Ondas formadas pelas cordas.

    Autor Mensagem
    crippled dog
    Veterano
    # mar/06


    Aho que alguém também já deve ter feito isso... mas enfim;

    Aponte as cordas da guitarra para o monitor, ou para a tv, de um jeito que vc esteja olhando para as cordas e tenha o monitor ao fundo, então toque.
    A frequência de atualização do monitor(eu acho), nos permite ver a ondas produzidas por diferentes notas.
    Aqui as notas A e A# têm uma onda bem legal, nas cordas mais grossas dá pra ver melhor pq a frequência é menor, mas as ondas formadas variam de acordo com o monitor e a configuração usada, e do comprimento da corda.
    Tentem ae com diferentes notas.

    Gasoline
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não precisa de monitor.. só pegar um violão,e observar com cuidado, que dá para ver.

    Mas é bem bacana isso, principalmente para quem ainda está estudando fisica. Ondulatória é uma matéria bacana para quem toca.

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: crippled dog
    · votar


    Gasoline
    mas no monitor fica muitooooooo mais definida a onda...
    eu pelo menos não consigo enxergar sem fazer isso

    Gasoline
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ajuda bastante, mas dá para enxergar bem sem, dependendo do violão e da nota (A num violão clássico, por exemplo, é mais fácil).

    Mas o ideal deve ser uma luz estrobocópica, não ?

    laemcasa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    crippled dog

    Caramba velho, é MUITO louco isso! Não sabia q dava pra ver com tanta nitidez assim com o monitor no fundo, é muito legal! Quanto + aguda a nota maior a frequência de vibração(vibra mais rápido) e tal, perfeito isso. Se vc ficar palhetando dá pra ver o ritmo com q vc tá fazendo isso (vc vê as ondas "vindo"), a força (amplitude - tamanho da onda) muito boa essa experiência! Excelente! Show mesmo, quem não fez faça e comprove! Abraço...

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: crippled dog
    · votar


    Gasoline
    Mas o ideal deve ser uma luz estrobocópica, não ?
    han??
    Não manjo muito de física não.
    Percebi isso sem querer, e fui vendo que mudando as notas, as cordas(oitavas), ou a taxa de atualização se obtêm resultados diferentes.

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gasoline
    Quanto a violão clássico não sei, tentei no meu violão que tem corda de nylon(cordas São Gonçalo) e não percebi nada à olho nú.

    Gasoline
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    crippled dog
    Estrobocopica é aquela luz de boate, que faz tudo parece devagar, pq ela pisca em um ritmo diferente. Deve ficar ainda mais nitido, penso eu.

    O violão do meu pai, um Di Giorgio série ouro 1965 com cordas de nylon, dá para ver, pelo menos o A mais grave (no E grave). Outras cordas e notas também, mas é preciso prestar muito a atenção.

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    num, sei pode ser o violão, corda ruim, antiga(mesma corda à uns 2 anos eu ou mais).. ou falta de atenção.. até dá pra perceber as ondas, mas parecem todas iguais, independente da nota

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    up

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    up..

    GuitarHome
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    crippled dog
    caraca que dahora hauahua nao sabai disso hj deitei na cama e fiquei brincando de ve a vibraçao da corda hauhauuhaa...
    móo tedio!
    ahuahuahua

    Brunozzy
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    acho que nao entendi direito como faz

    crippled dog
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    GuitarHome
    aehueueheaehauea, quando eu descobri também fiquei brincando, eita viagem euaeuaheua

    Brunozzy
    deixa a guitarra na altura da sua visão de um jeito que vc enxerge a corda e deixe o monitor do pc ao fundo da sua visão, logo atras das cordas.
    toque a corda e olhe para ela, as ondas que a vibração da corda formam ficarão muito mais "vísiveis".

    crippled dog
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ondas formadas pelas cordas.