Iniciantes como escolher sua guitarra

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # mar/06


    Tenho percebido que poucos tópicos meus são úteis... Então resolvi criar um tópico que vai diminuir muito a concentração de tópicos do tipo:
    "essa ou essa guita?" "qual é a melhor guitarra?" "devo comprar esta guita?" e ainda depois criar do tipo "fiz um bom negócio?"... Não quer dizer que estes tópicos não devam ser criados, mas eu aconselho a entrar aqui antes. Ja li um tópico absurdo no fórum de baixo, em que o cara testou, gostou muito e ainda perguntou se deveria comprar... Claro que SIM! Mas não é só isto que quero dizer neste tópico. Antes de comprar o seu primeiro (ou próximo) equipo, você deve fazer algumas contas. Veja quanto dinheiro você pode gastar com a guitarra e mais o amplificador, o pedal (opcional, mas é útil ter) e outros acessórios ( palhetas, correia, cabos, capa, bag ou case pra guardar a guita, etc). Calculou? Vou dar uma ajudinha:
    Guitarra barata:
    R$300,00
    Guitarra média:
    R$ 500,00 a 1000,00
    Amplificador Barato
    R$300,00 a 500,00
    Amplificador Caro:
    R$1000,00
    Pedaleira barata:
    R$300,00
    Pedaleira Média
    De R$ 800,00 a 1500,00
    Kit de pedais+ pedaleira (pra show)
    No mínimo R$ 1000,00
    Acessórios:
    100 reais, o bag custa 20, a correia também as palhetas 5 cabo não sei,mas acho que na faixa dos 50 e afinador eu não faço idéia.
    Faça o planejamento e vá para a parte perigosa: as lojas. Se vai comprar pela internet, antes de escolher a guita, vá a uma loja e TESTE o instrumento. Se não sabe tocar, geralmente tem quem toque para você ouvir, mas você deveria dar uma tocadinha para ver se a guitarra atende aos seus requisitos em relação a conforto (braço fino ou grosso, a guitarra é macia ou não, etc). Ok, testou, gostou veja o preço. Se está na faixa que você possa pagar, compre (e não esqueça das outras coisas hein!). Mas NUNCA leve alguém para a loja, esta pessoa pode convence-lo a comprar um instrumento que você não queria. E boas compras!

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Amplificador Caro:
    R$1000,00


    amp de R$1000 caro ?
    o que é um Soldano SLO100 de 20mil ?
    hehe

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    Tou falando de amplificadr e não esta blz que você propos! ehehe

    danielcastelli
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Grimc
    Mesmo assim.
    Amplificador caro é uns 2000/3000.
    1000 vc nao compra nem um TF.

    Gasoline
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mas NUNCA leve alguém para a loja, esta pessoa pode convence-lo a comprar um instrumento que você não queria. E boas compras!


    ?
    Normalmente eu recomendo que leve alguém mais experiente que você junto, para evitar que o vendedor te passe uma guitarra de compensado por 800 reais, porque tem formato parecido com uma marca famosa, e tem uma linha que não é ruim, mas custa 3x mais.

    Mas enfim, né.
    Cada um com suas opções.

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Normalmente eu recomendo que leve alguém mais experiente que você junto, para evitar que o vendedor te passe uma guitarra de compensado por 800 reais

    concordo.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mas NUNCA leve alguém para a loja, esta pessoa pode convence-lo a comprar um instrumento que você não queria.

    Desconcordo.

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pedaleira barata:
    R$300,00

    Não... Zoom é 400 pila, não se compra pedaleira nova por 300 reais

    E você tá errado, na minha opnião...
    Caro/barato é preço, e qualidade você não tocou no assunto...

    Mas NUNCA leve alguém para a loja, esta pessoa pode convence-lo a comprar um instrumento que você não queria
    E você não tem boca pra falar: "Eu não quero"??
    SEMPRE leve alguém mais experiente, que te compreenda, você confie e saiba bem o que você procura

    Josh_Home
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    É difícil dizer o que é caro ou barato... para alguns uma guitarra de R$ 300,00 pode ser cara, como para outros uma guitarra de R$ 2.000,00 pode ser barata. Depende muito.

    Mas eu até acho legal um iniciante pegar uma guitarra meia boca e depois conseguir comprar uma boa guitarra, só assim consegue sentir as diferenças. Eu quando iniciei comprei tonantes com braço rachado... melhor nem lembrar. Depois veio uma Dolphin antigona e alguns anos depois minha Fender. Logo em seguida minha LP, um baixo Samick e um violão Del Vecchio de 12 cordas... meu POD 2.0... tudo com o tempo.

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Minow
    Nunca leve alguém para loja, um dia eu levei um kra experiente pra caramba numa loja e eu quase comprei uma guitarra que não me interessa. E olha que ele era parente! Por pouco que eu não compro a famosa tagima, por incrível que pareça, eu curti mais a minha Shelter Strato. Ele também queria que iniciasse meus estudos com uma Giannini, sim gosto dela e também gosto da Tagima... Mas eu curti mais uma guitarra totalmente diferente. E caro ou barato eu quero dizer o que pode sobrar menos para outras coisas... Se a pessoa compra um cubo de 1000 e não sobra nem 100 pra compra uma guitarrinha baratinha, ele comprou algo caro... É isso que quero dizer, pois tem pessoas que dizem que a grana ta curta... Mas quanto ao caso de levar alguém para lojas eu discordo com vocês. Eu não vou levar um metal que só pensa em jackson com humbucker, quando quero um som vintage pra blues e jazz. E se ele for o único guitarrista que você conhece. Já alguém que curte o seu estilo... Mas, se for levar alguém pras lojas, tome cuidado e SEMPRE TESTE ANTES DE COMPRAR. Mas, vamos lá gente culta do fórum, deixem este tópico com um bom conteúdo!

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Renato Dell
    eu vi uma massa por 300 pila.. Era uma sem marca e nem escrita, mas que tinha os 15 efeitos com muita qualidade. Não conheço esta zoom que você fala, coheço a vamp 2 e Boss

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mas nem entendo muito de pedal. Eu nem uso muito, quando tenho um, uso como pre amplificador e pra compressor... E uso como equalizador (o que muitos pedais tem). Chorus, raramente, distorsão MUITO RARAMENTE. Gosto de som limpo, já testei todos os timbres, mas fico sempre com o cap do meio e do braço juntos, e equalização médio-grave.

    Gasoline
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Grimc
    Se ele é um bitolado que só pensa no estilo dele de tocar, ele não é alguém "experiente" conforme estamos indicando que é o ideal levar na loja.

    Um amigo ou conhecido que seja experiente (de verdade) com certeza vai te indicar umas 3 guitarras legais pro TEU estilo e pro TEU bolso e vai deixar TU decidir a guitarra a levar.
    Pelo menos foi assim que eu fiz com 2 conhecidos meus que pediram minha ajuda.

    E os 2 compraram guitarras que diferem do meu estilo, por completo.

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não conheço esta zoom que você fala
    Depois fala que entende de equipos

    já testei todos os timbres
    Todos que sua mente limitada conseguiu fazer


    Um amigo ou conhecido que seja experiente (de verdade) com certeza vai te indicar umas 3 guitarras legais pro TEU estilo e pro TEU bolso e vai deixar TU decidir a guitarra a levar.
    E você que tem que controlar isso, falando pra ele o que você quer

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gasoline
    So que foi ele que me indicou a Shelter, ehhe... Ele é baixista, mas é bom na guita como poucos que conheço ( tou falando dos poucos que eu já vi e conversei hein!). Mas ele tinha um baixo tagima cujo som me irritava, por causa do circuito ativo ( odeio instrumento que fica zunindo na minha cabeça). Mas, simpáticamente, estávamos visitando uma loja, ele gostou do shelter, a ponto de querer trocar o seu tagima de 1000, sem custo adicional por um de 800. E eu acabei me interessando pelas guitas shelter, e hoje sou feliz com a minha Shelter pretinha (e o Grimc viveu feliz para sempre,ehehe!)

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Igor Martins
    · votar


    Ué, só levar alguém que seja realmente confiável.

    Tem q ser um tanto fdp para ir com um amigo, e indicar a guitarra q queria ter, em vez da ideal para o novo instrumentista.

    edit:

    Qdo se começa, muitos instrumentos soam bem, é fácil se iludir. Como um novato vai saber que uma guitarra desconfortável está apenas desregulada? Q o braço está ok? etc. etc. tem muita coisa q é bom ter segunda opinião.

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Grimc
    Sorte a minha que o meu cunhado curte vintage, ou eu não conheceria a Shelter e estaria reclamando da tagima (era memphis, mas tinha tagima escrito pikinininho la embaixo), eu me imagino com aquela guitarrinha aguda.... Só perde em agudice para a ibanez e jackson,o outro guitarrista da minha ex-banda tinha uma T735 e eu ficava com zumbido, tocava quieto minha shelter, pra disfarçar...

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não conheço esta zoom que você fala
    Depois fala que entende de equipos

    já testei todos os timbres
    Todos que sua mente limitada conseguiu fazer



    olha, fiz este tópico mais para conhecer do que para ensinar, e eu testei todos os timbres que a minha guitarra é capaz de tirar com e sem o meu pedal, eu não sou roqueiro oras!
    E eu não conhecia a zoom de som, só olhei uma foto dela e nem sabia que custava 400 achei que custava uns 500, pela aparência....

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    e guitarra eu conheço bastante, pedal não porque é algo que pouco me interessa.

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ja li um tópico absurdo no fórum de baixo, em que o cara testou, gostou muito e ainda perguntou se deveria comprar... Claro que SIM!
    Não necessariamente. Isso não significa que vá ser bom negócio.

    Qdo eu fui comprar minha 2a. guitarra (a primeira era uma jenifer da vida), eu queria uma Les Paul Special. Os 800 reais dela são um ROUBO, ela não vale isso. Adoro Les Paul, e na época achava q a special era boa, um amigo meu tem uma, então já tinha testado e gostado.

    Experientes me indicaram uma Strato Tagima (a t635, não as memphis), e instalar um humbucker. Por 300 contos a mais, fiquei com uma ótima guitarra, ótimo negócio.

    Tempos pois fiquei 1 semana com uma LP special (foi por negócios),
    e não tem como comparar o som, eu ia ter feito mal negócio.

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Igor Martins
    Mas isso é pessoal, e o kra tava super entusiasmado... E ele testou outros baixos.. E todo mundo disse que se ele testou e gostou ele deveria comprar. E baixo é mais difícil de escolher que guitarra... Aliás, eu nem deveria ter escolhido a guitarra, curto mais o baixo, a batera e o teclado, mas me disseram que guita era a minha cara... Eu até gosto de tocar, mas as vezes fico fazendo slap nas cordas graves da guita...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciantes como escolher sua guitarra