【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
davidl
Membro Novato
# fev/15
· votar


Galera, tenho um epiphone LP 100, que tem a captação 700T Humbucker (bridge) 650R (neck), aqueles humbuckers pretinhos. Um amigo está querendo me vender os dois caps que ele tirou da Epiphne Les Paul Standard dele por R$100, são os Alnico Classic™ humbuckers, aqueles prateados. Vale a pena eu trocar, sem considerar a beleza, mas o som vai melhorar consideravelmente???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


davidl
Não.
Abç

Forneria
Veterano
# fev/15
· votar


Pessoal, alguém aqui tem experiência com os captadores Music Maker? Estou em dúvida entre os moderados Alnico II, Classic 60 e Classic Pro.

A guitarra será uma Les Paul e na minha imaginação penso em um Alnico II no Braço e Classic 60 na ponte.

Quem puder ajudar....ficarei bastante grato.

davidl
Membro Novato
# mar/15
· votar


E se eu colocar os humb's Alnico V (também da epiphone)? Mauricio Luiz Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


davidl
Não.
(2)
Se queres algo de qualidade superior, instale esses:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1309-captador_realbuck er_hh777_nickel_cover_braco

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Galera que captadores são esses http://www.guitaraid.co.uk/g/res_imaf0311.jpg

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Alex guitar man
Fender P-guitar

Zuera. haha

Som deve ser interessante, mas eu provavelmente faria ao contrario.. as cordas finas ja sao agudas po!
Sabe se tem algum som gravado por ai?

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Não cara, já vi em várias fotos mas nunca achei o nome deles kkk interessante nao é?

Alex guitar man
Veterano
# mar/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Entao, alguém sabe? (Up)

se tiverem nais fotos também. ..

pelo visto esse captador é desconhecido mesmo em galera!

Alex guitar man
Veterano
# mar/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


CONSEGUI

Achei gente!!

http://www.glguitars.com/instruments/USA/guitars/comanche/index.asp







Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


A ideia da coisa eh bem legal!

Sávio_RJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Não tem novidade nenhuma aí. Este é exatamente o conceito dos captadores do baixo Fender Precision. Cada captador do Precision possui essas duas partes e a bobina de cima é NORTH e a das cordas de baixo é SOUTH, cancelando ruído. Isso é mais velho que rascunho da bíblia. Só que agora resolveram colocar esse conceito em guitarras.
Porém, o cara fala no segundo vídeo que são humbuckers mas se assemelham muito mais ao conceito dos stacks. Só que um stack tem uma bobina morta (a de baixo), que só serve para cancelar o ruído. Nestes caps do vídeo pegaram o que seria a bobina morta e colocaram para captar o som das cordas inferiores, e como ela é de polaridade reversa (SOUTH), acaba cancelando o ruído.
Mas isso é antigo, nasceu com os baixos Fender Precision lá no tempo da carochinha.

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


Sávio_RJ

Sim, não tem idéia mesmo, a questão é que são estilosos rsrs e tem Som de single

Pindolinha
Veterano
# mar/15
· votar


Opa beleza galera? Tenho uma Fender Blacktop com dois humbuckers e to querendo colocar três single no lugar. Pesquisei bastante e não consigo chegar num veredicto, as melhores opções que eu encontrei são os SSL 1 com o SSL5 na ponte da Seymour Duncan, os 57/62, custom 69, hot noiseless e o N3 noiseless da Fender. Eu curto tocar um rock alternativo como RHCP, Modest Mouse, Built to Spill e algumas bandas de post rock por ai. Meu set é pequeno, tenho um Fender Mustang II e um DS 2 da Boss. Valeu galera fico no aguardo

The_STIG
Membro Novato
# mar/15
· votar


Eai Galera,

Então, vou fazer uma pergunta aqui que para alguns vai parecer bem óbvia por experiência.
Quanto vocês diriam que o captador manda no som da guitar por exemplo ( 70% ? )
Digo isso pois vejo muita gente com timbres muito legais, e muitas materias ( gringas até ) do cara comprando uma Squier, ou algo do gênero ( pra eles de preço baixo , aqui eu diria já medio ) e trocando os caps e já soando muito legal.

Aí você vê uma Gibson, corpo em mogno e talz, custando uma fortuna e lógico, em uma gravação ou com bastante atenção você vai notar a diferença, mais pra uso normal, você com 1/3 do preço tem um timbre descente. Falo isso pois nunca troquei um captador pra realmente sentir, como era antes e depois, e hoje estou com duas guitars totalmente diferentes, então não consigo comparar nada...

Tenho uma Washburn MG120, americana, corpo em mogno, e já comprei com os seguintes caps : 2 fender fat 50, braço e meio, e um Seymour Duncan Hot Rails na ponte.
E uma Jackson DKMGT Japan, com dois EMG Hz.
As guitarras soam totalmente diferentes, é impossível comparar os caps. Mas mesmo assim, o Som dos Fat 50 no braço eu acho muito tesao.

Mas voltando a questão do conjunto, o que vocês diriam de distribuição de som, entre Madeira, Captadores, Ponte, Cordas, quantos % do som da guitarra vocês acham que fica pra cada um ?

Abraços !

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


The_STIG
Essa pergunta não tem resposta, é um dos assuntos mais polêmicos do fórum e nunca se chegou a lugar nenhum. O certo é ir por você, suas experiências e crenças.

The_STIG
Membro Novato
# mar/15
· votar


SkyHawk

Pode crer... Na verdade, acho que só tendo $$ e testando ( comprando guitar e talz e trocando vários caps pro cara saber.. ).
Mas pra soar bem com uma guitar de bom custo/beneficio, uns caps bons e am p bom jah era...

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


The_STIG

So na area da guitarra... 80% captador 20% na madeira

The_STIG
Membro Novato
# mar/15
· votar


Alex guitar man

=O Tudo isso os caps ? Interessante... Queria trocar os caps da minha Washburn uma vez para dar uma olhada... Ou fazer uma igual a galera tah fazendo por ai, comprar uma guitar e dar uma tunada.. deve ser bem legal e percebe bastante a diferença ...

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


The_STIG

Cara, o captador faz muita diferenca, na verdade, o timbre da guitarra é caracterizado por ele, coloque um captador de guitarra em um violao de aço, sera timbre de guitarra (muda um pouco devido ao corpo)

EuFemismo
Membro Novato
# mar/15
· votar


Alex guitar man
E se eu colocar um captador de violão na guitarra?

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


EuFemismo

Mas que captador? Os magneticos proprios pra violao ou os piezo?

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


The_STIG

Tem um tópico que debate exatamente a sua dúvida. Tópico polêmico, por sinal. Neste tópico discutem sobre a influência da madeira e dos captadores. Não me recordo o título do tópico, mas acredito que não terá dificuldades pra localizar. Recomendo uma leitura deste tópico.

[vou ver se consigo localizar e posto aqui]

Quadrado
Veterano
# mar/15
· votar


Galera pergunta idiota mas não consegui achar, uma strato SSS na posição 2 ou 4 , com dois singles ligados e invertidos (com cancelamento de ruído) é a mesma coisa que um som de humbucker ? Tem diferença clara de timbre ?

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


Quadrado

Não é a mesma coisa que um humbucker. Tá certo que são duas bobinas atuando, e naturalmente tem um sinal mais forte, e por ter a polaridade invertida, obtém o cancelamento do ruído de 60 ciclos. Por outro lado, você tem uma bobina captando a vibração das cordas num ponto e outra bobina captando a vibração das cordas em outro ponto. O humbucker meio que concentra a captação num único ponto. Logo você tem uma diferença de timbre e também de ganho. A impressão que eu tenho é essa. Não sei se estou dizendo bobagem.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Quadrado
Tenho duas stratos com cancelamento de hum nas posições 2 e 4. O timbre fecha um pouco não sei se é só nas minhas.... Mas funciona fica sem qualquer ruido.

chenriquea
Veterano
# mar/15
· votar


Boa Tarde Galera,
Tenho uma Epiphone LesPaul GoldTop 56 e estava pensando em fazer umas modificações nela. A minha idéia era começar pelos captadores.
Alguém pode me dar idéias de captadores P90 que possa utilizar para upgrade na guitarra? Pensei nos da Gibson, mas não os conheço

valeu

Dinko.Hiji
Membro Novato
# mar/15
· votar


Bertola,

Peguei uma Jem JR e estou com uma puta duvida de captação...
Usar um Dimarzio PAF Joe (Braço) e Mo Joe (ponte)
ou

Seymour dunca JB + 59'

Teriam como me ajudar com isso?

grato

Sávio_RJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


LeandroP

Não é só isso. As duas bobinas de um humbucker, além de cancelar ruído porque possuem polaridade magnética (e não elétrica) opostas, estão ligadas em SÉRIE (normalmente). Quando você combina a bobina de um single coil com a de outro single coil (como na pergunta do Quadrado) você o faz em PARALELO. Isso é o que produz a maior diferença no som.

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


Valeu pelo esclarecimento, Sávio_RJ!

Não tinha pensado nisso (série / paralelo). Numa combinação "normal" pela chave seletora de uma strato, por exemplo, é em paralelo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas