【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
JulianoF.
Membro Novato
# out/17
· votar


Buja
Honestamente?
Eu acho que não, a diferença não justifica a troca.

Aliás, a bem da verdade é que muitas vezes trocamos os pups totalmente sem motivos. Principalmente em guitarras mais novas, que os pups stock dão conta legal do recado.
Mas não tem a mistica de um dmz/sd/emg, etc.

Se teus caps te atendem no sentido "clareza / definição de notas", não vejo motivos para a troca.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Buja
Não, colocar um bom captador não é "efeito placebo".
Outrossim, acho contraproducente colocar um captador caro numa guitarra barata. Há boas opções, como da Sound/Malagoli.
Agora, uma coisa é fato. Trocar os captadores e não ter um amp legal (pelo menos mediano) e pedais razoáveis, a alteração não atingirá todo o seu potencial.
Abç

Buja
Veterano
# out/17
· votar


JulianoF.
Mauricio Luiz Bertola

Valeu pelas confirmações amigos. É bem isso que pensava mesmo. Mas ler de quem sabe da mais certeza das coisas.

Se teus caps te atendem no sentido "clareza / definição de notas", não vejo motivos para a troca.
Acredito que sim. Montei duas guitas com peças aliexpress, mercado livre, algumas que eu ja tinha, tal...sairão otimas guitarras pro meu gosto.

A teleca entao saiu top, de acordo com o investimento que fiz, posso dizer que pro meu gosto e necessidade, to bem satisfeito. Ela soa bem telequinha.

A strato que ainda nao estala tão bem quanto eu esperava.
Pode ser falta de uma boa regulagem, pode ser cordas, pode ser minha mão tambem né, (a chance de ser isso é grande) rsrs...
mas as vezes penso em botar uns caps pra ver se estala pelo menos um pouquinho mais. Ja vi menphis stock na loja estalar beeeem mais que minha strato, dando até gosto de ouvir.

Porem, é como o Bertola disse:
Trocar os captadores e não ter um amp legal (pelo menos mediano) e pedais razoáveis, a alteração não atingirá todo o seu potencial.

Fico nessa de as vezes investir um valor em caps malagoli e nao ter o esperado pela falta do set de guitarra real
(sei que o custo/beneficio é otimo, porem, o custo nao é tao baixinho assim)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Buja
Cara, eu sou ignorante nessas coisas de VST's, "paradas" digitais, guitarra ou baixo tocados em "headphones", etc...
Tendo sempre a pensar a música, o estudo, através dos meios "tradicionais" (nesse aspecto sou conservador), com "ambiência"... Ademais, eu sempre parto do princípio que, se uma pessoa toca um instrumento, DEVE tocar em um grupo, "ao vivo" (mesmo que seja para se divertir com os amigos), até porque isso faz parte fundamental da evolução como músico.
Abç

JulianoF.
Membro Novato
# out/17
· votar


Buja
Eu sou da opinião que a troca/upgrade de peças, deve ser feita para sanar algum problema. Como é o caso quando trocamos o nut de algumas guitarras mais baratas, ou as tarraxas por tarraxas com trava, por exemplo.

Se tu não sente necessidade de trocar os captadores, e o som te agrada... será que não é gas/fetiche por marca/montar guitarra para os outros babarem?

Já passei por essas fases de comprar guitarra, ficar 1 semana e querer sair trocando captador, só para trocar. E honestamente, em mais de 90% dos casos, não achei que valeu a pena.
Mas enchia a boca para dizer que tinha Dimarzios ou Seymours.

Hoje, não digo nada, só se alguém perguntar.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Condordo em genero, numero e grau.
Guitarra soa guitarra de verdade na banda, com equipos "reais" e tudo mais.
Talvez seja por isso que eu, e muitos outros, nao conseguimos achar nosso som facil, e reclamamos de peças.

JulianoF.
Tambem sou da mesma opiniao que a sua.
Ja tive uma penca de guitarras, cada uma de um jeito diferente, e umas eu gostava, outras nao, mas trocava coisas e comprava equipos so pela GAS mesmo.

Gracas a Deus essa fase passou a uns anos já, e hoje nao sinto muito fetiche pelas coisas nao. Na verdade, acho uma tremenda burrice certos equipos, como por exemplo (desculpa quem tem), o cara dar 600 pals (que eu ja vi) num pedal boss distortion comum e normal. 600 reais !!! É mole bicho?!

Nao tem mais essas taras, essas GAS bobas.
Nao quero ter o que nao preciso, é isso que quero dizer, no resumo.

Mas sinto as vezes uma ligeira curiosidade de como soaria minha strato, por exemplo, com uma lindy fralin, uns lollar, fender 57/62, fat, texas, que tanto falam aqui no FCC.
Penso comigo: devem soar divinos!
Mas ai vem a questão:
Soam divinos numa strato fender americana standard pra cima, num amp valvulado blues nao sei das quantas, num pedal de 800 contos.
Será que soa lindo assim num guitar link, zoom g1, amplitube, volume na altura de uma tv ligada?

Era isso minha questão.
Quanto a strato nao estalar tanto quanto eu queria, tenho quase que plena conviccao que num bom amplificador de guitarra mesmo, cordas novas, e uma mao de SRV, ela vai estalar mais do que torresmo no microondas rsrs

SkyHawk
Membro
# out/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Buja

Bons caps fazem sim muita diferença, sou da turma dos captadores mesmo, mas o que eles fazem é captar a vibração e transmitir essas frequências e harmonicos. Se o que produz o som audível não entrega isso de nada adianta uma captação cara, vai tudo dar no mesmo.

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


JulianoF.
Buja
SkyHawk

Comparação de timbres de uma Memphis Turbinada com captadores Malagoli versus uma Fender Stratocaster Custom Shop Rory Gallagher



LeandroP
Moderador
# out/17
· votar


Meu humbucker da ponte da minha strato, um DiMarzio Super Distortion tá com um agudo irritante nas pontas, barulhento e um ganho ruim. O que pode ser? Potenciômetro?! Tô utilizando a configuração HH, 1 volume, 1 tone, 3 posições. Cheguei a inverter a posição vertical dele, mesmo assim o som tá muito ruim. Os potenciômetros são de 500k. Será que se eu diminuir o valor dos potenciômetros a coisa melhora? Limpo ele até soa legal, mas com drive não distorce como deveria, falta ganho.

JulianoF.
Membro Novato
# out/17
· votar


LeandroP
Pode ser a chave.
Tive um problema parecido, e chave parece que não "ligava" todo o captador.
Troquei a chave e resolveu.

Não sei se é o teu problema. Mas talvez valha o teste?

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
JulianoF.
SkyHawk
dudurlzz

Pessoal, ontem peguei a strato (a que venho reclamando que nao estala tanto quanto queria), e comecei a tentar de tudo em questão de timbres, futucar o equipo mesmo.
Mexi na pedaleira toda, equalização, mexi as chaves seletores, knobs de tone, volume, peguei varias palhetas de tamanho e espessuras diferentes, emfim, testei o que podia.

O que fez o timbre melhorar: aumentar o volume do som.
Sim, aumentar as caixas de som. Começou a estalar bem melhor.

Como toco em casa de noitão (das 23 pra frente),
nunca posso aumentar mais do que a altura de um ringtone de celular.
Porta fechada, e tal. Tenho bons fones, mas nao gosto de tocar de fone.
O clean nunca sai bonito.

Mas arrisquei um pouco, aumentei bem o volume, e começou a estalar mais.
Nao tem jeito né, quer timbre, tem que tocar no talo.

Ja dizia o Manowar: All men play on 10!

SkyHawk
Membro
# out/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Buja
Isso é absolutamente verdadeiro, o timbre para vir mesmo precisa de um volume mínimo que já é significativamente alto, ou isso ou phone de ouvido infelizmente.

Como não tenho restrição de volume pois moro em uma chácara, vinha estudando e tocando em volumes altos, contudo, por medo de comprometer meus ouvidos reduzi conscientemente esse volume e tenho sentido a tristesa de perder toda aquela sensação de válvula fritando e compressão natural do amp. E olha que meu valvuladinho só tem 10 watts.

Essa sensação de volume vale para qualquer tipo de saída, a percepção de volume afeta diretamente a noção de qualidade. O cérebro acha o mais alto naturalmente melhor.

JulianoF.
Membro Novato
# out/17
· votar


Buja
Sei bem como é, também toco normalmente só depois das 22, (as vezes 23, as vezes meia-noite).

Mas tenho usado simuladores e fones de ouvido, para tocar em casa.

O que eu faço, quando estou sem banda (como é o caso agora).
Uma vez por mês, ou a cada 2 meses. Pego um horário em uma sala de ensaio, levo um pendrive com umas backing tracks, e toco guitarra em amp, com volume.
2 horas trancado em uma sala, com um amp, guitarra e umas backing tracks, é revigorante.

Talvez valha a pena para ti, até para tu saber o quanto tuas partscaster realmente falam, quando abrir o volume.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar



Essa sensação de volume vale para qualquer tipo de saída, a percepção de volume afeta diretamente a noção de qualidade. O cérebro acha o mais alto naturalmente melhor.


Sim, isso é explicado com as "curvas de fletcher e sei lá quem", deve ser munsom ou algo do tipo.

Eu costumo tocar bem alto com alguma frequência, tipo uma vez por semana, só porque é daora. Se toco mais que isso, tem que maneirar no volume (tenho um head de 100w). Se eu não pudesse abrir o volume aqui em casa, com certeza pagaria uma hora no estúdio toda semana. Faz bem pra alma.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


JulianoF.
Talvez valha a pena para ti, até para tu saber o quanto tuas partscaster realmente falam, quando abrir o volume.



Cara, boa ideia. Eu sempre pensei em studio como ensaio de banda tal, tanto que é raro eu ir, so mesmo, quando (é raro) vai rolar algum evento pra eu tocar, e normalmente é contra-baixo.

So um amigo ai, que toca batera, mas ta sem no momento, ta no meu pé pra tocar num studiozinho do bairro, so pra desenferrujar.

Pode ser excelente levar as guita pra chorar num bom amp.
So to esperando o braço com escala de rosewood chegar da china (oh demora aflita), pra eu equipar a strato e mandar bala (vo mandar aquele braco de maple pro espaco, bawww!).

Sei que no studio tem um peavey e um fender frontman. Cara, boa ideia viu....acho que elas vao até melar quando forem plugadas no amp fender!

Se eu não pudesse abrir o volume aqui em casa, com certeza pagaria uma hora no estúdio toda semana. Faz bem pra alma.



QUando (muito raramente) toco com um bom volume, chega a dar tristeza de tocar no pc de novo. A palavra certa é... broxante. Muito ruim mesmo.
Mais ai vou acostumando de novo e esqueco do que é volume alto.

Minhas caixinhas de pc, no volume 80%, faz um som de ... sei la...som de amp chrom de 15w. To com um desejo de pegar um amp de pelo menos 25-30w, pra sentir mais volume, (pelo menos de vez em quando), porque vai batendo desanimo.

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# nov/17
· votar


Eu gosto de usar um clean boost num amplificador transtorizado em minha casa. Não posso tocar muito alto por n motivos. Gosto de colocar o ganho no máximo e dar um pequeno empurrãozinho com um boost, para os sons limpos.
Se vocês tiverem espaço em seu quarto, podem comprar aquelas caixas que isolam o gabinete, microfonar o amp e usar um monitor para o mesmo.

Jota Magaman
Membro Novato
# dez/17
· votar


Fala amigos, tudo bem?

Tenho uma Crafter Constantine DX, a qual considero uma boa guitarra, bem construída e com uma tocabilidade a qual estou totalmente adaptado nesses 4 anos com ela. No entanto, investi em alguns equipamentos devido ao crescimento da minha banda e acho que a Guitarra acabou ficando um pouco pra trás. Não a guitarra em si, mas o som que ela capta.

Quero tirar um som mais profissional, e pesquisando dentre os vários captadores disponíveis do mercado, achei dois que em tese se encaixam na minha ideia: os Seymour Duncan Distortion (ponte) e Jazz Model (braço).

Por que os escolhi? O Distortion na ponte me entrega um som mais aberto e definido pra fazer solos mais rápidos com bastante ganho sem embolar e bases mais ardidas, enquanto o Jazz no braço me permite fazer bases mais pesadas e também me entrega um timbre limpo bem mais gordo, o que é interessante pra dar versatilidade ao instrumento.

Outro ponto interessante é que já conversei com um Luthier sobre a possibilidade de colocar um Push-Pull na guitarra pra torná-la ainda mais versátil por Splitar os caps. Vale ressaltar que por motivos financeiros e de deslocamento, o ideal pra mim é conseguir tirar timbres variados com a mesma guitarra.

Bom, dito tudo isso, gostaria de saber de vocês o seguinte:

1) Teoria e Prática nem sempre andam juntas. Ignorando a guitarra em si, os captadores que eu escolhi atendem a esse meu propósito?

2) Os captadores casam bem numa mesma guitarra? É uma boa usá-los juntos?

3) Tem alguma marca de captador com modelos semelhantes que entreguem resultado igual ou muito próximo por uma diferença considerável de valor?

E o principal: Essa guitarra usada sai por uns 1200 reais, valor semelhante ao que vou investir no par de captadores. No entanto, uma guitarra com uma captação desse nível já de fábrica não sai por menos de 3000 reais, e dificilmente vai sair com exatamente essa combinação. Por isso eu pergunto, vale a pena investir em Captadores caros pra essa guitarra, ou ela não é boa o suficiente? Vale mais a pena eu vender ela, juntar com o dinheiro que eu ia investir nos captadores e tentar comprar uma usada já com captação top?


Um abraço a todos e desculpem a mensagem enorme.

guilhermefross
Veterano
# dez/17
· votar


Jota Magaman

Eu acho que vale muito a pena esse investimento, principalmente se vc gosta da guitarra.

Talvez valha mais a pena ainda investir em captadores nacionais similares a esses, que eu não sei dizer exatamente quais são, porém sei que vão custar provavelmente menos da metade dos SD.

SkyHawk
Membro
# dez/17
· votar


Jota Magaman
guilhermefross

Antes de fechar questão dá uma olhada nos captadores da Malagoli. Já tive alguns sets e me convenceram de verdade. Sempre fui da turma dos captadores e te garanto que esses caras tem produtos de alto nível.

Jota Magaman
Membro Novato
# dez/17
· votar


guilhermefross e SkyHawk, agradeço pela atenção.

Então, eu já usei malagoli antes, e realmente achei muito bom. Vendi uma guita minha que tinha captadores malagoli há uns 2 anos. Mas sei la, não sei se pq na época eu não tinha os equipos que tenho hoje, mas sinto que ainda não era o que eu quero, sabe? Alguém sugere algo mais?

guilhermefross
Veterano
# dez/17
· votar


Jota Magaman
Tem uma outra marca chamada Sergio Rosar, tem fama de ser bons captadores.

MattSantos
Membro Novato
# dez/17
· votar


Qualquer coisa manda uma mensagem para o Érico Malagoli. Ele te fala qual captador dele é equivalente ao qual você quer colocar. Comprei os meus Custom II buscando um timbre mais hard rock tipo Slash. O próprio Érico me recomendou eles e o timbre ficou espetacular

SkyHawk
Membro
# dez/17
· votar


Jota Magaman
Nunca testei os single coils deles, mas quanto a humbucker, instalei em uma Epiphone SG Deluxe um set de HH777 na ponte e Custom 59 no braço que ficou de primeira. Tem um set do Doug Aldrich que também é top.

Esse Custom 59 no braço é um dos melhores humbuckers nessa posição que já usei.

Amago
Membro Novato
# dez/17
· votar


Será que alguém por favor poderia me dizer sua opinião sobre este produto?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694199907-captador-mini-humbuc ker-pguitarra-cabrera-classic-2j-_JM

TheWesleyAndradeExperience
Membro Novato
# dez/17
· votar


Pessoal, eu lutei tanto para achar o timbre que desejo na minha Squier, deixei de forma que adoro, mas estou com uma dúvida:
Eu vou fazer a troca de encordoamento por outra corda do mesmo calibre 010, será que terei de configurar de novo o Captador, será que dará alguma diferença de espaço entre o Captador e a corda, ou o 010 me garante mais ou menos a mesma medida?
OBRIGADO!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


TheWesleyAndradeExperience
Em princípio, não.
Abç

TheWesleyAndradeExperience
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola, muito obrigado mesmo!!! (Admiro muito seu trabalho aqui no Cifra Club!)
Abraço!

fontes_rio
Veterano
# dez/17
· votar


Eu acho que compensa trocar os captadores, principalmente se for uma guitarra que você gosta, o braço for bom, as tarraxas e a ponte estiver em bom estado e ela tiver um visual que te agrada,
Eu troquei recentemente os captadores da minha Yamaha Pacífica 112 VCX e ficou um espetáculo. Botei um Seymour JB SH4 zebra na ponte, e dois STK-4 no meio e no braço.
Ficou ótimo. Em termos de som não deve nada as minhas outras duas guitarras: uma Fender USA HSS e uma Ibanez Prestige Japonesa.

guilhermefross
Veterano
# dez/17
· votar


Em termos de som não deve nada as minhas outras duas guitarras: uma Fender USA HSS e uma Ibanez Prestige Japonesa.

Parabéns!!!

ChRyStIaN.1234
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: ChRyStIaN.1234
· votar


Eai... Tenho duas duvidas sobre campo harmônico

1 : Qual campo harmônico pertence essa progressão de acordes G,A,E7(9+) na musica purple haze

2: Qual campo harmônico pertence a progressão A,C,G,A#,A na musica kickapo,esta modulando né ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas