Acertando a planicidade do Fretboard, segredos?? (Seiji, Gasoline, Bertola, HELP).

    Autor Mensagem
    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06


    Continuo cuidadosamente refazendo e turbinando minha nova guitarra, uma Kramer Striker (MusicYO, muito bem lembrado pelo Gasoline).

    O corpo está pintando, eu não arrisco nisto... mas o braço, está escalopado e desfretado (aguardando chegada dos Dunlop Extra Jumbo que comprei). Enquanto isto estava dando um trato no fretboard e me bateu uma duvida cruel:

    Das guitarras que já mexi, sempre deixei o braço plano (fora o raio, que acerto sempre usando uns tijolinhos que tenho aqui já para isto mesmo... mas nada de raio composto, não tenho equipo para isto...). Mas tenho pouca experiência nisto e o pouco que tenho é com braços de espessura considerável, tipo strato.

    Agora esta Kramer tem o braço bem fino, como as Ibanez, e nestas guitarras sempre me chamou a atenção uma pequena torção (muito pequena mesmo) que estes braços tem. Acredito que por serem muito finos ela visa compensar a diferença de tensão das cordas mais grossas... esta torção desapareceria com as cordas colocadas e o tensor devidamente regulado... e corrijam se eu estiver errado que ainda tá em tempo de corrigir esta pequena torção caso ela não seja normal.

    Extrapolation
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    tb quero saber
    pq eu tenho uma strato e tem um amigo meu q me incomoda com a ibanez dele

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    UP

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    UP Mais uma vez...

    Gasoline
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    danilomagacho
    Cara, não tenho certeza sobre o que tu está falando.

    O braço está torcido no sentido longituginal ? (ao longo da escala) ?
    Ou está empenado ?

    Acredito que seja a primeira opção, certo?

    Bom, faça o seguinte teste, verifique a partir do nut, se os trastes estão paralelos entre si. Se estiverem, é só impressão. Se não estiverem, o braço realmente está torcido, e ai pede um ajuste mais delicado do tensor.

    Quanto mais plana a escala, mais baixa dá para se deixar a ação, Mas ao custo de sustain, (teoricamente, mas enfim).


    Não tenho certeza de como proceder o ajuste no tensor para este caso, mas tenho um livro em casa, que mostra exatamente, posso pesquisar para ti nele (se eu o encontrar) hoje de noite.

    Ajudei ? Não né ?

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Sim, ajudou, mas a dúvida ainda persiste.

    Ele não está exatamente empenado, e nem exatamente torcido... é difícil explicar. Na parte inferior, nas cordas E, B e G, ele está plano, certinho. Na parte das cordas grossas, ele está ligeiramente empenado para trás (muito pouco mesmo)... ou seja, não está realmente torcido, mas o empenamento é desigual.

    A minha dúvida é que quando colocar as cordas, como é um braço de perfil bastante fino, a tendência seria ele ficar correto (a tensão nas cordas grossa é bem maior que nas cordas finas), mas não sei se é realmente isto que vai acontecer.

    Já tinha observado este desvio na escala em outras guitarras de braço fino.

    Gasoline
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vê os trastes, se eles estiverem paralelos, colocar as cordas corrige com certeza.
    Senão estiverem, talvez precise de um ajuste, mas minimo.
    Braços muitos finos podem ter este pequeno desvio.

    Vou dar uma olhada no meu livro hoje e te dou uma resposta com mais certeza.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06 · Editado por: Fábio Seiji
    · votar


    danilomagacho
    pode ser algum recurso de fábrica, mas eu sinceramenet acho que não, pois isso dificulta o nivelamento dos trastes.
    Faz o seguinte, coloca uma régua de aço na posição deitada de lado sobre os traste e veja se estão todos enconstando na régua.
    Verifique isso na escala de lado à lado, na posição de cada corda.
    Se os trastes do meio não estiverem encostados aperta um pouquinho o tensor e verifica novamente até ficarem todos os trastes ficarem alinhados ou numa média.
    Se os trastes das pontas não estiverem encostados (primeiros e últimos) desaperta um pouco o tensor.
    Depois vc pode nivelar os trastes se tiver algum(s) fora do lugar (um pouco mais alto ou mais baixo).
    Se vc não estiver conseguindo desentortar o braço no tensor vai ter que instalar as cordas, verificar o offset das cordas mais grossas em relação às mais finas (diferença de torção); tirar as cordas novamente, ajustar o tensor epra sua regulagem prevendo o offset e nivelar os trastes de 3 em 3. Muito mais trabalhoso e difícil.
    Pra braços muito finos e em peça única de madeira o ideal seria que o braço tivesse 2 tensores, isso evita essas torções... alguns baixos têm 2 tensores por causa disso.

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    É exatamente isto...

    Mas como eu disse, o braço está desfretado... como não tenho certeza se é ou não um recurso de fábrica, acho que vou montar, colocar as cordas e comparar as folgas diretamente na madeira mesmo para poder tomar alguns cuidados especiais na hora de instalar os trastes... aí eu consigo corrigir algum desvio sem ter que plainar o braço nem os trastes.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    danilomagacho
    Me esqueci deste detalhe, de que a guitarra ainda estava sem os trastes.
    Não monte as cordas com a escala sem os trastes, o slots dos trastes vazios enfraquecem a escala e não serve como referência, sendo até perigoso danificar a escala.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Vou pegar o cap amanhã cedo, quando estiver com ele em mãos te ligo.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    será que deu tempo pra avisar????

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    Fritz_mkvl
    Legal, quinta feira eu vou pra sapopemba e posso passar aí.
    abç

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Pô, maravilha.

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fabio Seiji: Eu não sou luthier profissional, mas faço bastante coisa... principalmente reforma de instrumentos, troca de trastes, captadores, etc...

    No meu trabalho (o oficial), utilizo ferramentas que ajudam muito a regular braço, ver empenamento, etc... no caso estou usando uma mesa tridimensional, talvez por isto eu esteja encucado a toa...

    Em casa eu não uso escala, eu uso uma régua com fio para ajustar o braço, acho bem mais confiável... e tenho um bloco paralelo de granito também... para medir folgas eu uso lâminas de folga, dá para medir com muita precisão.

    Acontece que esta guitarra eu quero deixar perfeita, mas ela tem esta pequena diferença de empenamento, o que me deixou bastante encucado... vou colocar cordas e ver se a tensão das cordas compensa ele, se não compensar vou compensar na colocação dos trastes.

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bom... sem instalar as cordas eu não teria como saber... daí o jeito é colocar os trastes e se for necessário compensar plainando um pouco eles (isto que eu queria evitar).

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    danilomagacho
    Cara, vc tá melhor de ferramentas que eu =S
    Foi vc quem escalopou a escala?
    Vc pode tentar acertar a escala e refazer a escalopagem; mesmo se a escala estiver perfeita é difícil dos trastes ficarem perfeitamente nivelados.

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: danilomagacho
    · votar


    Fui eu que escalopei sim... mas não está 100% escalopada, tá só da 12 em diante (eu tenho mania disto... não curto muito guitarra escalopada para fazer base, clean, etc... por outro lado acho muito legal para solo... então eu escalopo onde geralmente não uso clean, e os solos se concentram mais alí... fica bem legal na minha opnião).

    Agora uma outra coisa: o que você usa para plainar os trastes?

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Up

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Up de Novo... ninguém mais?

    Arathorn
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    danilomagacho
    É você quem está vendendo um TF-200? Quanto quer no amp?
    Obrigado.

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Não estou exatamente vendendo, estou querendo trocar por um menor... mas posso vender também... precisaria ver o preço... aqui não é lugar disso... me add no MSN: magacho@hotmail.com

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    danilomagacho
    Eu, particularmente, posso estar errado; nivelaria a escala e depois dos trastes instalados nivelaria os trastes.

    danilomagacho
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    É... realmente acho que vou fazer isto...

    danilomagacho
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    UP. Queria ver se alguém tem algo a acrescentar... talvez o Bertola.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    danilomagacho
    Cara, esse "desnível" está incorreto, o braço não devería ter este tipo de coisa, pois, como o Fábio falou, não será possivel um nivelamento correto dos trastes. Certamente isto se deve a um defeito de fabricação e/ou empeno do braço, e, como se configura como uma torção (e não empeno simples), a escala deverá ser aplainada.
    Use o bloco para tal míster, lixando com ele a parte afetada, até que a escala esteja o mais plana possível, depois proceda a colocação e o nivelamento dos trastes. Estes braços mais finos possuem baixa resistência estrutural, portanto, ao fazer o ajuste do tensor vc terá que trabalhar com um ligeiro ângulo convexo como compensação para a tensão das cordas (quanto maior o calibre, maior a compensação).
    Seja cuidadoso e use seu bom senso, creio que ficará bom.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acertando a planicidade do Fretboard, segredos?? (Seiji, Gasoline, Bertola, HELP).