o resto nem faço ideia.

Edit: É igual o Jg Destroyer falou.

Edit2: Sobre as cordas ficarem folgadas, fica mesmo, dependendo da afinação fica parecendo um varal. Ai vai depender das cordas que está usando, da guitarra, vai depender também do seu gosto.

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


D Standard
Saquei mais ou menos, tá certo disso?
Valeu!

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


AleK
Olha este video
ocara fala que ta em dropp D
Mas é Db não deveria ser D se é drop D, se é Db deveria ser drop Db não?

La pros 1:00

Magrinho123
Veterano
# abr/11
· votar


cara, o ideal é vc ajustar a sua guitarra de forma que ela fique perfeita em uma afinação e deixar sempre na mesma afinação e não trocar, Ex: para usar drop C, pode-se usar cordas 0.13 pra não ficarem tão folgadas, mas usar 0.13 na afinação padrão tem que ser um cavalo. Se sua guitarra ta reguladinha, com cordas de diâmetro grande em drop C, se vc afinar em E ela vai ficar ruim pra tocar, da mesma forma que se vc fizer o contrário.

Jg Destroyer
Veterano
# abr/11
· votar


erickx
Sim, se o mizão tá em Db e o resto em Eb, deveria ser Drop Db.

erickx
Veterano
# abr/11
· votar


Magrinho123
A minha é 0.09
auhuahauhauha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinaçao =)