Dúvidas, solando sobre escalas

    Autor Mensagem
    Bruttall
    Veterano
    # fev/06


    galera, essas são as dúvidas que tenho com escalas, se alguém puder me ajudar eu pago um sorvete huahua

    1º- Se eu tenho uma base em C, as escalas que eu posso usar são todas as de C? ou tem alguns outros tons que eu posso usar? tipo uma penta de Am sei lá

    2º- Como "emendar" uma escala com outra, para sair um som uniforme sem perder a musicalidade?

    3º- As escalas podem ser feitas em todas as partes do braço certo? Então por exemplo, se eu to lá pelas 2 ou 3 casas eu posso "subir" para a 19 ou 20 sem perder a melodia?

    4º- Posso tocar algumas notas fora da escala?

    vlw

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    1º- Se eu tenho uma base em C, as escalas que eu posso usar são todas as de C? ou tem alguns outros tons que eu posso usar? tipo uma penta de Am sei lá

    Todas as escalas "derivadas" de C, como a pentatônica e a diatônica menor de Am, E frígio, etc. Repare que todas as notas dessas escalas estão no campo harmônico. É claro, você pode usar outras escalas pra criar dissonância... mas aí é outra história.

    2º- Como "emendar" uma escala com outra, para sair um som uniforme sem perder a musicalidade?

    Ué, quando acabar uma, começa a outra! Não tem regra. Tente dar continuidade à idéia que você está desenvolvendo.

    3º- As escalas podem ser feitas em todas as partes do braço certo? Então por exemplo, se eu to lá pelas 2 ou 3 casas eu posso "subir" para a 19 ou 20 sem perder a melodia?

    Pode.

    4º- Posso tocar algumas notas fora da escala?

    Todas as que você quiser!

    Bruttall
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    vlw vlw :D

    Hyllop
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    se prender d+ em escalas tambem acho q nao eh muito bom ne?

    anonymous4
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    toque como quiser, se quiser esqueça escalas e treine tudo de ouvido, só na cromática mesmo e vá desenvolvendo...
    conheço um cara que não sabe nem o que é cromatismo e improvisa solos mto bem, e rápidos, não to falando de nenhum zé mané...

    cromatismo in the head

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Bruttall
    Acho que vocês precisa primeiro estudar intervalos, e depois um pouco de harmonia, pq as tuas perguntas estão meio sem nexo.

    ki_suco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    exemplo pra "emendar" (só exemplo, não sei como soa):

    e------8----------8--------8-11-13p11--15-18b----------
    B--11b---8-11-11b---8-11b------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    e--18-15----18-15--------------------------------------
    B--------18-------18-16p15-----------------------------
    G--------------------------17s15s17vvvv----------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas, solando sobre escalas