campo harmonico menor: como montar cadencias?

Autor Mensagem
andrehirata
Veterano
# jan/06


tpo.. eu sei o campo harmonico menor... soh que eu nem sonho em como montar uma cadencia harmonica com ele.... tpo... nao existe "II - V - I" no C.H. menor... os tritonos tao tds em lugares diferentes... e o unico jeito de fzer esses tritonos funcionarem eh pensar nos acordes como parte de um C.H. maior...

alguem me explica isso ae por favor!!

Thio
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata, no caso do II-V-I existe no campo harmônico menor, sim, caso do IIm7b5-V7b9-Im7.
Não entendi o que você quer saber sobre os trítonos. Estão em lugares diferentes, mas dá para montá-los igualmente.

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Thio
IIm7b5-V7b9-Im7??

Ate onde eu sei o campo harmonico menor natural eh assim:

Im7 | IIm7(b5) | bIII7M | IVm7 | Vm7 | bVI7M | bVII7

ou isso tah errado?

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


Ate onde eu sei o campo harmonico menor natural eh assim:

Im7 | IIm7(b5) | bIII7M | IVm7 | Vm7 | bVI7M | bVII7

ou isso tah errado?


nao carqa, ta certo

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
entao pq o cara flo que um II - V - I fica:

IIm7b5-V7b9-Im7??

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
mas o que o Thio Põs é o mesmo que vc pôs... ele só adicionou a b9 no V... por quê? o V grau da escala menor é frígio, que tem a b9

luis7777
Veterano
# jan/06 · Editado por: luis7777
· votar


eh facil montar cadecia cara, uma dica no campo harmonico de GM:

toque os acordes: G---C---Bm7---C---D7--(repita tudo de novo)

agora, perceba que o D7 preparou a volta para G

G= 1º
C= 4º
B= 3º
D7=5º

nao exite um regra para vc montar sua cadencia, o segredo ta no seu ouvido, nao eh pq um campo harmonico tem 7 notas q vc nao pode tocar outras notas q estao fora desse campo (emprestimo modal), vale tudo na musica cara

dai tem alguns regrinhas para q fique mais bonita a musica, uma boa eh esse exemplo q eu dei ai em cima onde o 5º preparou a volta para o 1º, experimente fazer isso com todos os campos harmonicos q vc vera q dara certo!

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
nao velho... a quinta que o Thio colocou eh maior com setima dominante... eu coloquei Vm7... e essa terça menor nao forma tritono com a setima menor....

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
mais entao toda vez que eu quiser resolver no primeiro grau da escala eu vou precisar de um acorde da escala maior paralela?

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


c vc quer acordes com tritono usse esses:

M7
meio diminuto
diminuto
m6

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
ah é... nem me liguei... pois é.. mas seria isso:


Am7...Bm7(b5)...C7M...Dm7...Em7...F7M...G7, não?

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
jefinho
sei lah... vo experimentar umas coisas aqui e depois eu posto umas conclusoes e/ou mais duvidas... =P

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
eh isso... mais ai o V° nao resolve no I° pelo tritono...

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


mais entao toda vez que eu quiser resolver no primeiro grau da escala eu vou precisar de um acorde da escala maior paralela?
cara, nao existe isso, escala maior paralela, olha aqui:

campo harmonico MAIOR (em C)

CM7+
Dm7
Em7
FM7+
G7
Am7
Bm7(5dim)

agora pense assim:

o sexto grau dará a escala menor relativa do primeiro grau, ou seja, Am eh a escala menor relativa de C maior.

agora campo harmonico MENOR

Am7
Bm7(5dim)
CM7+
Dm7
Em7
FM7+
G7


percebeu??

as notas nao mudam, o que mudam sao os graus em que as notas estarao

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


uma pergunta minha ae pro pessoal

tipo, o 5º resolve o 1º, ou seja, G7 resolve C
e o que resolve o segundo grau?

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
eu to ligado nisso velho... mais como que eu penso nesses graus pra dar uma sonoridade de menor natural??

e existe escala paralela velho... em emprestimo modal tu pode ter emprestimo de um do modos gregos ou da escala paralela, por exemplo:

se tu tiver em C maior, pode pegar um acorde do campo de Cm, pq sao escalas paralelas velho...

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
eh

V7/IIm7 | IIm7

tu pode pensar nisso como uma breve modulaçao ou pensar no V7 do IIm7 como Acorde de emprestimo modal... mais nem sei de ql C.H. que sai isso, creio que seja do dórico...

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


se tu tiver em C maior, pode pegar um acorde do campo de Cm, pq sao escalas paralelas velho
a tah
eu tinha entendido outra coisa
mais como que eu penso nesses graus pra dar uma sonoridade de menor natural??

c vc pensar eolio para todos os graus ele ficara com essa sonoridade

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
sei lah velho.. eu to achando que pra ter uma sonoridade menor eu preciso pensar em harmonia modal... que se baseia na nao resoluçao do tritono... e nao em harmonia tonal, que eh oq eu estou fazendo...

sera que isso esat certo??

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
eh cara, uma boa ideia isso
sei la, grava os acordes e bota os solos em cima

uma boa dica eh usar arpejos menores, isso ia fica bem legal
tenta toca Am e faz um arpejinho menor dele vai fica bem bonito

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


sei la, grava os acordes e bota os solos em cima
porra velho... mais em que ordem que eu vou usar os acordes?? uheheuehue

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
e o que resolve o segundo grau?

Pegando o tom de C Jônio, a segunda seria o Dm7 (dórico). Pra resolver no C tu usou a quinta, que seria o G7, acorde dominante. Pra resolver no Dm7 tu teria que usar a dominância dele, ou seja o V7.

Fazendo isso tu vai colocar uma dissonância no acorde que não pertence ao campo harmonico de C jônio, ou seja, um Db porque o quinto grau dominante de Dm7 é o A7.

Analizando esse Db em cima do Dm7, ele é uma 7M, o que caracteriza a menôr harmônica. Então aí tu teve uma mudança de tom pra Dm7 harmônico.


Não tenho certeza absoluta, mas acho que é isso.

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Analizando esse Db em cima do Dm7, ele é uma 7M, o que caracteriza a menôr harmônica. Então aí tu teve uma mudança de tom pra Dm7 harmônico.

nao sei nao velho... pq tu tambem vai encontrar esse Db na menor melodica se eu nao me engano...

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
tambem vai encontrar esse Db na menor melodica se eu nao me engano...
Sim, tu poderia tratar como menor harmônica ou melódica, já que a SEXTA não foi usada. É ela quem diferencia as menores melodica e harmonica.

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
sei lah... eu, por enqunto, prefiro pensar nessa resoluçao como um retardamento da resoluçao final..

tava vendo aqui no livro do CHediak.. esse V/II chama dominante secundario... pq eh dominante do II grau, outros dominates secundarios sao: V/III e V/IV

nao explica de onde vem... soh da o nome pra citar que isso existe..

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


V/IV
o quinto grau eh dominante
o quarto grau eh subdominanteum Db porque o quinto grau dominante de Dm7 é o A7.
nao entendi esse Db cara

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


eita saco, nao ta dando pra eu edita esse erro ae em cima, vo reescreve ele aki.

V/IV
o quinto grau eh dominante
o quarto grau eh subdominante


Db porque o quinto grau dominante de Dm7 é o A7.



nao entendi esse Db cara

:)

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
no A7(que eh um dos acordes que resolve em Dm7) a terça eh um Db, que seria uma 7M de D certo?

porem, de onde saiu essa 7M, se na escala de Dm7 dorico nao ha 7M?

eh disso que ele tava falando...

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


luis7777
nao entendi esse Db cara


tipo... o V grau de Dm7 dórico é o Am7 eólio, certo?

então, a dominância do Dm7 seria um A7. Só que o acorde de A7 tem uma nota que nao existe no campo harmônico de Dm7 dórico, essa nota é o Db, ou melhor, C#, que também é a sétima maior de D, ou seja, essa alteração causaria uma formação da menor melódica ou harmônica, capicce?

=)

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
nao de muita bola para o livro do Chediak (tá, eu sei, tem gente q vai querer me crucificar aqui), esse livro tem muito disso, só da exemplos e nao explica os pqs...

tava vendo aqui no livro do CHediak.. esse V/II chama dominante secundario... pq eh dominante do II grau, outros dominates secundarios sao: V/III e V/IV
olha bem... q merda é essa? falo nada com nada

mas bem, o foco é outro...
quando queremos montar uma cadencia menor é MUUUUUUITO mais interesante e aconselhavel nao pensar em menor natural, e sim na menor harmonica JUNTO com a natural.

assim, foi o Aldo Landi q explicou isso aqui no forum uma vez até:

Im7 IIm7/5b III7M IVm7 V7 VI7+ VIIdim

Dm7 Em7/5b F7M Gm7 A7 Bb7+ C#dim

veja, do primeiro grau até o quarto temos menor natural, depois do quinto é menor harmonica

o lance é se utilizar nas cadencias menores de hibridismo, nao diria q chega a ser emprestimo modal, prefiro pensar q o campo menor é assim mesmo

Em7/5b | A7 | Dm7

pode tocar menor harmonica em cima disso, nao é só pq tem a 7menor no acorde q nao dá pra tocar a 7 maior... todo o resto pra progressao tá em menor harmonica

e de preferencia... pra formar uma cadencia menor, nao pense em pegar o II grau do jonio, ou outros e ir acrescentando notas... pense direto em menor harmonica, melodica ou natural mesmo

falo

temos um topico bem bom sobre isso tudo, em q o grande Panucci dá aula e o Adriano Medeiros (q era eu hehe) perguntava:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a campo harmonico menor: como montar cadencias?