emprestimo modal???

    Autor Mensagem
    luis7777
    Veterano
    # jan/06


    aee pessoal!
    o que seria emprestimo modal?
    to qrendo saber

    abraços!

    iS_LaSh
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    hãm ???

    CGJ Jardini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    luis7777
    Eh quando vc pega um acorde da escala menor do tom em que vc esta tocando.
    Ex: Tocando em C, posso usar Cm, q faz parte da escala de C, posso usar tb F#m, que nao esta na escala de C maior, e sim na de E, cujo relativo eh Cm

    luis7777
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    dexa eu ver entao....

    no tom de C:

    posso tocar C e depois partir para D...D nao esta no campo harmonico de C (o certo seria Dm), mas estou fazendo um emprestimo modal do campo harmonico de D maior.

    eh isso?????????????

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    luis7777
    acordes de emprestimo modal sao acordes da tonalidade menor na tonalidade maior(como bem disse CGJ Jardini) e tambem podem ser acordes derivados dos modos gregos, como o lidio, mixolidio, etc...

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    nessa cadencia por exemplo:

    C7M / Bb7M / C7M / F7M / Fm7 / C7M / Eb7M / Db7M / C7M

    C7M=I7M
    Bb7M=bVII7M (AEM)
    F7M=IV7M
    Fm7=IVm7 (AEM)
    Eb7M=bIII7M (AEM)
    Db7M=bII7M (AEM)

    AEM = acorde de emprestimo modal

    Lucas RX20
    Veterano
    # out/12
    · votar


    galera, quando eu estou tentando acompnhar alguém q está cantando eu tento achar somente as notas do c.h e as q eu acerto gravo na kbç e repito
    só que eu nunca consigo sentir essas notas de AEm, como eu posso resolver isso? eu acho q por causa do meu antigo prof eu me prendi ao c.h e n acho as outras notas q estão fora do tom. Alguém pode me ajudar por favor?

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Lucas RX20

    Vou escrever os campos harmônicos no do tom de Dó, um na tonalidade maior e outro na tonalidade menor (modos paralelos), em tétrades:


    I II III IV V VI VII
    C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
    .
    I II bIII IV V bVI bVII
    Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7


    Agora observe duas progressões com os AEM's mais comuns:

    C7M - F7M - Fm7 - C7M

    C7M - F7M - Ab7M - C7M

    Perceba que no 1º caso o acorde Fm7 não pertence a tonalidade maior de Dó, mas pertence a tonalidade menor (tonalidade paralela). O mesmo acontece no 2º caso, onde o acorde Ab7M também não pertence a tonalidade menor.

    Podemos dizer que em ambos os casos o que ocorreu foi um "empréstimo modal", pois os acordes não pertencem a tonalidade principal, mas à tonalidade paralela.

    C7M - F7M - Ab7M - Bb7 - C7M

    E neste caso acima, você consegue identificar os AEM's?

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Os AEM também podem vir das escalas menor harmônica e melódica, são os subdominantes da menor usados como subdominantes na maior.
    Listo alguns usados em Dó maior:

    Dm7(b5) Fm7 Ab7M Bb7
    Db7M (sexta napolitana) F7 Bb7M

    Com função dominante:

    Bo = Do = Fo = Abo

    Com função tônica:

    Eb7M Eb7M(#5)

    De cadências modais:

    Lídio - C | D7 ou G7M ou Bm7 ou F#m7(b5)
    Lídio #9 - C | B7 ou D#o ou G7M(#5) ou Em7M(9)

    Lucas RX20
    "só que eu nunca consigo sentir essas notas de AEm"

    Nota é o que o nome diz, apenas uma nota, um acorde é um conjunto de notas. Não confunda acorde com nota!!!

    Tudo bem, se você estiver se referindo a nota de diferença entre o acorde do campo harmônico e o AEM...

    Exemplo: Acorde do campo -> F (IV), notas F, A, C
    AEM-> Fm, notas F, Ab, C.

    Daí podes falar das "notas diferentes dos acordes de empréstimo modal".

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Denis Guitar
    sexta napolitana, o que viria ser isso?

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ele recebe esse nome pois era muito usado pela Escola Napolitana de Opera, no séc. 17, onde era bastante comum o uso de uma sexta menor em cima do acorde de quarto grau do campo harmônico menor pra evidenciar ainda mais a sua função subdominante. Explico melhor:

    Observe o campo harmônico de C menor...

    Cm7 Dm7(b5) Eb7M Fm7 G7 Ab7M Bb7

    O acorde de quarto grau é o Fm7. Era comum a adição da sexta menor nesse acorde, a nota Db.

    Fm + nota Db = F Ab C Db.

    Então daí fica um passo pra pensar nesse acorde de forma enarmônica, ou seja, dar um outro nome.

    Reordenando fica-> Db F Ab C

    que é o acorde de Db7M = Fm + nota Db (sexta nopolitana).

    Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Denis Guitar

    Às vezes uso um arpejo do Db7M ou o modo Db lídio sobre o Fm7. Realmente o sabor subdominante fica mais forte, e mais bonito até. Mas não sabia que recebia este nome. Descobri essa sonoridade por acaso, quando pensava em substituição de acorde por função harmônica.

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    LeandroP
    Fico bonito mesmo! É um dos únicos casos em que conseguimos usar a sexta menor em cima de acorde menor.

    Abração!

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Denis Guitar
    Ahh saquei, valeu

    Lucas RX20
    Veterano
    # out/12
    · votar


    LeandroP
    E neste caso acima, você consegue identificar os AEM's?
    Sim mas, nao eh bem esse mew problema, lendo uma progessao eu sei qual esta fora do tom o que eu nao consigo é encontrar as notas de AEM de ouvido entende?
    tipo a pessoa está cantando quando ve a melodia pede um acorde de AEM, eu nao encontro esse acorde.

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Pois é Lucas RX20, não existe mágica. O lance é você anotar as progressões que tenham AEM e tocar, observando as suas sonoridades. É educar o ouvido. O importante, me parece, você já entendeu, o que é o empréstimo modal. Agora é reconhecê-los numa análise harmônica (escrita) e educar o ouvido pra percebê-los na progressão.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lucas RX20
    Eu entendi essa é sua dúvida não é? Se tem algum método prático para conseguir identificar acordes dentro de uma harmonia que não estariam no tom central da música, no caso mais específico um empréstimo modal, é isso não é? Creio que talvez até dê, mas pensar em duas escalas ao mesmo tempo é demais hahahaha

    Muita música nem tom tem, não dá para tirar tudo na raça, pelo menos é o que eu penso. O lance é ir já sabendo a música.

    Abraço

    caiotfernandes
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Galera, tenho uma dúvida sobre AEM. Sabemos que muitos compositores utilizam muitos acordes de empréstimo modal. Já li e procurei em vários livros bem conceituados sobre harmônia, e em todos eles eu via dizendo apenas que acordes de empréstimo modal são acordes pegos de outros modos (alguns nem isso diziam. Diziam apenas sobre o tom relativo). Ou seja, se o tom da sua música é D jonio, vôce pode pegar acordes de D dórico, D frígio, D lídio, D mixolídio, D eólio e D lócrio. Até aí tudo bem. Mas o que leva um compositor a pegar um acorde 'X' de um modo 'Y'? Existe alguma regra de combinação de tensões entre os modos ou algo assim? Por que se formos ver, entre os 7 modos há 25 acordes diferentes para serem usados. Há algum critério para escolher? Ou é simplestemente no chutômetro? Tipo, "ah, quero dar uma sonoridade diferente, vou usar um acorde fora do centro tonal", aí eu saio chutando os 25 acordes pra ver qual se encaixa melhor no momento que eu quiser essa mudança de sonoridade?
    Enfim, essa é uma dúvida que me persegue há bastante tempo. Inclusive um dos guitarristas que mais acompanho atualmente é o John Mayer. E sempre que vou analisar as harmonias dele há notas que não fazer parte da tonalidade em questão, e acabo ficando perdido, sem saber qual foi o raciocínio dele ao incluir aquele acorde na harmonia.

    Desculpem se eu expliquei mal ou se falei algumas besteira, mas alguém saberia me tirar essas dúvidas?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    caiotfernandes

    Não conheço uma regra propriamente dita, mas posso lhe dizer que cada modo possui uma sonoridade própria, uma identidade. E pela sonoridade escolho o modo que considero mais apropriado ao contexto musical.

    eduardodff
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Claro que há as que combinam mais, as mais frequentes são, pegando o campo de C como exemplo:
    II7: D7 em vez de Dm7
    IIm7/5-
    bIII7+ : Eb7+
    IVm : Fm
    Vm: Gm7 em vez de G7
    bVI7+: Ab7+
    VI7: A7
    bVII7+ : Bb7+

    caiotfernandes
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Alguém pode me tirar uma dúvida?

    Nessa progressão na tonalidade de Ré Maior: D - Abm7(5-) - G7M - Bm
    de onde surgiu o Abm?? Ele não é derivado de nenhum grau da escala de Ré

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    caiotfernandes

    Ele pertence ao IIº cadencial do IIIº.

    Seria como o II, V, I do IIIº grau de Ré maior.

    O IIIº de Ré maior é o F#m. E o IIº de F#m é o Abm7(b5), ou melhor, G#m7(b5).

    Filippo14
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Filippo14
    · votar


    eduardodff

    Realmente esses acordes que você comentou, aplicados em conjunto com o Campo Harmônico de Dó maior ficam legais, mas tem algumas dicas sobre a aplicação deles (cadências)?

    Ex:

    II - V -I
    Dm - G7 - CMaj7

    IIm7/b5 - V - I
    Dm7/b5 - G7 - CMaj7

    ou

    IV - I
    FMaj7 - CMaj7


    IV - IVm - I
    FMaj7 - Fm - CMaj7


    Esses são dois exemplos que ficam legais de usar esses acordes, mas conheço apenas esses, você conhece outros que podem ser legais aplicando esses acordes?


    Não é empréstimo modal, mas pode ser uma opção interessante para quem quer tornar suas harmonias mais interessantes.

    Ex:

    II - V - I

    Dm7 - G7 - CMaj7

    II(m6) - V7b9 - I
    Dm6 - G7b9 - CMaj7 (cria um cromatismo bem interessante na ponta dos acordes, Djavan, Tom Jobim, entre outros usam essa brincadeira demais, mas não é empréstimo modal, é alteração. O Dm6 está no campo, sendo que a 6ª é uma nota bem legal de usar nesse Dm).


    Abração


    PS: Eu sei que não existem regras, perguntei apenas por dicas ahhahaha.

    Cres
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    LeandroP
    A gente não pode dizer que esse meio diminuto(Abm7(-5)) era uma aproximação pro G7M? Assim como acontece com os diminutos(ascendentes e descendentes) e tal.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Cres

    Como aproximação seria melhor se fosse um Ab7(#11).

    Este tipo de acorde meio-diminuto aparece muito quando envolve uma cadência II, V, I menor.

    No caso em questão nem chega ser uma cadência porque não envolve as outras funções e também não há uma resolução sobre o acorde meio-diminuto.

    Sem tocar a progressão, eu já penso que se trata do segundo cadencial do IIIº (de F#m).

    Cres
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    LeandroP
    Ok, entendi. Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a emprestimo modal???