Analisando uma música...e agora?

    Autor Mensagem
    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06


    a música é assim:

    G | C/G | D/F# | G | D/F# | C/E | Em D | C || G | C/E D/F# | G C/E D/F# || D D/G | C/G | G D/F# | C/E D | G D/G | C/G | C/E D/F# | D ||

    pela minha analise ficou:
    I IV V I V IV VI V IV I IV V I IV V V V IV I V IV V I V IV IV V V

    agora...está certo? dessa analise de graus, como descubro que escalas posso utilizar para solar na musica?

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    up!!!

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    lula_molusco
    A música inteira está em Sol Maior. Então tu pode usar todos as tríades, tétrades e pentas deste C.H. Lembrando que esta harmonia é bem tonal, então não adianta muito tu tentares dar intenções modais para cada acorde.

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Aliás, que harmonia repetitiva, hein?

    jNp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    queria aprender um poko disso aí, preciso estudar harmonia/modos gregos

    Jonas Be Good with a 69
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Marisco
    A música inteira está em Sol Maior. Então tu pode usar todos as tríades, tétrades e pentas deste C.H. Lembrando que esta harmonia é bem tonal, então não adianta muito tu tentares dar intenções modais para cada acorde.
    ?????
    por exemplo fica estranho tocar no C um G jonio entao é encessário dar características modais por exemplo no quarto grau eu usario o modo lidio no 1 o jonio e no 5 um mixo.ficou correto marisco?

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    por exemplo no quarto grau eu usario o modo lidio no 1 o jonio e no 5 um mixo

    Isso seria bem legal se a harmonia não fosse tão tonal. Ela é tonal pq é cheia de preparações V --> I (nesse caso D --> G). Isso faz com que os acordes se comportem como um grupo, e dificilmente será audível a característica de cada modo. A intenção ouvida será de um solo na escala maior.

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Então modos vão ficar estranhos...melhor mesmo é triades, tetrades, arpeggios, e escala maior pra essa musica?

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    a música só é tonal, quando é composta por um só tom, ou seja, todos os acordes tem acidentes pertencentes ao campo harmonico referente ao tom da musica?

    Jonas Be Good with a 69
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Marisco

    mas cara pelo poco q entendo emsmo se nao der para ouvir direito a caracteristica de cada modo nós teriamos q usar essas escalas já que apra cada tonica teremos intervalos diferentes entao nem que eu queria eu posso usar um G jonio em um C (mixo) pq os intervalos gerados pelas notas iriam ser difewrentes mas eu concordo q em pouco tempo nao seria possivel dar a caracteristica de cada modo para o acorde mas isso é o de menos o ideal é utilizar a escala certa

    Marisco
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Marisco
    · votar


    Jonas Be Good with a 69
    Ok, tu pode dizer que sobre o G tu usa jônio, sobre o D mixolídio, sobre o E eólio, etc, etc. Mas na verdade a sonoridade será de uma escala maior, pois os acordes formam um grupo muito coeso.

    lula_molusco
    a música só é tonal, quando é composta por um só tom, ou seja, todos os acordes tem acidentes pertencentes ao campo harmonico referente ao tom da musica?
    Não. Dá uma olhada no último tópico que eu criei.

    Jonas Be Good with a 69
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ok, tu pode dizer que sobre o G tu usa jônio, sobre o D mixolídio, sobre o E eólio, etc, etc. Mas na verdade a sonoridade será de uma escala maior, pois os acordes formam um grupo muito coeso.

    blz eu nao entendi direito mas num rpecisa explciar pq a gente tá faldno o mesmo bosta com palavras diferentes

    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Extrapolation
    · votar


    Marisco
    tche, pq ela é bem tonal?
    pra mim ela é modal mesmo, todos os acordes tem alguma nota caracterista de G jonio
    digo isso pq tb nao tem resoluçao de tritono, só tem os I IV V...
    me esclarece isso ae

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    porque é tonal?

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    up!

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Extrapolation
    Depende cara. Pro meu ouvido ela é bem tonal, pq o D/F# resolve no G. E isso ocorre muitas vezes.

    jNp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    putz
    na boa
    to agoniado já
    n entendo NECAS DE CATIBIRIBA (leia-se ABSOLUTAMENTE NADA) disso aí.
    PRECISO estudar harmonia urgentemente.
    :/

    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Marisco
    tá certo, eu fiz a maior cagada de todas!!!!
    o cara fica estudando e estudando e se esquece um pouco da sonoridade, tá certo
    quando eu escrevi a pergunta, eu sai do pc e me xinguei: como eu posso ter falado aquilo se nao tinha escutado a harmonia ainda... peguei a guitarra, toquei e vi q pelo som tem mesmo aquela movimentaçao de tensao repouso
    o cara nao toma o gardenal um dia e já fica assim hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analisando uma música...e agora?