Tópico dos "Strateiros"

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Gilberto Juba

Sim ele tem bons reviews mesmo. Mesmo assim o chato aqui achou esta um tanto desequilibrada. kkkkk

Strato para mim é uma e um milhão. :)

Hitman

Vou ficar quieto aqui porque daqui a pouco vão dar um cartão vermelho para os "antis" daqui. E eu ainda curto a coisa... hahahahahahaha

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


Haha¡
Os melhotes sons do Bona são com strats!!!
Haha¡

:)

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Strato para mim é uma e um milhão. :)
tô ligado.. hehe

difícil encontrar em vídeo, quase sempre alguma coisa incomoda..

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


MauricioBahia
Ahhh mas a LP eh sempre o principal do set!! haha

MMI
Ahhh fala serio! Excluindo a questao de valores, voce nao trocaria a 62 por uma bela lp 59??

ogner
Vai visitar o MMI pra dar um trato nesses ouvidos ai!!! hahahaha

jprpfera
Veterano
# ago/15
· votar


Não troco!

https://www.youtube.com/watch?v=rYXHoIXoOvU

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Hitman

Eu acho que são coisas diferentes. Uma Les Paul, uma strato, uma archtop, uma tele, não são a mesma coisa e não trocaria uma por outra. Alguns podem achar que são guitarras e tanto faz, mas para mim são muito diferentes.

Demorei muitos anos para ter um bom exemplar de cada uma dessas que citei. As mais difíceis, sem dúvida, foram os modelos Fender: a tele e a strato. Um pouco por não ser minha praia, foi muito difícil achar uma que o som fosse ideal para o que eu penso ser o som desses modelos. Strato para mim é uma coisa estranha e única: na mão dos outros vejo muita coisa legal, na minha a grande maioria me incomoda, não rola. Tive várias stratos, de Stratosonic até algumas Custom Shop e Clapton, mas nenhuma me convenceu e nunca consegui me dar bem até a minha atual e provavelmente a outra que vai sair. Já Les Paul tive várias também e com muita facilidade achei o que me agradava e me adaptava facilmente.

É... Não sou strateiro. Mas hoje achei minha strato perfeita e não pretendo trocar. Tem até sido uma das que mais toco, meio que tentando aprender melhor o jeito dela.

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Ah sim!! Sem duvidas sao diferentes. Eu mesmo gostaria de ter uma ou duas legais de cada modelo (Strat & Tele) mas sofro dos exatos problemas que voce!

A pergunta na verdade foi aquelas hipoteticas que "so poderia escolher uma."

Confesso que amo o som de strato mas ela nao sai na minha mao, fora tocabilidade que pra mim tambem quase toda vez me incomoda.

Um dia acho a minha strato excalibur! haha
Mas ainda assim nao vejo a LP caindo do meu favorito tao cedo!!

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Hitman

Ah sim!! Sem duvidas sao diferentes. Eu mesmo gostaria de ter uma ou duas legais de cada modelo (Strat & Tele) mas sofro dos exatos problemas que voce!

No meu caso, eu tenho algumas Les Paul e PRS, já tele e strato uma de cada me bastam, das tradicionais com singles (nada de humbucker, stacks, noiseless).

Se fosse escolher uma só, independente de outras coisas e ficando só na questão hipotética, acho que para o seu desespero ficaria com uma PRS. Mas as Les Paul são minhas favoritas como modelo.

Acho que strato e tele são as mais difíceis de tocar. Especialmente as tele que basicamente são um pau com cordas, o som tem que ser arrancado delas na pegada. Strato não é tão diferente, não são simples. Praticando acaba saindo o som, mas a pegada do strateiro é mais difícil para nós, rs.

inExperienced
Veterano
# ago/15
· votar


Tenho uma Shelter, verde.
Com cap Vintage 60 (Sérgio Rosar) no braço e Custom Alnico Blues (Malagoli) na ponte.

Estou muito contente com ela.

boblau
Veterano
# ago/15
· votar


MMI

Acho que strato e tele são as mais difíceis de tocar. Especialmente as tele que basicamente são um pau com cordas, o som tem que ser arrancado delas na pegada. Strato não é tão diferente, não são simples. Praticando acaba saindo o som, mas a pegada do strateiro é mais difícil para nós, rs

Vixe... Eu sou o contrário! Tenho um PRS mas sou muito mais confortável tocando em Strato...

Cada maluco com sua mania rsrsrsrsrsrs

Pode ser que seja o complexo de vira lata. Quem nunca teve Mercedes, adora um fusquinha.... rsrsrsrsrs

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


boblau

Não era nem isso a que me referia... :)

Quis dizer que as mais difíceis de tocar são a tele e a strato, tem que fazer o som sair dos dedos, bater, ter pegada e estudo específico. Conforto é outro papo. Já conforto é algo mais pessoal, para mim o ápice do desconforto é strato mesmo. kkkkkk

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
boblau
Sem falar nas 5 combinaçoes dos caps gerando 5 possibilidades de timbre realmente diferentes!!

Na banda q toco covers, tenho usado o cap de meio muito mais doq o usual!!!
Isso é um outro papo, o som/timbre q vc gosta versus o som/timbre q vc tem q timbrar em prol da banda/ musica.... Muito chato isso!! Hehehe...

Allan.Melo
Veterano
# ago/15
· votar


Já dizia Dorival Caymmi

"Quem não gosta de Strato, bom sujeito não é."

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Eu nao posso dizer muito de strato, já que tive somente usa, bem loooonge de ser fender. E les paul nunca tive.

Mas em comparavel com as que eu toquei, ai vem epiphone, gibson, squier, fender, e demais variações...que tambem sao stratos e les pauls, sempre gostei mais de tocar com as stratos. Fazem mais o meu timbre e tocabilidade.

Agora uma questão que é pura frescuragem, mas se vale a pena dizer, sempre achei as stratos mais bonitas. De cada 10 stratos que vejo, 8 me agradam. De cada 10 les pauls, nao acho mais que 2 bonitas.

Agora das poucas teles que toquei, digo afirmativamente que é o modelo mais estranho de guitarra, e é o modelo que mais apaixonei. To juntando grana, pra pegar uma teleca de gente grande, e acho que quando pegar, será definitivo.

Soultunes
Membro
# set/15
· votar


Acho que gosto um pouco delas:

Fender e Zaganin

Outras

Cabecudas

Fender CS

Hitman
Veterano
# set/15
· votar


Soultunes
Que colecao animal!!!

Quem sabe nao acho "a minha" strato num futuro nao tao distante e me aventuro nesse mundo SSS.

MMI
Fica ai com essa PRS ai entao...

hahaha

SkyHawk
Membro
# set/15
· votar


MauricioBahia
Não conhecia essa revista digital, gostei muito, valeu !

boblau
Veterano
# set/15
· votar


Soultunes

vc tem duas Fender Ritchie Blackmore? São japonesas ou mexicanas?

Gosta delas? Os Quarter Pounds são muito barulhentos?

Faz tempo que estou atrás de uma.

sds

Roberto

SkyHawk
Membro
# set/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Eu sou da turma da Telecaster, SG e 335, (essa trinca que uso na banda) mas recentemente tenho tocado bastante em uma Strato e estou começando a viciar na coisa.

Strato exige mais, o timbre não vem tão fácil, tocava e achava xoxa... Com o tempo minha pegada vem melhorando e comecei a conseguir algo com as stratos. Quanto a captação, o som de strato que curto é certamente 3 singles, já nas Teles gosto tanto do tradicional quanto hotrails e stacked.

Soultunes
Membro
# set/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Hitman
Quem sabe nao acho "a minha" strato num futuro nao tao distante e me aventuro nesse mundo SSS.

Uma boa opção são as Eric Johnson. São instrumentos de linha espetaculares. O braço é bastante confortável, uma pegada mais moderna e de fácil adaptação para quem não é tão acostumado com braços 50s e 60s de raio 7.5

boblau

Na verdade, tinha. Me deu uma doidera de me desfazer dos instrumentos, vendi quase tudo. Destas fotos que postei, só fiquei com a strato de cor candy apple red, que é uma jabocaster.

As Blackmores eram japonesas. É opinião de fã, então releva um pouco, mas adorava as duas.

Você esta acostumado com algum perfil de braço de strato ?

O shape destas cabeçudas geralmente são em U (padrão anos 70s, bigheadstock), ou seja, são um pouco mais largos e não tão grossos, curto bastante.

A escalopagem é leve e deixa a guita muito macia para tocar.

Os quarter pounds são barulhentos, mas tem um timbre bem bacana, grita bem e são excelentes para hard rock e afins.

A diferença das japonesas para as mexicanas é basicamente a madeira do corpo. Basswood nas japas e Alder nas Mexicanas.

Nunca toquei em uma mexicana para saber se tem muita diferença de timbre ou de pegada de braço e tal, mas as japonesas recomendo fortemente para quem quer uma strato rockera.

Hitman
Veterano
# set/15
· votar


Soultunes
Dei uma olhada nela! Meio carinha.. Por esse tanto vai outra LP! haha
Brincadeiras a parte..

pegada mais moderna e de fácil adaptação para quem não é tão acostumado com braços 50s e 60s de raio 7.5
Traduzindo do "Stratonês" para Português, isso significa o quê?

Como eh o braco das strato dos 50s e 60s? Meu conhecimento de fender eh minimo...

Soultunes
Membro
# set/15
· votar


Hitman

De forma beeeem resumida:
shape : formato do braço
radius : curvatura dele

Quanto menor o radius, mais curva a escala é. Neste tipo de braço, não dá para baixar muito a ação das cordas.

Radius maiores vão deixando a escala mais reta (flat) e permitem ter uma ação de cordas mais baixa.

É basicamente o que quis dizer no meu comentário sobre perfis de braços de stratocaster mais para o vintage.

Eles geralmente possuem esse radius menor.

Como toco há bastante tempo de strato, para mim é tranquilo e me adapto bem a eles, quem não tem costume estranha mais. Principalmente quem vem deste mundo de fritação, tem Ibanez e Jackson com radius de 14", 15", 16".

A própria Gibson, se não me engano, o mais padrão é um radius de 12". Isto da muita diferença em como você sente a pegada do instrumento na mão, ação das cordas.

Soultunes
Membro
# set/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Acho que foto é melhor para explicar:

As stratocasters podem ter estes formatos de braço (shapes) em geral:

Formato de braços - Stratocaster

Esta segunda foto exemplifica bem a questão do radius (curvatura), perceba como o raio menor deixa a escala mais curvada:

Raio de escala


Na foto dos shapes, tem o tal em "U" que citei quando falei das Blackmores, pela figura dá para entender bem a diferença para um braço mais comum de strato moderna, que geralmente é em "C" ou em soft "v".

A Stratocaster do Eric Johnson, possui raio de escala de 12", sacou pq ela tende a ser mais confortável para quem não esta acostumado com este mundo de stratos ?

Soultunes
Membro
# set/15
· votar


To escrevendo demais neste tópico hahah

Mas deixar uma dica para quem tem stratocaster com escala mais curvada.

O perfil 60" é bem assim, o raio é pequeno e a construção do braço é geralmente naquele esquema rounded fretboard.

Se os saddles da sua ponte estiverem todos nivelados, na questão de altura, provavelmente tuas cordas Mizão e Mizinha e até mesmo a Lá e Si, estão muito altas.

O ideal é regular com a mesma curvatura do braço, deixando a altura dos saddles das extremidades mais baixo e os do meio um pouco mals altos.

Nos saddles das extremidades, principalmente das cordas 1 e 6, os dois parafusos de altura do carrinho não precisam estar iguais, dá para deixar meio "torto", até achar um ponto ideal de ação das cordas sem trastejamentos.

Olhando a ponte da guitarra numa posição horizontal, o ideal é que você veja uma "curvatura" nas alturas dos teus saddles.

Se alguém se interessar, tiro uma foto de como a minha é regulada.

Isso vai deixar sua strato de escala muito curva bem mais confortável para tocar.

BrotherCrow
Membro Novato
# set/15 · Editado por: BrotherCrow
· votar


Gosto muito de stratos e não tinha visto este tópico ainda. Tenho 3 stratos em casa: uma Fender standard mexicana, uma Fender lonestar e uma Squier toda mexida. Mas ultimamente a strato que eu mais tenho tocado é uma Michael! Hehe, explico:

Talvez alguns de vocês saibam que a minha filha nasceu há dois meses. Isso não me deixa muito tempo pra tocar em casa, ainda mais com volumes altos. Aqui no escritório onde trabalho um amigo (também guitarrista, excelente por sinal) deixou uma Michael largada no armário do arquivo. Não vou mentir, a guitarra é bem ruim. Mas pra praticar serve.

Hoje eu cheguei mais cedo, instalei a versão free do Amplitube, gravei uma base e depois improvisei um solo por cima. Impressionante como gravar guitarras com qualidade razoável é mais fácil hoje do que era 10 anos atrás! Sei que está ruim, mas...:
https://soundcloud.com/brothercrow/office-blues-jam

Edit: disse que não tinha visto o tópico ainda, mas até já tinha postado outro som aqui! Vacilo, deve ser a idade.

Buja
Veterano
# set/15
· votar


BrotherCrow

As vezes eu fico doidinho pra deixar uma guita aqui no trabalho, poderia ser até aquelas mini-strat de 99 doletas, so pra dar umas tocadas. Podia ser até desplugada mesmo, ou com um amplug que sirva em strato. Nao tenho filha, mas mesmo assim meu tempo é taaaao corrido que nao sobra 10 minutos de noite pra pegar em instrumento.

No emprego anterior o gerente levou um violãozinho pro trabalho querendo que eu o ensinasse a tocar. Como ele desistiu logo, deixou o violão la largado e ai todo dia na hora do almoco eu dava umas dedilhadas. É bom pra desestressar hehe.

Hitman
Veterano
# set/15
· votar


Buja
As vezes eu fico doidinho pra deixar uma guita aqui no trabalho, poderia ser até aquelas mini-strat de 99 doletas
Engracado que uma das melhores stratos que ja toquei era uma dessas da hello kitty. hahaha
Namorada achou que eu ia trocar ela por outro quando falei em comprar entao deixei quieto. hahahaha

Soultunes
Bela explicacao!
Agora so falta oportunidade pra brincar com strato aqui em floripa.
Esse topico, novas influencias e principalmente o MMI estao me fazendo cocar pra querer tocar num SSS!!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/15
· votar


Buja
É bom pra desestressar hehe.

Putz, total. Eu já tinha um ukulele guardado embaixo da mesa, mas aí esse meu colega trouxe uma guitarra e um violão! É muito bom poder praticar naqueles momentos que você normalmente ficaria boiando no youtube ou no facebook. Eu tenho um Vox Amplug Classic Rock, quebra um galho. Mas podendo usar Amplitube, é muito melhor.

Mas tive que dar uma regulada nessa strato Michael pra ficar tocável! Uma mexidinha no tensor, uns toques na altura dos saddles, um ultraglide naquelas cordas velhas...

Buja
Veterano
# set/15
· votar


BrotherCrow
É muito bom poder praticar naqueles momentos que você normalmente ficaria boiando no youtube ou no facebook.

Ah isso é. Aqui no trabalho eu poderia ir no pilotis do predio, sentar por la e ficar palhetando algumas escalas. Um amplug já servia, so pra não falar que nao tem nem um drive. Se eu arrumasse um iRig podia plugar no celular e tocar junto com uma backing track que seja. Ai é milhão de por cento melhor.

Como eu trabalho num bairro mais 'nobre', digamos assim, quando eu ficar bom no negocio, poderia até levar um ampzinho pequeno pra uma pracinha aqui perto e tocar alguma coisa decente na rua. Pior que eu gosto desses trem kkkk. E ninguem acharia estranho. Coisas assim fazem parte. E tambem nao ficaria com tanto medo de um assalto assim.

Meu sonho é fazer tipo isso aqui (Sim eu toco baixo menos pior do que guitarra):




BrotherCrow
Mas tive que dar uma regulada nessa strato Michael pra ficar tocável! Uma mexidinha no tensor, uns toques na altura dos saddles, um ultraglide naquelas cordas velhas...

Ai isso dai é normal. Principalmente porque voce está bem fenderizado em casa. Uma guitarra safada dessas nao fica confortavel na sua mao.

ogner
Veterano
# set/15
· votar


Soultunes
O melhor braço pra mim ( claro, dos q ja toquei ) é maple one pice ( taco de basebal ), V e 7,25"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico dos "Strateiros"