Tendinite: Sintomas, Precauções, Recuperação e Dicas

Autor Mensagem
Extrapolation
Veterano
# jan/06


Ae pessoal,

antes de mais nada, peço ajuda e correções aos integrantes do forum que trabalhem nas áreas de fisiotarapia, medicina, nutrição, fitness e até mesmo estudo oriental para não cometar gafes e prejudicar o pessoal do FCC.
Bom, eu tenho tendinite crônica há cerca de 1 ano e meio, e desde então, pesquisei sobre o assunto e procuro me informar com

vários profissionais das áreas citadas acima, buscando opiniões de todos (até mesmo com veterinários de animais de grande porte - como eqüinos, que tem tendinite como humanos). O texto que escrevo possui as informações coletadas com essas pesquisas que me pareceram mais plausíveis e que fizeram melhores efeitos em diversas pessoas.
É importante que leia todo o texto para melhor entendimento.
Vamos ao que interessa...

O que é Tendinite:
Como diz o nome é uma inflamação nos tendões. Existem vários tipos de inflamações prejudiciais à performance do músico, sendo as que mais atacam os guitarristas são a própria tendinite, a tenossivite e a sindrome do túnel de carpo.
A Tendinite é a inflamação nos tendões (papinho manjado esse já). Tenossivite é a inflamação nas bainhas dos tendões, estrutura que envolve os tendões, por onde estes deslizam e se nutrem. E a Sindrome do Túnel de Carpo é uma pressão causada no túnel com esse nome, decorrente, não necessariamente, de uma inflamação dentro ou fora dele. Esse túnel encontra-se entre o pulso e a palma da mão. Dentro, passam tendões e nervos, os quais são comprimidos quando há problemas, causando dor intensa, falta de reflexo, podendo afetar o sistema nervoso da pessoa.
O inchaço causado pela inflamação aperta os tendões e nervos, causando as dores.
Na verdade o que nos prejudica realmente não é a inflamação em si, e sim as conseqüências como a pressão causada por ela quando em excesso. O tendão, ou até mesmo músculo, fica tensionado (motivo das dores quando em repouso). Isso tudo estressa-o, promovendo as lesões no tecido. Essas lesões são como feridas, deixando o tecido com fendas, e acumulando mais inflamação nos buracos novos. Se não bastasse, a circulação é afeta também, o inchaço impede o fluxo normal de sangue, e com ele nutrientes, sais mineirais e trocas gasosas.
Calma, não é com todos os afetados que acontece, isso é apenas uma progressão do que pode acontecer caso o tratamento não começo o mais cedo possível.

Sintomas:
Dor latente ao movimento ou até mesmo coceiras (digo coceiras pois quando a circulação é afetada um sintoma é esse).
Fadiga muscular e falta de força para atividades cotidianas.
Cãimbras (decorrente da fadiga).
Em casos mais graves: Imobilidade e Inflexibilidade consideráveis, seguidos de ainda mais dor.
E nos casos gravíssimos: perda total da sensibilidade e mobilidade, e deformação.

Precauções:
Todos sabemos... devemos alongar antes e depois de qualquer exercício físico. Isso vale, também, para o ato de tocar qualquer instrumentos. Como estamos falando de instrumentos de corda, começamos pelos dedos, pulsos e antebraços. Depois braços e ombros, e, se preferir, pescoço e costas. Qualquer tipo de alongamento para esses grupos são válidos. Fica inviável mostrá-los aqui sem fotos, mas se precisar, podes procurar qualquer personal trainer, médicos ortopedistas, traumatologistas, fisiatras ou fisioterapeutas e perguntar-lhes quais alongamentos podem ser realizados.
As inflamações normalmente nos aparecem em articulações (pulsos, joelhos, cotovelos) ou então em feixes com muitos tendões (antebraços, ombros), por isso devemos sempre estar atentos a mobilidade e flexibilidade destes. Então, estude seu corpo, tente prever seus limites para tentar superá-los com êxito, sem causar problemas. Ter uma boa flexibilidade requer uma compensação para estabilizar a articulação. Possuir tônus muscular suficiente para segurar a sua flexibilidade é vital para até mesmo evitar torções.
A falta de potássio, cálcio e sódio são causadores de deficiências em músculos e tendões. Cãimbras, cansaço rápido, atrofia (perca de massa e força) e impermeabilidade das células são indicadores da má alimentação. Nessas condições a LER (lesão por esforço repetitivo - a mesma de que escrevi anteriormente) e a inflamação criam forças para nos perturbar. O potássio encontramos principalmente na banana. O cálcio no leite, de preferência o integral. E o sódio no sal de cozinha. Ou seja, com excessão do potássio, temos nossas necessidades supridas. Ah! tu não toma leite? não tem problema, o ser humano na verdade deveria parar de consumir leite a partir dos 10 anos de idade pois a dieta normal sem leite já supriria a quantidade necessária para um adulto. (em outros posts pretendo colocar as funções de cada mineral)
Praticar exercícios físicos é muito importante para manter nossos tendões resistentes e no lugar ( = a manter estabilidade). Recomendo basquete, remo, musculação, enfim, algum esporte que movimente, de forma suave, os pulsos.
Aquecer os braços é importante quando o clima é frio ou úmido. E de preferência aquecer antes de alongar para evitar lesões pelo alongamento. Obs.: o aquecer que eu me refiro não é fazer cromatismo na guitarra, é aumentar a temperatura de seus braços antes de alongar para depois tocar na guitarra.
Importante ainda, é o descanço entre atividades que utilizem os mesmos grupos musculares. Toque guitarra durante uma hora e descance 15 minutos ou mais (o importante é sentir-se bem), alongando. Pelas minhas pesquisas a causa primeira das lesões vinculadas a inflamações são má postura e exagero de tempo na prática das atividades. O descanço é tão importante quanto o resto. Tu podes tocar as 12 horas por dia como de costume, desde que haja intervalos de 1 hora com descanços.

Recuperação: (leia aqui somente se o assunto não o está apavorando)
Inflamação nos tendões é um processo rápido a medida que vamos perdendo força na região afetada. Mas a "desinflamação" é muito lenta. Os tratamentos, muitas vezes, são vagarosos e parecem nunca dar resultado. O que devemos ter em mente é o cuidado durante o tratamento e DEPOIS também.
Primeiro, lembre-se, a inflamação penetra nas frestas deixadas pela perda de massa dos tendões, causada pela pressão exercida no local. Bolsas de gelo são recomendadas por serem antiflamatórios e analgésicos. No Brasil, o método mais usado ainda é o gelo, por se tratar do avanço máximo que temos disponível por aqui à grande população. O gelo dá ótimos resultados sim, mas como tratamos com o corpo humano, algumas pessoas demonstram intolerância ao gelo, tendo que optar por outras formas de tratamento "caseiro". Um problema do gelo é a contraçao muscular causada, acarretando mais dores, mas sempre em primeiro caso tente o gelo (mas saiba distinguir a dor causada pela sua intolerância da de mau uso do gelo, como no caso da aplicação excessiva que dá aquela sensação de queimação). Então, gelo local por 20 minutos em média, não passe de 30 minutos para não "congelar" o músculo. E nunca gele o seu braço e vá tocar guitarra, espere o tempo necessário até que possas aquecer-se, alongar e tocar novamente. Recomendado passar gelo após tocar.
Há remédios antiflamatórios e injeções (para casos extremos, como perda total de movimento e sensibilidade) que em alguns não resolve o problema, mas devem ser testados (com conhecimento de seu médico!!!), pois um tratamento fisioterápico torna-se dispendicioso, porém mais ideal.
PROCURE UM MÉDICO para orientar-te. Remédios a base de Diclofenaco (princípio ativo dos antinflamatórios mais populares para tendinites) não devem ser utilizados por mais de 2 semanas (salvo prescrição médica), por causarem uma séreo de efeitos colaterais a curto prazo: raciocínio lento e agravamento ou surgimento de problemas respiratórios, circulares e cardíacos.
Aos primeiros sintomas, como cansaço, rigidez, dor e inflexibilidade, dirija-se a um profissional, não será um texto retirado da internet que examinará o seu caso e dar-lhe uma receita.
O padrão é não cesar atividade musical, continue tocando sua guitarra, mas sem exageros, e escolha fazer atividades que estimulem a musculatura de seus pulsos e antebraços. Importante pensar em um trabalho de reposição da força perdida com o problema. Procure um profissional habilitado para esse tipo de recondicionamento muscular, ou até mesmo o seu médico.

Creio que até aqui já dê para tu teres um bom conhecimento do assunto para dialogar com seu médico e utilizar de todo o
potencial que ele pode te oferecer. E não se esqueça de também seguir os passos sobre as precauções!


Dúdidas, sugestões, críticas, correções são bem-vindas aqui,
tenham um bom ano.

Adriano "Extrapolation" Medeiros

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation

caraca veio, valeu mesmo, vou começar a alongar pq normalmente quando paro d tocar, doi meu ombro direito (sou destro), e as vezes meus dedos param (doem) em alta velocidade.

grande iniciativa essa sua brow....

Paulin90
Veterano
# jan/06
· votar


vixi agora jah era

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Sgt_ Pimenta
vc deve estar forçando demais os dedos para tocar rapido, verifique isso, e tente relaxar os dedos antes de tocar tb

quanto ao ombro... toque olhando para o espelho e veja se nao está com o braço alto... tente mudar a altura da cinta da guitarra

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


braço dormente seria um sintoma?

to ferrado... as vezes esqueço d alongar o braço

Tiago Metal
Veterano
# jan/06 · Editado por: Tiago Metal
· votar


boa iniciativa

danielrech
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation


Parabéns cara, post muito claro e elucidativo. Devia ser pinado!

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Marcio Zima
braço dormente pode ser varias coisas, se for o esquerdo pode até ser indicio de taquicardíaco heheheheh calma...
tu podes estar exigindo demais do seu braço ao tocar
alongar antes seria bom para relaxá-lo, soltar mais ele
alongar corrige postura tb

danielrech
façam o q quiserem com o post hehehe só nao fumem ele

bassbart
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
topico muito bom cara.

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


se tiverem duvidas estou aqui tb para ajudar

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Fisioterapeuta
ah, pode crer, tava te esperando por aqui
faz teu marketing já

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
Q isso cara nao e marketing nao, tem tb o rowashburn tb q manja muito d efisioterapia man, so estou aqui pra ajudar mesmo

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Fisioterapeuta
hehe to brincando
mas tava te esperando por aqui mesmo

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
\0/

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


topo

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


braço dormente pode ser varias coisas, se for o esquerdo pode até ser indicio de taquicardíaco heheheheh calma...

putz...to perdido...huaehuaeh

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06 · Editado por: Fisioterapeuta
· votar


braço dormente pode ser varias coisas, se for o esquerdo pode até ser indicio de taquicardíaco heheheheh calma...

Nao digo taquicardia mas pode ser indicio de uma cardiopatia mais precisamente isso e sinal de um IAM Infarto agudo do miocardio, ´porem isso deve seguir outros sintomas e nao somente dores do lado esquerdo.
Acredito q se a pessoa nao sofre do coracao nao precisa se preucupar

Steve Morsa
Veterano
# jan/06
· votar


Eu ja tive Tendinite, a causa foi o seguinte: eu fazia academia e parei, isso gerou um desequilíbrio, pois eu continuei tocando guitarra normalmente...

O que eu fiz? Fisioterapia, 10 sessões.... E alongar bastante ANTES E DEPOIS de tocar... :)

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


Steve Morsa
muito bom

Steve Morsa
Veterano
# jan/06
· votar


Fisioterapeuta
=)

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Fisioterapeuta
hehe eu tava brincando,
o foco mesmo é a postura mesmo, deve estar com má postura do braço, e assim enrigecendo o ombro pra tocar

Extrapolation
Veterano
# jan/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


Steve Morsa
sorte a tua, eu era atleta velocista e kungfuista...
foi um ano de fisioterapia e agora to fechando um ano de musculaçao pra recondicionamento
logo logo posso fazer pra hipertrofia, mas nao vo fazer, vo continuar com os exercicios pra manter só

editado:
só pra acrescentar: hj nao sou nada

Steve Morsa
Veterano
# jan/06
· votar


ah, e quem puder, faça academia para ter um bom condicionamento muscular, ajuda bastante.

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


condiiconamento muscular e nao bombadao, queme bombadao pode ate ter potencia mas flexibilidade e agilildade nao tem e isso na guitarra ajuda muito

skolnick
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
Muito boa essa sua iniciativa cara, vou ateh adotar um dos seus conselhos pois tenho todos esse problemas aí e estou me tratando com ajuda de reiki!
Merece stick!!!!

joao 5murf
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
parabens cara, texto bem esclarecedor. muito util pra quem toca outros instrumentos de cordas alem da guitarra, eu sempre achava que so precisava alongar os pulsos ate ler esse texto. parabens =]

Extrapolation
Veterano
# jan/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


skolnick
hum... eu nao conheco o suficiente de Reiki, tudo o q sei q pra quem acredita é muito bom

joao 5murf
é a vida né cara, alongamentos servem mais é para deixar as bainhas e as articulações mais "lisas"
um dia ainda vo colocar aqui o q o Edu Ardanuy declarou num workshop q fui... vcs nao vao acreditar

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


Alongamento e para preparar a musculatura e a articulacao para o exercicio evitando assim lesoes

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Fisioterapeuta
cara, uma pergunta pra ti...
eu já fui esportista, e faziamos musculaçao de duas maneira, com movimentos lentos pra trabalhar bem a musculatura, pegar força, e rapido pra pegar explosao muscular. adiantava pracas pra mim, já q eu era velocista de 100m, mas será q alternar assim melhora a mobilidade nos dedos??

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/06
· votar


Vamos por parte.
Trabalho lento e com muita carga desenvolvera mais rapido a hipertrofia, porem hipertrofia te da potencia te da forca explozao, e ja um trabalho com pouco peso e muitas repeticoes te da resistencia muscular e velocidade.
Digamos assim: Pessoa musculosa so serve para fazer movimentos lentos q nessecitem de forca extrema.
Pessoa magrela porem com um condicionamento fisico le
gal e resistencia fisica boa so serve para exercicios com repeticoes rapidas onde e necessario agilidade.

Vc q ta no meio de velocistas me diga uma coisa? ja viu algum corredor musculoso? Bombado? e ja viu algum alterofilista magrelo?

Esse trabalho de alternar vai te dar uma musculatura legal, porem nao sei se influenciaria nos dedos, talvez poensando damaneira q eu postei ai em cima nao seria interessante fazer musculacao para o antebraco, ond ficam os extensores e os flexores dos dedos, para agilidade o q interessa e repeticao dos movimentos para treinar o cerebro, alongamentos para preparar a musculatura, e desacanço quando necessario.
Na questao da velocidade eu posso dizer q e so treino, nosso cerebro e meio burro porque ele nao resiste a repeticoes.


Se tiver duvida da um grito

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tendinite: Sintomas, Precauções, Recuperação e Dicas