Afinações . Quais vocês mais usam ?

Autor Mensagem
JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Igor Martins
Lembrei do album, mas não me lembrava do ano ;)

Eddie comanda \m/

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Eu uso a Standard mesmo hehe...As vezes uso C,G,C,F,A,D (Low to High)
E raramente deixo a Mizona em D..C..

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/06
· votar


Uso a padrão, aberta em sol pra slides num bluesinho, e cebolão no violão, mas essas duas últimas com pouca frequência.

cisotomaz
Veterano
# fev/06
· votar


rapaz, pra min não existe afinação melhor que a standart meio tom abaixo ( típica de blues ). tava vendo umas partituras, e a maioria das músicas do Hendrix e do srv são nessa afinação. o Van Halen tbm usava essa e uma 1 tom abaixo ( como em Spanish Fly)

SRV5150
Veterano
# fev/06
· votar


Na minha floyd eu afino meio tom antes de travar as cordas e a afinação sobe 1/2 tom, e se eu quiser voltar p/ 1/2 tom ou descer p/ D eu vou na micro-afinação!!! teve um época q eu estava pensando em comprar um D-tune, mas a alavanca não vai pra cima... sendo assim fucei as molas até conseguir afinar pela micro, sendo assim uma saída econômica e eficiente...

SRV5150
Veterano
# fev/06
· votar


Mas afinações abertas não rola mesmo!!! preciso de outra guita...

pagode nem morto
Veterano
# fev/06
· votar


Deixo E.

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


Uma boa dica pra estudar afinações diferentes é enxergar o intervalo da corda de cima com a de baixo. Na afinação tradicional é afinado (de cima pra baixo) em quartas justas (que invertido é uma quinta justa, certo?!), sendo somente afinada em uma terça maior as cordas G e B.

Enxergando por este lado, fica mais fácil, sobretudo com um slide, mandar os intervalos que tem a ver com o acorde que está sendo tocado. Com duas ou três cordas você toca livre, como se tivesse dentro da afinação tradicional.

Afinação em G (dobro): ---> G - B - D - g - b - d

Vejam que está afinado em uma tríade de G maior, e dobrado (T, 3, 5, T, 3, 5).

Tocando apenas as duas cordas 4ª e 5ª ou as 2ª e 1ª, você está tocando uma bíade menor, ou seja, tônica e terça menor (B e D). Vejam outras combinações e possibilidades de intervalos de duas formas: tocando no mesmo traste, mas saltando cordas e também invertendo estes intervalos. 3as maiores viram sextas menores quando invertidos e vice-e-versa.

Espero ter contribuído.

Hyllop
Veterano
# fev/06
· votar


afino em E mesmo. Ja cheguei a por em B uma vez, pra ver como eh.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinações . Quais vocês mais usam ?