"Alongar" o braço da guita

    Autor Mensagem
    diwillo
    Veterano
    # mar/06


    Galera..tipo..ja vi algumas guitarras em q há um espacinho entre o fim do braço e o captador do braço, onde foi colocada uma "maderinha" pra aumentar o tamanho do braço, tipo..mais um traste soh..

    Sera q fica bom isso?

    To falando pq curto dmais minha guita, mas tava precisando de mais casas (soh tenho 22), mas isso eh soh por curiosidade mesmo, pq na minha guita nao tem esse espacinho q falei..

    Agora, vo entra no assunto hehehe
    Eu sei q cada guitarra tem uma certa medida padrão entre o nut e a ponte (ou sei la entre oq e oq) e q por isso nao tem como trocar o braço inteiro da guita por um maior, logo com mais trastes (isso foi o luth q disse..)

    Keria soh confirmar isso ai...pra sabe c futuramente terei q me desfazer da minha guita, ou tentar comprar outra...ou c d pra fazer algum tipo de gambiarra q me possibilite ter mais trastes..
    (pq gosto dmais da minha guita e nao pretendo me desfazer dela jamais..)

    Valeu!
    Abraço

    JB_
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    esse espaço se não me engano é pro captador não ficar grudado com os trastes para evitar problemas.

    JoJo Santana
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    nao da pra "alongar o braço... pq fica fora da posicao e a escala ficaria errada... os trastes tem q ser colocados (acho q nao da pra fazer isso) a posição em que o braço se encontra...

    Rifferman
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    axo q vc pode trocar de braço no caso..............

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    diwillo
    A única coisa que pode ser feita é trocar o braço ou a escala.
    Abç

    diwillo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Mas assim...nao da nda tirar um braço de 22 trastes e colocar um de 24??
    Pq ouvi dizer q altera a distancia original entre o nut e a ponte e "estraga" a guitarra...algo assim..

    Da pra por exemplo..eu tirar o braço da minha Ibanez e colocar um braço Prestige de 24 trastes???

    Matheus Mattos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    "Alongar" o braço da guita
    É importante pra não dar tendinite na guitarra...

    ki_suco
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Matheus Mattos
    claro... vai que dá uma cãibra nela depois

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    diwillo
    Não, a não ser que vc reescave toda a trócula colocando o braço mais para dentro, o que, no caso de uma guitarra já pronta é impossível.
    Abç

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    olha, minutos antes de ver teu topico tava vendo isso no site do edmar, não é bem de 22 trsates para 24, mas um carinha perguntou se tinha como por 22 em uma escala de 21 ...

    da uma olhada ....

    http://www.edmarluighi.com.br/faq.asp#faq12

    anonymous4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: anonymous4
    · votar


    Se puderem reponder, respondam por favor.

    A propósito, tenho uma guitarra escalopada que vai até a vigésima segunda casa. Mas o interessante é que ela é escalopada no lugar onde seria a vigésima terceira. (entenderam?)
    Gostaria que alguém me explicasse o porque disso, num faz mto sentido já que não tem um traste e não da pra fazer som, mas mesmo assim é perfeitamente "cavada" como se fosse mais uma casa...
    Li no site http://www.edmarluighi.com.br/faq.asp#faq3 que fala que o escalopamento parcial deixa o braço mais fraco que o escalopamento total, mas julgando ser a ultima casa, não vejo como isso afetaria mto a resistencia da madeira.

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    anonymous4

    seria por uma questão de estética ? .....

    anonymous4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    DIEGOGUITAR

    Pode até ser cara, mas se vc ver tu vai perceber como é mínima a diferença. são tres milimetros de casa escalopada só pra ficar bonito?

    diwillo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu teria q trocar de escala entao? colocar uma com casas mais estreitas pra poder ter mais? +ou- isso? a grosso modo? mas ai eu teria q ver tbm o tamanho do braço inteiro pra sabe c cabe neh?

    Tipo...oq eu sei eh q minha guita tem uma escala de 25,5"..da pra faze algo com isso?

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    anonymous4

    tava olhando na E1 e esse espaço não é escalopado nao, mas creio que isso nao afete a guita ....

    anonymous4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    DIEGOGUITAR
    Essa E1 é a Tagima do Edu certo?

    A minha é uma J2 da tagima tb e tem esse espaço escalopado. Estranho...

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    anonymous4
    estética mesmo; se bobear dá até pra tocar nessa casa aí, mas vai gastar a borda da escala e isso não é legal !!

    diwillo
    Cara, à grosso modo a distância do nut até o 12o traste tem que ser metade da distância do nut à ponte, pois a metade da corda é uma oitava acima da corda inteira e blá blá blá... mantendo essa relação vc pode colocar quantos trastes vc quiser e encompridar ou encurtar o quanto vc quiser, mas vc vai ter que mandar fazer.

    anonymous4
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: anonymous4
    · votar


    Fábio Seiji
    Valeu ae cara, se bem que parece meio inútil mesmo mas tudo bem.
    Vc acha que daria pra colocar mais um traste neste espaço?
    (não que vou tentar, mas daria certo)?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    anonymous4
    não dá não, esse espaço é só pro último traste não ficar na borda da escala, não vai ter espaço pra mais uma casa, senão eles mesmos teriam colocado; capicce ??

    Leandro Brito
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Só pra saber...
    É verdade que o Eric Johnson usa uma técnica apertando a corda entre o cap do braço e a ultima escala (usando o cap como traste) e que isso faz o som referente a casa 26???

    Flw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    diwillo
    Não, não pode, pois aí vc mudará a mesuração da escala e a ponte terá também que ser deslocada. Em uma guitarra que já está pronta isso acarretaría a reconstrução de todo o instrumento. Esqueça isso.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Alongar" o braço da guita