Ajuda! Cordas estourando na ponte!

    Autor Mensagem
    king_arthur
    Veterano
    # fev/06


    e aí galera, beleza?

    eu tenho uma guitarra Strato Standard e seguinte: minhas cordas (inclusive os bordoes) estao estourando na ponte em muito pouco tempo de uso (hoje por exemplo, estourei duas vezes uma D e uma vez a mizinha) .. to ficando loco! heheh

    meu pai disse que é porque eu toco com muita força.. mas acho que nao é isso, porque acontece de arrebentar até quando to tocando uma basezinha comum, de blues..

    eu to usando cordas 0.011, mas prefiro 0.012.. só que to com medo de por agora, pq eu tenho que encomendar (nao tem 12 pra vender aqui com a corda G desencapada) .. nao quero arriscar arrebentar essas cordas ainda.. o que pode ser o problema?

    valeu , galera!

    PS: ja dei uma olhada na busca.. mas nao achei nada que me ajudasse, apenas aumentou minha desconfiança de ser rebarba nos carrinhos da ponte...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    king_arthur

    Que marca é a sua guita?

    Sua ponte pode estar com uma pequena rebarba no furo onde a corda atravessa a ponte.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Use uma lupa!

    Quico
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Sua ponte eh floyd? a minha mizinha vivia estourando ateh descobrir q apertava mnt a corda, a ponto de "corta-la", tem aperta bem poco, qnd vc sente q vai ter q fzr uma forcinha n faça, dah a inpressao q tah froxo mas n tah!

    kbza
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    king_arthur
    po cara, todas elas ou só uma? seria muito estranho estar todos os carrinhos com rebarba

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    kbza

    Nesta foto com cara de idiota eu tinha acabado de quebrar a mizona. Isto porque na mesma noite eu quebrei a si e a lá... pode????

    Por isso eu troquei por uma nova ponte da Tagima... a mesma bosta. Fiz uma ponte de inox e o pobrema se arresolveu-se.

    Percival
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    king_arthur
    Isso já aconteceu comigo e pode ter certeza que tem alguma rebarba no furo da ponte que fica embaixo do carrinho... Talvez não é visivel, mas só para garantir, retire o carrinho das cordas que estão quebrando e tente arredondar os cantos do furo. Depois coloque a corda e faça o teste...

    Percival
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Isso tbm começou a acontecer comigo quando eu troquei a ponte tbm..

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Percival

    Eu passo, com muito cuidado pra não sujar a ponte toda, um pouco de grafite em pó nas duas regiões da ponte que acorda tem contato. Confesso que isso aumentou a vida útil das minhas cordas. A grande maioria das vezes, a corda quebrava na ponte.

    até o frasco é prático - custa R$ 2,00

    king_arthur
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci
    é uma fender mexico usada..


    kbza
    todas elas tao arrebentando com relativa facilidade (lembrando agora, unica que nao arrebentou desde que comprei essa guitarra foi a G)


    Percival
    e sera que pode ter rebarba nos furos de todas as cordas?

    bom.. por ser usada, pode ser que sim né , pelo menos foi o que pensei agora..


    eu tava pensando se podia ser algo no tensor, (eu passei ela de 9 pra 11 sem nenhuma regulagem, mas como ficou tranquilo vou esperar levar no luthier pra por as 12 direto)

    Percival
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    king_arthur
    90% de chances de ser isso mesmo... na minha tbm era em todas...

    king_arthur
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Percival
    hum, beleza! valeu ae! e me diz uma coisa.. tem como eu arrumar isso sozinho ou tenho que mandar no tal do luthier? hehe

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu to usando cordas 0.011
    ou sua ponte ta toda desregulada ou vc eh mto ogro. ;P

    tem como eu arrumar isso sozinho ou tenho que mandar no tal do luthier?

    ter como tem, mas manda pra um luthier que nao tem erro.

    king_arthur
    eu passei ela de 9 pra 11 sem nenhuma regulagem

    sem noçao!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    king_arthur
    Bom, não ponha a culpa no tensor. Todo mundo quer por a culpa no coitadinho.
    Muito provavelmente é o que os outros disseram, rebarba na ponte.
    Se vc tiver muito cuidado vc pode pegar um pedacinho de lixa d'água (grao 600) e ir lixando. Passe um pedaço dessas cordas que arrebentaram pra ver se não tá pegando em alguma rebarba, repita o processo até ficar lisinho e depois risque com um lápis 4B ou mais mole.
    Nas cordas encapadas vc pode tentar limar com pedaços que arrebentaram, mas eu recomendo o uso da lixa depois e o lápis também.

    danilomagacho
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fábio Seiji

    Podem ser muitos outros problemas... o maior deles eu acho que é o fato do cara ter comprado uma guitarra usada, e uma guitarra que não é muito barata, e não ter levado a um Luthier... o cara mudou de 0,09 para 0,11 e não levou a um Luthier...

    Agora podem ser muitos fatores... pode inclusive acontecer de esta não ser a ponte original, etc... etc... etc... só vendo a guitar mesmo...

    king_arthur
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: king_arthur
    · votar


    Fábio Seiji
    é, acho que vou esperar pra mandar pro luthier mesmo..

    danilomagacho
    ah cara.. eu nao so tao iniciante assim .. tipo a guitarra tava até trastejando com 9, entao eu achei que o dono anterior nao devia ta usando esse calibre.. e se fosse 10, de 10 pra 11 nao vai chegar a estragar a guitarra.. quando eu passei pra 11, dei uma olhada no braço dela e achei tranquilo, um pouquinho pra frente só, pouquinho mesmo.. eu só to esperando chegar a porra da 12 pra mandar pro luthier de uma vez heheh nao quero levar la e depois ter que levar de novo..

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    danilomagacho
    Se as cordas estão arrebentando na ponte dificilmete é outra coisa sem ser a ponte; mesmo se ela não for a original.
    Outra possibilidade seria a corda, mas se não foi apenas uma e arrebenta no mesmo lugar a provabilidade é mínima.
    Concordo que seria ideal que ele levasse à um luthier, mas a troca de bitola das cordas, o fato da guitarra ser usada ou ponte diferente (mas boa) não arrebentam cordas.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    king_arthur
    Se vc gosta de usar 012 e tem dificuldade em encontrar G sem capa deixa sempre um (pelo menos) jogo de reserva.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Parabéns pelo prêmio !!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Fábio Seiji

    Valeo!!!!!!

    king_arthur
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fábio Seiji
    pois é, eu encomendo sempre 2 jogos de cada vez por segurança..

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    pois é, eu encomendo sempre 2 jogos de cada vez por segurança..

    (2)

    francisco2004
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Na minha Epiphone G400 acontecia isso muito quando usava cordas inferiores a 011. Depois lixei a ponte para deixar os cantos mais arredondados e o problema não aconteceu mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda! Cordas estourando na ponte!