【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Javé
Veterano
# nov/15
· votar


Ola tenho uma ibanez rg 320 com set de h777 e para o som que eu estou fazendo os captadores estão com muito ganho , estava pensando em deixar o timbre mais vintage e comprar um dimarzio paf plus para ponte e um seymour duncan 59 para o braço o que me dizem sobre esta troca compraria os dois usados

JJJ
Veterano
# nov/15 · Editado por: JJJ
· votar


Javé

É hh777, né? Bom... Até onde eu sei esses seus são meio pesadinhos, principalmente a ponte. E os que você citou para a troca são, creio eu, mais "vintage".

Mas, antes de trocar, eu tentaria apenas distanciar mais os captadores das cordas pra ver o som que fica. É uma mudança simples, mas, de repente, funciona...

LeandroP
Moderador
# nov/15
· votar


Javé

Eu iria na recomendação do JJJ antes de trocar.

Distancie mais os captadores das cordas.

SkyHawk
Membro
# nov/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Javé
Concordo com o JJJ, também tenho uma Ibanez com dois HH777 e com um afastamento do captador da ponte vc vai conseguir um bom timbre vintage. Esses caps são bastante versáteis apresentam peso com muita definição e com alta resposta a dinâmica, só de baixar um pouco do volume vc já reduz o ganho significativamente sem precisar nem mexer no cap.

Tenho vários humbuckers entre modern e vintage e garanto que pouquissimos captadores entregam tanta definição como esses HH777.

Javé
Veterano
# nov/15
· votar


Eles ja estão no limite bem distantes , o do braço até vai mais o da ponte só funciona bem com bastante drive

SkyHawk
Membro
# nov/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Javé
Posições extremas de captadores são para quem realmente quer isso, nem demais nem de menos é o ideal. Se os seus captadores estão muito afastados também não é legal. Faz uma regulagem tradicional e trabalha o ganho no pot de volume da guitarra.

O que vc está sentindo do timbre que não está te agradando ? Muito agudo ? Pouca definição ? Excesso ou falta de graves ?

Acho muito pouco provável ser problema do HH777, como disse antes esses caps são realmente muito bons. Tenho Gibson 490/498, Gibson Classic 57, Hot rails Seymour e Dimarzio e os HH777 me convenceram de verdade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/15
· votar


JJJ
Muito bem colocado!
A molecada esquece das regulagens necessárias, do uso das chaves e potenciômetros, etc...
Javé
Siga o conselho do JJJ e pesquise mais os recursos de seu instrumento, amp e pedais.
Abçs

Luft M.
Membro Novato
# nov/15
· votar


Captadores iguais podem soar diferente, certo? Mas e captadores com o mesmo imã tem características bem distintas, como da para perceber no site da Malagoli tem vários captadores com alnico 5 com graves, médios e agudos diferentes, o que faz a diferença na confecção? Tamanho da bobina ou bitola do fio?

CanhotoPaulo
Membro Novato
# nov/15
· votar


Boa tarde Gente,

Olha só, estou na fase inicial de um projeto para uma CBG. (Cigar Box Guitar), mas esbarrei no problema de ter que importar uma captador que vai sair caro. Tendo isso em vista, gostaria de pedir a sugestão de especialistas como vocês.

Estou fazendo o projeto e não sei se será 4 ou 3 cordas. (pra isso tbm tenho que ver qual captador vou colocar).

Afinação 3 cordas: G D G
Afinação 4 cordas: G D G B

Pretendo ter um ganho nos médios, acho que esse deve ser o critério mais importante.

Desde já agradeço o suporte.

morais.sc
Membro Novato
# nov/15
· votar


Luft M.

Assista esse video que tira algumas dúvidas.


SkyHawk
Membro
# nov/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


CanhotoPaulo
A minha CBG tem só um piezo de menos de 1 dólar e fala alto pra caramba. O único problema de não usar captação magnética é o feedback, mas isso faz parte.... Kkkkkkkk

Agora sério, se for para tocar com banda e volume alto a captação magnética é um requisito obrigatório. Mas para fazer um blues clássico mesmo com uma banda o piezo resolve muito bem e timbra mais autêntico ao mississipi blues.

CanhotoPaulo
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: CanhotoPaulo
· votar


SkyHawk
Eu realmente tinha pensado no Piezo, mas eu realmente queria tirar um som com banda mesmo. Na sua opinião, um mini humburcker funcionaria numa CBG?

morais.sc
Valeu pelo vídeo cara, eu entendi as informações técnicas, mas eu não sei como elas vão funcionar na prática, essa é essencialmente minha dúvida. Existe pickups especificos pra CBG, mas eu gostaria de n precisar importar.

morais.sc
Membro Novato
# dez/15
· votar


CanhotoPaulo

Vai no site do Érico Malagoli e manda um email para ele. Com certeza ele irá lhe ajudar.



SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


CanhotoPaulo
O mini humbucker funciona perfeitamente, se for um cara fuçador tem vários videos no youtube ensinando a fabricar seu próprio captador com materiais ordinários. Tem muita CBG com captação doméstica que timbra maravilhosamente bem. Mas se quiser um bom captador a dica de falar com o Érico da Malagoli é o caminho, ele faz isso a preço módico com o pé nas costas.

Pode espetar qualquer captador que vai funcionar, eu colocaria um hot rails comum, o mais barato que encontrasse no mercado, mas serve até single de strato (o alinhamento dos polos atrapalha mas funciona, o rails resolve esse problema). Se usar captação magnética o que vai mudar são as cordas, vai ter que usar de guitarra. Cordas de violão de aço não induzem muito bem captadores magnéticos

SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


morais.sc
CGB de 6 cordas não é a proposta, nisso a Paula da Pauleira Guitars mandou mal na minha opinião, perde totalmente a identidade. Ou 3 ou 4 cordas, ponto final.

Juliano P
Veterano
# dez/15
· votar


marcelosz
SkyHawk
igorbm
Opaaaaa...desculpem a demora...estava numa correria doida...só agora vi todas respostas..muitissimo obrigadoo galera...
vou manter uma stratocaster que comprei recentemente Custom que chama Rittenhouse... são reliquias da fender feita por um luthier... essa vou manter com todos singles coils Lollar que vieram...porque gosto muito de som limpo...

A outra stratocaster mexicana..que tem captadores lollar..vou fazer isso logo que puder $$$... vou tirar o captador single da ponte e vender...e comprar um seymour duncan ou um dimarzio...só pra uns sons mais pesados..
Como disseram.. preciso só pra ponte mesmo!!!!
obrigadoo pessoal!

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


Volume baixo em par de humbucker com switch na posição do meio.

Só dando um relato pra quem procurar pela internet com o mesmo problema que eu tive (e foi um parto achar a solução!!!). Só consegui entender o que estava errado depois de um único post em inglês num fórum estrangeiro, ao qual rendo as devidas homenagens aqui.

Seguinte... comprei um par de humbuckers Gibson que me apareceram num preço absolutamente imperdível (mais barato do que se comprado numa Guitar Center da vida, sem frete). O par em questão é o 490R / 498T. Foi barato porque eram usados e são aqueles com capa preta estilo EMG (mas não ativos), sem os parafusos aparentes e vinham com o famigerado "quick connect" cortado (ou seja, sem o conector).

(parênteses: não vou entrar em polêmica se é bom ou ruim, se você gosta ou não, qual o sentido da vida e tal, ok? o negócio aqui é AJUDAR quem tiver o mesmo problema que eu, entendido?)

O problema foi o seguinte: quando a chave estava no meio (os 2 captadores juntos), o volume abaixava significativamente. A gente logo pensa: fase... Só que não estava muito com aquela característica de som com fase invertida, meio "wha", entende? Sei lá, só estava mais baixo. E dá-lhe inverter captador, vira pra lá, vira pra cá, olha a ligação, tira chave, põe chave... pqp... tava ficando doido aqui, achando que os captadores eram falsos ou que eu não conseguia mais ligar uma merda de captador direito, coisa que já fiz oitocentas mil vezes!!!

Até que achei o post do link que mostrei lá em cima. Resumo da ópera: a Gibson trocou a porra da cor dos cabinhos da ponte em relação ao braço. Ou seja: no braço, você curta branco+verde pra ligar as bobinas. Já na ponte (pelo menos nesse captador aqui, não sei se é assim pra outros), você tem que curtar vermelho e preto!!! Não sei o quão "normal" é isso, mas nunca tinha me acontecido. Bem verdade que não é muito comum, pra mim, lidar com captadores de quatro ou cinco cabinhos (geralmente uso tradicionais, positivo e negativo - quando muito uma malha de terra a mais). Mas, sei lá, achei muito estranho isso...

Essa foto abaixo ilustra bem o fato (não consegui o link direto):
http://forum.gibson.com/index.php?app=core&module=attach&section=attac h&attach_rel_module=post&attach_id=14976

Reparem que a ligação das cores é diferente nos conectores de braço e ponte. Se os conectores estivessem nos captadores, talvez eu tivesse percebido, mas como não vieram, nunca pensei nisso!

Enfim, troquei as ligações e... pimba... tudo certinho, volumes adequados para ponte, braço e meio!!! o/

Fica a dica pra quem tiver o mesmo problema que eu tive.

CanhotoPaulo
Membro Novato
# dez/15
· votar


morais.sc

Valeu cara, vou entrar em contato sim!

SkyHawk

Valeu pela sugestão. Sei q a ideia das CBG é fazer algo funcional e sem custos, mas como é minha primeira, estou querendo fazer com um projeto bacana, por isso, que o Érico, provavelmente vai ser bom, mas ainda mantenho a ideia de usar os minis. Quando eu acabar o projeto posto aqui.

Valeu!!!

SkyHawk
Membro
# dez/15
· votar


CanhotoPaulo
Acho que não me expressei bem, se encomendar um captador customizado com o Érico garanto que vai ter um dos captadores mais Tops que vai conseguir encontrar !

CanhotoPaulo
Membro Novato
# dez/15
· votar


SkyHawk

Detalhe... me espressei mal tbm hehe.

Entendi o que vc quis dizer com qualidade. Vi o site do Érico, o cara realmente é fera. Falei com a equipe por email e tal, o pessoal tbm é muito atencioso. Infelizmente o malagoli não consegue mexer com as dimensões do seu pickup, e seu eu usar um pickup maior que 50mm de extensão eu perco a simetria do meu projeto.

Por isso estou tendendo pedir o pickup abaixo. Alguém por ai conhece essa marca Delta? Poderia me dar referência?

http://www.cbgitty.com/cigar-box-guitar-parts/pickups/electric-delta-3 -pole-cigar-box-guitar-pickup-with-volume-control-no-soldering/

Valeu pelo retorno Skyhawk.

Fábio Santiago
Veterano
# dez/15
· votar


Gibson paf ou burstbucker não existe ponte ou braço, serve pra todas as posições? me refiro tanto no espaçamento, quanto no timbre, vi uns anuncios em que o vendedor dizia que tanto faz a posição. alguém pode esclarecer?

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Tanto faz, mas o resultado é outro...

Geralmente essa diferença de braço/meio/ponte se dá por questões de fase, bastando inverter os fios na hora de soldar...

SkyHawk
Membro
# dez/15
· votar


CanhotoPaulo
Esses caps Delta para CGB são bastante utilizados, já vi muita guitarra com eles mas nunca ouvi o som, logo não tenho como opinar. O que posso dizer é que são usados por muita gente.

CanhotoPaulo
Membro Novato
# dez/15
· votar


SkyHawk

Ôpa, então vamos resolver hehe.

https://youtu.be/DKtGEtWogzQ

Eu gostei da sonoridade no pickup, mas... estou aqui pra aprender com os mestres, então o que vc6 acham?

Guhuppof
Veterano
# dez/15 · Editado por: Guhuppof
· votar


Boa Noite , hoje chegou os captadores que comprei na china
Alguém pode me dar uma ajuda sobre como devo soldar os fios na guitarra e qual devo isolar.

http://imgur.com/C5lENKq

morais.sc
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: morais.sc
· votar


Guhuppof

Depende (1º): Qual a captação original da sua guitarra?

Depende (2º): Vai usar o novo captador apenas como humbucker ou vai chavear para humbucker/single?

Depende (3º): Sua guitarra veio configurada para um determinado esquema. Se quiseres mudar, provavelmente terá que fazer algumas modificações, como desde de uma simples troca de potenciômetros, até furos extras na madeira ou no escudo.

Guhuppof
Veterano
# dez/15 · Editado por: Guhuppof
· votar


morais.sc

1 Minha guitarra é uma strato com 3 singles

2 Apenas como humbucker

3 o captador é um mini humbucker justamente para nao ter que mexer com escudo e furos etc , pelo menos assim espero rs

A ideia é apenas trocar o single pelo mini humbucker sem mexer em mais nada.

Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


JJJ
Que coisa curiosa isso que te aconteceu!!
Eu só não sabia que captadores Gibson passivos vinham com esse plug de conexão de plástico, pensei que só viessem com fios para serem desencapados.
Ainda bem que resolveu!!

Luft M.
Membro Novato
# dez/15
· votar


Guhuppof

Verifica o potenciometro do tone que provavelmente é 250k se esta com single, se colocar um 500k vai mudar o timbre, tenho hot rails com pot 500k.

Não veio esquema junto com o captador? Geralmente as cores dos fios são padrão, pode tirar dúvidas no site da malagoli que tem vários esquemas.

http://www.malagoli.com.br/#!esquemas/cksc

Guhuppof
Veterano
# dez/15
· votar


Luft M.

comprei no aliexpress veio male má embalado , infelizmente nao veio nenhum esquema
Complicado é saber qual padrão os chinas seguem
valeu pelo link vou dar uma olhada aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas