Calibre da corda , tensão , e trastejamento

    Autor Mensagem
    MatheusMX
    Veterano
    # mar/06


    Ae , eu uso cordas 010 , com ação bem baixa , mas trasteja um pouco quando eu toco bases , ali pelas cordas 5 e 6 , uso afinação standard . Se eu colocar cordas 011 , e usar afinação standard (nem sei se dá certo na minha guit hehe) , ou mesmo se eu descer um pouco a afinação , isso faz com que para de trastejar ? Ou dá pra baixar as cordas um pouquinho mais mesmo que fique com esse trastejamento pequeno =P ? hehe
    Vlw

    JB_
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    quando trasteja sai o barulho no ampli?? não eh pq as cordas estão novas?? elas não estão baixas demais?? que guitarra q eh?

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Se você passar pra 0.011, vai ter que regular de novo
    Na minha lespa, tá bem baixinha, o mizão trasteja mas não sai no amp, eu acho normal isso
    Com uma regulagem bem feitinha, fica tudo certo, não importando a afinação, só se for MUITO baixa
    Se for Strato, Les Paul, qualquer uma com ponte strato ou Tune-O-Matic, não dá pra abaixar muito
    Alguém me corrija, se estiver errado

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    JB_
    sai um pouco mas não atrapalha mto , as cordas acho que não , pq já estão velhas hehe , e estão bem baixas sim , a guit é uma Ibanez JEM7DBK

    tom_delonge182
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    cara eu usava cordas bem baixas tbm (diga se de pasagem no limite pra naum trastejar) mais agora decidi abrir um pouco a mão da tocabilidade e estou começando a subir um pouco as cordas creiu q melhora o sustain.. agora em relação ao aumento da tensão das cordas sem a devida regulagem trasteja msm,as vezes dependendo do nivel trasteja na guita mais naum sai no ampli...

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Sim , eu fiz a regulagem da guit a pouco tempo no Achiles , ele nivelou trastes e etc , pra 010 mesmo , só que eu queria saber se posso colocar 011 sem prejudicar a guitarra , ou o som , trastejando mais . Eu acho que ela deveria parar de trastejar pq a tensão é maior , ou não ?

    JB_
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    então tenta levantar um pouco as cordas, dependendo o problema pode ser no braço, eu ja tive um problema assim, qdo eu baixava as cordas sempre trastejava muito e eu tinha que deixar elas bem altas, mas depois q eu levei no luthier ele arrumou. Essa guitarra eh aquela com o corpo cheio de "relevos"?? naum sei como chamar isso hehehe

    JB_
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    sobre colocar 011 pode sim, eu tinha uma ibanez rg e ela aguentava normal, o problema eh de 012 pra cima, mas não sei se vai adiantar

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    JB_
    tipow , a distância do início da corda até o primeiro traste é pouco menor que 1mm , no 5º traste , é 1mm , no 12º , é pouco menos de 2mm , e no 24º traste , uns 2,5mm
    Acho que a regulagem está blz , mas eu colocando 011 , será que ela não fica totalmente silenciosa ? Até pq trasteja quando eu bato na corda um pouco mais forte , e isso só lá da 5ª casa pra trás (4,3,2,1) , na corda 6
    A guit é essa sim , com textura hehe

    Guitar Man 20
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    depende da tua guita
    a minha, que eh uma sg, eu coloquei cordas 0.11 e percebi que ela tava trastejando na casa 2 e 3, dai, eu aumentei a altura das cordas e ficou beleza
    soh uma pergunta basica:
    guitarras com ponte fixa precisa regular pra uma nova tensão de cordas???

    Fábio Seiji
    Luthier
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    Dependendo da "pegada" trasteja mesmo.
    Vc precisa ajustar o tensor e a altura das cordas adaptando à sua "pegada"

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Guitar Man 20
    guitarras com ponte fixa precisa regular pra uma nova tensão de cordas???
    acho que precisa de ajuste no tensor

    Fábio Seiji
    blz ... acho que vou aumentar um pouquinho , só um pouquinho haehe

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    Se passar pra 0.011 só precisa regular mesmo, aumentando um pouco, re-regulando as oitavas e mexendo um pouco no tensor

    guilherme mussalem
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    EduArdanuy
    po a minha era 0.10 mandei regular pra 0.12 mais tipo eu uso em si ou em do ai naum trasteja mais se eu botar em mi ai sim fode tudo

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Vc precisa ajustar o tensor e a altura das cordas adaptando à sua "pegada"

    Mão pesada tem que usar corda alta, não tem jeito.

    Levy Fialho
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Levy Fialho
    · votar


    Ok, mas como eu faco pra regular?!?!?

    Nao quero ficar pagando luthier toda hora que quiser trocar corda

    alguem teria um passo a passo algo assim?

    edit: eu uso encordoamento 0.10 - 0.52 e agora comprei uma caixa de corda 0.11 - 0.48

    Levy Fialho
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    helppp

    Levy Fialho
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    enfim, fui la agora comprar chave alley.. vou tentar eu mesmo

    pelo menos ja descobri onde regula oitavas e onde regula altura

    vou no famoso tentative error ja que ngm aki experiente se manifesta

    Pedro Cal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    enfim, fui la agora comprar chave alley.. vou tentar eu mesmo

    pelo menos ja descobri onde regula oitavas e onde regula altura

    vou no famoso tentative error ja que ngm aki experiente se manifesta

    [b][/b]

    Cara, use a pesquisa do forum, eu mesmo já vi tópicos onde ensinam a mecher bacana no tensor

    Zero Zen
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Levy Fialho

    Larga da preguiça e lê o Blog do Soulface !

    Tem as informações que você precisa.

    http://soulfaceguitars.blogspot.com/

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Escrevi aqui, pois estava com preguiça de fazer um tópico. E esse título é o que mais se encaixou na minha dúvida. Enfim, vamos ao assunto.

    Trastejamento na mizona desde a primeira casa até a 6ª, 7ª. O motivo é a tensão das cordas ou a altura delas? ]

    Troquei o encordoamento da minha guita faz pouco tempo (mas não a tensão dela). Sempre usei afinação Drop C# (pois toco rock alternativo com influência em punk rock, pop punk e post HC) com cordas 010 e soaram.. Bem (bem, mas naquelas k). O ruim é que, sempre que dava paulada, uma palhetada forte, etc. nas cordas, o som não saía bom. Mas enfim. Troquei meu encordoamento faz duas semanas, usei afinação drop C#, como sempre, mas fui pegar a guita esses dias e percebi que a mizona tava trastejando todas as casas, desde a primeira até a 7ª, mais ou menos.. Pela oitava, nona começa a parar. Achei super estranho. Vi o tamanho das cordas e tal e pensei: vou levar a um luthier. Mas ficou a dúvida na cabeça: nesse caso, preciso mudar a tensão das cordas ou apenas elevar a ponte? Encordoamento 010 fica bom pra tocar com afinação drop C#? (contem suas experiências. Eu tenho uma opinião, mas vcs tem outras)
    Valeu a todos que responderem desde já ^^

    krixzy
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kaah_lol

    Basta folgar um pouco o tensor.

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    krixzy

    A última corda não vai ficar meio estilo berimbau? Eras levantar a ponte?

    krixzy
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kaah_lol
    Trastejamento na mizona desde a primeira casa até a 6ª, 7ª

    Isso muito provavelmente é pq da primeira casa até a sétima o braço está dobrado para trás, folgando o tensor ele deve voltar e parar o trastejamento, subir as cordas vai diminuir, mas nas ultimas casas as cordas vão ficar muito altas, então o ideal é folgar o tensor, e só lembrando, o tensor não tem que ficar reto, tem que ter uma mínima inclinação suficiente para não trastejar com a vibração das cordas, e essa inclinação pelo que vc disse está para o lado contrario.

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    krixzy
    A afinação drop não tem nada a ver com o caso então..?

    krixzy
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kaah_lol
    não

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    krixzy

    Valeuzão! Abraços ^^

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Kaah_lol
    · votar


    up - alguém tem outra opção de qual seja o problema?

    Trastejamento na mizona desde a primeira casa até a 6ª, 7ª. O motivo é a tensão das cordas ou a altura delas? ]

    Troquei o encordoamento da minha guita faz pouco tempo (mas não a tensão dela). Sempre usei afinação Drop C# (pois toco rock alternativo com influência em punk rock, pop punk e post HC) com cordas 010 e soaram.. Bem (bem, mas naquelas k). O ruim é que, sempre que dava paulada, uma palhetada forte, etc. nas cordas, o som não saía bom. Mas enfim. Troquei meu encordoamento faz duas semanas, usei afinação drop C#, como sempre, mas fui pegar a guita esses dias e percebi que a mizona tava trastejando todas as casas, desde a primeira até a 7ª, mais ou menos.. Pela oitava, nona começa a parar. Achei super estranho. Vi o tamanho das cordas e tal e pensei: vou levar a um luthier. Mas ficou a dúvida na cabeça: nesse caso, preciso mudar a tensão das cordas ou apenas elevar a ponte? Encordoamento 010 fica bom pra tocar com afinação drop C#? (contem suas experiências. Eu tenho uma opinião, mas vcs tem outras)
    Valeu a todos que responderem desde já ^^


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Calibre da corda , tensão , e trastejamento