Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# fev/06


Pessoal, tenho visto que muita gente tem aberto tópicos para resolver dúvidas de lutheria, e pedir dicas de equipamentos.

Minha idéia é fixar esse tópico, para que o pessoal faça as perguntas sobre lutheria e equipamentos aqui. Daí o Bertola e o Seiji (e quem mais souber) responda aqui tb.

Dessa forma a gente cria um banco de dados de lutheria e opiniões sobre equipamentos. Muito mais fácil pra pesquisar!

Claro, gostaria de pedir ao Bertola e ao Seiji se eles estão dispostos a encarar a bronca, pq sei que não é fácil responder a todas as dúvidas da galera.

Deji
Veterano
# fev/06 · Editado por: Deji
· votar


Seiji e Bertola, tenho uma pergunta para os dois.

Em Qual cidade vocês trabalham, e qual forma de contato? TEm algum site mostrando o trabalho de vocês?

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/06
· votar


Bertola e o Seiji

Que sugestões vcs me dariam para turbinar uma giannini stratosonic. Ñ vale recomendar trocar por outra...

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Luckas_Guitar
DiMarzio, regulagem geral, troca de ferragens por Gotoh.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Marisco
Acho legal a iniciativa e fico até lisongeado de ter o meu nome ao lado do Bertola, mas eu acho que vai misturar os assuntos e no final vai ficar com centenas de páginas e vai fica difícil de consultar... eu acho...

Ei cara, parabéns pelo prêmio e pela promoção !

Deji
Eu moro em São Paulo, perto do aeroporto de congonhas; mas a oficina fica no centro de São Bernardo do Campo.
Ainda não tenho site, e quando eu terminar eu aviso pro pessoal daqui.
Tenho fotos de alguns trabalhos nos meus álbuns do terra, é só procurar por "guitarra" e "guitarras" e ver por autoria.
Email: fseiji@yahoo.com

Parabéns pelo prêmio, vc deveria ter sido homenageado também pela iniciativa das jam's!
Valeu amigão!

Extrapolation
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
ah sim, e quando eu sei q as molas da ponte tem q ser trocadas? eu to desconfiado já

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Extrapolation
Se elas não estão mais cumprindo com seus papéis e/ou o estado delas estiver visivelmente deplorável já tá na hora de aposentar.
Se vc fala que vc tá desconfiado que já tá na hora de trocar é pq (eu acho) que as cordas estão desafinando após as alavancadas, não é isso?
Pode não ser apenas as molas e depende da quantidade e configuração das molas instaladas. Se são 3 e elas estão paralelas experimenta inclinar as molas das pontas (1a e 3a) pra aumentar a tensão, mas pelamordedeus, uma de cada vez.
Se vc nunca fez isso antes é melhor vc levar à um luthier, ok?

OverDie
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

olá amigo blza,

1º gostaria de parabenizá-lo por essa obra prima aki :

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*941733:f85
muito linda msm peguei seu e-mail pos futuramente quero ver se posso fazer algo com vc.

vamos a minha pergunta, aí pode ser pra VC ou pro BERTOLA:

tenho uma Aria Pro II série excel, com Floyd, Cap Aria de fábrica e talz,
de uns tempos pra cá tenho atido a impressão de q meu Cap. da ponte tá perdendo timbre, quando coloco no Cap do braço ele tem um som + alto e cheio, no meio a msm coisa, mas quando coloco na ponte ele diminui o voluma, quando solo parece q nem tem distosão direito sabe, da pra perceber a diferença. Gostaria de saber ese é possivel ele ter soltado ou arrebentado a alguma volta do fio de cobre ou algo assim, ou q q poderia tar levando a esse problema?

Gostaria muito da ajuda de vcs pois uso muito a minha guita, uqaleur coisa vou ter q comprar outro Cap.

desde já agradeço,

t +

Extrapolation
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
valeu cara,
é q eu to com duas guita aqui, a minha e a da minha cunhada...
a minha é uma golden, nunca deu pra alavancar a vontade... e a outra é uma ibanez ponte tremulo tb, e é uns 4 anos mais nova q a minha, tem tres molas e já tá ruim, o cara faz um bend numa corda e puxa a ponte
e eu tava pensando já q a minha golden, com 2 molas já pudesse estar assim

valeu cara

Rachmaninoff
Veterano
# fev/06
· votar


Pergunta para o Seiji ou Bertola (ou quem mais souber):

Existem vários posts aqui de cordas estourando na ponte, e na maioria das vezes o problema são rebarbas nos saddles (carrinhos). Eu pergunto: há algo a se fazer pra evitar o surgimento dessas rebarbas?

Valeu.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


OverDie
Valeu pelos parabéns, que bom que vc gostou.

Bom, quanto à sua guitarra, pode ser fio solto sim, mas se o captador for de alnico e já tiver algum tempo pode ser que o magneto tenha se desmagnetizado, ou mesmo o captador tenha pifado...
De um jeito ou de outro vc vai ter que levar num luthier pra averiguar as ligações e as condições desse seu captador.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
Se a ponte for de boa qualidade o cuidado na colocação das cordas e a manutenção (como colocação de grafite e manter a limpeza) pode prevenir o aparecimento de rebasbas.


Luckas_Guitar
Valeu cara!

Kursk
Veterano
# fev/06
· votar


Pergunta aos luthiers BERTOLA e SEIJI:

Como eu posso saber se o tensor da minha guitarra está muito apertado?
Onde ele fica?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Kursk
Ei, só pq a gente desvirtuou o seu tópico vc quer desvirtuar o nosso???rssrs
Bom, vc eu sei que só pode estar de brincadeira, mas pode ser que tenha gente aqui que não saiba; então... o tensor fica dentro do braço e a regulagem geralmente fica no headstock (logo após a pestana) ou no corpo logo depois do término da escala. Pode estar protegida por uma tampinha.

OverDie
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

Kra queria te fazer outra pergunta, a minha guitarra tb ta rrebentando muita corda na ponte, e parece ser então essas tal rebarbas neh, se for como faço pra retirá-las ? tem jeito ou só trocando a ponte ?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


_BLACKMORE_
Ei pretão, vc perdeu o meu email e msn??
email: fseiji@yahoo.com

OverDie
Tem sim, lixando cuidadosamente com lixa d'água 400 e depois 600 arredondando os slots; mas se a ponte não for de boa qualidade o cromo pode descascar.

king_arthur
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
e aí, cara! tranquilo?
cara, queria tirar uma duvida que ta me castigando ha algum tempo ja.. é meio besta, mas la vai: faz muita diferença a troca de captadores (do mesmo tipo, single pra single) ? eu ja ouvi uns samples na internet de captadores gravados na mesma guitarra, e sinceramente nao vi diferença alguma.. se pudesse me esclarecer! valeu, abraço!

PS: digo diferenças timbristicas, nao em relacao a ruido ou outras caracteristicas!

Al_Capone
Veterano
# fev/06
· votar


escalopar uma jackson jdr94 ... que ja tem braço fino .. pone danificar o braço ?? qual seria uma medida de ´´escavaçao´´ boa ???

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


king_arthur
Bom, faz muita diferença se forem captadores diferentes, fabricantes diferentes e modelos diferentes.
A grosso modo é o seguinte: captadores com muitas voltas tendem a ter o som mais encorpado, pois o valor mais alto da indutância filtra as frequências mais altas; porém tendem a ser mais fortes, ter um sinal mais potente na saída. Assim, os captadores que têm mais voltas geralmente apresentam uma resistência ohmica da bobina maior, porisso aquelas especificações de 4K Ohms, 6K Ohms e etc. Alguns dizem impedância, mas não é certo, pois a impedância não pode ser medida apenas calculada e com o circuito ligado, sendo assim apresentando variações de acordo com a frequência, ou seja, a impedância de um captadores seria um gráfico e não um valor fixo.
Os captadores com magneto de alnico possuem um fluxo magnético mais constante, porêm mais fracos se comparado aos cerâmicos, então os captadores de alnico costumam ser mais comportados e respeitam mais o espectro de frequência.
Existem muitas possibilidades combinando esses fatores e outros como a altura da bobina, posição, sentido de rotação e etc.
Tudo isso, em conjunto com a qualidade da construção, criam uma infinidade de timbres diferentes que cada captador pode oferecer.
Se vc viu num site gravações com captadores diferentes e vc achou tudo igual pode ser que te enganaram ou vc tá precisando treinar mais o ouvido. rs.

Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Al_Capone
Não existe padrão de medida para escalopar as casas, isso depende muito das madeiras, do comprimento da escala, da construção e etc.
Se o braço é fino não é recomendado esse tipo de procedimento. Pode fragilizar muito o braço.
Pode ser que trocando os trastes por outros mais altos resolva o seu problema...

king_arthur
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
po, valeu pela explicacao! sobre o ouvido, ja a tempo eu to suspeitando de nao ter um ouvido bom pra timbres heheh mas da uma ouvida pra mim , foi esse site aqui que ouvi os samples > http://www.acmeguitarworks.com/webpage.aspx?webpage_id=1#clips

espero sinceramente que tu nao veja diferença tambe, aí eu to salvo heheheh

falando sério, é que eu to pensando em trocar os caps da minha guitarra, mas to com medo de trocar e nao sentir diferença no timbre (no ruído com certeza eu vou sentir, porque o ruido de single dela ta bem chatinho, e pretendo blindar ela direitinho tambem no futuro), por isso to pesquisando bastante antes, vendo se a diferença de timbre entre um modelo de captador e outro é audivel pra mim.. to desesperado heheh

abraço!

king_arthur
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
ah, ouvi de novo agora alguns samples.. mas a difernça pra mim é menos que mínima (a nao ser em um cap, que eu achei com mais brilho que os outros) .. tipo se me mostrassem e dissessem pra dizer qual era, nunca que eu acertaria hehe

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


king_arthur
Cara, tem bastante diferença sim. Entre todos os captadores dá pra perceber diferenças.
Claro que pra ouvir o som e falar qual o modelo do cap precisa muito mais do que ouvir um sample, mas só de tocar dá pra que alguns são mais "limpos", outros mais "gordos", uns mais brilhantes outros mais comprimidos e etc.
Me diz entre quais vc tá indeciso que eu te falo a diferença do timbre entre eles; ou me fala que tipo de som vc quert tirar da sua guitarra que eu procuro na lista.
Abç

king_arthur
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
tipo.. eu que eu mais gosto de tocar é blues, tipo SRV, jimi hendrix e coisas progressivas como Pink Floyd.. entao eu tava pensando num texas special, quero algo bem cheio (como o solo de srv na musica pride and joy, no live in austin city limits, nao sei se conhece) , mas tambem nao quero perder o som estalado da strato, já que eu ja uso cordas grossas e altura media alta das cordas

cara, hoje fiz uma brincadeira comigo.. peguei esses samples (mesma musica e posicao do cap) , botei na playlist do winamp e fiquei brincando de ouvir e descobrir qual é.. me impressionei, consegui saber qual era qual na maioria das vezes, depois de ouvir algumas vezes hehe

mesmo assim, continuo achando a diferença mínima.. nem sei se descobri os samples até pelo jeito que o cara tocou em cada sample.. sempre tem uma diferençazinha na palhetada, na pegada e tal hehe

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


king_arthur
Putz, vc tá querendo coisas muito diferentes; não é que não dá pra ter uma guitarra assim; mas eu acho que vc não tem que ficar procurando o seu som nas guitarras dos outros; entende?
O timbre tem que ser seu, do jeito que vc toca, e não como o do SRV ou Gilmor e cia.
Pelo que eu pude perceber, eu acho que seria melhor vc se concentrar nos treinos até vc chegar num patamar onde vc possa falar que esses caps da sua guitarra não estão conseguindo reproduzir as nuances que vc precisa para se expressar na guitarra; porque senão vc corre o risco de gastar uma grana e comprar os caps que não são os ideais para o seu desenvolvimento.

zekabalawt
Veterano
# fev/06
· votar


Por favor BERTOLA E SEIJI..
vcs saberiam reconhecer se esses captadores que estão na minha epiphone são gibson :

http://www.inf.ufsc.br/~araujo/cap_gibson_1.jpg

http://www.inf.ufsc.br/~araujo/cap_gibson_2.jpg

Já procurei tudo pela net, já procurei dois luthier aqui em Floripa, ja perguntei pra todo mundo e ninguem sabe dizer...

PODEM ME AJUDAR POR FAVOR?

Renato Dell
Veterano
# fev/06
· votar


zekabalawt
Por gravação, eu acho que melhora pro pessoal saber...

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Por gentileza, tenho uma dúvida:
Comprei uma guitarra Epiphone SG Standard à mais ou menos 6 meses atrás e aí quando eu ia afiná-la de acordo com um afinador CONFIÁVEL e de QUALDIADE, todas notas ficavam afinadas, exceto o mizão. Aliás, se você fizesse um "E" no começo do braço, até dava pra enganar, mas quando fazia algum powerchord no mizão lá na casa , 10, 12, ficava horrivel, completamente desafinado.
Desde o principio, suspeitei que fosse braço torto, mas não acho que seja , pois comprei a guitarra NOVA e numa loja de muita CONFIANÇA.
Porém, já tentei regular os carrilhos e num deu muito certo. Se eu altero a posição dos carrilhos a guitarra trasteja; Então se eu aumento a altura da ponte para não trastejar, ficam MUITO altas as cordas.
Que que eu faço? Você tem algum diagnóstico prévio ? É grave o problema?

Abraços
MUITO OBRIGADO

Renato Dell
Veterano
# fev/06
· votar


chadox
Sempre que comprar uma guitarra, mande pra regular.
É nova?? Não importa, manda.
Eu acho que você precisa afinar com bem mais calma, e afinar pelos harmônico também ajuda

chadox
Veterano
# fev/06
· votar


Renato Dell
Pode crê. Eu não pensava assim, mas me rendi à acreditar que seria uma boa idéia: comprou, manda regular.

Quanto à calma, esse não é o problema. Aliás, tá aí o problema, o harmônico na casa 12 (ou seja: a oitava) que foge da afinação.
Já tentei de tudo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)