【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
magodaguitarra
Membro
# jan/13
· votar


lukas.moreira esse custom 59 é mto caro pra mim
Mas porque não seria bom esse set?explica melhor.

lukas.moreira
Veterano
# jan/13 · Editado por: lukas.moreira
· votar


magodaguitarra
Não disse que não seria bom, só que eu acho que o 59 pro braço ia sair melhor porque ele te daria um som mais "gordo" que ficaria ótimo para estilos tipo blues.
Eu mesmo já tive um standard HB pra ponte (que ainda é "menos bom") quando tinha minha stratozinha da memphis e adorava ele.
Vai com fé que a compra ai é boa ^^
E detalhe, eu acho esse intruder super barato xD
Digo de novo, os caps da Malagoli são de uma qualidade muito boa e um preço melhor ainda =D Se eu não usasse Seymour Duncan com certeza estaria com eles!

magodaguitarra
Membro
# jan/13
· votar


lukas.moreira valeu lucas.Então o set que eu havia dito,trocando o trad.HB por um trad. HB HOT,ficaria bom?

lukas.moreira
Veterano
# jan/13
· votar


magodaguitarra
Então, fui aqui no site da Malagoli dar uma olhada nos captadores de novo.
O HB hot, segundo o site, tem um timbre forte e grave e um ganho alto.
O traditional tem um timbre mácio e brilhante e um ganho moderado. Então, se eu fosse pensar na questão de versatilidade eu ficaria com o traditional. Porque ai você conseguiria 3 timbres totalmente diferentes ao mudar de captador. Mas ai vai variar do que você quer mesmo. Escuta as samples que tem no site dos dois e tenta comparar.

magodaguitarra
Membro
# jan/13
· votar


lukas.moreira

valeuzão,não sei porque não consigo abrir os samples,mas acho que vou ficar com o HB HOT mesmo.

d joe hard
Veterano
# fev/13
· votar


Galera...alguem pode me explicar mais sobre os caps de ferrite?kkkk' construção,história,timbre,kkk',não acho nda em lugar nenhum,valeus

Rick_Monteiro
Veterano
# fev/13
· votar


d joe hard
Até onde sei, imãs de ferrite são a mesma coisa de cerâmicos, só o nome é diferente...

Wikipédia:
"Ferrite ou ferrita é um material feito de ferro com propriedades eletromagnéticas, normalmente utilizado como núcleo de transformadores elétricos. A ferrita tem uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. É comum encontrar este material dentro de rádios de ondas longas e ondas médias, onde funciona como uma espécie de antena, devido a suas propriedades magnéticas.

Este material é também muito utilizado nos cabeçotes de aparelhos eletrônicos de gravação e reprodução de fitas magnéticas."


Galnagdeno
Veterano
# fev/13
· votar


Na estratocasters, o som dos captadores da ponte geralmente são mais graves, fechadas... Fica legal por um captador com destaques nos agudos nessa posição?

Fael Ferrari
Veterano
# fev/13 · Editado por: Fael Ferrari
· votar


Fica um vídeo para quem curte uma Strato bem tocada, captador animal, é idêntico ao Texas Special da fender, o cara toca demais.



vitorrock
Veterano
# fev/13
· votar


Eae pessoal,estava à procura de captadores para minha strato (H-H),e vi o site da malagoli. Qual modelo vocês me indicariam para tocar Hard rock e Heavy Metal, Principalmente Metallica?
Obrigado !

lukas.moreira
Veterano
# fev/13
· votar


vitorrock
Cara, o Intruder e o H777 já ouvi falar muito bem pra esse estilo. Também tem o Dirty, o EVO e o Distortion, que são com esse foco. Quando eu estava decidindo quais captadores comprar pra minha Jackson o próprio Malagoli me indicou o Distortion pra ponte.

vitorrock
Veterano
# fev/13
· votar


lukas.moreira
Valeu cara! Vou dar uma olhada...

Galnagdeno
Veterano
# fev/13
· votar


Pera... Acho que não me expressei bem. Deixa eu reformular a pergunta: Na estratocasters, o som dos captadores da ponte geralmente são mais graves, fechadas... Fica legal por um captador humbucker com destaques nos agudos nessa posição? vlw...

Galnagdeno
Veterano
# fev/13
· votar


Falei besteira de novo... Pera... Acho que não me expressei bem. Deixa eu reformular a pergunta:


*************Na estratocasters, o som dos captadores do braço geralmente são mais graves, fechadas... Fica legal por um captador humbucker com destaques nos agudos nessa posição? vlw...

lukas.moreira
Veterano
# fev/13
· votar


Galnagdeno
Cara, essa história de qual captador escolher depende do seu gosto. O lado ruim é que vai ser dificil você ter um teste disso que você quer né, pq é dificil de achar, mas, por exemplo, o Steve Vai na EVO usa na posição do braço um captador igual o da ponte, só que com a polaridade invertida (acho que é isso), acho que seria uma ideia parecida com a sua.
Você estaria falando de uma strato comun com 3 single? Ou ela já tem HB?

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Eae gurizada!
Fiz besteira no meus captadores da minha guitarra e pretendo ou arruma-los, ou trocar por um Seymor Duncan. Minha guitarra é uma Epiphone Les Paul Standard. Sera que os Seymours são melhores que os originais da Epiphone??? Toco bastante blues estilo SRV e Hendrix. Também curto muito Red Hot e Guns. Toco um pouco Ramones e dentre outros rocks.
Nao curto nada pesado, na verdade, o mais pesado que chego a ouvir é Metallica, e são só algumas mesmo. Quais modelos de captação se adequam mais ao meu estilo? Pretendo gastar no maximo 800 pila neles.
Abraço! Obrigado, Cassius

lukas.moreira
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Cara, eu acho que SD é muito melhor que os originais da Epiphone, se fossem os originais Gibson seria outra coisa né. Então, essa ideia que tu tem é algo mais "eclético" e talzs, quando eu tava pesquisando pra trocar os meus o conjunto que mais me foi indicado foi JB e 59. O 59 te dá um timbre mais gordo e o JB vai te dar um ataque maior e tal, mais ganho, etc.

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


lukas.moreira
Blz entao amigo! Prefiro um timbre mais gordo mesmo, like SRV. Ficaria legal o set de 59 pra ponte e pro braço?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cassiusmj

Recomendo este:
http://www.seymourduncan.com/products/electric/humbucker/high-output/s h3_stag_mag/

E instale potenciômetros do tipo push-pull na sua Les Paul, pra poder splitar uma das bobinas, trnasformando-os num single quando necessário. Pelas suas referências musicais, me parece que é a melhor opção.

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Gostaria de saber o que seria o push-pull? Como funciona? Precisa comprar o material ou é só uma alteração que o luthier faz pra mim? Como uso?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cassiusmj

Push-pull é um potenciômetro que permite você ligar/desligar uma das bobinas do humbucker, transformando ele num single. Se você não tem experiência com o assunto, recomendo que leve pra um luthier fazer. É um procedimento simples que não altera o visual da sua guitarra. Quando você quiser um single, você puxa o potenciômetro pra cima, e quando quiser um humbucker, é só apertar o potenciômetro novamente. Este tipo de potenciômetro também tem outras utilidades, mas é mais comum pro que postei acima: splitar um humbucker.

Recomendei este modelo porque ele é o único que faz com que seu humbucker se transforme em um single autêntico, conforme a descrição do fabricante. Como as influências que você mencionou utilizavam singles, creio que esta seja a melhor opção pra sua Les Paul, sem descaracterizar a sua guitarra, e sem ter um "single de mentirinha", comum aos demais humbucker, que perdem muito do brilho com esta ligação (split).

cassiusmj
Veterano
# fev/13 · Editado por: cassiusmj
· votar


Entendi. Para splitar é so deixar um pra cima e outro para baixo é isso?
Da para fazer isso com um set de 59? E alteraria alguma minima coisa no som se eu fosse usar os captadores como humbuckers mas com o push pull instalado? Usa-los normalmente como humbuckers normais e so de vez em quando usa-los como single coils.
Devo colocar ele aonde? Na ponte ou no braço? Ou nos dois?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cassiusmj
Entendi. Para splitar é so deixar um pra cima e outro para baixo é isso?


Não. Splitar é outra coisa.

Pense num captador humbucker. É um captador composto de duas bobinas, certo? Splitar é desligar uma dessas bobinas, deixando apenas uma ligada, como se fosse um single.

humbucker

single

humbucker em formato de single - stack

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Ta bom entendi. Mas so os knobs de tone podem ser abaixados e levantados, os de volume nao fazem nada, certo? Assim, apertando e levantando os knobs de tone é possivel trazer os P-90 Coils e Rail Coils né? Assim, com um levantado e o outro abaixado posso trazer ou o P-90 ou o Rail. Com os dois levantados eu consigo os dois ativos, é isso?
Da para fazer isso num set de 59? Eu perco a qualidade do som dos humbuckers em si ao fazer o push pull? Fica ruim a qualidade do som dos humbuckers e/ou single coils ao fazer esse ajuste? Fica muito ruim nos 59?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cassiusmj

É possível fazer isso em qualquer humbucker que tenha 4 fios.

E tanto faz se o push-pull for o potenciômetro de volume ou de tonalidade.

potenciômetro tipo push-pull

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Ah ta. Mas entao é so em dois knobs. No começo pensava que era nos quatro. Mas o que realmente quero saber é se isso nao influencia na qualidade do modo original humbucker do captador. Tu aconselha fazer push pull num 59 do mesmo modo que tu aconselhou a fazer no sh-3 stag mag?
Se for melhor o stag mag, devo usar um para ponte e outro para o braço? do mesmo modelo?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cassiusmj

Como eu disse, qualquer humbucker de 4 fios pode ser utilizado. Isso não afeta em nada a qualidade ou a durabilidade do captador. Ele simplesmente liga/desliga uma das bobinas. Acontece que, mesmo desligando uma das bobinas, ele não soa como um single autêntico. Um humbucker qualquer, mesmo sendo de marcas como Seymour Duncan, DiMarzio, quando splitado, gera uma perda e não soa exatamente como um single. O modelo Stag Mag foi projetado pensando justamente nessa perda, tornando-se um verdadeiro single quando splitado. Você pode utilizar o mesmo modelo na ponte e no braço. Tem outras opções de Stag Mag (dê uma pesquisada no site do fabricante). Essa ligação pode ser feita com os outros modelos que recomendaram, porém, tem esta perda de brilho e ganho.

cassiusmj
Veterano
# fev/13 · Editado por: cassiusmj
· votar


Certo. Obrigado. Entao a perda de brilho e ganho so acontece quando desligo uma das bobinas para simular o som de um single coil. Quando todas as bobinas estão ligadas, tenho o som do original humbucker, e nesse modo nao ocorre perda de ganho nem de brilho. Isso so ocorre quando estamos simulando um single coil. Correto?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cassiusmj

Exatamente. Exceto pelo modelo Stag Mag, que foi projetado pensando nessa perda.

cassiusmj
Veterano
# fev/13 · Editado por: cassiusmj
· votar


Certo, obrigado. Pretendo comprar mesmo assim o set de 59. Vale a pena mesmo que tenha perda, fazer o push pull? um knob controla quais bobinas? ex: o knob de baixo controla as bobinas nas quais tem os parafusos (uma do cap da ponte e outra do cap do braço). o knob de cima controla as bobinas que tem os polos (uma do cap da ponte e outra do cap do braço).
Como acontece? Eu abaixo todos os knobs e tenho um original humbucker. Levanto um e abaixo o outro ou vice versa e tenho duas bobinas ligadas e duas desligadas. e quando levando os dois knobs? tenho todas bobinas desligadas???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas