Músicas com Lap Steel

Autor Mensagem
BlacK Dog
Veterano
# fev/06


Eae, alguém pode me indicar algumas músicas ou bandas que usam esse tipo de guitarra?

Ou na guitarra normal mesmo, nem sei direito como é esse negocio de Slide guitar hehe.


Abçs.

Curly
Veterano
# fev/06 · Editado por: Curly
· votar


BlacK Dog

existe o lap steel e o pedal steel... o lap é mais simples, um cara que usa mto é o david gilmour em músicas como one of these days... o pedal steel é o que dá aquele som do country... se quiser ouvir o solo mais incrível que já foi gravado nisso baixe a música "like a rock" do bob seger, o solo foi gravado por um dos melhores guitarrsitas americanos: rick vito

YYuRii
Veterano
# fev/06
· votar


Na musica Breathe do Pink Floyd o solo é no Lap Steel.

No Baú do Raul o Rick Ferreira usa um Lap Stell na música Metamorfose Ambulante.

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


Curly

Entendi. Vou procurar essa música.

YYuRii

David Gilmour eu sei que usa, e é bem desse estilo que eu quero, aqueles bem lentinhos saca.

Metamorfose eu nunca reparei.

Luigi LeBeau
Veterano
# fev/06
· votar


BlacK Dog
ouça uma banda nacional chamada Blue Jeans, eles arregaçan no Lap Steel...

Luigi LeBeau
Veterano
# fev/06
· votar


pera ai, qual eh aquela guitarra q se usa deitada no colo? com slide?

YYuRii
Veterano
# fev/06
· votar


BlacK Dog
Mas em Metamorfose é só na versão da MultiShow do Bau do Raul

Midgard
Veterano
# fev/06
· votar


Alguma coisa do Gilmour ou do pink floyd mas nem me ligo muito cara. Tipo soh sei q ele usa pq vi um show muito bom dele

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


YYuRii

Ah!

Midgard

É bem do jeito do Gilmour que eu queria, bem lentinho e tal. =)

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


Curly

Muito legal o som ,velho. Tem mais músicas em que o Rick vito toca Slide?

teuabreu
Veterano
# fev/06
· votar


One of these days, do Pink Floyd!

Curly
Veterano
# fev/06
· votar


BlacK Dog


Muito legal o som ,velho. Tem mais músicas em que o Rick vito toca Slide?


ele tem um trabalho solo, mas é mto difícil de encontrar... é claro q depois desse solo (o Bob Seger falou q ficou todo mundo no estúdio espantado...) ele sempre toca nas músicas do Seger... uma q eu me lembro q ele tb faz um solo maravilhoso é "Long Way Home"... o cara é um músico de estúdio mto requisitado...

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


teuabreu

vlw velho!

Curly

hm, o cara de quem eu tava baixando "Like a Rock" me recomendou essa música tb. hehe

Vou procurar, vlw.

Curly
Veterano
# fev/06
· votar


BlacK Dog

hm, o cara de quem eu tava baixando "Like a Rock" me recomendou essa música tb. hehe

outra do Bob Seger q tem um solo slide mto legal é The Mountain, tocado pelo Joe Walsh, dos Eagles... Aliás do Bob Seger qq coisa é boa, eu ñ entendo pq ele sumiu, esse cara é foda...

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


Raul Seixas - Cowboy Fora da Lei

BaDComPaNY
Veterano
# fev/06
· votar


Curly
N foi ele q viro mulçumano e largo tudo????

Curly
Veterano
# fev/06
· votar


BaDComPaNY

N foi ele q viro mulçumano e largo tudo????

não !!! esse foi o Cat Stevens !

BaDComPaNY
Veterano
# fev/06
· votar


Curly
A eh,confundo os dois.
Os 2 tem umas baladinhas gostosas de ouvir

Martini_Fabio
Veterano
# nov/06
· votar


Bicho, acabei de comprar um lapsteel, chegou hoje...
ta ainda quente hehehe.
tenho umas dicas pra quem quer conhecer algo do som...

ON AN ISLAND - DAVID GILMOUR

é lindo e tem MUITO lap steel...
harmonico pra nao perder o estilo...

mas aproveito o post pra pedir se alguem tem algum material que eu possa estudar sobre lapsteel...
se tiver, manda pro meu email que eu fico grato, ou apenas responde aqui :)

has4
Veterano
# mai/08 · Editado por: has4
· votar


Bom, pra não abrir outro tópico, creio que este seria o ideal para que tratássemos sobre o assunto LAP STEEL; assunto este que muito me interessa, então, continuando, embora seja antigo o presente tópico:

Aqui, é uma usada por DAVID GILMOUR, guitarrista do Pink Floyd; nesta foto ela é apresentada bem visível, e tem uma estante interessante para suportá-la:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Expo_Pink_Floyd_-_David_Gilmou r_Lap_Steel.jpg

Aqui, é um vídeo de um show ao vivo onde o guitarrista David Gilmour executa com muita maestria a sua guitarra LAP STEEL, mesma guitarra acima, da foto. Assista ao vídeo e ouça o som da guitarra e a execução do músico (Valerá a pena, acredite! Assista todo o vídeo):

http://www.youtube.com/watch?v=bzNHvNGKCmg

Aqui, é um resumo de como pode ser construída uma LAP STEEL, porém, esta é bem simples:

http://www.buildyourguitar.com/resources/lapsteel/index.htm

Aqui são fotos encontradas no GOOGLE, de várias destas guitarras LAP STEEL (há várias páginas com vários modelos delas):

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=lap+steel&gbv=2

Aqui, é um link de um vídeo da empresa GIBSON, nele, você contemplará a fábrica e os trabalhos ali executados, incluindo, o nascimento de uma Gibson, e, embora não seja LAP STEEL, valerá também a pena conhecer como são bem trabalhadas!

http://www.youtube.com/watch?v=JkPJ579M_gU

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar



Impressionante a destreza!! Pena que já não está aqui!

has4
Veterano
# mai/08 · Editado por: has4
· votar


gucrispim
Lindaça a interpretação da legendária canção dos Beatles (by George Harison).

Bom, comecei a pouco tempo minha pesquisa sobre LAP STEEL, pouco sei sobre, aliás, nunca vi uma de perto e só ouvi tocarem a partir de alguns poucos videos que pude assistir.

Não tenho tanta certeza para afirmar, mas neste vídeo que você declinou, creio que o estilo de tocar aguitarra é o uso de uma outra técnica TAPPING (com os dedos), tal qual o faz muito bem e com muito domínio o músico STANLEY JORDAN, contudo, o tipo de guitarra é geralmente uma guitarra comum, com afinações comuns, e não uma LAP STEEL, que, creio, seja uma técnica diferenciada com o uso de SLIDES (de vidro ou metal) e com uma afinação diferente (não Standard) e uma guitarra com cordas mais altas do que às das guitarras comuns.

Veja Stanley Jordan interpretando a legendária 'Starway to Heaven' (by LZ) (putz... quem não viu, não pode perder de jeito nenhum... os aplausos todos são devidamente merecidos!):
http://www.youtube.com/watch?v=HjXN3OLgoqs

Considere-se também que, há quem diga que, TWO HANDS é outra diferenciada técnica que não se confunde com TAPPING! (Pra mim, aí, já complica rsrsrs)

OBS.: Se eu estiver errado, com a minha afirmação acima, por favor, desconsidere-a. Obrigado!

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Eae, alguém pode me indicar algumas músicas ou bandas que usam esse tipo de guitarra?

Ben Harper.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


DESENTERRANDO O TÓPICO...

Alguém aí tem mais sugestões de músicas tocadas com lap steel?

Estou querendo me aprimorar um pouco no lap e aproveitar para aumentar meu repertório. Na verdade, dá para adaptar da técnica de slide com guitarra, não é tão diferente. Uma que ficou legal é a do Muddy Waters - I Feel Like Going Home. Com um pouco de estudo sai, mas músicas feitas para lap são mais fáceis, tipo Sleepwalker... Hehehehehe

Ajuda aí, sei que tem uns bluseiros que conhecem muita coisa por aí...

Abç

Curly
Veterano
# out/09
· votar


MMI

veja o trabalho desse companheiro, ele às vezes aparece por aqui e em outros foruns ou no orkut:

http://www.myspace.com/petonella

revendo meus posts de dois anos atrás, tenho a dizer que descobri, com muita alegria, que o extraordinário solo de Rick Vito em "Like a Rock" foi tocado com slide guitar mesmo e não no lap steel, que coisa incrível, mas foi isso mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=-T3YNnmZINk

Bigtransa
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
Li uma reportagem na GP sobre o Rick Vito uma vez...... mesmo eu nunca tendo ouvido nada do som dele a matéria me marcou a ponto de eu nunca esquecer este nome só por causa das fotos do equipamento do cara...... era o negócio mais exagerado q eu já vi na vida...... o cara tinha pilhas de cabeçote atá quase o teto de uma sala chapada de coisas...... impressionante mesmo

nichendrix
Veterano
# nov/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Alguém aí tem mais sugestões de músicas tocadas com lap steel?

Estou querendo me aprimorar um pouco no lap e aproveitar para aumentar meu repertório. Na verdade, dá para adaptar da técnica de slide com guitarra, não é tão diferente. Uma que ficou legal é a do Muddy Waters - I Feel Like Going Home. Com um pouco de estudo sai, mas músicas feitas para lap são mais fáceis, tipo Sleepwalker... Hehehehehe

Ajuda aí, sei que tem uns bluseiros que conhecem muita coisa por aí...


Cara, me chama por email, que no disco Catharsis do André Christovan tem uma sequencia de musicas que sempre tem um Lap Steel, seja tocando solos ou só fazendo bases e efeitos no fundo das musicas.

Outra banda nacional onde Lap Steel impera é o Blue Jeans. Inclusive o Marcus Otaviano tem uma lição pra Lap Steel numa Guitar Player antiga que tem uma lição de Lap Steel dele, e como arrumei minha estante por esses dias, ela está bem facinho aqui. Então se quiser, só me lembra amanhã que eu escaneio pra ti.

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


Bigtransa

Uma coisa interessante sobre o Rick Vito é que ele conheceu seus dias de superstar quando passou alguns anos como frontman do Fleetwood Mac, foi chamado para assumir os vocais e guitarras quando da saída do Lindsay e da Stevie Nicks, não foi a melhor fase da banda mas seguramente o Vito deve ter se enchido da grana, tanto é que nessa fase só usava uma guitarra em forma de cifrão, ah eu com uma chance dessas, kkkkk !



leolmx
Veterano
# nov/09
· votar


A intro de Octavarium tem o Jordan Rudess tocando uma lap steel

MMI
Veterano
# nov/09 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix
Obrigado, bem interessante. Pena que muita coisa que está lá fácil eu tive que suar para aprender...
Uma coisa que é um mal necessário é ficar trocando a afinação aberta. Muita gente toca com open G ou open D, isso das afinações mais simples. Mas no lap ou eu preciso pegar muito mais habilidade ou essas afinações mais diferentes ficam complicadas demais, tipo DADGAD e outras. É que no lap tem a grande diferença em relação ao slide de guitarra que o lap não tem trastes, não se forma acordes a não ser com a barra. Eu tento não sair muito da open E e open G. Uso cordas 013 de níquel da Rotosound, o Ottaviano deu a dica do níquel, mas usa 011. Eu acho que mesmo com 013 a tensão fica meio frouxa, não sei se no lap dele o braço é maior. Por essa razão da tensão das cordas que não mexo muito na afinação. Mas essa Crossroads em open A eu vou ter que tentar. Deviam fazer um Lap Robot! hehehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Músicas com Lap Steel