【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
gustavocanine
Veterano
# out/12 · Editado por: gustavocanine
· votar


kduferreira

Eu sinceramente não gosto de misturar marcas de captadores, mas isso vai da condição financeira pessoal da pessoa e também gosto.

Captadores geralmente "eu pelo menos faria assim":
Verificava a tonalidade básica nos sites do fabricante e também o nível de ganho que individual de cada um, pois isso é muito importante para deixar sua guitarra bem equilibrada e dependendo do que você instalar peça para seu luthier, que conheça bem elétrica veja se é necessário trocar algum capacitor, pois se estiver tudo bem certinho o som da sua guitarra vai ficar bacana! :) . Embora os capacitores façam enormes diferenças em stratos :)

Dimarzio Paf Pro creio eu que tem um ganho bem acima do kent, porém nunca misturei, tenho uma guitarra de com kit de 2 kents

Distortion - ponte
Paf - braço

Comparando com as minhas outras guitarras o ganho deles é um pouco mais baixo. Pelo menos em experiência minha. Mas não significa que é um captador ruim não. É bem melhor que esses genéricos, mesmo trocando vai fazer uma boa diferença.

Como a sua deve ser H/S/H creio eu que você não use o do meio certo?

Sobre a versatilidade preciso saber qual é o modelo do Kent, pois cada modelo existem equalizações específicas;

Bom, entro pouco aqui mas pretendo visitar mais esse forum :)

luizvaz
Veterano
# out/12
· votar


Tentando ajudar !

EVO Humbuckers ponte e braço + Texas Blues Single Coils

Comprei 1 Set Malagoli contendo EVO Ponte e Braço + um single Texas Blues para substituir os Infnitiy de minha Ibanez RG471AH

essa aqui : http://resources.ibanez.com/resourceservicehost/images/Ibanez/web/Prod uctMainZoom/test/RG471AHNTF.jpg

Os captadores são excelentes, vieram bem embalados, etc..

Eu tenho na minha outra guitarra Ibanez dois Dimarzio DP103 PAF ligados em paralelo.

Eu Conseguia tocar com a mesma regulagem do ampli com as duas guitarras que tinham Infinity e os Dimarzio DP103 PAF.

A sonoridade era muito boa, mas sempre senti falta de algo a mais, toco Hard Rock, Progressivo, etc...

Quando instalei os EVO´s (após lêr muito sobre eles), notei que a disparidade entre os captadores Infinity era demasiado e

mesmo os Dimarzio ficaram como minha segunda opção em termos de definição de notas.

Os captadores EVO´s possuem bastante Brilho, Médios e Graves.

Não confundam Brilho com agudos, isto é um erro muito grave. Minha guitarra pode ser brilhante e presente sem têr agudos em excesso soando abelhuda ou estridente.

O EVO ponte é bem mais presente e brilhante que o EVO braço, que é um captador com som mais grave e bolhudo se é que me faço entender.

O EVO ponte possui muito crunch e punch, precisa ser bem dosado mesmo tocando com um TS9 boostando o dirty channel do Marshall MG30FX de onde vêm meu drive principal.

Um detalhe que me chamou a atenção é a clareza das notas quando se faz shreds ou palhetadas rápidas (como preferir) com este captador (EVO ponte ou braço), o nível de definição em relação aos Infinity e em relação aos DP103 PAF é muito notável.

Novamente: tomem muito cuidado com o EVO ponte pois o mesmo tem um bom output e peso, tive que reduzir bastante o grave no ampli (isto foi ótimo) e dosar o Pot de Volume e Tonalidade para não soar muito pesado.

O EVO braço por sua vez é muito suave, mas possui um nível de sustain muito bom, é bem bolhudo e arpejos com sweep picking soam perfeitos, runs, legatos, bases clean ou não, soaram muito bem.

Sei que alguns devem me perguntar ou se perguntar: Eles são cópia dos EVOLUTION da Dimarzio ? Não sei, eu apenas li, reli e comparei muitas vezes no site da Malagoli e Dimarzio até me decidir a comprar.

Obs.: Nunca toquei com Dimarzio EVOLUTION, mas já toquei com Dimarzio PAF (eu tenho), GIbson, Infinity (eu tenho), Seymour Duncan, EMG ativos e Passivos (meu irmão tem), Wilkinson, Kent Armstrong... chega!!!

Outra consideração : o EVO ponte possui um pouco de chiado quando usado com o TS9, o Fuzz da Axcess ou o SD-1, já o EVO braço é bem silencioso.

Vamos falar um pouco do Texas Blues Single Coil : som grave na medida certa, possui uma boa dose de brilho como uma Strato teria, excelente para fraseados e licks com palhetadas feroses. Combinou bem com os EVO´S.

Embora o Texas Blues seja um captador excelente, optaria por um EVO single se tivesse, mas não vi no site.

Acho que disse tudo.

Abraços,

Luiz Ernesto Vaz - Um apaixonado por Guitarras, Blues e Rock.

gustavocanine
Veterano
# out/12
· votar


luizvaz

Muito bacana seu post!!

Não tive tamanha experiencias com tantos DiMarzios.
Apenas lendo rsrs e vendo espec no site.

Vivendo e trocando experiencias aprendemos muito mais!!!

Muito maneiro!

luizvaz
Veterano
# out/12
· votar


gustavocanine: Não tive tamanha experiencias com tantos DiMarzios.
Apenas lendo rsrs e vendo espec no site.


Ainda acho este o modo melhor : ler bastante !

Abraços!

Fernando Rios
Veterano
# out/12
· votar


Galera Quero comprar uma guitarra e estou em dúvidas entre dois modelos. uma usa captadores Duncan USM e a outra usa Duncan Designer. qual das duas capitações é melhor? grato!

kduferreira
Veterano
# out/12
· votar


gustavocanine

cara, nao sei exatamente o nome dos kent q estao nela, mas sei que sao de alinco e estavam em uma gibson... eu gostei deles a principio, tem pouco ruido, mas estou achado eles muito abafados... gosto mais do do braço pois ele tem o som bem brilhoso e organico... dai queria colocar um captador com um som mais heavy metal na ponte... o do braço acho legal o fato de ele ser mais classic, so queria q ele tivesse mais pegada hehehe ;D

a minha guitarra eh uma yamaha rgx 121 d, ja tem uns 20 anos e n sei se da pra olhar os captadores dela no site.

Resumindo: queria uns caps q deixasse minha guitarra com um som bem aberto e que fossem bem versateis

Abraço

kduferreira
Veterano
# out/12
· votar


ps: acho q os captadores originais dela sao de ceramica

Fernando Rios
Veterano
# out/12
· votar


Galera, tenho uma guitarra Washburn X24 Dlf, com ponte Floyd Rose, corpo em Hardwood com flamed maple, braço em Maple e escala em Rosewood. Estou afim de dá uma turbinada nela na captação. Queria ver se seria possível aproximar o som da minha guitarra a de les paul e SGs (timbre estilo AC DC) ou Van Halen, também gosto muito do timbre do Steve Morse. Andei pesquisando e a Dimarzio tem um captador DP 200 Steve Morse, também estava lendo sobre o PAF Pro da mesma marca. Então, alguém poderia me dar uma dica sobre a combinação ideal? Esqueci de dizer que a guitar tem Humbucker no Braço, single no meio e humbucker na ponte. grato!

luiz74
Veterano
# out/12
· votar


Sou novo no forum e espero estar postando no local correto. Tenho uma SG e estou em duvidas sobre captadores. Toco rock, hard rock e metal. Estou pesquisando bastante e no final defini 2 combincacoes e agradeceria se pudesse ter a opiniao e entendimento de voces. A primeira combinacao seria SD Pearly Gates no braço e SD Alternative8 na ponte e a segunda combinacao seria SD Pearly Gates no braco e SD Distortion na ponte. Esta ultima combinação é a que estou mais inclinado. Abracos e desde ja agradeco retorno e ajuda

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


alguem conhece o captador 600T da malagoli? quero saber se ele é bem definido pra bases graves de nu metal e para solos.

kduferreira
Veterano
# nov/12
· votar


Seymour Duncan Jb Sh4 & Sh2n Jazz Preto ficam legais em uma guitarra yamaha rgx 121 d? corpo: alder, braço: maple, escala:rosewood... pra versatilidade em termos de high gain.

NanoNinja
Veterano
# nov/12
· votar


Estou prestes a comprar uma cort x11 só q no site diz q vem com duncan design mas eu achava q vinha com os emg-hz alguém ai sabe o correto?

grato.

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


NanoNinja

Se no site diz que vem com Duncan Design, então deve ser este o captador. Que site você viu? Do fabricante, importador, loja?

NanoNinja
Veterano
# nov/12
· votar


LeandroP

Vi no da loja e do fabricante, mas acho q vo de ltd *-* sei lá muitas dúvidas ainda ^^

lukas.moreira
Veterano
# nov/12
· votar


Olá pessoal, eu tenho uma Jackson JS22R Dinky (eu sei, guitarra de pobre =D), corpo de Cedro, braço em Maple e escala em rosewood. Ela está com os 2 HB que vieram de fábrica (não sei se são os mesmos das Jackson de outros países, a minha é indiana) e eu estou querendo trocar eles. Eu não sou nenhum profissional, mas costumo tocar músicas estilo Black Sabath, Deep Purple e Audio Slave, mas estou pensando em colocar umas mais pesadas no repertorio. Estou interessado em comprar captadores da Seymour Duncan, e queria uma sugestão de captadores versateis, mas que respondessem bem a músicas mais pesadas.
Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

lukas.moreira
Veterano
# nov/12
· votar


Só upando meu post, existe mesmo um SD Blackout passivo? Se sim, ele valeria a pena para o que eu quero?

lukas.moreira
Veterano
# nov/12
· votar


Alguém? =s

RedStrato
Veterano
# nov/12
· votar


lukas.moreira


Só upando meu post, existe mesmo um SD Blackout passivo?

Dei uma pesquisada e acho que não existem não. O que tem mais próximo do que tu quer sendo passivo é o Invader SH8 do Synyster Gates, que é passivo, mas aguenta muito ganho e tem saída alta, também. Não custa dar uma olhada!

krixzy
Veterano
# nov/12
· votar


lukas.moreira
Como oRedStrato falou, não tem um similar dos blackouts passivo, porém, na minha opinião há melhores que eles passivos para metal, e melhor ainda, nacional, da uma olhada no site captadores.com.br são captadores da malagoli, e muitos são baseados nos SD, eu sugiro pra vc o distortion (baseado no duncan distortion da SD) que pra mim é o mesmo captador, só que feito aqui, e para o braço o custon 59.

Ou vc pode pedir uma sugestão no próprio site, eles são muito atenciosos, manda um e-mail descrevendo sua guitarra, tipo de madeira e tals, e fala pra eles o tipo de som que vc quer tocar, eles vão indicar os captadores ideais pra vc.

Obs: Nem todo captador que serve pra um tipo de guitarra vai servir pra sua, um blackout por exemplo, nas guitarras todas em mogno que são as que geralmente se usam eles pode soar de um jeito, mas na sua que é outro tipo de madeira pode soar totalmente diferente, e também não se prenda a ideia que pra tocar metal só serve captador ativo ou com muito ganho, o Michael Amott guitarrista do arch enemy usou praticamente em toda sua carreira captadores de médio ganho, indicado para blues, e se vc não conhece procura no youtube e vai ver o sonsão que ele tira, pra mim um dos melhores guitarristas do metal, ele passou a usar captadores de maior ganho quando mudou para as guitarras da DEAN.

diego_guitar06
Veterano
# nov/12 · Editado por: diego_guitar06
· votar


Fala, galera!
Eu tenho uma cort viva gold II, com o corpo e o braço em maple.
Eu to adorando o som dela, o som é bem aberto e defnido e, na minha opniao, ta soando muito melhor do que o das guitarras em basswood que eu ja toquei!
Recentemente eu adquiri o captador hh777 hellbucker henry ho signature da malagoli pra posiçao da ponte, configurei pra splitar as bobinas com push pull e o som ficou uma maravilha! Som bem definido e encorpado, sem nenhum exagero e o som nao embola de forma alguma! Bem parecido msm com o seymour JB!
E tambem comprei um dimarzio paf pro com um parente que foi no exterior pra posicao de braço, só que so vai chegar no fim de dezembro!
Eu toco todos os estilos possiveis, uma vez que eu toco guitarra na igreja; desde umas baladinhas bem leves até um hard rock, e por fora eu tenho bandas que tocam estilos mais pesados tbm, como prog metal e etc..
Eu vou colocar o paf na posicao de braço e acredito que em relaçao a saída eu nao tenha muitos problemas pq nos sites dos fabricantes pude verificar que o volume de saida tanto do paf qnto do hh777 é bem semelhante!

Agora vem o meu problema:
Estou procurando um captador single para a posicao do meio, pois o atual é ceramico e tem a saída muito alta, tanto que to preferindo deixar o captador da ponte splitado pra usar cleans, mas nao ta legal ainda!
Fora que a saída desse single ta mais alta que o do captador da ponte, entao quando eu troco a chave de posicao vem aquele som mais grave, fechado e embolado que broxa o meu timbre todo, e o captador original do braço dela é diferente, ele tem um som legal, bem cremoso que eu me amarrei rs. A minha intençao é tentar fazer o maximo pra ficar assim:
Chave push pull apertada: Les Paul
Chave push pull "puxada": Strato
Claro que eu tenho consciencia de que o som nao vai ficar realmente igual o de uma les paul ou de uma strato pq a madeira deles é bem diferente, mogno e alder sao outra historia hehe, mas a intençao é deixa-la bem versátil msm e, pelo menos no captador da ponte eu consigo tirar ótimas distorçoes e cleans sem problemas, entao por enquanto eu to me saindo bem!
Entao eu tava procurando algum captador que seja bem ace$$sivel pra colocar no meio... tava pensando em um malagoli ou cabrera, pq eu gostei bastante dessas duas marcas e confio nelas tbm!
Alguem tem alguma ideia de qual captador eu possa colocar, desde que a saída seja um pouquinho mais baixa do que o do paf e do hh777 pra dar uma certa diferença qndo eu quiser usar um clean e que possa me dar um punch legal tbm? E que tenha um brilho bom e que nao embole o som como o captador original, pois a minha proposta é de tirar um clean à moda strato, pq eu, sinceramente, me decepcionei com o single da viva gold! O captador que eu gostei dela msm foi o do braço, q da pra tirar um sonzao legal!
E me perdoem pelo texto enorme, é que eu to tentanto ser bem especifico pro pessoal poder entender bem o meu problema!
Desde já eu agradeço!!
Abraços!

lukas.moreira
Veterano
# nov/12
· votar


Então galera, só pra ficar bem claro, eu não estou falando do AHB 1, eu to falando desse captador aqui: http://www.seymourduncan.com/products/electric/humbucker/high-output/g us_g_fire_blac/ que é o AHB-11s.
No manual diz que ele é um humbucker passivo com um pré amp ativo, alguém sabe me dizer o que isso significa mesmo? Eu realmente gostei do som dele, e eu sei que o restante dos equipamentos influencia, vou tomar minha decisão daqui para o começo de Dezembro e depois conto a vocês como ficou o som da guitarra =D
O brigado pela ajuda ^^

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


lukas.moreira
No manual diz que ele é um humbucker passivo com um pré amp ativo, alguém sabe me dizer o que isso significa mesmo?

Significa que ele tem um pré amplificador pra ser instalado na guitarra, com o humbucker. É como se você tivesse usando sempre um pedal, porém, esse "pedal" fica embutido na guitarra.

Kleber Ri
Veterano
# nov/12
· votar


No geral, há muita diferença entre captadores Mighty Mite Single (que acompanham a cort Viva 2, koreana) e os Kent Armstrong?

carlos.neto
Veterano
# nov/12
· votar


Galera eu sou novo aqui no fórum e vou pegar minha primeira guitarra, fiquei com uma dúvida quanto aos captadores, as epiphone custom vem com 2 humbuckers e as custom black beauty 3 humbuckers. Gostaria de saber os prós e os contras de ter 2 ou 3 captadores.

lukas.moreira
Veterano
# nov/12
· votar


LeandroP
Obrigado por tirar a dúvida ^^

henriquelhrf2
Veterano
# nov/12
· votar


Excelente tópico. Tô pensando em mudar o captador do braço da minha SG. Vou pesquisar 1º, dps posto minhas duvidas aqui.

Abços.

krixzy
Veterano
# nov/12 · Editado por: krixzy
· votar


Uma dúvida cruel entre dois captadores, Gibson 500T e SD Duncan Distortion.

Eu gosto do timbre quente hard rock que fica mais pro timbre do 500T com afinação padrão, mas também gosto do timbre agressivo do DS Distortion com afinações baixas.

Alguem sabe dizer se o 500T fica bom com afinação baixa, mantendo o timbre mais hard rock? Toco metal e estou tentando fundir 2 timbres que são os que me agradam mais.

diego.bat
Veterano
# dez/12
· votar


Olá galera sou novo no forum.

Estava pesquisando no youtube sobre caps e encontrei a LDR Pickups, nunca havia ouvido falar, acho que os caras são novos no mercado.

Pela resistencia dos caps deve ser similares ao 500T e JB.

Não encontrei em nenhum lugar pra vender, mas sinceramente curti bastaante o som... O que acham?


JGuitar.Teclas
Veterano
# dez/12
· votar


Olá pessoas, td beleza?
Sou novato aqui então me desculpem qualquer ignorância valeu?

Bem.. a mais ou menos 1 ano comprei minha guitarra Condor rx 20, mais pra aprender mesmo.
Eu tinha já em casa alguns captadores que eram de um amigo do meu pai, e diz ele que são bons, enfin.. Com o passar do tempo resolvi colocar um deles na minha guitarra, só pra ver o que acontecia, que timbre iria obter... Troquei o cap. do meio e qdo fui testar, todas as posições da chave seletora ficaram agudíssimas exceto o captador que tinha acabado de colocar ( no meio ).. ficou tão agudo que dá até dor de cabeça.. Por que isso aconteceu? Por que o som da posição 1,2,4,5 ficaram super agudas somente com a mudança do captador do meio?

Eis minha pergunta aii pessoal, me desculpem qualquer coisa aee

uso a Rx20 com a zoom 505ii e uma meteoro... luta sem fim... kkkkkkk
Abçs.

Bry
Veterano
# dez/12
· votar


~Boa tarde pessoal, tenho uma fender stratocaster mx.. e gostaria de trocar os captadores dela por um set ativo emg dg20, minha duvida é a seguinte, eu terei que levar em um luthier para abrir um vão para colocar a bateria ou somente trocar os "escudos" hehe vlw desde ja!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas