Corda trastejando nos primeiros trastes e alta nos últimos

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# mar/06


A situação é essa:

Minha guitarra está trastejando até o 3º traste, trastejando feio mesmo. E nos últimos trastes, mais ou menos do 17º ao 24º as cordas estão altas demais.

Me parece que o braço está, ao mesmo tempo, inclinado pra frente e convexo para trás (formando uma "barriga" na escala). Alguém compreende esse fenômeno?

Antes de me sugerirem levar a um luthier (estou pensando mesmo em levar), gostaria de saber o que está acontecendo, e como se corrige esse tipo de problema.

Ajudem-me!

Minow
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
minha guitarra tava exatamente assim! levei pra arrumar ontem. ;)
questao de regulagem mesmo...

Me parece que o braço está, ao mesmo tempo, inclinado pra frente e convexo para trás (formando uma "barriga" na escala).

oO
luthier, NOW!

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


Antes de me sugerirem levar a um luthier


e como se corrige esse tipo de problema.

levando no luthier uiahuihAUIH

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Luthier, ontem!

Mas cara, já vou avisando, bolhas ou barrigas na escala, é extremamente complicado de se consertar 100%. Leva num luthier bom, e deixa ele analisar para te dizer melhor o que pode ser feito, ok?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline

aproveitando pra perguntar, a minha guitarra trasteja bastante na mizona, eu nem ligo heheh pois com distorção não se percebe muito, porém existe algum problema nisso? eu deixei as cordas baixas por opção, quando estavam altas não trastejava, só se eu palhetasse muito forte...

gu
Veterano
# mar/06
· votar


ba a minha eu levei pra regular ja tem 4 meses, eu regulei pra 09plus, troquei 1 mes dpois por 08, e semana antepassada por 011
qdo eu botei 011 a mizona passou a trastejar ;/
eh comum ela trastejar dpois de mudar drasticamente de acao?

danielcastelli
Veterano
# mar/06
· votar


gu
tu mudou de 008 pra 011 sem ajustar tensor?????????? O_o

Blue Jazz
Veterano
# mar/06
· votar


Braço empenado...

LUTHIER URGENTE !!!!!!!!!!!!

danielcastelli
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Sinto informar, mas o braço de sua guitarra irá quebrar em 5, 4, 3...

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Se o braço está reto, não tem empenos, não tem problema nenhum.
A ação baixa causa trastejamentos mesmo.

O ideal seria ver ela.

Mas a principio (considerando que ela voltou do Luthier) não tem problema não.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline

tipo, o braço está retíssimo, voltou do luthier não faz um mês, eu já peguei ela 100%, só com os trastes um pouco gastos mesmo, mas não no lugar onde fica a mizona, e também não está tão gasto...
ela começou a trastejar quando eu abaixei as cordas, na verdade eu nem ligo mas perguntei pois de repente poderia existir algum problema que desconheço, valew aí pela ajuda!

gu
Veterano
# mar/06
· votar


danielcastelli
s, foi
sera que eh mt risco eu tentar regular em casa? qtas voltinhas eu tenho q dar nele e pra que lado(em q sentido)?

danielcastelli
Veterano
# mar/06
· votar


gu
Po... quantas voltas?
Sei la... cada um é de um jeito po... :p

gu
Veterano
# mar/06
· votar


danielcastelli
n intendo nd de luthiaria ;p

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


gu
n intendo nd de luthiaria ;p
Não arrisque, senão tu pode comprometer o braço da tua guitarra.
Leva num luthier.

E vai aprendendo, observando,
quando se sentir seguro, pode começar a se aventurar em guitarras secundárias (ou de amigos cobaias.. haha, brincadeira, somente em guitarras secundárias).

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff

teu braco ta torcido meu filho.,.. se fudeu...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline

aí, nunca te perguntei isso, mas vc tem msn? se tiver me adiciona aí, rodrigofuct@hotmail.com

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
ter, eu acho que tenho, mas não posso usar, é proibido aqui no trampo, e quase não acesso a internet de casa.

Se quiser, deixa um e-mail ai, que eu respondo de hora em hora ou coisa assim, depende do meu calendario diário de serviço.

Minow
Veterano
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
aproveitando pra perguntar, a minha guitarra trasteja bastante na mizona,

vc usa q calibre de cordas? a guitarra ta regulada pra que? vc ja trocou de cordas desde que ela voltou do luthier? quem abaixou as cordas foi vc?

marc.cr
Veterano
# mar/06
· votar


A minha guitarra ta torcida lá na mizinha (tanto que o carrinho tá até um pouco virado pra baixo), e levemente empenada... as 3 últimas cordas trastejam muuito depois da 8ª casa (quase não dá pra perceber a nota)...
Mas como não tenho $ pra mandar regular...

francisco2004
Veterano
# mar/06 · Editado por: francisco2004
· votar


Na boa... regular um braco de guitarra nao tem nada a ver com luthieria. Acho que isso deveria ser uma tarefa tao comum ao dono de uma guitarra quanto trocar o encordoamento.

Vou dizer por que: altura (acao) das cordas, altura dos captadores, essas coisas tem muito a ver com gosto pessoal e um luthier soh vai saber se entrevistar o dono do instrumento. Qualquer coisa que ele faca sem conversar com o dono da guitarra, sera o gosto dele. Quem levou a guitarra em luthier para regular a acao e o tensor ja deve ter passado por isso: ou a guitarra volta trastejando mais ou volta com cordas muito altas, ruins para solos mais velozes. Isso vai do gosto de cada um.

Como regra geral (isso esta ate num pdf la na pagina da Fender pra qualquer um baixar), no ponto medio entre o nut e a ponte, deve haver cerca de 1mm entre a corda e o traste. Existe uma margem de tolerancia nesse aspecto, mas se a distancia estiver uns 2mm, pode ser preocupante, principalmente se essa distancia estiver aumentando ao longo do tempo. Se nao estiver aumentando, entao o braco esta estavel nesses 2mm e, se o guitarrista esta confortavel tocando assim, sem problemas.

A mesma coisa se voce mediu num mes 1mm e 2 meses depois esta em 0.5mm. Ai dah para soltar um pouco o tensor para que ele volte a estabilizar em 1mm.

A altura das cordas pode ser regulada na ponte com uma chave alen bem pequena e isso eh regulado a gosto, como ficar mais confortavel para o guitarrista.

Cordas muito baixas podem ser boas para deslizar a mao no braco, mas em contrapartida, matam um pouco o sustain e tornam mais dramatica a diferenca de volume entre o ataque (momento em que a palheta da a pancada) e o sustain (logo depois do ataque, o sinal vai perdendo forca ate sumir).

Deixem o luthier para trabalhos realmente dignos de suas habilidades, como restaurar uma guitarra antiga ou construir um instrumento.

marc.cr
Veterano
# mar/06
· votar


francisco2004
Hehe... vc esclareceu umas coisas aqui...
Eu realmente queria regular a minha, mas a ferrugeme tomou conta do buraquinho da allen T.T

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Pode ser nut gasto somado com tensor muito apertado.
Por acaso vc trocou suas cordas por calibre mais leve nos últimos tempos???

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Bem pessoal, é com grande alegria que venho relatar que consegui resolver o problema sozinho, após literalmente centenas de consultas internet afora (incluindo os mestres Bertola e Seiji aqui). Acredito que já compreendo em certa profundidade a teoria por trás das regulagens (me falta a prática).

Ontem, confiante pelos meus conhecimentos adquiridos, tomei coragem e regulei o tensor, e esperei pra ver o resultado cerca de 16 horas depois (paciência é fundamental).

O resultado? A guitarra está perfeita, do jeito que eu queria! \o/

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
parabéns !!! \o/

pedrovai
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
O luthier da Vintage Brasil tá cobrando R$500 pra desentortar o braço...
Ele tá metendo a faca ? Eu não aceitei não... Achei muito caro...

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


MUITO CARO...
Meu professor faz de graça, dependendo do tempo que ele ficará na prensa...

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


MUITO CARO...
Meu professor faz de graça, dependendo do tempo que ele ficará na prensa...

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


pedrovai
Depende de que guitarra estamos falando e da situação desse braço...
Faça outros orçamentos, provavelmente vc encontrar mais barato.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


mas aí, o tensor do braço também tem a ver com a tensão das cordas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corda trastejando nos primeiros trastes e alta nos últimos