Argumentos com conteúdo sobre as stratos shelter fst62 e t735 (detalhes)

Autor Mensagem
ToRReSMo
Veterano
# mar/06


Antes de tudo devo informar que quem está postando isso não eh o usuário Torresmo, mas sim o usuário edilsonaragaojr, como seu login não está ativado no fcc, eu (edilsonaragaojr) estou usando o registro do Torresmo soh para este post, pois usei a busca e os outros posts não solucionaram todas as minhas dúvidas, então resolvi criar este para que possam ser feitos todos os esclarecimentos...

Oi pessoal, meu nome eh Edilson Júnior, moro em Fortaleza, sou usuário do fcc desde o começo de 2005, sempre leio os posts mas nunca comentei nem postei, mas jah conheço a BUSCA =] e muitos de vcs. Bem, sou canhoto (eu sei eh phoda) assim como o Panucci e o Mcazan e estou kerendo comprar uma guitarra strato pois vendi a minha eagle por 300 reais (ótimo negócio por sinal) a minha dúvida eh entre a Tagima 735 e a Shelter SST62 (atualização do modelo fst62, com uma mudança no headstock). Estarei expondo as características das duas guitarras, bem como seus prós e contras e quero q vcs teçam suas opiniões com honestidade e bom senso, dizendo se jah testaram alguma das duas ou ateh mesmo as duas (melhor ainda) ou se vcs entendem mesmo de madeiras (luthier). A shelter sx(sx indica que eh o top da shelter) sst62 possui o corpo em alder (assim como na fender '62, resta saber se o alder possui uma boa qualidade), 21 trastes (talvez esse traste a menos faça uma diferença, mas não sei ainda), braço em maple (como a maioria das stratos), escala em rosewood, ponte vintage (um pouco mais larga). Esse modelo eh inspirado na fender '62, alguns dizem que eh uma boa réplica, sendo bem construída e com o acabamento ótimo. Alguns chegam a dizer q dah de 10x0 nas tagimas. A captação da shelter eu imagino que seja de uma qualidade média, acho q não eh tão boa quanto a tagima...A faixa de preço eh de 400 reais...Outro ponto contraditório, como pode uma guitarra ter madeiras melhores q a tagima, nessa faixa de preço...Keria opinião de vcs...Queria opinião de pessoas que testaram O MODELO ACIMA ESPECIFICADO, haja vista que existem modelos da shelter que realmente são ruins (os que não possuem sx no headstock, mas sim shelter), assim como existe a divisão memphis by tagima (2ª linha da tagima) então não vamos confundir as coisas. Talvez o panucci não tenha testado o modelo q eu tou falando, pois ele achou a guitarra fraquinha, e muitos aki juram q ela eh bem superior às tagimas; ou talvez ele tenha testado e achao realmente superior, keria saber isso direitinho. Outra coisa que queria saber do Bertola e do Fábio Seiji eh se as madeiras cedro e marupá são superiores ao alder da shelter( haja visto que a linha special da tagima eh superior à traditional e possui como madeira o alder, enquanto a traditional usa cedro/marupá, keria saber i]se eh pq as madeiras nacionais são melhores, ou eh por causa da mão de obra asiática, pois lah não deve ter cedro, enquanto aki no Brasil deve ser difícil encontrar alder, seria isso?), se madeira nacional eh melhor que importada, essas coisas... A tagima 735 possui 22 casas, corpo em cedro/marupá, braço em maple, escala em pau-marfim...Outra coisa que ouvi falar, eh o pau marfim possui um corte muito delicado e que se não for bem cortado (um corte radial) pode trazer uma certa instabilidade ao braço, existe ainda o boato de que algumas tagima estavam sendo prejudicadas no processo de secagem (madeira verde). Enfim, a faixa de preço desse modelo eh 900 reais. Ambos os modelos estão disponíveis na versão left-hand. Acho que mencionei tudo. Agora sim, eh a HORA DA VERDADE. Qual eh melhor? Em qual vale à pena investir??? Exponham seus argumentos com coerência por favor...

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Soh mais uma coisa, além de responder aki, vcs podem me contactar (edilsonaragaojr) para falar melhor comigo, seria muito útil, meu msn eh edilsonaragaojr@hotmail.com

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


compra um 635 usada é o melhor negocio q vc pode fazer
vc encontra tranquilamente na faixa de 600 e com sorte por 500

paulinhoux
Veterano
# mar/06
· votar


haja vista que existem modelos da shelter que realmente são ruins (os que não possuem sx no headstock, mas sim shelter)


descordo... Essa Shelter FST62 é um modelo superior a Shelter SST1 (a que tem escrito Shelter no headstock).. mas nem por isso a SST1 é ruim, no timbre das duas posso te afirmar que não há diferença nenhuma, mas sim o acabamento, botando em conta que a FST62 é muito mais pesada que a SST1. A Tagima tem mania de botar preços caros em suas guitarras pra dizer que são boas, e a 735 não é muito diferente disso. Se você comprar uma 735 e colocar uns caps Spanichs ela fica fera, que nem é usado no IG&T.

Mas se você quer uma guitarra realmente estável e boa, leve a Shelter SST62, porque os caps não são medianos e sim sao captadores honestos! valem pelo o que pagam. Já os caps da Tagima, são realmente horríveis, e isso é perceptivel. Toque numa Tagima, e depois Toque na Shelter SST62, a diferença é simples de se perceber... um tapping nessa Tagima não sai!

Depois de tudo isso, vou de Shelter SST62, ou então trocar os caps da Tagima, mas mesmo assim continuo com a Shelter com uma ligeira vantagem...

OBS: as Shelters mais simples e as Menphis by Tagima, não são guitarras ruims, são para iniciantes. Acho que você se exitou em colocar isso no seu texto..

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Aew pessoal aki eh edilsonaragaojr. Paulinhoux, desculpe pela forma como eu me expressei, quando eu disse ruim eu quiz dizer relativamente ruim, talvez tenha falado besteira, mesmo assim muito obrigado pelo seu comentário, fico meio com medo de comprar a shelter pq dah akele ar de, "eh bom demais para ser verdade", e com relação às madeiras, vcs tem algo a falar? Ao usuário affcl, uma pergunta, vc jah testou as duas??? Outra coisa gente esse negócio de pegar usado, não esqueçam que sou canhoto, aí fica tudo mais difícil, no mais, obrigado pelos posts.

paulinhoux
Veterano
# mar/06
· votar


Po cara, quanto a pegar usado eu não aconselho não, também pelo preço das 2 que não chega a ser muito caro, e a diferença será um tanto quanto minima, e ainda por você ser canhoto, será quase impossivel de se achar uma usada...

Quanto a madeira, o que tenho a dizer sobre as Shelters, é que são fabricadas com as mesmas madeiras das Fenders, corpo em alder e braço em maple, constatando que o acabamento é o mesmo da Fender '62 :) O braço dela também é muito confortavel, bem mais que a da Tagima 635..

Já a Tagima 635 é tem o corpo em marupá, e o braço em marfim, sendo ele um pouco mais grosso, mas se você comprar ela não significa que voce vai axar ruim, mas sim com o tempo você se acostuma...

e sim, a Shelter é uma ótima guitarra custo-benefício, e se você futuramente trocar as tarrachas e os captadores, ela vai fica um guitarra realmente foda... a Tagima tbm, mas vide meu post anterior.


Conclusão: Por quê guitarras tão parecidas são tão diferentes?

Bom, agora só cabe a você testar e responder, o que eu poderia complemtar a você eu ja disse, ressaltando que eu ja testei as 2.

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


o modelo 635 é claramente superior ao modelo 735 e ao modelo sst62
em relação ao modelo fst62 a coisa já muda de imagem
a captação da shelter é menos ruim
cada umas das duas guitarras (635 e fst62) possui características próprias
ao testar os dois modelos acabei dando preferencia a tagima tanto q posteriormente comprei uma.
então este essas duas ultimas e veja qual é melhor
ambas as guitarras com ferragens melhores e boa captação podem produzir resultados bastante satifatórios
espero ter ajudado

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Valew cara, então vc vai de shelter neh? Será q ela eh mesmo tão boa ou melhor q a tagima? Keria poder testar, ou colher mais informações, consegui um cara q tem shelter canhota e tagima 735 canhota, por isso tou na dúvida...Quer dizer q se eu colocar uma captação phoda a shelter proporciona um som mais phoda do q se eu colocar essa mesma captação phoda na tagima? Uma coisa ruim na shelter eh pq ela tem 1 traste a menos, mas talvez não faça tanta diferença...Os caps dela são tão bons quanto os da tagima, eh q nunca vi ngm usando shelter em show, em compensação jah vi muitos guitarristas usando stratos da tagima...Isso pode significar algo, mas tbm tem q ver q a shelter ou melhor a habro não investe tanto em marketing

By edilsonaragaojr

Curly
Veterano
# mar/06
· votar


a fst62 mais bonita q eu já vi:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-41096244-_JM

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Opa! Surgiu aki mais um detalhe interessante... De acordo com o affcl, o modelo fst62 eh superio ao seu sucessor. Será q eh correto afirmar isso? Pelo q eu saiba soh mudou o headstock (por causa do processo da fender), mas posso estar enganado. Estou vendo que o post está sendo bem útil, e aew pessoal o q vcs acham? Vc tem realmente certeza do q está falando, affcl?????????

By edilsonaragaojr

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


ToRReSMo
Quer dizer q se eu colocar uma captação phoda a shelter proporciona um som mais phoda do q se eu colocar essa mesma captação phoda na tagima
o q eu disse foi o seguinte se vc customizar a 635 ou a fst62 vai ter bons resultado em ambos os casos
eu gosto mais da tagima
mas toque nas duas e fique com a que vc se sentir mais confortável

Uma coisa ruim na shelter eh pq ela tem 1 traste a menos, mas talvez não faça tanta diferença
21 trastes é uma configuração mais vintage compativel com a proposta da shelter de reproduzir o modelo 62.

Os caps dela são tão bons quanto os da tagima
eu achei até um pouco melhores
mas como estava atrás de uma guitarra para customizar nem dei importancia a isso

eh q nunca vi ngm usando shelter em show, em compensação jah vi muitos guitarristas usando stratos da tagima...Isso pode significar algo, mas tbm tem q ver q a shelter ou melhor a habro não investe tanto em marketing
acho q esse detalhe não conta
e tagima conseguiu criar um nome mais solido no mercado q a shelter
até pq a shelter vende mais barato e o povo desconfia disso.

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Realmente essa guitarra tah muito linda, Curly, vc tbm prefere as shelters? Jah chegou a compará-la com a Tagima?????

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Pessoal, lembrando q quem tah falando aki sou eu (edilsonaragaojr) me add no msn de vcs pra gente trocar idéias sobre guitarra okay? Espero mais comentários, Bertola, Fábio Seiji, Panucci, Mcazan, onde estão vcs?????

Sparkle
Veterano
# mar/06
· votar


Deixa a minha SST1 Custom chegar da pintura que vocês vão ver o que é guitarra, não vão querer nem Fender! XD

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


Vc tem realmente certeza do q está falando, affcl?????????
as vezes isso é impressão minha
assim como eu e muitos acham a 635 e 735
o q acontece com essas marcas é q o controle não é tão rigoroso
a variação entre instrumentos de um mesmo modelo é comum
é só pensar q provavlmente o kra não vai ter o mesmo cuidado da 1ª guitarra q ele faz no dia com aquela lá do final do dia quando o patrão começa a ficar em cima para ele cumprir a meta de produtividade e o kra já ta querendo ir para casa

Curly
Veterano
# mar/06
· votar


ToRReSMo

cara sou suspeito para falar pois já postei essa estória aqui: peguei um tg635 num rolo com um amp, o braço da guitarra encolheu pois foi construído com madeira verde, então a ponta dos trastes ficou sobrando para fora... resultado: a guitarra tá encostada aqui em casa, lamentável... quando entrar numa loja passe a mão ao longo do braço das tg, já encontrei várias assim, dizem q foi um lote e sei q tem mtos usuários aqui que estão bastante satisfeitos e eu msm já toquei em stratos tg boas mas... já toquei nas duas o som das fst62 é bem semelhante as fenders quando equipadas com bons caps, já a tg não tem aquele som clean cristalino da fenders, no entanto quando equipadas com caps de bobina dupla, tem um som com drive mto bom, mto forte...

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Eh realmente isso acontece na Tagima, onde a produção tem um toque manual, realmente os braço são shapeados diferente, cada instrumento eh único, por isso vc pode correr o risco de pegar uma guitarrinha legal e uma péssima... Talvez esteja falando besteira, mas mandei um e-mail para o Henry Ho e ele mandou eu testar várias tagimas e me indicou a shelter...O Celso Freire tbm...
By edilsonaragaojr

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


como disse o Curly ambas a guitarras tem características de timbre bastante particulares
por isso é bastante interessante vc testar as duas

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Okay, muito interessante os comentários de vcs pessoal, vale ressaltar que toda fábrica está susceptível a erros e vc sabendo escolher não corre esse risco. Curly, vc então prefer qual? A Shelter responde tão bem quanto a tagima às distorções pesadas? A Shelter tah mais próxima da fender do q a tagima tanto em clean como em distorção? Vc jah testou o modelo sst62? Sentiu diferença em relação ao anterior (fst62)???????

By edilsonaragaojr

paulinhoux
Veterano
# mar/06 · Editado por: paulinhoux
· votar


Ainda acho a Shelter superior, e quanto a FST62 ser superior a SST62 não é verdade, a SST62 é igual a FST62, só que rolou um processo da Fender nelas e mudaram o nome pra SST62.

Quanto a habro é só a distribuidora oficial, se for comprar uma SST62, Tem no submarino e na americanas.. se quiser testar vá até São Paulo (se você não morar ai) e teste-as...

Mas a superioridade da Shelter é perceptível as Tagimas.

VÁ DE SHELTER, VOCÊ NÃO SE ARREPENDERÁ!


OBS:

a 1º foi FST62 = Fender Stratocaster 62
..depois do processo ficou:

SST62 = Shelter Stratocaster 62, entendeu? não há nenhuma superioridade de uma para a outra..

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Aqui vai o e-mail completo que enviei ao Henry Ho, tirem suas próprias conclusões, lembrando que o Henry Ho tem uma linha signature de captadore malagoli (SOUND), e a malagoli está equipando algumas guitarras tagima com captadores intitulados Seiji Tagima. No orkut do Henry Ho, há fotos dele com o Kiko Loureiro...

Edilson,

já respondi seu email dias desses.
As Tagimas, vc deve testar uma a uma, pq tem diferençasno shape do braço e regulagem.
Mas são guitarras boas. O braço de pau marfim deve estar seco e cortado na radial, se for o caso não vai ser instável. O pau marfim é bom p/o braço.
Qto a Shelter, o preçoé surpreendente, o acabamento idem. Eu não gosto dos captadores, apenas. Sobre as madeiras: são similares asiáticos das madeiras americanas, por isso, o custo cai...
o melhor é vc testar o que puderpor ai. Pelo preço a shelter é boa opção.
abrax
Henry



> Olá Henry sou guitarrista, tenho uma banda e sou canhoto (isso q lasca). Queria que vc me ajudasse a escolher entre dois modelos de guitarra a Shelter sst62 ou fst62 (um eh a atualização do outro...)a Tagima 735. As duas são modelo stratocaster e tem na versão left-hand, tenho certeza de que a tagima 735 vc conhece bem (corpo em marupá/cedro, 22 trastes, braço em maple, escala em pau marfim) a shelter, de acordo com a distribuidora nacional (habro) possui o corpo em alder, braço em maple, escala em rosewood, 21 trastes. De acordo com a habro, essa guitarra foi baseada no modelo da fender '62. Ouvi muitos comentário de pessoas q tocaram nessa shelter e acharam esse modelo (sst62) melhor q a tagima, enquanto outros defendiam a tagima dizendo q eh melhor pq tem madeira nacional, mas sinceramente estou muito na dúvida. A faixa de preço da shelter sst62 eh 400 reais e a tagima 735 custa 900 reais. Fico com um pé atrás, pq como pode uma guitarra de 400 reais ser superior às tagimas de 900 reais??? Mas posso estar falando besteira...Keria a SUA opinião pois vc jah eh um luthier consagrado, tem uma linha de captadores hh777 signature sua na SOUND q tbm eh uma marca nacional muito boa e q distribui captadores para algumas Tagimas, então sei q emvc posso confiar... Keria saber se vc jah testou a shelter modelo sst62 ou fst62 (na verdade o sst62 eh uma atualização do primeiro, soh ouve uma pekena alteração no headstock por causa do processo da fender...). Keria saber qual madeira eh melhor? Se o alder da shelter eh realmente bom? Ou se eh melhor pagar um pouco mais na tagima? Ouvi dizer q algumas tagima vinham com madeiras verdes, e que o braço com escala em marfim possui um corte delicado, sendo por isso instável...Infelizmente não posso testar a shelter, pois aki em Fortaleza não tem, mas confio na sua opinião. Enfim, qual eu compro???

by edilsonaragaojr

Curly
Veterano
# mar/06 · Editado por: Curly
· votar


ToRReSMo

olha, tendo em vista o problema q eu tive com a tg, eu pegaria a fst, inclusive fui eu quem comprou a guitarra acima (precisava de uma guitarra barata para instalar o cap midi GK2-A, qe exige furações especiais), ela deve chegar semana q vem... se vc quer timbres mais clean e "estalados" sugiro a fst, para timbres mais pesados a tg, mas em ambos os casos vai ter q trocar os caps originais, no caso da fst sugiro os tex-mex fenders já q são caps relativamente baratos (no ml vc encontra por uns 80 cada), em alnico, e q tem um timbre animal, tem gente aqui q fala mal deles, mas garanto q são bons...

Curly
Veterano
# mar/06
· votar


ToRReSMo

ah, e nunca toquei nas novas SST

paulinhoux
Veterano
# mar/06
· votar


OBS:

a 1º foi FST62 = Fender Stratocaster 62
..depois do processo ficou:

SST62 = Shelter Stratocaster 62, entendeu? não há nenhuma superioridade de uma para a outra..


ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Okay curly, keria uma guitarra versátil...Tipo, com a fst daria pra tocar desde o rock ao heavy metal? Qual a mais indicada para tocar por exemplo malmsteen? Se eu colocar captadores bons a shelter vai responder melhor ou pior que a tagima?

paulinhoux
Veterano
# mar/06
· votar


Tipo, com a fst daria pra tocar desde o rock ao heavy metal?


Claro que sim, mas os single coils dela deixa um pouco a desejar, então ou você faria/ou trocaria um escudo com entrada pra um humbucker, ou coloca um stellfner na ponte em formato de single que eu acho mais aconselhável..

Cara escuta o que eu estou te falando, eu tenho uma Shelter FST62 com um stellfner na ponte, e o som é perfeito.. tudo!

Minha irmã tem um Shelter SST1, modelo mais simples, ela trocou todos os caps por um jogo da Stellfner, e ficou realmente perfeito!

Escute que eu to te falando, compre a Shelter SST62, e troque por um stellfner na ponte, é tudo o que voce precisa..

Curly
Veterano
# mar/06
· votar


ToRReSMo

vc levou em conta a questão das tarraxas e dos trastes ? querer tocar malmsteen com trastes vintage é meio complicado né ?? nesse caso a tg é mais indicada... veja q na fst do ML o dono colocou trastes jumbo e tarraxas seladas...

Curly
Veterano
# mar/06
· votar


ToRReSMo

ah, leia esse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/27079/

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Os trastes das tagimas são Jumbo? A captação não importa tanto, pois vou trocar mesmo...As tarrachas não dou tanta prioridade. Outra coisa, os single-coils posso blindar, mas me digam outra coisa, a tagima jah tem o espaço pra colocar humbucker, o escudo eh melhor pra colocar o humbucker, ou eh igual a shelter nesse aspecto???? De qualquer maneira, prefiro o formato single, talvez pegasse esse stellfner humbucker em forma de single...Curly, os trastes jumbo são melhores pq? Num dah pra tocar malmsteen com vintage pq?Aew galera passem o msn de vcs.

By edilsonaragaojr

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


ToRReSMo
são médio jumbo como é o padrão de strato

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Argumentos com conteúdo sobre as stratos shelter fst62 e t735 (detalhes)