【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
henriquelhrf2
Veterano
# mai/17
· votar


Bom dia a todos.

Um dos ímãs de um captador novo que comprei veio um pouco manchado com tinta da embalagem. Não sei se devolvo ou se o limpo. Qual o jeito certo de limpar?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


henriquelhrf2
Use lixa d'agua de grã fina (600).
Abç

henriquelhrf2
Veterano
# mai/17
· votar


Muito obrigado pela ajuda, Mauricio Luiz Bertola.

Gus-Sencion
Membro Novato
# mai/17
· votar


Galera, comprei uma SX GG1 Custom, e queria colocar uns caps para conseguir um som um pouco mais pesado mas tambem ter um bom som clean, estava olhando os HH777 da Malagoli, é uma boa opção ou devo investir em outros caps?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Gus-Sencion
Ótima opção.
Abç

OsmarRubens
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá, tenho uma guitarra Cort Viva Gold II com captadores originais, mas em uma guitarra antiga minha tenho instalados um Intruder e um Traditional HB Hot, ambos da Malagoli. Seria vantagem fazer a troca dos captadores, e colocar os da Malagoli na viva gold? (visto que não uso mais a guitarra antiga). Se não, quais captadores indica para serem instalados? Toco principalmente na Igreja, e preciso de uma combinação versátil.

Muito obrigado.

Prick
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: Prick
· votar


Eu não vi nada a respeito dos captadores humbucker Fender por aqui. Trata-se do Fender Dragster alguns modelos da Fender tem vindo com ele de fábrica nos últimos tempos.

Uma foto para ilustrar https://images.reverb.com/image/upload/s--koq36e3i--/a_exif,c_limit,e_ unsharp_mask:80,f_auto,fl_progressive,g_south,h_620,q_90,w_620/v145538 3499/kcrfrgmqzi0jgsbzdvhd.jpg

Aqui tem um video interessante comparando ele com o Gibson 498 T. Fica claro que a Fender continua privilegiando os agudos, mas na comparação os sons graves foram uma surpresa.



HandsOnGuitar
Membro Novato
# jun/17
· votar


Galera, tô colocando um humbucker Supershred do Rosar na minha Fender Mex HSS, mas na hora de instalar pintou uma dúvida.
Sei que cada fabricante de pickups possui o seu código de cores, por isso falarei do esquema dos dois.
No cap da Fender os 4 condutores são : vermelho(ground)(south start), preto(south finish), verde(hot)(north start) , branco( north finish) e estão ligados com o preto e o branco soldados juntos na chave, além do verde que é o hot em outro pino da chave.
Minha chave é uma 5-way-switch padrão.
No cap do Rosar os 4 condutores são: vermelho(hot), verde e branco soldados juntos (mantidos isolados) e o preto vai pro terra junto com o malha. Essa é a orientação que há no site do Rosar e em um vídeo do YouTube para instalar em série.
Alguém pode me ajudar nesta dúvida do pq a fender soldou os condutores e não os isolou? E se eu posso instalar da mesma maneira que o fender ou devo seguir a recomendação do site?
Será que vai interferir na interação com o cap do meio?

Markrovit
Veterano
# jun/17
· votar


Galera será que um HH777 na ponte e um EVO no braço,ambos da malagoli, fica uma boa combinação pra tocar Dream Theater e um clean descente?

To na duvida entre o HH777 de alnico ou de ceramico, e entre o EVO e o Custom 59. Me ajudem kkkkk

fconde77
Veterano
# jun/17
· votar


Markrovit

Já usei a combinação 59 braço e HH777 na ponte instalados numa LP para tocar de tudo um pouco(O 59 achei sensacional).
Essa recomendação foi dada pelo próprio Érico, mande um e-mail pra ele que é uma pessoa super acessível

Markrovit
Veterano
# jun/17
· votar


fconde77
Valeu, vou mandar sim

Junior Van Halen
Membro Novato
# jul/17
· votar


Fala galera.
Tô precisando de ajuda.

Comprei captadores alnico blues da malagoli, porém achei o som do braço muito gordo e com poucos agudos. Como faço muita base clean, gostaria de saber qual desses captadores para o braço me oferecem um som mais cristalino e agudo. Uso também para solos com ganhos moderados, bem estilo classic rock, tipo Deep purple, Led e Pink Floyd como exemplos.

Pelo que vi no site da malagoli seria o custom 57/62 ou o custom 69 para minha guitarra strato?

Estou nessa dúvida. Quem puder me ajudar, fico grato desde já.

SkyHawk
Membro
# jul/17
· votar


fconde77
Usei o mesmo set em uma Epiphone SG e tive a mesma impressão, a combinação é muito boa e o Custom 59 no braço é um humbucker diferenciado nessa posição, entre os melhores que já testei.

Junior Van Halen
O 57/62 é um clássico, a priori vai bem na linha do que descreveu. Eu uso um set Fender Custom 54 (o cap do meio não é invertido, não tem cancelamento de hum nas posições 2 e 4 mas dá ainda mais definição) todos esses caps tem um estilo vintage com menor ganho e mais definição.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


OsmarRubens
Porque vc quer fazer essa troca?
Abç

KelvinW_
Veterano
# jul/17
· votar


Olá galera, estou com uma duvida quanto a eletrica da minha guitarra. Comprei uma V100 Afd usada e ela veio com os caps originais da wilkinson. Até aí tudo bem, achei q eles soaram muito bem, mas de qualquer forma, já planejava comprar uns malagoli para substitui-los. O negocio é:

Com os caps originais, os 2 controles de volume estavam ok, eu poderia ir abaixando do 10 até o 1 que ia diminuindo bem o volume, ganho e tone, realmente tinha uma gama de opçoes.

Porém, após a troca dos caps, - que tbm foram instalados 2 push pulls gotoh (Custom II-S braço e Vintage 84 ponte [malagoli]), eu senti que os 2 controles de volume estavam MUITO mais sensiveis, digo, por exemplo, se estou no cap da ponte ou no do braço, e eu abaixo o volume em 3 no seu respectivo controle, eu ja praticamente tenho o som morto da guitarra, praticamente zerado, quando os knobs estão mais ou menos na metade o som ja é cortado da guitarra.

A minha dúvida é: isso é normal e varia por causa do captador, ou seria uma cagada do luthier??

Obrigado. ABraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/17
· votar


KelvinW_
Isso é normal.
Abç

ruyrtv
Membro Novato
# jul/17
· votar


Salve galera, tenho uma Ibanez Js100 TR de 2006, tem os captadores originais ( IBZ AH1 e IBZ AH2), pensei em trocar pelos seymor duncan Slash, será que o combinaria o timbre? Quais seriam os captadores que se adequariam melhor? Por favor me deem algumas sugestão, não entendo nada do assunto. Muito obrigado.

guictr
Veterano
# jul/17
· votar


Fala galera,

Estou de olho em duas guitarras:

Schecter Diamond Series C-1 Platinum
-Bridge Pickup: EMG 81 (active)
-Neck Pickup: EMG 85 (active)

Washburn X50 PRO Q
-Seymour Duncan '59 reissue pickup in neck
-Seymour Duncan Custom Custom pickup in bridge

Nunca tive uma guitarra com captação ativa, então fiz um intensivo de diferença de sonoridade entre os captadores destas guitarras e comecei a notar o som "comprimido" ( não se chega a ser estéril, como alguns costumam classificar), meio sem dinâmica dos captadores ativos.

Isso está me fazendo balançar de volta para a Washburn ( sim, eu estava quase pegando a Schecter ).

A impressão que tenho é que eu ficaria meio prisioneiro dos riffs pesados típicos de Trash Metal se eu pegasse os captadores ativos.

Estou sendo exagerado nessa?

SkyHawk
Membro
# jul/17
· votar


Tenho a mesma impressão. Não curto caps ativos.

guictr
Veterano
# jul/17
· votar


SkyHawk
Tenho a mesma impressão. Não curto caps ativos.

O lance é que eles não soam mal de fato. Mas quando se houve a comparação com passivos você percebe a falta de vida. E essa assinatura sonora deles dá a impressão de matar a qualidade de tudo que não tem uma pegada de Metallica. Mas não sei se isso é maluquice minha...

Kahler7887
Membro Novato
# ago/17
· votar


Há alguns anos, muito da justificativa para se comprar captadores nacionais era o preço. Dizíamos que a qualidade era um pouco inferior, mas pela diferença de preço, compensava. Hoje em dia, fica mais barato comprar um trio Tex Mex Fender que comprar um trio Sergio Rosar ou Malagoli. Por quê isso está acontecendo? Por quê será que quando começaram, era possível praticar valores tão mais acessíveis e agora não é mais?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Kahler7887
Pra humbucker ainda vale a pena. Um par de Malagoli Evo sai menos de 500$, é o preço de um único Dimarzio Evolution. É também o preço de um jogo Fender Tex Mex, e é o preço de um jogo de Malagoli Custom Blues (baseados no Fender Texas Special).
O preço é esse provavelmente porque a demanda o permite cobrar por isso, não vejo outro motivo!

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Alguém ja testou a configuração Humbucker na ponte e single no braço?

O que acharam da posição que mescla os dois?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man
Eu já construí guitarras assim.
É preciso cuidado na escolha dos capts pois não pode haver disparidade excessiva entre as saídas dos dois, e eles devem ter polaridades inversas.
Abç

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Precisa ter a polaridade inversa por quê?

Assim o som da mescla nao ficaria fora de fase?

Renato Nunes
Membro Novato
# out/17
· votar


Olá pessoal! Tenho uma guitarra Memphis MG330 (HSH). Troquei o captador do braço por um da tagima. Ocorre que na posição 4 (braço + meio, que é um sigle), está com muito pouco ganho. Nas outras posições está tudo ok. O que pode ser? Obrigado desde já!

RpMusic
Membro Novato
# out/17
· votar


Alguem conhece esse Captador Fender Gen 4 Noiseless Stratocaster Pickups Set of 3 Aged White?

orokusakirecords
Membro Novato
# out/17
· votar


Bom dia a todos.

Tenho uma Telecaster e vou trocar a captação para H-S. Minha dúvida é em relação aos pots, os originais são de 250k, mas humbuckers preferem pots de 500k. O que fazer nesse caso? Não entendo nada de eletrônica, posso colocar um pot de 500k no volume e um de 250k no tone e ligar o humbucker e single respectivamente? Preciso que os pots sejam iguais?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


orokusakirecords
Não precisa trocar nada.
Abç

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Como esse é o topico para tal, abro uma dúvida que já vem me apurrinhando faz um tempo:


----
Faz sentido trocar captadores pra quem só toca em casa, sem amp, grava com zoom g1 + guitar link e posta video mal feito no youtube?
---

Pergunto isso, porque, botei um par de genericos na minha teleca, e meu uso com ela é basicamente esse:
Tocar no pc, gravar com um guitar link, efeitos de zoom g1 padrao, escutar numas caixas de pc (até boazinhas, mas nao é amp), e só.

O som é bem telecaster pra mim, mas se eu botasse, sei la, um Dimarzio Twang King, um Seymour Duncan Little '59 Tele, um Fender 52', ou uns malagoli...o som faria diferença real, ou pouca diferença?

Quero saber nao de efeito placebo, que é o cara botar captador e ficar la dizendo que o som agora é melhor do que fender e tal...nao...sei bem que a diferença nao é absurda assim.

Mas quero saber se faz sentido trocar os captadores, alguem que nao tem um setup bom (amp de verdade, pedais de verdade, possibilidade de usar esse volume, etc).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas